A GAMIFICAC?A?O COMO ESTRATE?GIA PEDAGO?GICA DOCENTE EM UMA ORGANIZAC?A?O NA?O GOVERNAMENTAL

Bibliographic Details
Main Author: Barreto, Adelson
Publication Date: 2022
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional do IFPB
Download full: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2125
Summary: Levando em considerac?a?o a necessidade de os alunos e sobretudo de professores estarem aptos ao uso das tecnologias digitais de informac?a?o e comunicac?a?o, esta investigac?a?o tem como objetivo geral elaborar um processo de formac?a?o de professores para utilizarem gamificac?a?o e ferramentas pedago?gicas digitais no ensino do Centro de Formac?a?o Educativo Comunita?rio. E, como objetivos especi?ficos compreender a utilizac?a?o da Gamificac?a?o no processo de ensino- aprendizagem; investigar como a formac?a?o docente pode ser gamificada; aplicar oficinas para professores utilizando pra?ticas de Jogos Educativos; identificar desafios enfrentados pelos professores e pelos alunos na utilizac?a?o das TDCIs e dos jogos. Para alcanc?ar tais objetivos, foram realizadas seis oficinas na organizac?a?o na?o governamental Centro de Formac?a?o Educativo Comunita?rio ? CEFEC, localizada em Santa Rita ? PB com materiais pra?ticos e teo?ricos sobre meca?nicas, dina?micas e elementos utilizados na gamificac?a?o. Os resultados mostram que os professores e os alunos iniciaram um processo de compreensa?o sobre a tema?tica e, depois das primeiras aplicac?o?es nas aulas, a instituic?a?o inseriu de forma definitiva a pra?tica gamificada no curri?culo e no projeto poli?tico pedago?gico escolar. De forma peculiar, a pesquisa contribuiu para o desenvolvimento das tecnologias digitais em ambiente pedago?gico na instituic?a?o, demandando dos professores formandos a mobilizac?a?o de saberes em diversas categorias; e levando o conhecimento, que a gamificac?a?o pode favorecer, tambe?m a uma proximidade entre os docentes e o mundo marcado pelas tecnologias e redes digitais.
id IFPB_be6e750e38f4b9a3e3d217eb09d173a2
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2125
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Barreto, Adelson2022-06-28T04:34:30Z2022-06-28T04:34:30Z2022-06-22http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2125Levando em considerac?a?o a necessidade de os alunos e sobretudo de professores estarem aptos ao uso das tecnologias digitais de informac?a?o e comunicac?a?o, esta investigac?a?o tem como objetivo geral elaborar um processo de formac?a?o de professores para utilizarem gamificac?a?o e ferramentas pedago?gicas digitais no ensino do Centro de Formac?a?o Educativo Comunita?rio. E, como objetivos especi?ficos compreender a utilizac?a?o da Gamificac?a?o no processo de ensino- aprendizagem; investigar como a formac?a?o docente pode ser gamificada; aplicar oficinas para professores utilizando pra?ticas de Jogos Educativos; identificar desafios enfrentados pelos professores e pelos alunos na utilizac?a?o das TDCIs e dos jogos. Para alcanc?ar tais objetivos, foram realizadas seis oficinas na organizac?a?o na?o governamental Centro de Formac?a?o Educativo Comunita?rio ? CEFEC, localizada em Santa Rita ? PB com materiais pra?ticos e teo?ricos sobre meca?nicas, dina?micas e elementos utilizados na gamificac?a?o. Os resultados mostram que os professores e os alunos iniciaram um processo de compreensa?o sobre a tema?tica e, depois das primeiras aplicac?o?es nas aulas, a instituic?a?o inseriu de forma definitiva a pra?tica gamificada no curri?culo e no projeto poli?tico pedago?gico escolar. De forma peculiar, a pesquisa contribuiu para o desenvolvimento das tecnologias digitais em ambiente pedago?gico na instituic?a?o, demandando dos professores formandos a mobilizac?a?o de saberes em diversas categorias; e levando o conhecimento, que a gamificac?a?o pode favorecer, tambe?m a uma proximidade entre os docentes e o mundo marcado pelas tecnologias e redes digitais.Submitted by Coordena??o Mestrado em Tecnologia da Informa??o (coordenacao.ppgti@ifpb.edu.br) on 2022-06-22T19:08:28Z No. of bitstreams: 1 Dissertac?a?o Adelson FINAL.pdf: 1937551 bytes, checksum: f3efd32272faecca49b93ff6ec238946 (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2022-06-28T04:34:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertac?a?o Adelson FINAL.pdf: 1937551 bytes, checksum: