PADRONIZA??O DE PROCESSOS DA ?REA DE ENSINO DO IFPB: ESTUDO DE CASO NO CAMPUS CAMPINA GRANDE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VILLARIM, PRISCILA RODRIGUES MOREIRA
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2922
Resumo: A populariza??o do acesso ? Internet mudou a forma de oferecimento de servi?os em todo o mundo. No anseio de se moldar aos novos contextos e exig?ncias, bem como de atender a requisitos legais, as institui??es p?blicas t?m investido em informatiza??o e oferta de servi?os digitais ? popula??o. Al?m disso, t?m buscado solu??es e modelos de gest?o que assegurem a sustentabilidade de suas a??es, principalmente com a integra??o e padroniza??o de atividades e processos. Nesse contexto, este trabalho buscou contribuir com a resolu??o de dois problemas diagnosticados no setor p?blico, mais especificamente na ?rea do ensino do Instituto Federal da Para?ba (IFPB): a falta de padroniza??o de fluxos de processos e a dificuldade de acesso ?s informa??es por parte da comunidade, o que se pretendeu resolver por meio da gest?o de processos e do desenvolvimento de uma ferramenta de atendimento virtual que melhorasse a comunica??o e disponibilizasse informa??es de maneira r?pida e assertiva sobre os processos do ensino. A metodologia de pesquisa e desenvolvimento empregada neste trabalho envolveu revis?o bibliogr?fica, mapeamento e modelagem de processos por meio de fluxogramas, o desenvolvimento de um software de atendimento virtual (chatbot) e a sua valida??o. Como estudo de caso, a ferramenta foi implantada no campus Campina Grande do IFPB. A hip?tese de pesquisa foi de que as solu??es implementadas seriam relevantes para o Campus e para a institui??o e poderiam ser aplicadas em outros campi do IFPB e em outras plataformas, o que foi poss?vel confirmar por meio da avalia??o realizada com os gestores do ensino. Os resultados obtidos apontaram grande aceita??o da ferramenta e alta aplicabilidade e s?o impulsionadores no que concerne ? amplia??o do n?mero de processos mapeados e ? sua institucionaliza??o. Concluiu-se que a gest?o de processos e a implementa??o da tecnologia est?o alinhadas aos interesses da sociedade e atendem aos princ?pios da pol?tica de governan?a e da pol?tica de governo digital, al?m de retomarem princ?pios constitucionais como efici?ncia, publicidade e impessoalidade.
id IFPB_5e591bde803907e5637e98c114c26131
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2922
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling VILLARIM, PRISCILA RODRIGUES MOREIRA2023-05-11T14:55:09Z2023-05-11T14:55:09Z2023-03http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2922A populariza??o do acesso ? Internet mudou a forma de oferecimento de servi?os em todo o mundo. No anseio de se moldar aos novos contextos e exig?ncias, bem como de atender a requisitos legais, as institui??es p?blicas t?m investido em informatiza??o e oferta de servi?os digitais ? popula??o. Al?m disso, t?m buscado solu??es e modelos de gest?o que assegurem a sustentabilidade de suas a??es, principalmente com a integra??o e padroniza??o de atividades e processos. Nesse contexto, este trabalho buscou contribuir com a resolu??o de dois problemas diagnosticados no setor p?blico, mais especificamente na ?rea do ensino do Instituto Federal da Para?ba (IFPB): a falta de padroniza??o de fluxos de processos e a dificuldade de acesso ?s informa??es por parte da comunidade, o que se pretendeu resolver por meio da gest?o de processos e do desenvolvimento de uma ferramenta de atendimento virtual que melhorasse a comunica??o e disponibilizasse informa??es de maneira r?pida e assertiva sobre os processos do ensino. A metodologia de pesquisa e desenvolvimento empregada neste trabalho envolveu revis?o bibliogr?fica, mapeamento e modelagem de processos por meio de fluxogramas, o desenvolvimento de um software de atendimento virtual (chatbot) e a sua valida??o. Como estudo de caso, a ferramenta foi implantada no campus Campina Grande do IFPB. A hip?tese de pesquisa foi de que as solu??es implementadas seriam relevantes para o Campus e para a institui??o e poderiam ser aplicadas em outros campi do IFPB e em outras plataformas, o que foi poss?vel confirmar por meio da avalia??o realizada com os gestores do ensino. Os resultados obtidos apontaram grande aceita??o da ferramenta e alta aplicabilidade e s?o impulsionadores no que concerne ? amplia??o do n?mero de processos mapeados e ? sua institucionaliza??o. Concluiu-se que a gest?o de processos e a implementa??o da tecnologia est?o alinhadas aos interesses da sociedade e atendem aos princ?pios da pol?tica de governan?a e da pol?tica de governo digital, al?m de retomarem princ?pios constitucionais como efici?ncia, publicidade e impessoalidade.Submitted by Solicita??o coordena??o PROFNIT. (secretaria.profnit@ifpb.edu.br) on 2023-05-11T14:47:21Z No. of bitstreams: 1 TCC Priscila - com ficha catalogr?fica.pdf: 5319819 bytes, checksum: 31ae72aeb4e9de7ee2af7c9b83698d6b (MD5)Approved for entry into archive by maria sousa (maria.sousa@ifpb.edu.br) on 2023-05-11T14:55:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC Priscila - com ficha catalogr?fica.pdf: 5319819 bytes, checksum: 31ae72aeb4e9de7ee2af7c9b83698d6b (MD5)Made