PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UM PROJETO DE EDUCAÇÃO PÚBLICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/13164 |
Resumo: | Assentado em referencial bibliográfico, este artigo ocupa-se com a temática da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). Objetiva discorrer a respeito da PHC, tomando elementos de sua trajetória histórico-conceitual constituída a partir das ideias do intelectual militante Dermeval Saviani, desde o final da década de 1970, até a conquista de seu caráter coletivo, em um movimento de construção de uma teoria de pedagogia crítica da relação escola-sociedade. Abordam-se aspectos históricos, filosóficos, psicológicos, econômicos, político-sociais e metodológicos constitutivos dessa teoria contra hegemônica, uma possibilidade para o trabalho educativo a ser desenvolvido na escola pública, para atender as especificidades da classe trabalhadora. Um caminho necessário a ser percorrido pelos profissionais da educação. Uma teoria que tem como um de seus pressupostos fundamentais a defesa do domínio do conhecimento clássico, do currículo como instrumento de luta contra as armas empregadas pela classe dominante. A PHC sustenta, então, um projeto de educação e de escola pública. |
id |
IFRN-3_3b4544790467e2acda3c6bb7063cf9a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/13164 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UM PROJETO DE EDUCAÇÃO PÚBLICAEducaçãoPolítica educacionalEscola públicaMaterialismo históricoPráxis revolucionária.Assentado em referencial bibliográfico, este artigo ocupa-se com a temática da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). Objetiva discorrer a respeito da PHC, tomando elementos de sua trajetória histórico-conceitual constituída a partir das ideias do intelectual militante Dermeval Saviani, desde o final da década de 1970, até a conquista de seu caráter coletivo, em um movimento de construção de uma teoria de pedagogia crítica da relação escola-sociedade. Abordam-se aspectos históricos, filosóficos, psicológicos, econômicos, político-sociais e metodológicos constitutivos dessa teoria contra hegemônica, uma possibilidade para o trabalho educativo a ser desenvolvido na escola pública, para atender as especificidades da classe trabalhadora. Um caminho necessário a ser percorrido pelos profissionais da educação. Uma teoria que tem como um de seus pressupostos fundamentais a defesa do domínio do conhecimento clássico, do currículo como instrumento de luta contra as armas empregadas pela classe dominante. A PHC sustenta, então, um projeto de educação e de escola pública.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2021-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1316410.15628/holos.2021.13164HOLOS; v. 8 (2021); 1-131807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/13164/pdfCopyright (c) 2021 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessLAGARES, ROSILENEALMEIDA, GREICE QUELE MESQUITA2022-04-29T10:54:47Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/13164Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-04-29T10:54:47Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UM PROJETO DE EDUCAÇÃO PÚBLICA |
title |
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UM PROJETO DE EDUCAÇÃO PÚBLICA |
spellingShingle |
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UM PROJETO DE EDUCAÇÃO PÚBLICA LAGARES, ROSILENE Educação Política educacional Escola pública Materialismo histórico Práxis revolucionária. |
title_short |
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UM PROJETO DE EDUCAÇÃO PÚBLICA |
title_full |
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UM PROJETO DE EDUCAÇÃO PÚBLICA |
title_fullStr |
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UM PROJETO DE EDUCAÇÃO PÚBLICA |
title_full_unstemmed |
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UM PROJETO DE EDUCAÇÃO PÚBLICA |
title_sort |
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UM PROJETO DE EDUCAÇÃO PÚBLICA |
author |
LAGARES, ROSILENE |
author_facet |
LAGARES, ROSILENE ALMEIDA, GREICE QUELE MESQUITA |
author_role |
author |
author2 |
ALMEIDA, GREICE QUELE MESQUITA |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LAGARES, ROSILENE ALMEIDA, GREICE QUELE MESQUITA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Política educacional Escola pública Materialismo histórico Práxis revolucionária. |
topic |
Educação Política educacional Escola pública Materialismo histórico Práxis revolucionária. |
description |
Assentado em referencial bibliográfico, este artigo ocupa-se com a temática da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). Objetiva discorrer a respeito da PHC, tomando elementos de sua trajetória histórico-conceitual constituída a partir das ideias do intelectual militante Dermeval Saviani, desde o final da década de 1970, até a conquista de seu caráter coletivo, em um movimento de construção de uma teoria de pedagogia crítica da relação escola-sociedade. Abordam-se aspectos históricos, filosóficos, psicológicos, econômicos, político-sociais e metodológicos constitutivos dessa teoria contra hegemônica, uma possibilidade para o trabalho educativo a ser desenvolvido na escola pública, para atender as especificidades da classe trabalhadora. Um caminho necessário a ser percorrido pelos profissionais da educação. Uma teoria que tem como um de seus pressupostos fundamentais a defesa do domínio do conhecimento clássico, do currículo como instrumento de luta contra as armas empregadas pela classe dominante. A PHC sustenta, então, um projeto de educação e de escola pública. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/13164 10.15628/holos.2021.13164 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/13164 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2021.13164 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/13164/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 8 (2021); 1-13 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1752129799400194048 |