ANÁLISE PEDAGÓGICA DAS PROVAS DISCURSIVAS DE MATEMÁTICA E QUÍMICA DO VESTIBULAR DA UFRN

Bibliographic Details
Main Author: Pereira, José Everaldo
Publication Date: 2012
Other Authors: Uehara, Fabia Maria Gomes, Núñez, Isauro Beltran
Format: Article
Language: por
Source: Holos
Download full: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/878
Summary: Esse trabalho é um recorte do livro “Aprendendo com o Vestibular da UFRN”, no qual investigamos os erros e dificuldades de aprendizagem nas questões objetivas e discursivas das provas de Química, Biologia, Física e Matemática do processo seletivo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Apresentamos, neste estudo, uma análise do desempenho dos candidatos nas questões discursivas de Matemática e Química em que estes obtiveram as menores notas, buscando conhecer quais os processos mentais e as habilidades que mobilizam os conceitos, as dificuldades e as concepções alternativas associadas às aprendizagens. A análise dos erros e dificuldades de aprendizagem dos candidatos pode ser uma via para a desmistificação de algumas das concepções do senso comum pedagógico de professores de Ciências e de Matemática, que admitem como natural o fracasso na aprendizagem dessas disciplinas. Entendemos que as dificuldades devem ser objeto de uma reflexão crítica, para que, relacionadas com as dificuldades próprias da natureza das disciplinas, possam levantar hipóteses sobre as causas dos erros cometidos pelos estudantes. Quando tomadas como objeto de estudo, essas informações possibilitam aos estudantes aprenderem com os erros; e, aos professores, ensinarem orientados para reconhecer o erro como necessário durante o processo de aprendizagem. Esse tipo de análise é fundamental quando se pensa no caráter formativo do vestibular, não se percebendo este apenas como um processo de seleção dos candidatos que conseguem conquistar uma vaga na UFRN.
id IFRN-3_9ebf0d6ab9e9b11d877b9e75f14f9f14
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/878
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling ANÁLISE PEDAGÓGICA DAS PROVAS DISCURSIVAS DE MATEMÁTICA E QUÍMICA DO VESTIBULAR DA UFRNEsse trabalho é um recorte do livro “Aprendendo com o Vestibular da UFRN”, no qual investigamos os erros e dificuldades de aprendizagem nas questões objetivas e discursivas das provas de Química, Biologia, Física e Matemática do processo seletivo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Apresentamos, neste estudo, uma análise do desempenho dos candidatos nas questões discursivas de Matemática e Química em que estes obtiveram as menores notas, buscando conhecer quais os processos mentais e as habilidades que mobilizam os conceitos, as dificuldades e as concepções alternativas associadas às aprendizagens. A análise dos erros e dificuldades de aprendizagem dos candidatos pode ser uma via para a desmistificação de algumas das concepções do senso comum pedagógico de professores de Ciências e de Matemática, que admitem como natural o fracasso na aprendizagem dessas disciplinas. Entendemos que as dificuldades devem ser objeto de uma reflexão crítica, para que, relacionadas com as dificuldades próprias da natureza das disciplinas, possam levantar hipóteses sobre as causas dos erros cometidos pelos estudantes. Quando tomadas como objeto de estudo, essas informações possibilitam aos estudantes aprenderem com os erros; e, aos professores, ensinarem orientados para reconhecer o erro como necessário durante o processo de aprendizagem. Esse tipo de análise é fundamental quando se pensa no caráter formativo do vestibular, não se percebendo este apenas como um processo de seleção dos candidatos que conseguem conquistar uma vaga na UFRN.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2012-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/87810.15628/holos.2012.878HOLOS; v. 3 (2012); 172-1831807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/878/565Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, José EveraldoUehara, Fabia Maria GomesNúñez, Isauro Beltran2022-05-01T20:38:31Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/878Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:38:31Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE PEDAGÓGICA DAS PROVAS DISCURSIVAS DE MATEMÁTICA E QUÍMICA DO VESTIBULAR DA UFRN
title ANÁLISE PEDAGÓGICA DAS PROVAS DISCURSIVAS DE MATEMÁTICA E QUÍMICA DO VESTIBULAR DA UFRN
spellingShingle ANÁLISE PEDAGÓGICA DAS PROVAS DISCURSIVAS DE MATEMÁTICA E QUÍMICA DO VESTIBULAR DA UFRN
Pereira, José Everaldo
title_short ANÁLISE PEDAGÓGICA DAS PROVAS DISCURSIVAS DE MATEMÁTICA E QUÍMICA DO VESTIBULAR DA UFRN
title_full ANÁLISE PEDAGÓGICA DAS PROVAS DISCURSIVAS DE MATEMÁTICA E QUÍMICA DO VESTIBULAR DA UFRN
title_fullStr ANÁLISE PEDAGÓGICA DAS PROVAS DISCURSIVAS DE MATEMÁTICA E QUÍMICA DO VESTIBULAR DA UFRN
title_full_unstemmed ANÁLISE PEDAGÓGICA DAS PROVAS DISCURSIVAS DE MATEMÁTICA E QUÍMICA DO VESTIBULAR DA UFRN
title_sort ANÁLISE PEDAGÓGICA DAS PROVAS DISCURSIVAS DE MATEMÁTICA E QUÍMICA DO VESTIBULAR DA UFRN
author Pereira, José Everaldo
author_facet Pereira, José Everaldo
Uehara, Fabia Maria Gomes
Núñez, Isauro Beltran
author_role author
author2 Uehara, Fabia Maria Gomes
Núñez, Isauro Beltran
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, José Everaldo
Uehara, Fabia Maria Gomes
Núñez, Isauro Beltran
description Esse trabalho é um recorte do livro “Aprendendo com o Vestibular da UFRN”, no qual investigamos os erros e dificuldades de aprendizagem nas questões objetivas e discursivas das provas de Química, Biologia, Física e Matemática do processo seletivo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Apresentamos, neste estudo, uma análise do desempenho dos candidatos nas questões discursivas de Matemática e Química em que estes obtiveram as menores notas, buscando conhecer quais os processos mentais e as habilidades que mobilizam os conceitos, as dificuldades e as concepções alternativas associadas às aprendizagens. A análise dos erros e dificuldades de aprendizagem dos candidatos pode ser uma via para a desmistificação de algumas das concepções do senso comum pedagógico de professores de Ciências e de Matemática, que admitem como natural o fracasso na aprendizagem dessas disciplinas. Entendemos que as dificuldades devem ser objeto de uma reflexão crítica, para que, relacionadas com as dificuldades próprias da natureza das disciplinas, possam levantar hipóteses sobre as causas dos erros cometidos pelos estudantes. Quando tomadas como objeto de estudo, essas informações possibilitam aos estudantes aprenderem com os erros; e, aos professores, ensinarem orientados para reconhecer o erro como necessário durante o processo de aprendizagem. Esse tipo de análise é fundamental quando se pensa no caráter formativo do vestibular, não se percebendo este apenas como um processo de seleção dos candidatos que conseguem conquistar uma vaga na UFRN.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/878
10.15628/holos.2012.878
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/878
identifier_str_mv 10.15628/holos.2012.878
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/878/565
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 3 (2012); 172-183
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951618901704704