PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UM PROJETO DE EDUCAÇÃO PÚBLICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LAGARES, ROSILENE
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: ALMEIDA, GREICE QUELE MESQUITA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/13164
Resumo: Assentado em referencial bibliográfico, este artigo ocupa-se com a temática da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). Objetiva discorrer a respeito da PHC, tomando elementos de sua trajetória histórico-conceitual constituída a partir das ideias do intelectual militante Dermeval Saviani, desde o final da década de 1970, até a conquista de seu caráter coletivo, em um movimento de construção de uma teoria de pedagogia crítica da relação escola-sociedade. Abordam-se aspectos históricos, filosóficos, psicológicos, econômicos, político-sociais e metodológicos constitutivos dessa teoria contra hegemônica, uma possibilidade para o trabalho educativo a ser desenvolvido na escola pública, para atender as especificidades da classe trabalhadora. Um caminho necessário a ser percorrido pelos profissionais da educação. Uma teoria que tem como um de seus pressupostos fundamentais a defesa do domínio do conhecimento clássico, do currículo como instrumento de luta contra as armas empregadas pela classe dominante. A PHC sustenta, então, um projeto de educação e de escola pública.
id IFRN-3_3b4544790467e2acda3c6bb7063cf9a2
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/13164
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UM PROJETO DE EDUCAÇÃO PÚBLICAEducaçãoPolítica educacionalEscola públicaMaterialismo históricoPráxis revolucionária.Assentado em referencial bibliográfico, este artigo ocupa-se com a temática da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). Objetiva discorrer a respeito da PHC, tomando elementos de sua trajetória histórico-conceitual constituída a partir das ideias do intelectual militante Dermeval Saviani, desde o final da década de 1970, até a conquista de seu caráter coletivo, em um movimento de construção de uma teoria de pedagogia crítica da relação escola-sociedade. Abordam-se aspectos históricos, filosóficos, psicológicos, econômicos, político-sociais e metodológicos constitutivos dessa teoria contra hegemônica, uma possibilidade para o trabalho educativo a ser desenvolvido na escola pública, para atender as especificidades da classe trabalhadora. Um caminho necessário a ser percorrido pelos profissionais da educação. Uma teoria que tem como um de seus pressupostos fundamentais a defesa do domínio do conhecimento clássico, do currículo como instrumento de luta contra as armas empregadas pela classe dominante. A PHC sustenta, então, um projeto de educação e de escola pública.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2021-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1316410.15628/holos.2021.13164HOLOS; v. 8 (2021); 1-131807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/13164/pdfCopyright (c) 2021 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessLAGARES, ROSILENEALMEIDA, GREICE QUELE MESQUITA2022-04-29T10:54:47Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/13164Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-04-29T10:54:47Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UM PROJETO DE EDUCAÇÃO PÚBLICA
title PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UM PROJETO DE EDUCAÇÃO PÚBLICA
spellingShingle PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UM PROJETO DE EDUCAÇÃO PÚBLICA
LAGARES, ROSILENE
Educação
Política educacional
Escola pública
Materialismo histórico
Práxis revolucionária.
title_short PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UM PROJETO DE EDUCAÇÃO PÚBLICA
title_full PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UM PROJETO DE EDUCAÇÃO PÚBLICA
title_fullStr PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UM PROJETO DE EDUCAÇÃO PÚBLICA
title_full_unstemmed PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UM PROJETO DE EDUCAÇÃO PÚBLICA
title_sort PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UM PROJETO DE EDUCAÇÃO PÚBLICA
author LAGARES, ROSILENE
author_facet LAGARES, ROSILENE
ALMEIDA, GREICE QUELE MESQUITA
author_role author
author2 ALMEIDA, GREICE QUELE MESQUITA
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv LAGARES, ROSILENE
ALMEIDA, GREICE QUELE MESQUITA
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Política educacional
Escola pública
Materialismo histórico
Práxis revolucionária.
topic Educação
Política educacional
Escola pública
Materialismo histórico
Práxis revolucionária.
description Assentado em referencial bibliográfico, este artigo ocupa-se com a temática da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). Objetiva discorrer a respeito da PHC, tomando elementos de sua trajetória histórico-conceitual constituída a partir das ideias do intelectual militante Dermeval Saviani, desde o final da década de 1970, até a conquista de seu caráter coletivo, em um movimento de construção de uma teoria de pedagogia crítica da relação escola-sociedade. Abordam-se aspectos históricos, filosóficos, psicológicos, econômicos, político-sociais e metodológicos constitutivos dessa teoria contra hegemônica, uma possibilidade para o trabalho educativo a ser desenvolvido na escola pública, para atender as especificidades da classe trabalhadora. Um caminho necessário a ser percorrido pelos profissionais da educação. Uma teoria que tem como um de seus pressupostos fundamentais a defesa do domínio do conhecimento clássico, do currículo como instrumento de luta contra as armas empregadas pela classe dominante. A PHC sustenta, então, um projeto de educação e de escola pública.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/13164
10.15628/holos.2021.13164
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/13164
identifier_str_mv 10.15628/holos.2021.13164
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/13164/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 8 (2021); 1-13
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1752129799400194048