Esportes adaptados e inclusão nas aulas de educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTANA, Valdinei Matias
Data de Publicação: 1991
Outros Autores: SOARES, Evaldo Júlio Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
Texto Completo: https://doi.org/10.15628/rbept.2022.12108
https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/261
Resumo: The objective is to verify how the practice of adapted sports favors the inclusion of people with visual impairments in physical education (PE) classes. It is a qualitative study carried out in 2019 in the Tucuruí campus of the IFPA in a high school class, where goalball and a game of 5-player soccer were developed. The classes were structured according to Dolz, Noverraz, and Schneuwly (2004). A questionnaire adapted from Cunha (2013) was used for data collection and the responses were processed and analyzed by the IRAMUTEQ software. The results showed positive reflections about inclusion and that these sports are inclusive. We concluded that the practice of adapted sports modalities in PE classes favors the inclusion of people with visual impairments.
id IFPA-1_ecb9e2cdfbdd2235956da752d4d93f79
oai_identifier_str oai:10.0.2.15:prefix/261
network_acronym_str IFPA-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
repository_id_str
spelling Esportes adaptados e inclusão nas aulas de educação físicaAdapted sports and inclusion in physical education classesEducação físicaInclusãoDeficiência visualEsporte adaptadoEducação profissional e tecnológicaPhysical educationInclusionVisual impairmentAsportProfessional and technological educationCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICAThe objective is to verify how the practice of adapted sports favors the inclusion of people with visual impairments in physical education (PE) classes. It is a qualitative study carried out in 2019 in the Tucuruí campus of the IFPA in a high school class, where goalball and a game of 5-player soccer were developed. The classes were structured according to Dolz, Noverraz, and Schneuwly (2004). A questionnaire adapted from Cunha (2013) was used for data collection and the responses were processed and analyzed by the IRAMUTEQ software. The results showed positive reflections about inclusion and that these sports are inclusive. We concluded that the practice of adapted sports modalities in PE classes favors the inclusion of people with visual impairments.O objetivo é verificar como a prática de esportes adaptados favorece a inclusão de pessoas com deficiência visual nas aulas de educação física (EF). É um estudo qualitativo realizado em 2019 no campus Tucuruí do IFPA em uma turma do ensino médio, onde foram desenvolvidas as modalidades de goalball e futebol de 5. As aulas foram estruturadas conforme Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Utilizou-se para a coleta de dados um questionário adaptado de Cunha (2013) e as respostas foram processadas e analisadas pelo software IRAMUTEQ. Os resultados demonstraram reflexões positivas sobre a inclusão e que essas modalidades esportivas são inclusivas. Conclui-se que a prática de modalidades de esportes adaptados nas aulas de EF favorece na inclusão de pessoas com deficiência visual.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus TucuruíInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus BelémInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilIFRN2022-09-28T14:46:57Z2022-09-28T14:46:57Z1991-04-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleSANTANA, Valdinei Matias; SOARES, Evaldo Júlio Ferreira. Esportes adaptados e inclusão nas aulas de educação física. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 22, p. 1 – 17, 2022. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/261. Acesso em:https://doi.org/10.15628/rbept.2022.121082447-1801https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/261Disponível via e-mail: repositorio.tucurui@ifpa.edu.brreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)instacron:IFPAporRevista Brasileira da Educação Profissional e TecnológicaSANTANA, Valdinei MatiasSOARES, Evaldo Júlio Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-22T21:01:59Zoai:10.0.2.15:prefix/261Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifpa.edu.br/oai/requestrepositorio@ifpa.edu.bropendoar:2023-06-22T21:01:59Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Esportes adaptados e inclusão nas aulas de educação física
Adapted sports and inclusion in physical education classes
title Esportes adaptados e inclusão nas aulas de educação física
spellingShingle Esportes adaptados e inclusão nas aulas de educação física
SANTANA, Valdinei Matias
Educação física
Inclusão
Deficiência visual
Esporte adaptado
Educação profissional e tecnológica
Physical education
Inclusion
Visual impairment
Asport
Professional and technological education
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
title_short Esportes adaptados e inclusão nas aulas de educação física
title_full Esportes adaptados e inclusão nas aulas de educação física
title_fullStr Esportes adaptados e inclusão nas aulas de educação física
title_full_unstemmed Esportes adaptados e inclusão nas aulas de educação física
title_sort Esportes adaptados e inclusão nas aulas de educação física
author SANTANA, Valdinei Matias
author_facet SANTANA, Valdinei Matias
SOARES, Evaldo Júlio Ferreira
author_role author
author2 SOARES, Evaldo Júlio Ferreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTANA, Valdinei Matias
SOARES, Evaldo Júlio Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Inclusão
Deficiência visual
Esporte adaptado
Educação profissional e tecnológica
Physical education
Inclusion
Visual impairment
Asport
Professional and technological education
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
topic Educação física
Inclusão
Deficiência visual
Esporte adaptado
Educação profissional e tecnológica
Physical education
Inclusion
Visual impairment
Asport
Professional and technological education
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
description The objective is to verify how the practice of adapted sports favors the inclusion of people with visual impairments in physical education (PE) classes. It is a qualitative study carried out in 2019 in the Tucuruí campus of the IFPA in a high school class, where goalball and a game of 5-player soccer were developed. The classes were structured according to Dolz, Noverraz, and Schneuwly (2004). A questionnaire adapted from Cunha (2013) was used for data collection and the responses were processed and analyzed by the IRAMUTEQ software. The results showed positive reflections about inclusion and that these sports are inclusive. We concluded that the practice of adapted sports modalities in PE classes favors the inclusion of people with visual impairments.
publishDate 1991
dc.date.none.fl_str_mv 1991-04-06
2022-09-28T14:46:57Z
2022-09-28T14:46:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTANA, Valdinei Matias; SOARES, Evaldo Júlio Ferreira. Esportes adaptados e inclusão nas aulas de educação física. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 22, p. 1 – 17, 2022. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/261. Acesso em:
https://doi.org/10.15628/rbept.2022.12108
2447-1801
https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/261
identifier_str_mv SANTANA, Valdinei Matias; SOARES, Evaldo Júlio Ferreira. Esportes adaptados e inclusão nas aulas de educação física. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 22, p. 1 – 17, 2022. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/261. Acesso em:
2447-1801
url https://doi.org/10.15628/rbept.2022.12108
https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/261
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Brasil
IFRN
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Brasil
IFRN
dc.source.none.fl_str_mv Disponível via e-mail: repositorio.tucurui@ifpa.edu.br
reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
instacron:IFPA
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
instacron_str IFPA
institution IFPA
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ifpa.edu.br
_version_ 1795322688260014080