A HIST?RIA DO SISTEMA INDO- ARABICO E A INVEN??O DO ZERO: A UTILIZA??O DA HIST?RIA EM QUADRINHOS COMO PROPOSTA DID?TICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, MAYRLA CARREIRO
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1536
Resumo: Este trabalho aborda o contexto hist?rico do surgimento do sistema num?rico e a inven??o do zero. Tem como objetivo geral fazer um levantamento bibliogr?fico sobre os principais contribuintes do Sistema Num?rico e do zero, fazendo uso da Hist?ria em Quadrinhos para ensinar o sistema num?rico em especial o zero. Outros pontos explorados foram: expor os aspectos relevantes sobre o desenvolvimento do sistema num?rico, em especial ao n?mero ?zero?, destacar a necessidade de ensinar em sala de aula utilizado hist?ria da matem?tica e apresentar as Hist?rias em Quadrinhos Como recurso did?tico-pedag?gico para os docentes utilizarem em suas pr?ticas em sala de aula, para que junto com seus alunos construa-se conhecimento. Este trabalho se organiza a partir da seguinte quest?o: Como utilizar as Hist?rias em quadrinhos como proposta did?tica para o ensino do sistema num?rico, em especial do zero? O trabalho foi desenvolvido com base nas ideias de alguns autores, para estudos do Sistema Num?rico e do zero foram: Crilly (2017), Rooney (2012), Eves (2011), Roque e de Carvalho (2012), j? para os estudos sobre as Hist?ria em Quadrinhos foram: Oliveira (2007), Neves (2012), Mendo?a(2007). Atrav?s das leituras e an?lises realizadas, mostramos a import?ncia e os benef?cios para a aprendizagem dos alunos, ensinar Matem?tica utilizando-se da Hist?ria da Matem?tica e as HQ?s.
id IFPB_b5470d5921d235ac675b7faf23f9b5eb
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1536
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling LIMA, MAYRLA CARREIRO2021-07-02T13:30:38Z2021-07-02T13:30:38Z2020-12-23http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1536Este trabalho aborda o contexto hist?rico do surgimento do sistema num?rico e a inven??o do zero. Tem como objetivo geral fazer um levantamento bibliogr?fico sobre os principais contribuintes do Sistema Num?rico e do zero, fazendo uso da Hist?ria em Quadrinhos para ensinar o sistema num?rico em especial o zero. Outros pontos explorados foram: expor os aspectos relevantes sobre o desenvolvimento do sistema num?rico, em especial ao n?mero ?zero?, destacar a necessidade de ensinar em sala de aula utilizado hist?ria da matem?tica e apresentar as Hist?rias em Quadrinhos Como recurso did?tico-pedag?gico para os docentes utilizarem em suas pr?ticas em sala de aula, para que junto com seus alunos construa-se conhecimento. Este trabalho se organiza a partir da seguinte quest?o: Como utilizar as Hist?rias em quadrinhos como proposta did?tica para o ensino do sistema num?rico, em especial do zero? O trabalho foi desenvolvido com base nas ideias de alguns autores, para estudos do Sistema Num?rico e do zero foram: Crilly (2017), Rooney (2012), Eves (2011), Roque e de Carvalho (2012), j? para os estudos sobre as Hist?ria em Quadrinhos foram: Oliveira (2007), Neves (2012), Mendo?a(2007). Atrav?s das leituras e an?lises realizadas, mostramos a import?ncia e os benef?cios para a aprendizagem dos alunos, ensinar Matem?tica utilizando-se da Hist?ria da Matem?tica e as HQ?s.Submitted by Francisco Vidal (francisco.vidal@ifpb.edu.br) on 2021-06-22T01:15:42Z No. of bitstreams: 1 TCC MAYRLA CARREIRO LIMA.pdf: 996101 bytes, checksum: 404b6ad208b8e1a691db60887a130fad (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2021-07-02T13:30:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC MAYRLA CARREIRO LIMA.pdf: 996101 bytes, checksum: 404b6ad208b8e1a691db60887a130fad (MD5)Made available in DSpace on 2021-07-02T13:30:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC MAYRLA CARREIRO LIMA.pdf: 996101 bytes, checksum: 404b6ad208b8e1a691db60887a130fad (MD5) Previous issue date: 2020-12-23Sistema num?rico; Zero; Hist?ria da Matem?tica; Hist?ria em quadrinhos.A HIST?RIA DO SISTEMA INDO- ARABICO E A INVEN??O DO ZERO: A UTILIZA??O DA HIST?RIA EM QUADRINHOS COMO PROPOSTA DID?TICAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCInstituto Federal da Para?ba - IFPBORIGINALTCC MAYRLA CARREIRO LIMA.pdfTCC MAYRLA CARREIRO LIMA.pdfapplication/pdf996101http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1536/1/TCC+MAYRLA+CARREIRO+LIMA.pdf404b6ad208b8e1a691db60887a130fadMD51177683/15362021-07-02 10:30:38.822oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1536Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2021-07-02T13:30:38Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A HIST?RIA DO SISTEMA INDO- ARABICO E A INVEN??O DO ZERO: A UTILIZA??O DA HIST?RIA EM QUADRINHOS COMO PROPOSTA DID?TICA
title A HIST?RIA DO SISTEMA INDO- ARABICO E A INVEN??O DO ZERO: A UTILIZA??O DA HIST?RIA EM QUADRINHOS COMO PROPOSTA DID?TICA
spellingShingle A HIST?RIA DO SISTEMA INDO- ARABICO E A INVEN??O DO ZERO: A UTILIZA??O DA HIST?RIA EM QUADRINHOS COMO PROPOSTA DID?TICA
LIMA, MAYRLA CARREIRO
Sistema num?rico; Zero; Hist?ria da Matem?tica; Hist?ria em quadrinhos.
