Os recursos da retórica e da argumentação na constituição do texto publicitário: uma análise de dois anúncios de mídia impressa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/609 |
Resumo: | O presente artigo visa responder a seguinte questão: quais recursos da retórica e da argumentação constituem o texto publicitário de mídia impressa? A finalidade da propaganda é vender produtos, serviços e ideias e, para tanto, ela usa da persuasão a fim de mudar o comportamento do interlocutor/consumidor para que este parta para o ato do consumo. Logo, os anúncios precisam ser expressivos, criativos e objetivos, para que possam atingir seu público-alvo. Assim, o texto publicitário recorre aos recursos da linguagem, especificamente, os da retórica e os da argumentação, para cumprir seu papel. Para tanto, este trabalho tem como objetivo geral compreender os recursos da retórica e da argumentação na constituição de dois textos publicitários de mídia impressa, como também descrever e analisar os recursos da retórica e da argumentação utilizados na estrutura dos textos, para promover a persuasão. Através de uma análise documental com abordagem explicativa, identificou-se os recursos constituintes da retórica e da argumentação na construção dos anúncios publicitários, elucidando os elementos que, à luz da retórica aristotélica e da argumentação são edificadores do processo da persuasão |
id |
IFPE_12baf2927e1eb69be1c1f3c2d1324cd8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpe.edu.br:123456789/609 |
network_acronym_str |
IFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPE |
repository_id_str |
|
spelling |
2022-05-20T12:27:25Z2022-05-20T12:27:25Z2021-12-13SOUZA, Edilma Carvalho de. Os recursos da retórica e da argumentação na constituição do texto publicitário: uma análise de dois anúncios de mídia impressa. 2022. 26 f. Monografia (Doutorado) - Curso de Linguagem e Práticas Sociais, Instituto Federal de Pernambuco, Garanhuns, 2022.https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/609O presente artigo visa responder a seguinte questão: quais recursos da retórica e da argumentação constituem o texto publicitário de mídia impressa? A finalidade da propaganda é vender produtos, serviços e ideias e, para tanto, ela usa da persuasão a fim de mudar o comportamento do interlocutor/consumidor para que este parta para o ato do consumo. Logo, os anúncios precisam ser expressivos, criativos e objetivos, para que possam atingir seu público-alvo. Assim, o texto publicitário recorre aos recursos da linguagem, especificamente, os da retórica e os da argumentação, para cumprir seu papel. Para tanto, este trabalho tem como objetivo geral compreender os recursos da retórica e da argumentação na constituição de dois textos publicitários de mídia impressa, como também descrever e analisar os recursos da retórica e da argumentação utilizados na estrutura dos textos, para promover a persuasão. Através de uma análise documental com abordagem explicativa, identificou-se os recursos constituintes da retórica e da argumentação na construção dos anúncios publicitários, elucidando os elementos que, à luz da retórica aristotélica e da argumentação são edificadores do processo da persuasãoThis article aims to answer the following question: which rhetorical resources constitute the advertising text of print media? The purpose of advertising is to sell products, services and ideas and, for that, it uses persuasion in order to change the behavior of the interlocutor/consumer so that he starts the act of consumption. Therefore, ads need to be expressive, creative and objective, so that they can reach their target audience. Thus, the advertising text resorts to the resources of language, specifically, those of rhetoric, in order to fulfill its role. This work has as general objective to understand the resources of rhetoric in the constitution of two advertising texts in print media and to describe and analyze the resources of rhetoric used in the structure of texts to promote persuasion. Through a documentary analysis with an explanatory approach, the resources that make up the rhetoric in the construction of advertisements were identified, elucidating the elements that, in the light of Aristotelian rhetoric, build the persuasion process.26p.ABREU, Antônio Suárez. A arte de argumentar: gerenciando razão e emoção. 13. ed. Cotia: Ateliê Editorial, 2009. ALMEIDA JUNIOR, Licinio Nascimento. Conjecturas para uma retórica do design [gráfico], 2009. Tese (Doutorado) PUC-RIO, Rio de Janeiro, 2009. CARRASCOZA, João Anzanello. A evolução do texto publicitário: a associação de palavras como elemento de sedução na publicidade. 3. ed. São Paulo: Futura, 1999. CARVALHO, Nelly de. Publicidade: a lingaguem da sedução. 3. ed., 7. impres. São Paulo: Ática, 2006. CITELLI, Adilson. Linguagem e persuasão. 