O L?DICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEM?TICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Lays
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Brandao, Jefferson, Lacerda, Hannah, Silva, Ledevande
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1671
Resumo: O L?dico ? uma das ferramentas utilizadas para ensinar e aprender matem?tica. O uso dessa metodologia traz resultados significativos para o aluno, como maior intera??o com os colegas, mais interesse pelo aprendizado, desenvolvimento do racioc?nio l?gico e cr?tico e, ainda, melhora na din?mica das aulas. Neste trabalho, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, na qual foi aplicado um question?rio por meio da plataforma online Google Formul?rio a 10 professores de matem?tica da cidade de Coremas - PB. Sendo assim, este artigo tem por objetivo investigar se o l?dico tem sido trabalhado nas aulas de matem?tica pelos professores da rede p?blica em Coremas-PB e se o seu uso tem contribu?do para a aprendizagem. Os dados obtidos permitem constatar que o l?dico ? uma ?tima ferramenta para o ensino-aprendizagem e que os professores de Coremas t?m utilizado, sabem da sua import?ncia e, de acordo com os seus depoimentos, a usam corretamente e conseguem um retorno consider?vel em rela??o ? aprendizagem dos seus alunos.
id IFPB_20e77576d9a7dfe82eb4e3bb7d4b5697
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1671
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Andrade, LaysBrandao, JeffersonLacerda, HannahSilva, Ledevande2021-09-09T14:06:56Z2021-09-09T14:06:56Z2020-12http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1671O L?dico ? uma das ferramentas utilizadas para ensinar e aprender matem?tica. O uso dessa metodologia traz resultados significativos para o aluno, como maior intera??o com os colegas, mais interesse pelo aprendizado, desenvolvimento do racioc?nio l?gico e cr?tico e, ainda, melhora na din?mica das aulas. Neste trabalho, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, na qual foi aplicado um question?rio por meio da plataforma online Google Formul?rio a 10 professores de matem?tica da cidade de Coremas - PB. Sendo assim, este artigo tem por objetivo investigar se o l?dico tem sido trabalhado nas aulas de matem?tica pelos professores da rede p?blica em Coremas-PB e se o seu uso tem contribu?do para a aprendizagem. Os dados obtidos permitem constatar que o l?dico ? uma ?tima ferramenta para o ensino-aprendizagem e que os professores de Coremas t?m utilizado, sabem da sua import?ncia e, de acordo com os seus depoimentos, a usam corretamente e conseguem um retorno consider?vel em rela??o ? aprendizagem dos seus alunos.Submitted by Yanna Sousa (yanna_gomes@yahoo.com.br) on 2021-08-25T00:22:42Z No. of bitstreams: 2 O L?DICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEM?TICA_Lays G L Andrade.pdf: 629050 bytes, checksum: 2e0ce0b30d0e9aad6b39acefc55fea9f (MD5) Ata de defesa_Lays Gomes de Lacerda Andrade.pdf: 235158 bytes, checksum: 282a1ad0197d3ff019d1714d3116c520 (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2021-09-09T14:06:56Z (GMT) No. of bitstreams: 2 O L?DICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEM?TICA_Lays G L Andrade.pdf: 629050 bytes, checksum: 2e0ce0b30d0e9aad6b39acefc55fea9f (MD5) Ata de defesa_Lays Gomes de Lacerda Andrade.pdf: 235158 bytes, checksum: 282a1ad0197d3ff019d1714d3116c520 (MD5)Made available in DSpace on 2021-09-09T14:06:56Z (GMT). No. of bitstreams: 2 O L?DICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEM?TICA_Lays G L Andrade.pdf: 629050 bytes, checksum: 2e0ce0b30d0e9aad6b39acefc55fea9f (MD5) Ata de defesa_Lays Gomes de Lacerda Andrade.pdf: 235158 bytes, checksum: 282a1ad0197d3ff019d1714d3116c520 (MD5) Previous issue date: 2020-12LudicidadeJogos matem?ticosEnsino-aprendizagemO L?DICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEM?TICAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCInstituto Federal de Ci?ncia e Tecnologia da Para?baORIGINALO L?DICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEM?TICA_Lays G L Andrade.pdfO L?DICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEM?TICA_Lays G L Andrade.pdfapplication/pdf629050http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1671/1/O+L%C3%9ADICO+NO+ENSINO-APRENDIZAGEM+DE+MATEM%C3%81TICA_Lays+G+L+Andrade.pdf2e0ce0b30d0e9aad6b39acefc55fea9fMD51Ata de defesa_Lays Gomes de Lacerda Andrade.pdfAta de defesa_Lays Gomes de Lacerda Andrade.pdfapplication/pdf235158http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1671/2/Ata+de+defesa_Lays+Gomes+de+Lacerda+Andrade.pdf282a1ad0197d3ff019d1714d3116c520MD52177683/16712021-09-09 11:06:56.274oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1671Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2021-09-09T14:06:56Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O L?DICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEM?TICA
title O L?DICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEM?TICA
spellingShingle O L?DICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEM?TICA
Andrade, Lays
Ludicidade
Jogos matem?ticos
Ensino-aprendizagem
title_short O L?DICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEM?TICA
title_full O L?DICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEM?TICA
title_fullStr O L?DICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEM?TICA
title_full_unstemmed O L?DICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEM?TICA
title_sort O L?DICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEM?TICA
author Andrade, Lays
author_facet Andrade, Lays
Brandao, Jefferson
Lacerda, Hannah
Silva, Ledevande
author_role author
author2 Brandao, Jefferson
Lacerda, Hannah
Silva, Ledevande
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Lays
Brandao, Jefferson
Lacerda, Hannah
Silva, Ledevande
dc.subject.por.fl_str_mv Ludicidade
Jogos matem?ticos
Ensino-aprendizagem
topic Ludicidade
Jogos matem?ticos
Ensino-aprendizagem
description O L?dico ? uma das ferramentas utilizadas para ensinar e aprender matem?tica. O uso dessa metodologia traz resultados significativos para o aluno, como maior intera??o com os colegas, mais interesse pelo aprendizado, desenvolvimento do racioc?nio l?gico e cr?tico e, ainda, melhora na din?mica das aulas. Neste trabalho, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, na qual foi aplicado um question?rio por meio da plataforma online Google Formul?rio a 10 professores de matem?tica da cidade de Coremas - PB. Sendo assim, este artigo tem por objetivo investigar se o l?dico tem sido trabalhado nas aulas de matem?tica pelos professores da rede p?blica em Coremas-PB e se o seu uso tem contribu?do para a aprendizagem. Os dados obtidos permitem constatar que o l?dico ? uma ?tima ferramenta para o ensino-aprendizagem e que os professores de Coremas t?m utilizado, sabem da sua import?ncia e, de acordo com os seus depoimentos, a usam corretamente e conseguem um retorno consider?vel em rela??o ? aprendizagem dos seus alunos.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-09T14:06:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-09-09T14:06:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1671
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1671
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1671/1/O+L%C3%9ADICO+NO+ENSINO-APRENDIZAGEM+DE+MATEM%C3%81TICA_Lays+G+L+Andrade.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1671/2/Ata+de+defesa_Lays+Gomes+de+Lacerda+Andrade.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2e0ce0b30d0e9aad6b39acefc55fea9f
282a1ad0197d3ff019d1714d3116c520
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660439381147648