Constru??o de herb?rio com esp?cies da flora da caatinga: estrat?gia para o ensino de bot?nia em uma escola do sert?o paraibano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Estef?nia Gomes da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3213
Resumo: ? necess?rio o uso de ferramentas did?ticas para um bom aproveitamento do ensino de bot?nica, que valorize o cotidiano e conhecimentos dos estudantes sobre as plantas. Contudo, a bot?nica enfrenta problem?ticas existentes quanto ao ensino e aprendizagem devido ? ?ntima apreens?o e representa??o da realidade. Diante das dificuldades do ensino de bot?nica e necessidade de conhecer a flora nativa e brasileira, foi constru?do um Herb?rio na ECI Jo?o Cavalcanti Sula, localizada no munic?pio de Boa Ventura ? PB, Brasil. Este estudo teve como objetivo analisar a utiliza??o de um herb?rio como recurso did?tico e ferramenta facilitadora ativa do aprendizado em bot?nica, aprimorando os conhecimentos sobre as esp?cies de vegetais que comp?em a flora local e familiarizar os estudantes sobre o cotidiano com as plantas. A pesquisa foi desenvolvida na turma do 3? ano do ensino m?dio, na disciplina de Biologia. Quanto aos procedimentos utilizados, a pesquisa caracterizou-se com abordagens qualitativa, explorat?ria, descritiva e dividida em tr?s etapas: 1?) aulas te?ricas e expositivas; 2?) aula de campo; 3?) produ??o de exsicatas e constru??o de um Herb?rio did?tico. Observou se uma grande aceita??o e entusiasmo dos alunos em rela??o ? produ??o das exsicatas e uso do Herb?rio e todas as etapas foram muito bem avaliadas alcan?ando as expectativas planejadas. Utilizando-se do Herb?rio como uma ferramenta did?tica, os estudantes foram capazes de alcan?ar a compreens?o de seu papel como componente da natureza e perceber a import?ncia da biodiversidade na vida cotidiana. Assim, a constru??o desse recurso did?tico pelos discentes proporcionou uma maior proximidade da flora local, favoreceu a contextualiza??o do ensino e auxiliou a aprendizagem de conceitos bot?nicos.
id IFPB_f8e9f109565bcdf47dbdcf46d0831342
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3213
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Silva, Estef?nia Gomes da2023-09-18T14:54:03Z2023-09-18T14:54:03Z2023-09http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3213? necess?rio o uso de ferramentas did?ticas para um bom aproveitamento do ensino de bot?nica, que valorize o cotidiano e conhecimentos dos estudantes sobre as plantas. Contudo, a bot?nica enfrenta problem?ticas existentes quanto ao ensino e aprendizagem devido ? ?ntima apreens?o e representa??o da realidade. Diante das dificuldades do ensino de bot?nica e necessidade de conhecer a flora nativa e brasileira, foi constru?do um Herb?rio na ECI Jo?o Cavalcanti Sula, localizada no munic?pio de Boa Ventura ? PB, Brasil. Este estudo teve como objetivo analisar a utiliza??o de um herb?rio como recurso did?tico e ferramenta facilitadora ativa do aprendizado em bot?nica, aprimorando os conhecimentos sobre as esp?cies de vegetais que comp?em a flora local e familiarizar os estudantes sobre o cotidiano com as plantas. A pesquisa foi desenvolvida na turma do 3? ano do ensino m?dio, na disciplina de Biologia. Quanto aos procedimentos utilizados, a pesquisa caracterizou-se com abordagens qualitativa, explorat?ria, descritiva e dividida em tr?s etapas: 1?) aulas te?ricas e expositivas; 2?) aula de campo; 3?) produ??o de exsicatas e constru??o de um Herb?rio did?tico. Observou se uma grande aceita??o e entusiasmo dos alunos em rela??o ? produ??o das exsicatas e uso do Herb?rio e todas as etapas foram muito bem avaliadas alcan?ando as expectativas planejadas. Utilizando-se do Herb?rio como uma ferramenta did?tica, os estudantes foram capazes de alcan?ar a compreens?o de seu papel como componente da natureza e perceber a import?ncia da biodiversidade na vida cotidiana. Assim, a constru??o desse recurso did?tico pelos discentes proporcionou uma maior proximidade da flora local, favoreceu a contextualiza??o do ensino e auxiliou a aprendizagem de conceitos bot?nicos.Submitted by Agnaldo Jesus (agnaldo.jesus@ifpb.edu.br) on 2023-09-18T14:54:03Z No. of bitstreams: 2 Estef?nia Gomes da Silva.pdf: 474729 bytes, checksum: 2bc210d5067d859199b303872c22685f (MD5) Estef?nia Gomes da Silva.pdf: 471124 bytes, checksum: f12922af3d958e5f1d03192fe56f0345 (MD5)Made available in DSpace on 2023-09-18T14:54:03Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Estef?nia Gomes da Silva.pdf: 474729 bytes, checksum: 2bc210d5067d859199b303872c22685f (MD5) Estef?nia Gomes da Silva.pdf: 471124 bytes, checksum: f12922af3d958e5f1d03192fe56f0345 (MD5) Previous issue date: 2023-09Ci?ncias Biol?gicas. Bot?nica. Herb?rio. Material