Os recursos da retórica e da argumentação na constituição do texto publicitário: uma análise de dois anúncios de mídia impressa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Edilma Carvalho de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPE
Texto Completo: https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/609
Resumo: O presente artigo visa responder a seguinte questão: quais recursos da retórica e da argumentação constituem o texto publicitário de mídia impressa? A finalidade da propaganda é vender produtos, serviços e ideias e, para tanto, ela usa da persuasão a fim de mudar o comportamento do interlocutor/consumidor para que este parta para o ato do consumo. Logo, os anúncios precisam ser expressivos, criativos e objetivos, para que possam atingir seu público-alvo. Assim, o texto publicitário recorre aos recursos da linguagem, especificamente, os da retórica e os da argumentação, para cumprir seu papel. Para tanto, este trabalho tem como objetivo geral compreender os recursos da retórica e da argumentação na constituição de dois textos publicitários de mídia impressa, como também descrever e analisar os recursos da retórica e da argumentação utilizados na estrutura dos textos, para promover a persuasão. Através de uma análise documental com abordagem explicativa, identificou-se os recursos constituintes da retórica e da argumentação na construção dos anúncios publicitários, elucidando os elementos que, à luz da retórica aristotélica e da argumentação são edificadores do processo da persuasão
id IFPE_12baf2927e1eb69be1c1f3c2d1324cd8
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpe.edu.br:123456789/609
network_acronym_str IFPE
network_name_str Repositório Institucional do IFPE
repository_id_str
spelling 2022-05-20T12:27:25Z2022-05-20T12:27:25Z2021-12-13SOUZA, Edilma Carvalho de. Os recursos da retórica e da argumentação na constituição do texto publicitário: uma análise de dois anúncios de mídia impressa. 2022. 26 f. Monografia (Doutorado) - Curso de Linguagem e Práticas Sociais, Instituto Federal de Pernambuco, Garanhuns, 2022.https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/609O presente artigo visa responder a seguinte questão: quais recursos da retórica e da argumentação constituem o texto publicitário de mídia impressa? A finalidade da propaganda é vender produtos, serviços e ideias e, para tanto, ela usa da persuasão a fim de mudar o comportamento do interlocutor/consumidor para que este parta para o ato do consumo. Logo, os anúncios precisam ser expressivos, criativos e objetivos, para que possam atingir seu público-alvo. Assim, o texto publicitário recorre aos recursos da linguagem, especificamente, os da retórica e os da argumentação, para cumprir seu papel. Para tanto, este trabalho tem como objetivo geral compreender os recursos da retórica e da argumentação na constituição de dois textos publicitários de mídia impressa, como também descrever e analisar os recursos da retórica e da argumentação utilizados na estrutura dos textos, para promover a persuasão. Através de uma análise documental com abordagem explicativa, identificou-se os recursos constituintes da retórica e da argumentação na construção dos anúncios publicitários, elucidando os elementos que, à luz da retórica aristotélica e da argumentação são edificadores do processo da persuasãoThis article aims to answer the following question: which rhetorical resources constitute the advertising text of print media? The purpose of advertising is to sell products, services and ideas and, for that, it uses persuasion in order to change the behavior of the interlocutor/consumer so that he starts the act of consumption. Therefore, ads need to be expressive, creative and objective, so that they can reach their target audience. Thus, the advertising text resorts to the resources of language, specifically, those of rhetoric, in order to fulfill its role. This work has as general objective to understand the resources of rhetoric in the constitution of two advertising texts in print media and to describe and analyze the resources of rhetoric used in the structure of texts to promote persuasion. Through a documentary analysis with an explanatory approach, the resources that make up the rhetoric in the construction of advertisements were identified, elucidating the elements that, in the light of Aristotelian rhetoric, build the persuasion process.26p.ABREU, Antônio Suárez. A arte de argumentar: gerenciando razão e emoção. 13. ed. Cotia: Ateliê Editorial, 2009. ALMEIDA JUNIOR, Licinio Nascimento. Conjecturas para uma retórica do design [gráfico], 2009. Tese (Doutorado) PUC-RIO, Rio de Janeiro, 2009. CARRASCOZA, João Anzanello. A evolução do texto publicitário: a associação de palavras como elemento de sedução na publicidade. 