MODELOS DIDÁTICOS DE PROFESSORES FORMADORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA EM MATO GROSSO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Gonçalves, Andreza Estéfane Silveira, Alves, Handerson Rodrigo, Soares, Elane Chaveiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prática Docente
Texto Completo: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/443
Resumo: Este artigo busca a compreensão dos processos de ensino e aprendizagem em Química, e Formação de Professores, e que compôs parte do texto da pesquisa do trabalho de monografia intitulado: Modelos Didáticos de Professores Formadores do curso de Licenciatura em Química em Mato Grosso desenvolvido no semestre de 2017/1. Neste sentido, visando compreender as concepções explícitas e não explícitas, que configuraram o fazer pedagógico de cada docente, este estudo parte da problematização norteada pelas seguintes questões: qual a diferença entre um Químico pesquisador e um Químico professor de Química? E qual o modelo didático preponderante assumido por esses formadores de professores? Os participantes da pesquisa foram nove professores da área de referência do curso de Licenciatura em Química de uma Instituição de Ensino Superior no estado de Mato Grosso. Para o registro de informações se optou pela aplicação de um instrumento de identificação de provável modelo didático dos professores formadores da área de referência, e um questionário exploratório, e a observação participante. Entre os resultados se demonstra que os professores possuem modelo didático do tipo eclético, revelando, portanto, uma indefinição em suas visões do processo de ensino e aprendizagem em Química.
id IFMT_28afec9fe77eb51790bffdd6a457c44d
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/443
network_acronym_str IFMT
network_name_str Revista Prática Docente
repository_id_str
spelling MODELOS DIDÁTICOS DE PROFESSORES FORMADORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA EM MATO GROSSOFormação de Professores de QuímicaProfessores FormadoresModelos Didáticos.Este artigo busca a compreensão dos processos de ensino e aprendizagem em Química, e Formação de Professores, e que compôs parte do texto da pesquisa do trabalho de monografia intitulado: Modelos Didáticos de Professores Formadores do curso de Licenciatura em Química em Mato Grosso desenvolvido no semestre de 2017/1. Neste sentido, visando compreender as concepções explícitas e não explícitas, que configuraram o fazer pedagógico de cada docente, este estudo parte da problematização norteada pelas seguintes questões: qual a diferença entre um Químico pesquisador e um Químico professor de Química? E qual o modelo didático preponderante assumido por esses formadores de professores? Os participantes da pesquisa foram nove professores da área de referência do curso de Licenciatura em Química de uma Instituição de Ensino Superior no estado de Mato Grosso. Para o registro de informações se optou pela aplicação de um instrumento de identificação de provável modelo didático dos professores formadores da área de referência, e um questionário exploratório, e a observação participante. Entre os resultados se demonstra que os professores possuem modelo didático do tipo eclético, revelando, portanto, uma indefinição em suas visões do processo de ensino e aprendizagem em Química.Revista Prática Docente2019-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionCiênciasCiênciasCiênciasapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/44310.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p594-609.id443Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 594-609Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 594-609Revista Prática Docente; v. 4 n. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 594-6092526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/443/229Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Marcel Thiago DamascenoGonçalves, Andreza Estéfane SilveiraAlves, Handerson RodrigoSoares, Elane Chaveiro2020-01-27T10:30:31Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/443Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2020-01-27T10:30:31Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv MODELOS DIDÁTICOS DE PROFESSORES FORMADORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA EM MATO GROSSO
title MODELOS DIDÁTICOS DE PROFESSORES FORMADORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA EM MATO GROSSO
spellingShingle MODELOS DIDÁTICOS DE PROFESSORES FORMADORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA EM MATO GROSSO
Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno
Formação de Professores de Química
Professores Formadores
Modelos Didáticos.
title_short MODELOS DIDÁTICOS DE PROFESSORES FORMADORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA EM MATO GROSSO
title_full MODELOS DIDÁTICOS DE PROFESSORES FORMADORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA EM MATO GROSSO
title_fullStr MODELOS DIDÁTICOS DE PROFESSORES FORMADORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA EM MATO GROSSO
title_full_unstemmed MODELOS DIDÁTICOS DE PROFESSORES FORMADORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA EM MATO GROSSO
title_sort MODELOS DIDÁTICOS DE PROFESSORES FORMADORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA EM MATO GROSSO
author Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno
author_facet Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno
Gonçalves, Andreza Estéfane Silveira
Alves, Handerson Rodrigo
Soares, Elane Chaveiro
author_role author
author2 Gonçalves, Andreza Estéfane Silveira
Alves, Handerson Rodrigo
Soares, Elane Chaveiro
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno
Gonçalves, Andreza Estéfane Silveira
Alves, Handerson Rodrigo
Soares, Elane Chaveiro
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores de Química
Professores Formadores
Modelos Didáticos.
topic Formação de Professores de Química
Professores Formadores
Modelos Didáticos.
description Este artigo busca a compreensão dos processos de ensino e aprendizagem em Química, e Formação de Professores, e que compôs parte do texto da pesquisa do trabalho de monografia intitulado: Modelos Didáticos de Professores Formadores do curso de Licenciatura em Química em Mato Grosso desenvolvido no semestre de 2017/1. Neste sentido, visando compreender as concepções explícitas e não explícitas, que configuraram o fazer pedagógico de cada docente, este estudo parte da problematização norteada pelas seguintes questões: qual a diferença entre um Químico pesquisador e um Químico professor de Química? E qual o modelo didático preponderante assumido por esses formadores de professores? Os participantes da pesquisa foram nove professores da área de referência do curso de Licenciatura em Química de uma Instituição de Ensino Superior no estado de Mato Grosso. Para o registro de informações se optou pela aplicação de um instrumento de identificação de provável modelo didático dos professores formadores da área de referência, e um questionário exploratório, e a observação participante. Entre os resultados se demonstra que os professores possuem modelo didático do tipo eclético, revelando, portanto, uma indefinição em suas visões do processo de ensino e aprendizagem em Química.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Ciências
Ciências
Ciências
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/443
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p594-609.id443
url http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/443
identifier_str_mv 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p594-609.id443
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/443/229
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 594-609
Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 594-609
Revista Prática Docente; v. 4 n. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 594-609
2526-2149
reponame:Revista Prática Docente
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron:IFMT
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron_str IFMT
institution IFMT
reponame_str Revista Prática Docente
collection Revista Prática Docente
repository.name.fl_str_mv Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
repository.mail.fl_str_mv revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||
_version_ 1792205724028239872