did?ticoConstru??o de herb?rio com esp?cies da flora da caatinga: estrat?gia para o ensino de bot?nia em uma escola do sert?o paraibanoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALEstef?nia Gomes da Silva.pdfEstef?nia Gomes da Silva.pdfapplication/pdf474729http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3213/1/Estef%C3%A2nia+Gomes+da+Silva.pdf2bc210d5067d859199b303872c22685fMD51Estef?nia Gomes da Silva.pdfEstef?nia Gomes da Silva.pdfapplication/pdf471124http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3213/2/Estef%C3%A2nia+Gomes+da+Silva.pdff12922af3d958e5f1d03192fe56f0345MD52177683/32132023-09-18 11:54:03.615oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3213Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-09-18T14:54:03Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Constru??o de herb?rio com esp?cies da flora da caatinga: estrat?gia para o ensino de bot?nia em uma escola do sert?o paraibano
title Constru??o de herb?rio com esp?cies da flora da caatinga: estrat?gia para o ensino de bot?nia em uma escola do sert?o paraibano
spellingShingle Constru??o de herb?rio com esp?cies da flora da caatinga: estrat?gia para o ensino de bot?nia em uma escola do sert?o paraibano
Silva, Estef?nia Gomes da
Ci?ncias Biol?gicas. Bot?nica. Herb?rio. Material did?tico
title_short Constru??o de herb?rio com esp?cies da flora da caatinga: estrat?gia para o ensino de bot?nia em uma escola do sert?o paraibano
title_full Constru??o de herb?rio com esp?cies da flora da caatinga: estrat?gia para o ensino de bot?nia em uma escola do sert?o paraibano
title_fullStr Constru??o de herb?rio com esp?cies da flora da caatinga: estrat?gia para o ensino de bot?nia em uma escola do sert?o paraibano
title_full_unstemmed Constru??o de herb?rio com esp?cies da flora da caatinga: estrat?gia para o ensino de bot?nia em uma escola do sert?o paraibano
title_sort Constru??o de herb?rio com esp?cies da flora da caatinga: estrat?gia para o ensino de bot?nia em uma escola do sert?o paraibano
author Silva, Estef?nia Gomes da
author_facet Silva, Estef?nia Gomes da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Estef?nia Gomes da
dc.subject.por.fl_str_mv Ci?ncias Biol?gicas. Bot?nica. Herb?rio. Material did?tico
topic Ci?ncias Biol?gicas. Bot?nica. Herb?rio. Material did?tico
description ? necess?rio o uso de ferramentas did?ticas para um bom aproveitamento do ensino de bot?nica, que valorize o cotidiano e conhecimentos dos estudantes sobre as plantas. Contudo, a bot?nica enfrenta problem?ticas existentes quanto ao ensino e aprendizagem devido ? ?ntima apreens?o e representa??o da realidade. Diante das dificuldades do ensino de bot?nica e necessidade de conhecer a flora nativa e brasileira, foi constru?do um Herb?rio na ECI Jo?o Cavalcanti Sula, localizada no munic?pio de Boa Ventura ? PB, Brasil. Este estudo teve como objetivo analisar a utiliza??o de um herb?rio como recurso did?tico e ferramenta facilitadora ativa do aprendizado em bot?nica, aprimorando os conhecimentos sobre as esp?cies de vegetais que comp?em a flora local e familiarizar os estudantes sobre o cotidiano com as plantas. A pesquisa foi desenvolvida na turma do 3? ano do ensino m?dio, na disciplina de Biologia. Quanto aos procedimentos utilizados, a pesquisa caracterizou-se com abordagens qualitativa, explorat?ria, descritiva e dividida em tr?s etapas: 1?) aulas te?ricas e expositivas; 2?) aula de campo; 3?) produ??o de exsicatas e constru??o de um Herb?rio did?tico. Observou se uma grande aceita??o e entusiasmo dos alunos em rela??o ? produ??o das exsicatas e uso do Herb?rio e todas as etapas foram muito bem avaliadas alcan?ando as expectativas planejadas. Utilizando-se do Herb?rio como uma ferramenta did?tica, os estudantes foram capazes de alcan?ar a compreens?o de seu papel como componente da natureza e perceber a import?ncia da biodiversidade na vida cotidiana. Assim, a constru??o desse recurso did?tico pelos discentes proporcionou uma maior proximidade da flora local, favoreceu a contextualiza??o do ensino e auxiliou a aprendizagem de conceitos bot?nicos.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-09-18T14:54:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-09-18T14:54:03Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3213
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3213
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3213/1/Estef%C3%A2nia+Gomes+da+Silva.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3213/2/Estef%C3%A2nia+Gomes+da+Silva.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2bc210d5067d859199b303872c22685f
f12922af3d958e5f1d03192fe56f0345
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1797058412403490816