3. ed. São Paulo: Futura, 1999. CARVALHO, Nelly de. Publicidade: a lingaguem da sedução. 3. ed., 7. impres. São Paulo: Ática, 2006. CITELLI, Adilson. Linguagem e persuasão. 16. ed., 4. impres., rev. e atual. São Paulo: Ática, 2006. (Série Princípios). FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Franscisco Platão. Lições de texto: leitura e redação. 4. ed., 2. impres. São Paulo: Ática, 2000. MARTINS, Jorge S. Redação Publicitária: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1997. MESQUITA, António Pedro (coord.). Obras completas de Aristóteles. vol VIII, tomo I. Lisboa, 2005. (Biblioteca de Autores Clássicos). REVISTA QUATRO RODAS, ed. 742., São Paulo: Abril, Fev. 2021. ROCHA, Júlio César (org.) et.al. Grandes temas de marketing: as melhores práticas para dominar mercados. Fortaleza,CE: Ponta, 2001. SANDMANN, Antônio José. A linguagem da propaganda. 7. ed. São Paulo: Contexto, 2003. (Repensando a Língua Portuguesa). SANT’ANNA, Armando. Propaganda: teoria, técnica e prática. 7. ed. 4. reinp., rev e atual. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICARetóricaPersuasão (Retórica)Anúncios - JornaisTexto publicitárioOs recursos da retórica e da argumentação na constituição do texto publicitário: uma análise de dois anúncios de mídia impressainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCarvalho, Patrícia Barreto da Silvahttp://lattes.cnpq.br/3848019007024257Carvalho, Patrícia Barreto da SilvaCortez, Joilza Xavier CortezSilva, Karla Janaína Alexandre dahttp://lattes.cnpq.br/3848019007024257http://lattes.cnpq.br/6416582391544732http://lattes.cnpq.br/5380888014695775http://lattes.cnpq.br/6000480474620805Souza, Edilma Carvalho deBrasilGaranhunsinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional do IFPEinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)instacron:IFPEORIGINALOs recursos da retórica e da argumentação na constituição do texto publicitário.pdfOs recursos da retórica e da argumentação na constituição do texto publicitário.pdfTrabalho de Conclusão de Cursoapplication/pdf875150https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/609/1/Os%20recursos%20da%20ret%c3%b3rica%20e%20da%20argumenta%c3%a7%c3%a3o%20na%20constitui%c3%a7%c3%a3o%20do%20texto%20publicit%c3%a1rio.pdfa3ad36d8792889cdf85ee4f9b659846dMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/609/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/6092022-05-20 09:27:31.466oai:repositorio.ifpe.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifpe.edu.br/oai/requestrepositorioifpe@reitoria.ifpe.edu.bropendoar:2022-05-20T12:27:31Repositório Institucional do IFPE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os recursos da retórica e da argumentação na constituição do texto publicitário: uma análise de dois anúncios de mídia impressa
title Os recursos da retórica e da argumentação na constituição do texto publicitário: uma análise de dois anúncios de mídia impressa
spellingShingle Os recursos da retórica e da argumentação na constituição do texto publicitário: uma análise de dois anúncios de mídia impressa
Souza, Edilma Carvalho de
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Retórica
Persuasão (Retórica)
Anúncios - Jornais
Texto publicitário
title_short Os recursos da retórica e da argumentação na constituição do texto publicitário: uma análise de dois anúncios de mídia impressa
title_full Os recursos da retórica e da argumentação na constituição do texto publicitário: uma análise de dois anúncios de mídia impressa
title_fullStr Os recursos da retórica e da argumentação na constituição do texto publicitário: uma análise de dois anúncios de mídia impressa
title_full_unstemmed Os recursos da retórica e da argumentação na constituição do texto publicitário: uma análise de dois anúncios de mídia impressa
title_sort Os recursos da retórica e da argumentação na constituição do texto publicitário: uma análise de dois anúncios de mídia impressa
author Souza, Edilma Carvalho de
author_facet Souza, Edilma Carvalho de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carvalho, Patrícia Barreto da Silva
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3848019007024257
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Carvalho, Patrícia Barreto da Silva
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Cortez, Joilza Xavier Cortez
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Silva, Karla Janaína Alexandre da
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3848019007024257
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6416582391544732
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5380888014695775
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6000480474620805
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Edilma Carvalho de
contributor_str_mv Carvalho, Patrícia Barreto da Silva
Carvalho, Patrícia Barreto da Silva
