Constru??o de herb?rio com esp?cies da flora da caatinga: estrat?gia para o ensino de bot?nia em uma escola do sert?o paraibano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3213 |
Resumo: | ? necess?rio o uso de ferramentas did?ticas para um bom aproveitamento do ensino de bot?nica, que valorize o cotidiano e conhecimentos dos estudantes sobre as plantas. Contudo, a bot?nica enfrenta problem?ticas existentes quanto ao ensino e aprendizagem devido ? ?ntima apreens?o e representa??o da realidade. Diante das dificuldades do ensino de bot?nica e necessidade de conhecer a flora nativa e brasileira, foi constru?do um Herb?rio na ECI Jo?o Cavalcanti Sula, localizada no munic?pio de Boa Ventura ? PB, Brasil. Este estudo teve como objetivo analisar a utiliza??o de um herb?rio como recurso did?tico e ferramenta facilitadora ativa do aprendizado em bot?nica, aprimorando os conhecimentos sobre as esp?cies de vegetais que comp?em a flora local e familiarizar os estudantes sobre o cotidiano com as plantas. A pesquisa foi desenvolvida na turma do 3? ano do ensino m?dio, na disciplina de Biologia. Quanto aos procedimentos utilizados, a pesquisa caracterizou-se com abordagens qualitativa, explorat?ria, descritiva e dividida em tr?s etapas: 1?) aulas te?ricas e expositivas; 2?) aula de campo; 3?) produ??o de exsicatas e constru??o de um Herb?rio did?tico. Observou se uma grande aceita??o e entusiasmo dos alunos em rela??o ? produ??o das exsicatas e uso do Herb?rio e todas as etapas foram muito bem avaliadas alcan?ando as expectativas planejadas. Utilizando-se do Herb?rio como uma ferramenta did?tica, os estudantes foram capazes de alcan?ar a compreens?o de seu papel como componente da natureza e perceber a import?ncia da biodiversidade na vida cotidiana. Assim, a constru??o desse recurso did?tico pelos discentes proporcionou uma maior proximidade da flora local, favoreceu a contextualiza??o do ensino e auxiliou a aprendizagem de conceitos bot?nicos. |
id |
IFPB_f8e9f109565bcdf47dbdcf46d0831342 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3213 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Estef?nia Gomes da2023-09-18T14:54:03Z2023-09-18T14:54:03Z2023-09http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3213? necess?rio o uso de ferramentas did?ticas para um bom aproveitamento do ensino de bot?nica, que valorize o cotidiano e conhecimentos dos estudantes sobre as plantas. Contudo, a bot?nica enfrenta problem?ticas existentes quanto ao ensino e aprendizagem devido ? ?ntima apreens?o e representa??o da realidade. Diante das dificuldades do ensino de bot?nica e necessidade de conhecer a flora nativa e brasileira, foi constru?do um Herb?rio na ECI Jo?o Cavalcanti Sula, localizada no munic?pio de Boa Ventura ? PB, Brasil. Este estudo teve como objetivo analisar a utiliza??o de um herb?rio como recurso did?tico e ferramenta facilitadora ativa do aprendizado em bot?nica, aprimorando os conhecimentos sobre as esp?cies de vegetais que comp?em a flora local e familiarizar os estudantes sobre o cotidiano com as plantas. A pesquisa foi desenvolvida na turma do 3? ano do ensino m?dio, na disciplina de Biologia. Quanto aos procedimentos utilizados, a pesquisa caracterizou-se com abordagens qualitativa, explorat?ria, descritiva e dividida em tr?s etapas: 1?) aulas te?ricas e expositivas; 2?) aula de campo; 3?) produ??o de exsicatas e constru??o de um Herb?rio did?tico. Observou se uma grande aceita??o e entusiasmo dos alunos em rela??o ? produ??o das exsicatas e uso do Herb?rio e todas as etapas foram muito bem avaliadas alcan?ando as expectativas planejadas. Utilizando-se do Herb?rio como uma ferramenta did?tica, os estudantes foram capazes de alcan?ar a compreens?o de seu papel como componente da natureza e perceber a import?ncia da biodiversidade na vida cotidiana. Assim, a constru??o desse recurso did?tico pelos discentes proporcionou uma maior proximidade da flora local, favoreceu a contextualiza??o do ensino e auxiliou a aprendizagem de conceitos bot?nicos.Submitted by Agnaldo Jesus (agnaldo.jesus@ifpb.edu.br) on 2023-09-18T14:54:03Z No. of bitstreams: 2 Estef?nia Gomes da Silva.pdf: 474729 bytes, checksum: 2bc210d5067d859199b303872c22685f (MD5) Estef?nia Gomes da Silva.pdf: 471124 bytes, checksum: f12922af3d958e5f1d03192fe56f0345 (MD5)Made available in DSpace on 2023-09-18T14:54:03Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Estef?nia Gomes da Silva.pdf: 474729 bytes, checksum: 2bc210d5067d859199b303872c22685f (MD5) Estef?nia Gomes da Silva.pdf: 471124 bytes, checksum: f12922af3d958e5f1d03192fe56f0345 (MD5) Previous issue date: 2023-09Ci?ncias Biol?gicas. Bot?nica. Herb?rio. Material did?ticoConstru??o de herb?rio com esp?cies da flora da