Variáveis de microflotação analisadas estatisticamente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Jonathan Leandro Martins
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: da Silva, Fabiane Leocádia, Pereira, Carlos Alberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4340
Resumo: As variáveis aplicadas na microflotação podem apresentar diferentes graus de influência sobre os resultados obtidos com os experimentos. Estudos estatísticos podem conduzir a dados mais precisos para que se aumente a compreensão acerca de sua influência. Dessa forma, os objetivos deste estudo relacionaram-se a (i) entender a significância que as variáveis pH, vazão de gás e tempo de flotação possuem sobre a microflotação (com experimentos conduzidos em duplicatas); (ii) avaliar se existe uma forte correlação entre estas variáveis e (iii) estudar em que faixas granulométricas, dentro das aplicadas no estudo, as partículas sofrem maior arraste hidrodinâmico (para as condições experimentais). Os parâmetros experimentais, cuja definição contou com dados de revisão bibliográfica de estudos publicados, foram: mineral – quartzo puro; surfactante (coletor) – dodecilamina; equipamento – tubo de Hallimond com extensor médio – 10 cm (volume de 250 mL); massa dos ensaios – 3,00 (±0,05) g; concentração do reagente –  10-3 mol.L-1; tempo de condicionamento – 20 s; volume de condicionamento – 250 mL; faixa granulométrica – 53 µm a 212 µm. As análises de Yates e Yates inverso foram aplicadas ao estudo dos dados obtidos. Como resultados obteve-se que a variável pH e as interações da variável pH com a variável vazão de gás são as mais significantes (? 95,0 % de confiabilidade). Constatou-se também que o arraste hidrodinâmico foi maior para as granulometrias próximas a 74 ?m.
id IFRN-3_ce0931be25374eed1b0f7f2f29528698
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/4340
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling Variáveis de microflotação analisadas estatisticamenteFlotaçãoMicroflotaçãopHvazão de gástempo de flotaçãoarraste hidrodinâmicoanálise estatística.?As variáveis aplicadas na microflotação podem apresentar diferentes graus de influência sobre os resultados obtidos com os experimentos. Estudos estatísticos podem conduzir a dados mais precisos para que se aumente a compreensão acerca de sua influência. Dessa forma, os objetivos deste estudo relacionaram-se a (i) entender a significância que as variáveis pH, vazão de gás e tempo de flotação possuem sobre a microflotação (com experimentos conduzidos em duplicatas); (ii) avaliar se existe uma forte correlação entre estas variáveis e (iii) estudar em que faixas granulométricas, dentro das aplicadas no estudo, as partículas sofrem maior arraste hidrodinâmico (para as condições experimentais). Os parâmetros experimentais, cuja definição contou com dados de revisão bibliográfica de estudos publicados, foram: mineral – quartzo puro; surfactante (coletor) – dodecilamina; equipamento – tubo de Hallimond com extensor médio – 10 cm (volume de 250 mL); massa dos ensaios – 3,00 (±0,05) g; concentração do reagente –  10-3 mol.L-1; tempo de condicionamento – 20 s; volume de condicionamento – 250 mL; faixa granulométrica – 53 µm a 212 µm. As análises de Yates e Yates inverso foram aplicadas ao estudo dos dados obtidos. Como resultados obteve-se que a variável pH e as interações da variável pH com a variável vazão de gás são as mais significantes (? 95,0 % de confiabilidade). Constatou-se também que o arraste hidrodinâmico foi maior para as granulometrias próximas a 74 ?m.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2016-11-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/434010.15628/holos.2016.4340HOLOS; v. 7 (2016); 40-501807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4340/1584Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessReis, Jonathan Leandro Martinsda Silva, Fabiane LeocádiaPereira, Carlos Alberto2022-05-01T20:20:07Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/4340Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:20:07Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv Variáveis de microflotação analisadas estatisticamente
title Variáveis de microflotação analisadas estatisticamente
spellingShingle Variáveis de microflotação analisadas estatisticamente
Reis, Jonathan Leandro Martins
Flotação
Microflotação
pH
vazão de gás
tempo de flotação
arraste hidrodinâmico
análise estatística.?
title_short Variáveis de microflotação analisadas estatisticamente
title_full Variáveis de microflotação analisadas estatisticamente
title_fullStr Variáveis de microflotação analisadas estatisticamente
title_full_unstemmed Variáveis de microflotação analisadas estatisticamente
title_sort Variáveis de microflotação analisadas estatisticamente
author Reis, Jonathan Leandro Martins
author_facet Reis, Jonathan Leandro Martins
da Silva, Fabiane Leocádia
Pereira, Carlos Alberto
author_role author
author2 da Silva, Fabiane Leocádia
Pereira, Carlos Alberto
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Jonathan Leandro Martins
da Silva, Fabiane Leocádia
Pereira, Carlos Alberto
dc.subject.por.fl_str_mv Flotação
Microflotação
pH
vazão de gás
tempo de flotação
arraste hidrodinâmico
análise estatística.?
topic Flotação
Microflotação
pH
vazão de gás
tempo de flotação
arraste hidrodinâmico
análise estatística.?
description As variáveis aplicadas na microflotação podem apresentar diferentes graus de influência sobre os resultados obtidos com os experimentos. Estudos estatísticos podem conduzir a dados mais precisos para que se aumente a compreensão acerca de sua influência. Dessa forma, os objetivos deste estudo relacionaram-se a (i) entender a significância que as variáveis pH, vazão de gás e tempo de flotação possuem sobre a microflotação (com experimentos conduzidos em duplicatas); (ii) avaliar se existe uma forte correlação entre estas variáveis e (iii) estudar em que faixas granulométricas, dentro das aplicadas no estudo, as partículas sofrem maior arraste hidrodinâmico (para as condições experimentais). Os parâmetros experimentais, cuja definição contou com dados de revisão bibliográfica de estudos publicados, foram: mineral – quartzo puro; surfactante (coletor) – dodecilamina; equipamento – tubo de Hallimond com extensor médio – 10 cm (volume de 250 mL); massa dos ensaios – 3,00 (±0,05) g; concentração do reagente –  10-3 mol.L-1; tempo de condicionamento – 20 s; volume de condicionamento – 250 mL; faixa granulométrica – 53 µm a 212 µm. As análises de Yates e Yates inverso foram aplicadas ao estudo dos dados obtidos. Como resultados obteve-se que a variável pH e as interações da variável pH com a variável vazão de gás são as mais significantes (? 95,0 % de confiabilidade). Constatou-se também que o arraste hidrodinâmico foi maior para as granulometrias próximas a 74 ?m.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4340
10.15628/holos.2016.4340
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4340
identifier_str_mv 10.15628/holos.2016.4340
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4340/1584
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 7 (2016); 40-50
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951622312722432