Cortez, Joilza Xavier Cortez
Silva, Karla Janaína Alexandre da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
topic LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Retórica
Persuasão (Retórica)
Anúncios - Jornais
Texto publicitário
dc.subject.por.fl_str_mv Retórica
Persuasão (Retórica)
Anúncios - Jornais
Texto publicitário
description O presente artigo visa responder a seguinte questão: quais recursos da retórica e da argumentação constituem o texto publicitário de mídia impressa? A finalidade da propaganda é vender produtos, serviços e ideias e, para tanto, ela usa da persuasão a fim de mudar o comportamento do interlocutor/consumidor para que este parta para o ato do consumo. Logo, os anúncios precisam ser expressivos, criativos e objetivos, para que possam atingir seu público-alvo. Assim, o texto publicitário recorre aos recursos da linguagem, especificamente, os da retórica e os da argumentação, para cumprir seu papel. Para tanto, este trabalho tem como objetivo geral compreender os recursos da retórica e da argumentação na constituição de dois textos publicitários de mídia impressa, como também descrever e analisar os recursos da retórica e da argumentação utilizados na estrutura dos textos, para promover a persuasão. Através de uma análise documental com abordagem explicativa, identificou-se os recursos constituintes da retórica e da argumentação na construção dos anúncios publicitários, elucidando os elementos que, à luz da retórica aristotélica e da argumentação são edificadores do processo da persuasão
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-12-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-20T12:27:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-20T12:27:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA, Edilma Carvalho de. Os recursos da retórica e da argumentação na constituição do texto publicitário: uma análise de dois anúncios de mídia impressa. 2022. 26 f. Monografia (Doutorado) - Curso de Linguagem e Práticas Sociais, Instituto Federal de Pernambuco, Garanhuns, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/609
identifier_str_mv SOUZA, Edilma Carvalho de. Os recursos da retórica e da argumentação na constituição do texto publicitário: uma análise de dois anúncios de mídia impressa. 2022. 26 f. Monografia (Doutorado) - Curso de Linguagem e Práticas Sociais, Instituto Federal de Pernambuco, Garanhuns, 2022.
url https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/609
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv ABREU, Antônio Suárez. A arte de argumentar: gerenciando razão e emoção. 13. ed. Cotia: Ateliê Editorial, 2009. ALMEIDA JUNIOR, Licinio Nascimento. Conjecturas para uma retórica do design [gráfico], 2009. Tese (Doutorado) PUC-RIO, Rio de Janeiro, 2009. CARRASCOZA, João Anzanello. A evolução do texto publicitário: a associação de palavras como elemento de sedução na publicidade. 3. ed. São Paulo: Futura, 1999. CARVALHO, Nelly de. Publicidade: a lingaguem da sedução. 3. ed., 7. impres. São Paulo: Ática, 2006. CITELLI, Adilson. Linguagem e persuasão. 16. ed., 4. impres., rev. e atual. São Paulo: Ática, 2006. (Série Princípios). FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Franscisco Platão. Lições de texto: leitura e redação. 4. ed., 2. impres. São Paulo: Ática, 2000. MARTINS, Jorge S. Redação Publicitária: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1997. MESQUITA, António Pedro (coord.). Obras completas de Aristóteles. vol VIII, tomo I. Lisboa, 2005. (Biblioteca de Autores Clássicos). REVISTA QUATRO RODAS, ed. 742., São Paulo: Abril, Fev. 2021. ROCHA, Júlio César (org.) et.al. Grandes temas de marketing: as melhores práticas para dominar mercados. Fortaleza,CE: Ponta, 2001. SANDMANN, Antônio José. A linguagem da propaganda. 7. ed. São Paulo: Contexto, 2003. (Repensando a Língua Portuguesa). SANT’ANNA, Armando. Propaganda: teoria, técnica e prática. 7. ed. 4. reinp., rev e atual. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 26p.
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Garanhuns
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPE
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)
instacron:IFPE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)
instacron_str IFPE
institution IFPE
reponame_str Repositório Institucional do IFPE
collection Repositório Institucional do IFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/609/1/Os%20recursos%20da%20ret%c3%b3rica%20e%20da%20argumenta%c3%a7%c3%a3o%20na%20constitui%c3%a7%c3%a3o%20do%20texto%20publicit%c3%a1rio.pdf
https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/609/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a3ad36d8792889cdf85ee4f9b659846d
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorioifpe@reitoria.ifpe.edu.br
_version_ 1797060261750767616