available in DSpace on 2023-05-11T14:55:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC Priscila - com ficha catalogr?fica.pdf: 5319819 bytes, checksum: 31ae72aeb4e9de7ee2af7c9b83698d6b (MD5) Previous issue date: 2023-03educa??o p?blica; gest?o educacional; gest?o de processos; mapeamento; modelagem; inova??o incremental; comunica??o institucional; assistente virtual; chatbot.PADRONIZA??O DE PROCESSOS DA ?REA DE ENSINO DO IFPB: ESTUDO DE CASO NO CAMPUS CAMPINA GRANDEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessDISSERTA??OIFPBIFPB CAMPUS CAMPINA GRANDEORIGINALTCC Priscila - com ficha catalogr?fica.pdfTCC Priscila - com ficha catalogr?fica.pdfapplication/pdf5319819http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2922/1/TCC+Priscila+-+com+ficha+catalogr%C3%A1fica.pdf31ae72aeb4e9de7ee2af7c9b83698d6bMD51177683/29222023-05-11 11:55:09.449oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2922Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-05-11T14:55:09Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv PADRONIZA??O DE PROCESSOS DA ?REA DE ENSINO DO IFPB: ESTUDO DE CASO NO CAMPUS CAMPINA GRANDE
title PADRONIZA??O DE PROCESSOS DA ?REA DE ENSINO DO IFPB: ESTUDO DE CASO NO CAMPUS CAMPINA GRANDE
spellingShingle PADRONIZA??O DE PROCESSOS DA ?REA DE ENSINO DO IFPB: ESTUDO DE CASO NO CAMPUS CAMPINA GRANDE
VILLARIM, PRISCILA RODRIGUES MOREIRA
educa??o p?blica; gest?o educacional; gest?o de processos; mapeamento; modelagem; inova??o incremental; comunica??o institucional; assistente virtual; chatbot.
title_short PADRONIZA??O DE PROCESSOS DA ?REA DE ENSINO DO IFPB: ESTUDO DE CASO NO CAMPUS CAMPINA GRANDE
title_full PADRONIZA??O DE PROCESSOS DA ?REA DE ENSINO DO IFPB: ESTUDO DE CASO NO CAMPUS CAMPINA GRANDE
title_fullStr PADRONIZA??O DE PROCESSOS DA ?REA DE ENSINO DO IFPB: ESTUDO DE CASO NO CAMPUS CAMPINA GRANDE
title_full_unstemmed PADRONIZA??O DE PROCESSOS DA ?REA DE ENSINO DO IFPB: ESTUDO DE CASO NO CAMPUS CAMPINA GRANDE
title_sort PADRONIZA??O DE PROCESSOS DA ?REA DE ENSINO DO IFPB: ESTUDO DE CASO NO CAMPUS CAMPINA GRANDE
author VILLARIM, PRISCILA RODRIGUES MOREIRA
author_facet VILLARIM, PRISCILA RODRIGUES MOREIRA
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv VILLARIM, PRISCILA RODRIGUES MOREIRA
dc.subject.por.fl_str_mv educa??o p?blica; gest?o educacional; gest?o de processos; mapeamento; modelagem; inova??o incremental; comunica??o institucional; assistente virtual; chatbot.
topic educa??o p?blica; gest?o educacional; gest?o de processos; mapeamento; modelagem; inova??o incremental; comunica??o institucional; assistente virtual; chatbot.
description A populariza??o do acesso ? Internet mudou a forma de oferecimento de servi?os em todo o mundo. No anseio de se moldar aos novos contextos e exig?ncias, bem como de atender a requisitos legais, as institui??es p?blicas t?m investido em informatiza??o e oferta de servi?os digitais ? popula??o. Al?m disso, t?m buscado solu??es e modelos de gest?o que assegurem a sustentabilidade de suas a??es, principalmente com a integra??o e padroniza??o de atividades e processos. Nesse contexto, este trabalho buscou contribuir com a resolu??o de dois problemas diagnosticados no setor p?blico, mais especificamente na ?rea do ensino do Instituto Federal da Para?ba (IFPB): a falta de padroniza??o de fluxos de processos e a dificuldade de acesso ?s informa??es por parte da comunidade, o que se pretendeu resolver por meio da gest?o de processos e do desenvolvimento de uma ferramenta de atendimento virtual que melhorasse a comunica??o e disponibilizasse informa??es de maneira r?pida e assertiva sobre os processos do ensino. A metodologia de pesquisa e desenvolvimento empregada neste trabalho envolveu revis?o bibliogr?fica, mapeamento e modelagem de processos por meio de fluxogramas, o desenvolvimento de um software de atendimento virtual (chatbot) e a sua valida??o. Como estudo de caso, a ferramenta foi implantada no campus Campina Grande do IFPB. A hip?tese de pesquisa foi de que as solu??es implementadas seriam relevantes para o Campus e para a institui??o e poderiam ser aplicadas em outros campi do IFPB e em outras plataformas, o que foi poss?vel confirmar por meio da avalia??o realizada com os gestores do ensino. Os resultados obtidos apontaram grande aceita??o da ferramenta e alta aplicabilidade e s?o impulsionadores no que concerne ? amplia??o do n?mero de processos mapeados e ? sua institucionaliza??o. Concluiu-se que a gest?o de processos e a implementa??o da tecnologia est?o alinhadas aos interesses da sociedade e atendem aos princ?pios da pol?tica de governan?a e da pol?tica de governo digital, al?m de retomarem princ?pios constitucionais como efici?ncia, publicidade e impessoalidade.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-11T14:55:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-05-11T14:55:09Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2922
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2922
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2922/1/TCC+Priscila+-+com+ficha+catalogr%C3%A1fica.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 31ae72aeb4e9de7ee2af7c9b83698d6b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660448539410432