f3efd32272faecca49b93ff6ec238946 (MD5)Made available in DSpace on 2022-06-28T04:34:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertac?a?o Adelson FINAL.pdf: 1937551 bytes, checksum: f3efd32272faecca49b93ff6ec238946 (MD5) Previous issue date: 2022-06-22Gamificac?a?oAprendizagemFormac?a?o DocenteA GAMIFICAC?A?O COMO ESTRATE?GIA PEDAGO?GICA DOCENTE EM UMA ORGANIZAC?A?O NA?O GOVERNAMENTALinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessDisserta??o de MestradoInstituto Federal da Para?baORIGINALDissertac?a?o Adelson FINAL.pdfDissertac?a?o Adelson FINAL.pdfapplication/pdf1937551http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2125/1/Dissertac%CC%A7a%CC%83o+Adelson+FINAL.pdff3efd32272faecca49b93ff6ec238946MD51177683/21252022-06-28 01:34:30.183oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2125Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-06-28T04:34:30Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A GAMIFICAC?A?O COMO ESTRATE?GIA PEDAGO?GICA DOCENTE EM UMA ORGANIZAC?A?O NA?O GOVERNAMENTAL
title A GAMIFICAC?A?O COMO ESTRATE?GIA PEDAGO?GICA DOCENTE EM UMA ORGANIZAC?A?O NA?O GOVERNAMENTAL
spellingShingle A GAMIFICAC?A?O COMO ESTRATE?GIA PEDAGO?GICA DOCENTE EM UMA ORGANIZAC?A?O NA?O GOVERNAMENTAL
Barreto, Adelson
Gamificac?a?o
Aprendizagem
Formac?a?o Docente
title_short A GAMIFICAC?A?O COMO ESTRATE?GIA PEDAGO?GICA DOCENTE EM UMA ORGANIZAC?A?O NA?O GOVERNAMENTAL
title_full A GAMIFICAC?A?O COMO ESTRATE?GIA PEDAGO?GICA DOCENTE EM UMA ORGANIZAC?A?O NA?O GOVERNAMENTAL
title_fullStr A GAMIFICAC?A?O COMO ESTRATE?GIA PEDAGO?GICA DOCENTE EM UMA ORGANIZAC?A?O NA?O GOVERNAMENTAL
title_full_unstemmed A GAMIFICAC?A?O COMO ESTRATE?GIA PEDAGO?GICA DOCENTE EM UMA ORGANIZAC?A?O NA?O GOVERNAMENTAL
title_sort A GAMIFICAC?A?O COMO ESTRATE?GIA PEDAGO?GICA DOCENTE EM UMA ORGANIZAC?A?O NA?O GOVERNAMENTAL
author Barreto, Adelson
author_facet Barreto, Adelson
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreto, Adelson
dc.subject.por.fl_str_mv Gamificac?a?o
Aprendizagem
Formac?a?o Docente
topic Gamificac?a?o
Aprendizagem
Formac?a?o Docente
description Levando em considerac?a?o a necessidade de os alunos e sobretudo de professores estarem aptos ao uso das tecnologias digitais de informac?a?o e comunicac?a?o, esta investigac?a?o tem como objetivo geral elaborar um processo de formac?a?o de professores para utilizarem gamificac?a?o e ferramentas pedago?gicas digitais no ensino do Centro de Formac?a?o Educativo Comunita?rio. E, como objetivos especi?ficos compreender a utilizac?a?o da Gamificac?a?o no processo de ensino- aprendizagem; investigar como a formac?a?o docente pode ser gamificada; aplicar oficinas para professores utilizando pra?ticas de Jogos Educativos; identificar desafios enfrentados pelos professores e pelos alunos na utilizac?a?o das TDCIs e dos jogos. Para alcanc?ar tais objetivos, foram realizadas seis oficinas na organizac?a?o na?o governamental Centro de Formac?a?o Educativo Comunita?rio ? CEFEC, localizada em Santa Rita ? PB com materiais pra?ticos e teo?ricos sobre meca?nicas, dina?micas e elementos utilizados na gamificac?a?o. Os resultados mostram que os professores e os alunos iniciaram um processo de compreensa?o sobre a tema?tica e, depois das primeiras aplicac?o?es nas aulas, a instituic?a?o inseriu de forma definitiva a pra?tica gamificada no curri?culo e no projeto poli?tico pedago?gico escolar. De forma peculiar, a pesquisa contribuiu para o desenvolvimento das tecnologias digitais em ambiente pedago?gico na instituic?a?o, demandando dos professores formandos a mobilizac?a?o de saberes em diversas categorias; e levando o conhecimento, que a gamificac?a?o pode favorecer, tambe?m a uma proximidade entre os docentes e o mundo marcado pelas tecnologias e redes digitais.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-06-28T04:34:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-06-28T04:34:30Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-06-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2125
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2125
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2125/1/Dissertac%CC%A7a%CC%83o+Adelson+FINAL.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f3efd32272faecca49b93ff6ec238946
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1797058405783830528