Esportes adaptados e inclusão nas aulas de educação física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1991 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.15628/rbept.2022.12108 https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/261 |
Resumo: | The objective is to verify how the practice of adapted sports favors the inclusion of people with visual impairments in physical education (PE) classes. It is a qualitative study carried out in 2019 in the Tucuruí campus of the IFPA in a high school class, where goalball and a game of 5-player soccer were developed. The classes were structured according to Dolz, Noverraz, and Schneuwly (2004). A questionnaire adapted from Cunha (2013) was used for data collection and the responses were processed and analyzed by the IRAMUTEQ software. The results showed positive reflections about inclusion and that these sports are inclusive. We concluded that the practice of adapted sports modalities in PE classes favors the inclusion of people with visual impairments. |
id |
IFPA-1_ecb9e2cdfbdd2235956da752d4d93f79 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:10.0.2.15:prefix/261 |
network_acronym_str |
IFPA-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) |
repository_id_str |
|
spelling |
Esportes adaptados e inclusão nas aulas de educação físicaAdapted sports and inclusion in physical education classesEducação físicaInclusãoDeficiência visualEsporte adaptadoEducação profissional e tecnológicaPhysical educationInclusionVisual impairmentAsportProfessional and technological educationCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICAThe objective is to verify how the practice of adapted sports favors the inclusion of people with visual impairments in physical education (PE) classes. It is a qualitative study carried out in 2019 in the Tucuruí campus of the IFPA in a high school class, where goalball and a game of 5-player soccer were developed. The classes were structured according to Dolz, Noverraz, and Schneuwly (2004). A questionnaire adapted from Cunha (2013) was used for data collection and the responses were processed and analyzed by the IRAMUTEQ software. The results showed positive reflections about inclusion and that these sports are inclusive. We concluded that the practice of adapted sports modalities in PE classes favors the inclusion of people with visual impairments.O objetivo é verificar como a prática de esportes adaptados favorece a inclusão de pessoas com deficiência visual nas aulas de educação física (EF). É um estudo qualitativo realizado em 2019 no campus Tucuruí do IFPA em uma turma do ensino médio, onde foram desenvolvidas as modalidades de goalball e futebol de 5. As aulas foram estruturadas conforme Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Utilizou-se para a coleta de dados um questionário adaptado de Cunha (2013) e as respostas foram processadas e analisadas pelo software IRAMUTEQ. Os resultados demonstraram reflexões positivas sobre a inclusão e que essas modalidades esportivas são inclusivas. Conclui-se que a prática de modalidades de esportes adaptados nas aulas de EF favorece na inclusão de pessoas com deficiência visual.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus TucuruíInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus BelémInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilIFRN2022-09-28T14:46:57Z2022-09-28T14:46:57Z1991-04-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleSANTANA, Valdinei Matias; SOARES, Evaldo Júlio Ferreira. Esportes adaptados e inclusão nas aulas de educação física. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 22, p. 1 – 17, 2022. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/261. Acesso em:https://doi.org/10.15628/rbept.2022.121082447-1801https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/261Disponível via e-mail: repositorio.tucurui@ifpa.edu.brreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)instacron:IFPAporRevista Brasileira da Educação Profissional e TecnológicaSANTANA, Valdinei MatiasSOARES, Evaldo Júlio Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-22T21:01:59Zoai:10.0.2.15:prefix/261Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifpa.edu.br/oai/requestrepositorio@ifpa.edu.bropendoar:2023-06-22T21:01:59Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Esportes adaptados e inclusão nas aulas de educação física Adapted sports and inclusion in physical education classes |
title |
Esportes adaptados e inclusão nas aulas de educação física |
spellingShingle |
Esportes adaptados e inclusão nas aulas de educação física SANTANA, Valdinei Matias Educação física Inclusão Deficiência visual Esporte adaptado Educação profissional e tecnológica Physical education Inclusion Visual impairment Asport Professional and technological education CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
title_short |
Esportes adaptados e inclusão nas aulas de educação física |
title_full |
Esportes adaptados e inclusão nas aulas de educação física |
title_fullStr |
Esportes adaptados e inclusão nas aulas de educação física |
title_full_unstemmed |
Esportes adaptados e inclusão nas aulas de educação física |
title_sort |
Esportes adaptados e inclusão nas aulas de educação física |
author |
SANTANA, Valdinei Matias |
author_facet |
SANTANA, Valdinei Matias SOARES, Evaldo Júlio Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
SOARES, Evaldo Júlio Ferreira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTANA, Valdinei Matias SOARES, Evaldo Júlio Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Inclusão Deficiência visual Esporte adaptado Educação profissional e tecnológica Physical education Inclusion Visual impairment Asport Professional and technological education CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
topic |
Educação física Inclusão Deficiência visual Esporte adaptado Educação profissional e tecnológica Physical education Inclusion Visual impairment Asport Professional and technological education CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
description |
The objective is to verify how the practice of adapted sports favors the inclusion of people with visual impairments in physical education (PE) classes. It is a qualitative study carried out in 2019 in the Tucuruí campus of the IFPA in a high school class, where goalball and a game of 5-player soccer were developed. The classes were structured according to Dolz, Noverraz, and Schneuwly (2004). A questionnaire adapted from Cunha (2013) was used for data collection and the responses were processed and analyzed by the IRAMUTEQ software. The results showed positive reflections about inclusion and that these sports are inclusive. We concluded that the practice of adapted sports modalities in PE classes favors the inclusion of people with visual impairments. |
publishDate |
1991 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1991-04-06 2022-09-28T14:46:57Z 2022-09-28T14:46:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTANA, Valdinei Matias; SOARES, Evaldo Júlio Ferreira. Esportes adaptados e inclusão nas aulas de educação física. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 22, p. 1 – 17, 2022. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/261. Acesso em: https://doi.org/10.15628/rbept.2022.12108 2447-1801 https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/261 |
identifier_str_mv |
SANTANA, Valdinei Matias; SOARES, Evaldo Júlio Ferreira. Esportes adaptados e inclusão nas aulas de educação física. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 22, p. 1 – 17, 2022. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/261. Acesso em: 2447-1801 |
url |
https://doi.org/10.15628/rbept.2022.12108 https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/261 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Brasil IFRN |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Brasil IFRN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Disponível via e-mail: repositorio.tucurui@ifpa.edu.br reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) instacron:IFPA |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) |
instacron_str |
IFPA |
institution |
IFPA |
reponame_str |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) |
collection |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ifpa.edu.br |
_version_ |
1795322688260014080 |