16. ed., 4. impres., rev. e atual. São Paulo: Ática, 2006. (Série Princípios). FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Franscisco Platão. Lições de texto: leitura e redação. 4. ed., 2. impres. São Paulo: Ática, 2000. MARTINS, Jorge S. Redação Publicitária: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1997. MESQUITA, António Pedro (coord.). Obras completas de Aristóteles. vol VIII, tomo I. Lisboa, 2005. (Biblioteca de Autores Clássicos). REVISTA QUATRO RODAS, ed. 742., São Paulo: Abril, Fev. 2021. ROCHA, Júlio César (org.) et.al. Grandes temas de marketing: as melhores práticas para dominar mercados. Fortaleza,CE: Ponta, 2001. SANDMANN, Antônio José. A linguagem da propaganda. 7. ed. São Paulo: Contexto, 2003. (Repensando a Língua Portuguesa). SANT’ANNA, Armando. Propaganda: teoria, técnica e prática. 7. ed. 4. reinp., rev e atual. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICARetóricaPersuasão (Retórica)Anúncios - JornaisTexto publicitárioOs recursos da retórica e da argumentação na constituição do texto publicitário: uma análise de dois anúncios de mídia impressainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCarvalho, Patrícia Barreto da Silvahttp://lattes.cnpq.br/3848019007024257Carvalho, Patrícia Barreto da SilvaCortez, Joilza Xavier CortezSilva, Karla Janaína Alexandre dahttp://lattes.cnpq.br/3848019007024257http://lattes.cnpq.br/6416582391544732http://lattes.cnpq.br/5380888014695775http://lattes.cnpq.br/6000480474620805Souza, Edilma Carvalho deBrasilGaranhunsinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional do IFPEinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)instacron:IFPEORIGINALOs recursos da retórica e da argumentação na constituição do texto publicitário.pdfOs recursos da retórica e da argumentação na constituição do texto publicitário.pdfTrabalho de Conclusão de Cursoapplication/pdf875150https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/609/1/Os%20recursos%20da%20ret%c3%b3rica%20e%20da%20argumenta%c3%a7%c3%a3o%20na%20constitui%c3%a7%c3%a3o%20do%20texto%20publicit%c3%a1rio.pdfa3ad36d8792889cdf85ee4f9b659846dMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/609/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/6092022-05-20 09:27:31.466oai:repositorio.ifpe.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifpe.edu.br/oai/requestrepositorioifpe@reitoria.ifpe.edu.bropendoar:2022-05-20T12:27:31Repositório Institucional do IFPE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Os recursos da retórica e da argumentação na constituição do texto publicitário: uma análise de dois anúncios de mídia impressa |
title |
Os recursos da retórica e da argumentação na constituição do texto publicitário: uma análise de dois anúncios de mídia impressa |
spellingShingle |
Os recursos da retórica e da argumentação na constituição do texto publicitário: uma análise de dois anúncios de mídia impressa Souza, Edilma Carvalho de LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA Retórica Persuasão (Retórica) Anúncios - Jornais Texto publicitário |
title_short |
Os recursos da retórica e da argumentação na constituição do texto publicitário: uma análise de dois anúncios de mídia impressa |
title_full |
Os recursos da retórica e da argumentação na constituição do texto publicitário: uma análise de dois anúncios de mídia impressa |
title_fullStr |
Os recursos da retórica e da argumentação na constituição do texto publicitário: uma análise de dois anúncios de mídia impressa |
title_full_unstemmed |
Os recursos da retórica e da argumentação na constituição do texto publicitário: uma análise de dois anúncios de mídia impressa |
title_sort |
Os recursos da retórica e da argumentação na constituição do texto publicitário: uma análise de dois anúncios de mídia impressa |
author |
Souza, Edilma Carvalho de |
author_facet |
Souza, Edilma Carvalho de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carvalho, Patrícia Barreto da Silva |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3848019007024257 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Carvalho, Patrícia Barreto da Silva |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Cortez, Joilza Xavier Cortez |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Silva, Karla Janaína Alexandre da |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3848019007024257 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6416582391544732 |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5380888014695775 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6000480474620805 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Edilma Carvalho de |
contributor_str_mv |
Carvalho, Patrícia Barreto da Silva Carvalho, Patrícia Barreto da Silva Cortez, Joilza Xavier Cortez Silva, Karla Janaína Alexandre da |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