title_short A HIST?RIA DO SISTEMA INDO- ARABICO E A INVEN??O DO ZERO: A UTILIZA??O DA HIST?RIA EM QUADRINHOS COMO PROPOSTA DID?TICA
title_full A HIST?RIA DO SISTEMA INDO- ARABICO E A INVEN??O DO ZERO: A UTILIZA??O DA HIST?RIA EM QUADRINHOS COMO PROPOSTA DID?TICA
title_fullStr A HIST?RIA DO SISTEMA INDO- ARABICO E A INVEN??O DO ZERO: A UTILIZA??O DA HIST?RIA EM QUADRINHOS COMO PROPOSTA DID?TICA
title_full_unstemmed A HIST?RIA DO SISTEMA INDO- ARABICO E A INVEN??O DO ZERO: A UTILIZA??O DA HIST?RIA EM QUADRINHOS COMO PROPOSTA DID?TICA
title_sort A HIST?RIA DO SISTEMA INDO- ARABICO E A INVEN??O DO ZERO: A UTILIZA??O DA HIST?RIA EM QUADRINHOS COMO PROPOSTA DID?TICA
author LIMA, MAYRLA CARREIRO
author_facet LIMA, MAYRLA CARREIRO
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA, MAYRLA CARREIRO
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema num?rico; Zero; Hist?ria da Matem?tica; Hist?ria em quadrinhos.
topic Sistema num?rico; Zero; Hist?ria da Matem?tica; Hist?ria em quadrinhos.
description Este trabalho aborda o contexto hist?rico do surgimento do sistema num?rico e a inven??o do zero. Tem como objetivo geral fazer um levantamento bibliogr?fico sobre os principais contribuintes do Sistema Num?rico e do zero, fazendo uso da Hist?ria em Quadrinhos para ensinar o sistema num?rico em especial o zero. Outros pontos explorados foram: expor os aspectos relevantes sobre o desenvolvimento do sistema num?rico, em especial ao n?mero ?zero?, destacar a necessidade de ensinar em sala de aula utilizado hist?ria da matem?tica e apresentar as Hist?rias em Quadrinhos Como recurso did?tico-pedag?gico para os docentes utilizarem em suas pr?ticas em sala de aula, para que junto com seus alunos construa-se conhecimento. Este trabalho se organiza a partir da seguinte quest?o: Como utilizar as Hist?rias em quadrinhos como proposta did?tica para o ensino do sistema num?rico, em especial do zero? O trabalho foi desenvolvido com base nas ideias de alguns autores, para estudos do Sistema Num?rico e do zero foram: Crilly (2017), Rooney (2012), Eves (2011), Roque e de Carvalho (2012), j? para os estudos sobre as Hist?ria em Quadrinhos foram: Oliveira (2007), Neves (2012), Mendo?a(2007). Atrav?s das leituras e an?lises realizadas, mostramos a import?ncia e os benef?cios para a aprendizagem dos alunos, ensinar Matem?tica utilizando-se da Hist?ria da Matem?tica e as HQ?s.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-02T13:30:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-07-02T13:30:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1536
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1536
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1536/1/TCC+MAYRLA+CARREIRO+LIMA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 404b6ad208b8e1a691db60887a130fad
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1797058402516467712