caatinga: estrat?gia para o ensino de bot?nia em uma escola do sert?o paraibanoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALEstef?nia Gomes da Silva.pdfEstef?nia Gomes da Silva.pdfapplication/pdf474729http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3213/1/Estef%C3%A2nia+Gomes+da+Silva.pdf2bc210d5067d859199b303872c22685fMD51Estef?nia Gomes da Silva.pdfEstef?nia Gomes da Silva.pdfapplication/pdf471124http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3213/2/Estef%C3%A2nia+Gomes+da+Silva.pdff12922af3d958e5f1d03192fe56f0345MD52177683/32132023-09-18 11:54:03.615oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3213Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-09-18T14:54:03Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Constru??o de herb?rio com esp?cies da flora da caatinga: estrat?gia para o ensino de bot?nia em uma escola do sert?o paraibano |
title |
Constru??o de herb?rio com esp?cies da flora da caatinga: estrat?gia para o ensino de bot?nia em uma escola do sert?o paraibano |
spellingShingle |
Constru??o de herb?rio com esp?cies da flora da caatinga: estrat?gia para o ensino de bot?nia em uma escola do sert?o paraibano Silva, Estef?nia Gomes da Ci?ncias Biol?gicas. Bot?nica. Herb?rio. Material did?tico |
title_short |
Constru??o de herb?rio com esp?cies da flora da caatinga: estrat?gia para o ensino de bot?nia em uma escola do sert?o paraibano |
title_full |
Constru??o de herb?rio com esp?cies da flora da caatinga: estrat?gia para o ensino de bot?nia em uma escola do sert?o paraibano |
title_fullStr |
Constru??o de herb?rio com esp?cies da flora da caatinga: estrat?gia para o ensino de bot?nia em uma escola do sert?o paraibano |
title_full_unstemmed |
Constru??o de herb?rio com esp?cies da flora da caatinga: estrat?gia para o ensino de bot?nia em uma escola do sert?o paraibano |
title_sort |
Constru??o de herb?rio com esp?cies da flora da caatinga: estrat?gia para o ensino de bot?nia em uma escola do sert?o paraibano |
author |
Silva, Estef?nia Gomes da |
author_facet |
Silva, Estef?nia Gomes da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Estef?nia Gomes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ci?ncias Biol?gicas. Bot?nica. Herb?rio. Material did?tico |
topic |
Ci?ncias Biol?gicas. Bot?nica. Herb?rio. Material did?tico |
description |
? necess?rio o uso de ferramentas did?ticas para um bom aproveitamento do ensino de bot?nica, que valorize o cotidiano e conhecimentos dos estudantes sobre as plantas. Contudo, a bot?nica enfrenta problem?ticas existentes quanto ao ensino e aprendizagem devido ? ?ntima apreens?o e representa??o da realidade. Diante das dificuldades do ensino de bot?nica e necessidade de conhecer a flora nativa e brasileira, foi constru?do um Herb?rio na ECI Jo?o Cavalcanti Sula, localizada no munic?pio de Boa Ventura ? PB, Brasil. Este estudo teve como objetivo analisar a utiliza??o de um herb?rio como recurso did?tico e ferramenta facilitadora ativa do aprendizado em bot?nica, aprimorando os conhecimentos sobre as esp?cies de vegetais que comp?em a flora local e familiarizar os estudantes sobre o cotidiano com as plantas. A pesquisa foi desenvolvida na turma do 3? ano do ensino m?dio, na disciplina de Biologia. Quanto aos procedimentos utilizados, a pesquisa caracterizou-se com abordagens qualitativa, explorat?ria, descritiva e dividida em tr?s etapas: 1?) aulas te?ricas e expositivas; 2?) aula de campo; 3?) produ??o de exsicatas e constru??o de um Herb?rio did?tico. Observou se uma grande aceita??o e entusiasmo dos alunos em rela??o ? produ??o das exsicatas e uso do Herb?rio e todas as etapas foram muito bem avaliadas alcan?ando as expectativas planejadas. Utilizando-se do Herb?rio como uma ferramenta did?tica, os estudantes foram capazes de alcan?ar a compreens?o de seu papel como componente da natureza e perceber a import?ncia da biodiversidade na vida cotidiana. Assim, a constru??o desse recurso did?tico pelos discentes proporcionou uma maior proximidade da flora local, favoreceu a contextualiza??o do ensino e auxiliou a aprendizagem de conceitos bot?nicos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-09-18T14:54:03Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-09-18T14:54:03Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3213 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3213 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3213/1/Estef%C3%A2nia+Gomes+da+Silva.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3213/2/Estef%C3%A2nia+Gomes+da+Silva.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2bc210d5067d859199b303872c22685f f12922af3d958e5f1d03192fe56f0345 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1797058412403490816 |