SALA DE AULA INVERTIDA: METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM NA EDUCA??O T?CNICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MEDEIROS, LUANA DANTAS DE
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2364
Resumo: A metodologia ativa procura modificar a forma tradicional de ensino, fazendo com que o aluno passe da posi??o passiva, para ativa, e entre essas metodologias se tem a sala de aula invertida que podem ajudar a envolver mais os alunos no processo de aprendizagem. Com isso, o objetivo desse artigo ? apresentar uma proposta de metodologia ativa por meio da sala de aula invertida como uma ferramenta motivadora, de forma a capacitar os discentes a atuar dentro da ind?stria da constru??o, a fim de prevenir os riscos de acidentes e doen?as ocupacionais. A metodologia utilizada foi ? pesquisa explorat?ria com o intuito de ter um melhor entendimento sobre o assunto. Pressup?e-se que a inser??o da metodologia ativa sala de aula invertida no ensino do curso t?cnico em Seguran?a do Trabalho pode apresentar resultados positivos no que se refere ? aprendizagem dos alunos, podendo contribuir para o desenvolvimento da colabora??o, autonomia e protagonismo, que s?o habilidades fundamentais diante dos desafios e exig?ncias da sociedade.
id IFPB_2e3f203c0bb2fffd00ef609b466a4797
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2364
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling MEDEIROS, LUANA DANTAS DE2022-09-06T21:01:52Z2022-09-06T21:01:52Z2022-05-02http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2364A metodologia ativa procura modificar a forma tradicional de ensino, fazendo com que o aluno passe da posi??o passiva, para ativa, e entre essas metodologias se tem a sala de aula invertida que podem ajudar a envolver mais os alunos no processo de aprendizagem. Com isso, o objetivo desse artigo ? apresentar uma proposta de metodologia ativa por meio da sala de aula invertida como uma ferramenta motivadora, de forma a capacitar os discentes a atuar dentro da ind?stria da constru??o, a fim de prevenir os riscos de acidentes e doen?as ocupacionais. A metodologia utilizada foi ? pesquisa explorat?ria com o intuito de ter um melhor entendimento sobre o assunto. Pressup?e-se que a inser??o da metodologia ativa sala de aula invertida no ensino do curso t?cnico em Seguran?a do Trabalho pode apresentar resultados positivos no que se refere ? aprendizagem dos alunos, podendo contribuir para o desenvolvimento da colabora??o, autonomia e protagonismo, que s?o habilidades fundamentais diante dos desafios e exig?ncias da sociedade.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2022-08-31T09:28:50Z No. of bitstreams: 2 LUANA DANTAS DE MEDEIROS.pdf: 555529 bytes, checksum: acbfdb720803816e3a6ff89b6bc8dbae (MD5) LUANA DANTAS DE MEDEIROS 2.pdf: 47418 bytes, checksum: c77b1aa4d38aeedf6859f1f7dc838f4d (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2022-09-06T21:01:52Z (GMT) No. of bitstreams: 2 LUANA DANTAS DE MEDEIROS.pdf: 555529 bytes, checksum: acbfdb720803816e3a6ff89b6bc8dbae (MD5) LUANA DANTAS DE MEDEIROS 2.pdf: 47418 bytes, checksum: c77b1aa4d38aeedf6859f1f7dc838f4d (MD5)Made available in DSpace on 2022-09-06T21:01:52Z (GMT). No. of bitstreams: 2 LUANA DANTAS DE MEDEIROS.pdf: 555529 bytes, checksum: acbfdb720803816e3a6ff89b6bc8dbae (MD5) LUANA DANTAS DE MEDEIROS 2.pdf: 47418 bytes, checksum: c77b1aa4d38aeedf6859f1f7dc838f4d (MD5) Previous issue date: 2022-05-02N?O H?.metodologia ativasala de aula invertida.aprendizagem.SALA DE AULA INVERTIDA: METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM NA EDUCA??O T?CNICAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTRABALHO CIENT?FICOIFPBORIGINALLUANA DANTAS DE MEDEIROS.pdfLUANA DANTAS DE MEDEIROS.pdfapplication/pdf555529http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2364/1/LUANA+DANTAS+DE+MEDEIROS.pdfacbfdb720803816e3a6ff89b6bc8dbaeMD51LUANA DANTAS DE MEDEIROS 2.pdfLUANA DANTAS DE MEDEIROS 2.pdfapplication/pdf47418http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2364/2/LUANA+DANTAS+DE+MEDEIROS+2.pdfc77b1aa4d38aeedf6859f1f7dc838f4dMD52177683/23642022-09-06 18:01:52.902oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2364Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-09-06T21:01:52Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv SALA DE AULA INVERTIDA: METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM NA EDUCA??O T?CNICA
title SALA DE AULA INVERTIDA: METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM NA EDUCA??O T?CNICA
spellingShingle SALA DE AULA INVERTIDA: METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM NA EDUCA??O T?CNICA
MEDEIROS, LUANA DANTAS DE
metodologia ativa
sala de aula invertida.
aprendizagem.
title_short SALA DE AULA INVERTIDA: METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM NA EDUCA??O T?CNICA
title_full SALA DE AULA INVERTIDA: METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM NA EDUCA??O T?CNICA
title_fullStr SALA DE AULA INVERTIDA: METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM NA EDUCA??O T?CNICA
title_full_unstemmed SALA DE AULA INVERTIDA: METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM NA EDUCA??O T?CNICA
title_sort SALA DE AULA INVERTIDA: METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM NA EDUCA??O T?CNICA
author MEDEIROS, LUANA DANTAS DE
author_facet MEDEIROS, LUANA DANTAS DE
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MEDEIROS, LUANA DANTAS DE
dc.subject.por.fl_str_mv metodologia ativa
sala de aula invertida.
aprendizagem.
topic metodologia ativa
sala de aula invertida.
aprendizagem.
description A metodologia ativa procura modificar a forma tradicional de ensino, fazendo com que o aluno passe da posi??o passiva, para ativa, e entre essas metodologias se tem a sala de aula invertida que podem ajudar a envolver mais os alunos no processo de aprendizagem. Com isso, o objetivo desse artigo ? apresentar uma proposta de metodologia ativa por meio da sala de aula invertida como uma ferramenta motivadora, de forma a capacitar os discentes a atuar dentro da ind?stria da constru??o, a fim de prevenir os riscos de acidentes e doen?as ocupacionais. A metodologia utilizada foi ? pesquisa explorat?ria com o intuito de ter um melhor entendimento sobre o assunto. Pressup?e-se que a inser??o da metodologia ativa sala de aula invertida no ensino do curso t?cnico em Seguran?a do Trabalho pode apresentar resultados positivos no que se refere ? aprendizagem dos alunos, podendo contribuir para o desenvolvimento da colabora??o, autonomia e protagonismo, que s?o habilidades fundamentais diante dos desafios e exig?ncias da sociedade.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-06T21:01:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-06T21:01:52Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-05-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2364
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2364
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2364/1/LUANA+DANTAS+DE+MEDEIROS.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2364/2/LUANA+DANTAS+DE+MEDEIROS+2.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv acbfdb720803816e3a6ff89b6bc8dbae
c77b1aa4d38aeedf6859f1f7dc838f4d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1797058407086161920