INTERVEN??O PEDAG?GICA NA EDUCA??O PROFISSIONAL: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE MODELAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: HENRIQUES, WEGNA IANNI SOUZA
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2557
Resumo: Diante da necessidade da ado??o de novas pr?ticas pedag?gicas que visem fazer com que o aluno participe ativamente do processo de ensino-aprendizagem, tornando-o protagonista da constru??o dos seus conhecimentos, surge a import?ncia do papel do docente enquanto mediador desse processo de constru??o de conhecimento. No contexto da educa??o t?cnica/profissionalizante, aliar teoria e pr?tica pode se tornar um desafio, mas ? crucial para prepara??o dos alunos que adentrar?o no mercado de trabalho. Face ao exposto, o presente trabalho visa contribuir para aprimorar as t?cnicas de ensino e aprendizagem do componente curricular Modelagem I, do Curso T?cnico em Modelagem de Vestu?rio, atrav?s de uma proposta de interven??o pedag?gica que utiliza os pr?prios alunos como refer?ncia nas aulas da disciplina, sendo uma poss?vel forma de est?mulo para que eles assimilem o conte?do, potencializando o aprendizado. Para tanto, adotou-se uma metodologia de pesquisa explorat?ria pautada em uma revis?o bibliogr?fica de trabalhos cient?ficos que abordassem as tem?ticas de modelagem e ensino, especialmente em bancos de dados como: Google acad?mico, Peri?dicos Capes e Scielo. Espera-se, enquanto resultados, que a utiliza??o de uma interven??o pedag?gica no contexto da educa??o profissional possa contribuir para o aumento no desempenho acad?mico dos estudantes.
id IFPB_c51c5ad51150039ccf67a997ef07fe84
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2557
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling HENRIQUES, WEGNA IANNI SOUZA2022-10-31T19:04:26Z2022-10-31T19:04:26Z2022-04-11http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2557Diante da necessidade da ado??o de novas pr?ticas pedag?gicas que visem fazer com que o aluno participe ativamente do processo de ensino-aprendizagem, tornando-o protagonista da constru??o dos seus conhecimentos, surge a import?ncia do papel do docente enquanto mediador desse processo de constru??o de conhecimento. No contexto da educa??o t?cnica/profissionalizante, aliar teoria e pr?tica pode se tornar um desafio, mas ? crucial para prepara??o dos alunos que adentrar?o no mercado de trabalho. Face ao exposto, o presente trabalho visa contribuir para aprimorar as t?cnicas de ensino e aprendizagem do componente curricular Modelagem I, do Curso T?cnico em Modelagem de Vestu?rio, atrav?s de uma proposta de interven??o pedag?gica que utiliza os pr?prios alunos como refer?ncia nas aulas da disciplina, sendo uma poss?vel forma de est?mulo para que eles assimilem o conte?do, potencializando o aprendizado. Para tanto, adotou-se uma metodologia de pesquisa explorat?ria pautada em uma revis?o bibliogr?fica de trabalhos cient?ficos que abordassem as tem?ticas de modelagem e ensino, especialmente em bancos de dados como: Google acad?mico, Peri?dicos Capes e Scielo. Espera-se, enquanto resultados, que a utiliza??o de uma interven??o pedag?gica no contexto da educa??o profissional possa contribuir para o aumento no desempenho acad?mico dos estudantes.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2022-10-18T14:01:08Z No. of bitstreams: 2 WEGNA IANNI SOUZA HENRIQUES.pdf: 256226 bytes, checksum: 376eed0f9d95d148d74652f0f43e7716 (MD5) WEGNA IANNI SOUZA HENRIQUES.pdf: 114940 bytes, checksum: 98b201000b6706c37a20dd3225874903 (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2022-10-31T19:04:26Z (GMT) No. of bitstreams: 2 WEGNA IANNI SOUZA HENRIQUES.pdf: 256226 bytes, checksum: 376eed0f9d95d148d74652f0f43e7716 (MD5) WEGNA IANNI SOUZA HENRIQUES.pdf: 114940 bytes, checksum: 98b201000b6706c37a20dd3225874903 (MD5)Made available in DSpace on 2022-10-31T19:04:26Z (GMT). No. of bitstreams: 2 WEGNA IANNI SOUZA HENRIQUES.pdf: 256226 bytes, checksum: 376eed0f9d95d148d74652f0f43e7716 (MD5) WEGNA IANNI SOUZA HENRIQUES.pdf: 114940 bytes, checksum: 98b201000b6706c37a20dd3225874903 (MD5) Previous issue date: 2022-04-11N?O H?aprendizageminterven??o pedag?gicamodelagemINTERVEN??O PEDAG?GICA