topic |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA Retórica Persuasão (Retórica) Anúncios - Jornais Texto publicitário |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Retórica Persuasão (Retórica) Anúncios - Jornais Texto publicitário |
description |
O presente artigo visa responder a seguinte questão: quais recursos da retórica e da argumentação constituem o texto publicitário de mídia impressa? A finalidade da propaganda é vender produtos, serviços e ideias e, para tanto, ela usa da persuasão a fim de mudar o comportamento do interlocutor/consumidor para que este parta para o ato do consumo. Logo, os anúncios precisam ser expressivos, criativos e objetivos, para que possam atingir seu público-alvo. Assim, o texto publicitário recorre aos recursos da linguagem, especificamente, os da retórica e os da argumentação, para cumprir seu papel. Para tanto, este trabalho tem como objetivo geral compreender os recursos da retórica e da argumentação na constituição de dois textos publicitários de mídia impressa, como também descrever e analisar os recursos da retórica e da argumentação utilizados na estrutura dos textos, para promover a persuasão. Através de uma análise documental com abordagem explicativa, identificou-se os recursos constituintes da retórica e da argumentação na construção dos anúncios publicitários, elucidando os elementos que, à luz da retórica aristotélica e da argumentação são edificadores do processo da persuasão |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-12-13 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-05-20T12:27:25Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-05-20T12:27:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SOUZA, Edilma Carvalho de. Os recursos da retórica e da argumentação na constituição do texto publicitário: uma análise de dois anúncios de mídia impressa. 2022. 26 f. Monografia (Doutorado) - Curso de Linguagem e Práticas Sociais, Instituto Federal de Pernambuco, Garanhuns, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/609 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Edilma Carvalho de. Os recursos da retórica e da argumentação na constituição do texto publicitário: uma análise de dois anúncios de mídia impressa. 2022. 26 f. Monografia (Doutorado) - Curso de Linguagem e Práticas Sociais, Instituto Federal de Pernambuco, Garanhuns, 2022. |
url |
https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/609 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
ABREU, Antônio Suárez. A arte de argumentar: gerenciando razão e emoção. 13. ed. Cotia: Ateliê Editorial, 2009. ALMEIDA JUNIOR, Licinio Nascimento. Conjecturas para uma retórica do design [gráfico], 2009. Tese (Doutorado) PUC-RIO, Rio de Janeiro, 2009. CARRASCOZA, João Anzanello. A evolução do texto publicitário: a associação de palavras como elemento de sedução na publicidade. 3. ed. São Paulo: Futura, 1999. CARVALHO, Nelly de. Publicidade: a lingaguem da sedução. 3. ed., 7. impres. São Paulo: Ática, 2006. CITELLI, Adilson. Linguagem e persuasão. 16. ed., 4. impres., rev. e atual. São Paulo: Ática, 2006. (Série Princípios). FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Franscisco Platão. Lições de texto: leitura e redação. 4. ed., 2. impres. São Paulo: Ática, 2000. MARTINS, Jorge S. Redação Publicitária: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1997. MESQUITA, António Pedro (coord.). Obras completas de Aristóteles. vol VIII, tomo I. Lisboa, 2005. (Biblioteca de Autores Clássicos). REVISTA QUATRO RODAS, ed. 742., São Paulo: Abril, Fev. 2021. ROCHA, Júlio César (org.) et.al. Grandes temas de marketing: as melhores práticas para dominar mercados. Fortaleza,CE: Ponta, 2001. SANDMANN, Antônio José. A linguagem da propaganda. 7. ed. São Paulo: Contexto, 2003. (Repensando a Língua Portuguesa). SANT’ANNA, Armando. Propaganda: teoria, técnica e prática. 7. ed. 4. reinp., rev e atual. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
26p. |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Garanhuns |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPE instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) instacron:IFPE |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) |
instacron_str |
IFPE |
institution |
IFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPE |
collection |
Repositório Institucional do IFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/609/1/Os%20recursos%20da%20ret%c3%b3rica%20e%20da%20argumenta%c3%a7%c3%a3o%20na%20constitui%c3%a7%c3%a3o%20do%20texto%20publicit%c3%a1rio.pdf https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/609/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a3ad36d8792889cdf85ee4f9b659846d 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorioifpe@reitoria.ifpe.edu.br |
_version_ |
1797060261750767616 |