TRAJETÓRIA DO ENSINO MÉDIO E DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5753 |
Resumo: | Nesse artigo, delineia-se o percurso histórico do Ensino Médio e da Educação Profissional no Brasil. Buscou-se conhecer como o Ensino Médio e a Educação Profissional foram institucionalizados no Brasil a partir da seguinte questão: Como o Ensino Médio e a Educação Profissional vêm se constituindo ao longo da história da educação brasileira? Para responder ao questionamento realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa na qual foi dado enfoque histórico, partindo-se de análise documental e bibliográfica. Considerou-se ainda, aspectos vinculados à Educação Profissional em suas interações e influências socioculturais e econômicas, tais como: a relação trabalho, educação e sociedade e a divisão social do trabalho. A partir do que foi pesquisado percebeu-se, com ênfase na trajetória da Educação Profissional e do Ensino Médio, mudanças que foram efetivadas dentro de um processo histórico diversificado que acompanha um conjunto de aspectos sociais, econômicos, políticos e educacionais em âmbito nacional e internacional em um mundo globalizado. Diante do que foi discutido ao longo do texto, defende-se uma Educação Profissional de forma integrada à Educação Básica. Um tipo de ensino que permita a integração do ensino científico, produzido e acumulado historicamente, com a formação profissional. Dessa forma, quem sabe? Exista uma educação que interesse à classe trabalhadora; uma formação que não seja apenas técnica, mas que garanta uma formação humana integral. Para tanto, torna-se inevitável às políticas e reformas educacionais, mas que estas tentem ultrapassar as barreiras que impedem uma educação científica e tecnológica integrada culturalmente ao momento histórico vivenciado no século XXI. |
id |
IFRN-3_97a8633fe1bb98c56132439942eba7f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/5753 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
TRAJETÓRIA DO ENSINO MÉDIO E DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASILHistória da EducaçãoEnsino MédioEducação Profissional.Nesse artigo, delineia-se o percurso histórico do Ensino Médio e da Educação Profissional no Brasil. Buscou-se conhecer como o Ensino Médio e a Educação Profissional foram institucionalizados no Brasil a partir da seguinte questão: Como o Ensino Médio e a Educação Profissional vêm se constituindo ao longo da história da educação brasileira? Para responder ao questionamento realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa na qual foi dado enfoque histórico, partindo-se de análise documental e bibliográfica. Considerou-se ainda, aspectos vinculados à Educação Profissional em suas interações e influências socioculturais e econômicas, tais como: a relação trabalho, educação e sociedade e a divisão social do trabalho. A partir do que foi pesquisado percebeu-se, com ênfase na trajetória da Educação Profissional e do Ensino Médio, mudanças que foram efetivadas dentro de um processo histórico diversificado que acompanha um conjunto de aspectos sociais, econômicos, políticos e educacionais em âmbito nacional e internacional em um mundo globalizado. Diante do que foi discutido ao longo do texto, defende-se uma Educação Profissional de forma integrada à Educação Básica. Um tipo de ensino que permita a integração do ensino científico, produzido e acumulado historicamente, com a formação profissional. Dessa forma, quem sabe? Exista uma educação que interesse à classe trabalhadora; uma formação que não seja apenas técnica, mas que garanta uma formação humana integral. Para tanto, torna-se inevitável às políticas e reformas educacionais, mas que estas tentem ultrapassar as barreiras que impedem uma educação científica e tecnológica integrada culturalmente ao momento histórico vivenciado no século XXI. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2017-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/575310.15628/holos.2017.5753HOLOS; v. 3 (2017); 164-1751807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5753/pdfCopyright (c) 2017 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Francisca NatáliaLima, Erika Roberta SilvaSilva, Lenina Lopes Soares2022-05-01T20:18:32Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/5753Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:18:32Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TRAJETÓRIA DO ENSINO MÉDIO E DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL |
title |
TRAJETÓRIA DO ENSINO MÉDIO E DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL |
spellingShingle |
TRAJETÓRIA DO ENSINO MÉDIO E DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL Silva, Francisca Natália História da Educação Ensino Médio Educação Profissional. |
title_short |
TRAJETÓRIA DO ENSINO MÉDIO E DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL |
title_full |
TRAJETÓRIA DO ENSINO MÉDIO E DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL |
title_fullStr |
TRAJETÓRIA DO ENSINO MÉDIO E DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL |
title_full_unstemmed |
TRAJETÓRIA DO ENSINO MÉDIO E DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL |
title_sort |
TRAJETÓRIA DO ENSINO MÉDIO E DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL |
author |
Silva, Francisca Natália |
author_facet |
Silva, Francisca Natália Lima, Erika Roberta Silva Silva, Lenina Lopes Soares |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Erika Roberta Silva Silva, Lenina Lopes Soares |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Francisca Natália Lima, Erika Roberta Silva Silva, Lenina Lopes Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Educação Ensino Médio Educação Profissional. |
topic |
História da Educação Ensino Médio Educação Profissional. |
description |
Nesse artigo, delineia-se o percurso histórico do Ensino Médio e da Educação Profissional no Brasil. Buscou-se conhecer como o Ensino Médio e a Educação Profissional foram institucionalizados no Brasil a partir da seguinte questão: Como o Ensino Médio e a Educação Profissional vêm se constituindo ao longo da história da educação brasileira? Para responder ao questionamento realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa na qual foi dado enfoque histórico, partindo-se de análise documental e bibliográfica. Considerou-se ainda, aspectos vinculados à Educação Profissional em suas interações e influências socioculturais e econômicas, tais como: a relação trabalho, educação e sociedade e a divisão social do trabalho. A partir do que foi pesquisado percebeu-se, com ênfase na trajetória da Educação Profissional e do Ensino Médio, mudanças que foram efetivadas dentro de um processo histórico diversificado que acompanha um conjunto de aspectos sociais, econômicos, políticos e educacionais em âmbito nacional e internacional em um mundo globalizado. Diante do que foi discutido ao longo do texto, defende-se uma Educação Profissional de forma integrada à Educação Básica. Um tipo de ensino que permita a integração do ensino científico, produzido e acumulado historicamente, com a formação profissional. Dessa forma, quem sabe? Exista uma educação que interesse à classe trabalhadora; uma formação que não seja apenas técnica, mas que garanta uma formação humana integral. Para tanto, torna-se inevitável às políticas e reformas educacionais, mas que estas tentem ultrapassar as barreiras que impedem uma educação científica e tecnológica integrada culturalmente ao momento histórico vivenciado no século XXI. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5753 10.15628/holos.2017.5753 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5753 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2017.5753 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5753/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 3 (2017); 164-175 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951623322501120 |