O L?DICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEM?TICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1671 |
Resumo: | O L?dico ? uma das ferramentas utilizadas para ensinar e aprender matem?tica. O uso dessa metodologia traz resultados significativos para o aluno, como maior intera??o com os colegas, mais interesse pelo aprendizado, desenvolvimento do racioc?nio l?gico e cr?tico e, ainda, melhora na din?mica das aulas. Neste trabalho, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, na qual foi aplicado um question?rio por meio da plataforma online Google Formul?rio a 10 professores de matem?tica da cidade de Coremas - PB. Sendo assim, este artigo tem por objetivo investigar se o l?dico tem sido trabalhado nas aulas de matem?tica pelos professores da rede p?blica em Coremas-PB e se o seu uso tem contribu?do para a aprendizagem. Os dados obtidos permitem constatar que o l?dico ? uma ?tima ferramenta para o ensino-aprendizagem e que os professores de Coremas t?m utilizado, sabem da sua import?ncia e, de acordo com os seus depoimentos, a usam corretamente e conseguem um retorno consider?vel em rela??o ? aprendizagem dos seus alunos. |
id |
IFPB_20e77576d9a7dfe82eb4e3bb7d4b5697 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1671 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Andrade, LaysBrandao, JeffersonLacerda, HannahSilva, Ledevande2021-09-09T14:06:56Z2021-09-09T14:06:56Z2020-12http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1671O L?dico ? uma das ferramentas utilizadas para ensinar e aprender matem?tica. O uso dessa metodologia traz resultados significativos para o aluno, como maior intera??o com os colegas, mais interesse pelo aprendizado, desenvolvimento do racioc?nio l?gico e cr?tico e, ainda, melhora na din?mica das aulas. Neste trabalho, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, na qual foi aplicado um question?rio por meio da plataforma online Google Formul?rio a 10 professores de matem?tica da cidade de Coremas - PB. Sendo assim, este artigo tem por objetivo investigar se o l?dico tem sido trabalhado nas aulas de matem?tica pelos professores da rede p?blica em Coremas-PB e se o seu uso tem contribu?do para a aprendizagem. Os dados obtidos permitem constatar que o l?dico ? uma ?tima ferramenta para o ensino-aprendizagem e que os professores de Coremas t?m utilizado, sabem da sua import?ncia e, de acordo com os seus depoimentos, a usam corretamente e conseguem um retorno consider?vel em rela??o ? aprendizagem dos seus alunos.Submitted by Yanna Sousa (yanna_gomes@yahoo.com.br) on 2021-08-25T00:22:42Z No. of bitstreams: 2 O L?DICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEM?TICA_Lays G L Andrade.pdf: 629050 bytes, checksum: 2e0ce0b30d0e9aad6b39acefc55fea9f (MD5) Ata de defesa_Lays Gomes de Lacerda Andrade.pdf: 235158 bytes, checksum: 282a1ad0197d3ff019d1714d3116c520 (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2021-09-09T14:06:56Z (GMT) No. of bitstreams: 2 O L?DICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEM?TICA_Lays G L Andrade.pdf: 629050 bytes, checksum: 2e0ce0b30d0e9aad6b39acefc55fea9f (MD5) Ata de defesa_Lays Gomes de Lacerda Andrade.pdf: 235158 bytes, checksum: 282a1ad0197d3ff019d1714d3116c520 (MD5)Made available in DSpace on 2021-09-09T14:06:56Z (GMT). No. of bitstreams: 2 O L?DICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEM?TICA_Lays G L Andrade.pdf: 629050 bytes, checksum: 2e0ce0b30d0e9aad6b39acefc55fea9f (MD5) Ata de defesa_Lays Gomes de Lacerda Andrade.pdf: 235158 bytes, checksum: 282a1ad0197d3ff019d1714d3116c520 (MD5) Previous issue date: 2020-12LudicidadeJogos matem?ticosEnsino-aprendizagemO L?DICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEM?TICAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCInstituto Federal de Ci?ncia e Tecnologia da Para?baORIGINALO L?DICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEM?TICA_Lays G L Andrade.pdfO L?DICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEM?TICA_Lays G L Andrade.pdfapplication/pdf629050http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1671/1/O+L%C3%9ADICO+NO+ENSINO-APRENDIZAGEM+DE+MATEM%C3%81TICA_Lays+G+L+Andrade.pdf2e0ce0b30d0e9aad6b39acefc55fea9fMD51Ata de defesa_Lays Gomes de Lacerda Andrade.pdfAta de defesa_Lays Gomes de Lacerda Andrade.pdfapplication/pdf235158http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1671/2/Ata+de+defesa_Lays+Gomes+de+Lacerda+Andrade.pdf282a1ad0197d3ff019d1714d3116c520MD52177683/16712021-09-09 11:06:56.274oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1671Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2021-09-09T14:06:56Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O L?DICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEM?TICA |
title |
O L?DICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEM?TICA |
spellingShingle |
O L?DICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEM?TICA Andrade, Lays Ludicidade Jogos matem?ticos Ensino-aprendizagem |
title_short |
O L?DICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEM?TICA |
title_full |
O L?DICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEM?TICA |
title_fullStr |
O L?DICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEM?TICA |
title_full_unstemmed |
O L?DICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEM?TICA |
title_sort |
O L?DICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEM?TICA |
author |
Andrade, Lays |
author_facet |
Andrade, Lays Brandao, Jefferson Lacerda, Hannah Silva, Ledevande |
author_role |
author |
author2 |
Brandao, Jefferson Lacerda, Hannah Silva, Ledevande |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Lays Brandao, Jefferson Lacerda, Hannah Silva, Ledevande |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ludicidade Jogos matem?ticos Ensino-aprendizagem |
topic |
Ludicidade Jogos matem?ticos Ensino-aprendizagem |
description |
O L?dico ? uma das ferramentas utilizadas para ensinar e aprender matem?tica. O uso dessa metodologia traz resultados significativos para o aluno, como maior intera??o com os colegas, mais interesse pelo aprendizado, desenvolvimento do racioc?nio l?gico e cr?tico e, ainda, melhora na din?mica das aulas. Neste trabalho, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, na qual foi aplicado um question?rio por meio da plataforma online Google Formul?rio a 10 professores de matem?tica da cidade de Coremas - PB. Sendo assim, este artigo tem por objetivo investigar se o l?dico tem sido trabalhado nas aulas de matem?tica pelos professores da rede p?blica em Coremas-PB e se o seu uso tem contribu?do para a aprendizagem. Os dados obtidos permitem constatar que o l?dico ? uma ?tima ferramenta para o ensino-aprendizagem e que os professores de Coremas t?m utilizado, sabem da sua import?ncia e, de acordo com os seus depoimentos, a usam corretamente e conseguem um retorno consider?vel em rela??o ? aprendizagem dos seus alunos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-09-09T14:06:56Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-09-09T14:06:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1671 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1671 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1671/1/O+L%C3%9ADICO+NO+ENSINO-APRENDIZAGEM+DE+MATEM%C3%81TICA_Lays+G+L+Andrade.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1671/2/Ata+de+defesa_Lays+Gomes+de+Lacerda+Andrade.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2e0ce0b30d0e9aad6b39acefc55fea9f 282a1ad0197d3ff019d1714d3116c520 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660439381147648 |