VIOLÊNCIA ESCOLAR FRENTE À JUDICIALIZAÇÃO: UM ESTUDO EM ESCOLAS DE CASCAVEL - PR
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6936 |
Resumo: | Este artigo apresenta alguns resultados de uma pesquisa realizada no Programa de Pós–Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE cujo escopo foi o de analisar as relações entre a escola, o Conselho Tutelar e o Poder Judiciário nos casos de judicialização de violência escolar. Os dados foram coletados em 10 escolas da rede pública municipal de ensino de Cascavel e 10 escolas estaduais, sendo que metade das escolas foram indicadas pelo Conselho Tutelar da Região Leste e a outra metade pelo da Região Oeste cujo critério de inclusão foram as escolas com maior incidência de violências registradas em cada um destes órgãos. Entrevistou-se diretores e coordenadores pedagógicos de cada uma destas 20 escolas com vistas a identificar os casos de violência e os critérios adotados para os encaminhamentos ao Conselho Tutelar, bem como a qualidade da interação entre estas instituições e quais os efeitos dos casos encaminhados ao Poder Judiciário, quando do retorno desses alunos à escola. Foram, também, entrevistados os Conselheiros responsáveis de cada região do município de Cascavel, objetivando apreender suas percepções a respeito das atuações das escolas nos episódios de violência, quais as providências por eles tomadas ao receberem esses casos e quais os efeitos dessas providências em relação à resolução do problema. |
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VIOLÊNCIA ESCOLAR FRENTE À JUDICIALIZAÇÃO: UM ESTUDO EM ESCOLAS DE CASCAVEL - PRConselho TutelarViolência EscolarJudicializaçãoEste artigo apresenta alguns resultados de uma pesquisa realizada no Programa de Pós–Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE cujo escopo foi o de analisar as relações entre a escola, o Conselho Tutelar e o Poder Judiciário nos casos de judicialização de violência escolar. Os dados foram coletados em 10 escolas da rede pública municipal de ensino de Cascavel e 10 escolas estaduais, sendo que metade das escolas foram indicadas pelo Conselho Tutelar da Região Leste e a outra metade pelo da Região Oeste cujo critério de inclusão foram as escolas com maior incidência de violências registradas em cada um destes órgãos. Entrevistou-se diretores e coordenadores pedagógicos de cada uma destas 20 escolas com vistas a identificar os casos de violência e os critérios adotados para os encaminhamentos ao Conselho Tutelar, bem como a qualidade da interação entre estas instituições e quais os efeitos dos casos encaminhados ao Poder Judiciário, quando do retorno desses alunos à escola. Foram, também, entrevistados os Conselheiros responsáveis de cada região do município de Cascavel, objetivando apreender suas percepções a respeito das atuações das escolas nos episódios de violência, quais as providências por eles tomadas ao receberem esses casos e quais os efeitos dessas providências em relação à resolução do problema.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2020-02-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/693610.15628/holos.2020.6936HOLOS; v. 1 (2020); 1-121807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6936/pdfCopyright (c) 2020 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessKalil Saffe de Araújo Filho, IsmaelMaria Rechia Schroeder, TâniaBarcelos de Moura Abreu, CláudiaLopes Alves, Fabio2022-05-01T19:17:26Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/6936Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:17:26Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
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