NA EDUCA??O PROFISSIONAL: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE MODELAGEMinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTRABALHO CIENT?FICOIFPBORIGINALWEGNA IANNI SOUZA HENRIQUES.pdfWEGNA IANNI SOUZA HENRIQUES.pdfapplication/pdf256226http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2557/1/WEGNA+IANNI+SOUZA+HENRIQUES.pdf376eed0f9d95d148d74652f0f43e7716MD51WEGNA IANNI SOUZA HENRIQUES.pdfWEGNA IANNI SOUZA HENRIQUES.pdfapplication/pdf114940http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2557/2/WEGNA+IANNI+SOUZA+HENRIQUES.pdf98b201000b6706c37a20dd3225874903MD52177683/25572022-10-31 16:04:26.501oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2557Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-10-31T19:04:26Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv INTERVEN??O PEDAG?GICA NA EDUCA??O PROFISSIONAL: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE MODELAGEM
title INTERVEN??O PEDAG?GICA NA EDUCA??O PROFISSIONAL: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE MODELAGEM
spellingShingle INTERVEN??O PEDAG?GICA NA EDUCA??O PROFISSIONAL: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE MODELAGEM
HENRIQUES, WEGNA IANNI SOUZA
aprendizagem
interven??o pedag?gica
modelagem
title_short INTERVEN??O PEDAG?GICA NA EDUCA??O PROFISSIONAL: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE MODELAGEM
title_full INTERVEN??O PEDAG?GICA NA EDUCA??O PROFISSIONAL: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE MODELAGEM
title_fullStr INTERVEN??O PEDAG?GICA NA EDUCA??O PROFISSIONAL: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE MODELAGEM
title_full_unstemmed INTERVEN??O PEDAG?GICA NA EDUCA??O PROFISSIONAL: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE MODELAGEM
title_sort INTERVEN??O PEDAG?GICA NA EDUCA??O PROFISSIONAL: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE MODELAGEM
author HENRIQUES, WEGNA IANNI SOUZA
author_facet HENRIQUES, WEGNA IANNI SOUZA
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv HENRIQUES, WEGNA IANNI SOUZA
dc.subject.por.fl_str_mv aprendizagem
interven??o pedag?gica
modelagem
topic aprendizagem
interven??o pedag?gica
modelagem
description Diante da necessidade da ado??o de novas pr?ticas pedag?gicas que visem fazer com que o aluno participe ativamente do processo de ensino-aprendizagem, tornando-o protagonista da constru??o dos seus conhecimentos, surge a import?ncia do papel do docente enquanto mediador desse processo de constru??o de conhecimento. No contexto da educa??o t?cnica/profissionalizante, aliar teoria e pr?tica pode se tornar um desafio, mas ? crucial para prepara??o dos alunos que adentrar?o no mercado de trabalho. Face ao exposto, o presente trabalho visa contribuir para aprimorar as t?cnicas de ensino e aprendizagem do componente curricular Modelagem I, do Curso T?cnico em Modelagem de Vestu?rio, atrav?s de uma proposta de interven??o pedag?gica que utiliza os pr?prios alunos como refer?ncia nas aulas da disciplina, sendo uma poss?vel forma de est?mulo para que eles assimilem o conte?do, potencializando o aprendizado. Para tanto, adotou-se uma metodologia de pesquisa explorat?ria pautada em uma revis?o bibliogr?fica de trabalhos cient?ficos que abordassem as tem?ticas de modelagem e ensino, especialmente em bancos de dados como: Google acad?mico, Peri?dicos Capes e Scielo. Espera-se, enquanto resultados, que a utiliza??o de uma interven??o pedag?gica no contexto da educa??o profissional possa contribuir para o aumento no desempenho acad?mico dos estudantes.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-31T19:04:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-31T19:04:26Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-04-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2557
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2557
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2557/1/WEGNA+IANNI+SOUZA+HENRIQUES.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2557/2/WEGNA+IANNI+SOUZA+HENRIQUES.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 376eed0f9d95d148d74652f0f43e7716
98b201000b6706c37a20dd3225874903
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1797058407851622400