EFEITOS DOS COMUNICADOS GOVERNAMENTAIS SOBRE SAÚDE EM TEMPOS DE PANDEMIA POR COVID-19 NOS ALUNOS DE 3oS ANOS DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DE JUIZ DE FORA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira Duarte, Catia
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11049
Resumo: Após meses de desafios para enfrentar a pandemia pelo vírus COVID-19, os alunos formandos do Ensino Médio de escolas públicas e privadas de Juiz de Fora vêm adoecendo com a nova rotina do ensino remoto emergencial. Frente a este cenário, de que forma os comunicados governamentais dos Ministérios de Saúde e de Educação têm impactado a constituição do corpo juvenil, enquanto fato social total, em tempos de pandemia? Pretende-se, então, por meio deste artigo, estimar: (i) como os estudantes interpretam as informações divulgadas nas redes sociais; (ii) como reagem à proposta de estudo com base nas condições de vida; e (iii) como ressignificam as angústias e os sonhos durante o distanciamento social. A partir de um levantamento exploratório em quatro grupos de formandos, com análise simples e cruzada de conteúdo de respostas de um questionário aberto aplicado por WhatsApp, 66 estudantes se manifestaram sobre os efeitos do momento nas suas vidas, dando indícios de que há um projeto governamental para expor a juventude aos ambientes de risco, fato que causará diferentes transtornos físicos e psicológicos e, consequentemente, gerará segregações em um futuro próximo.
id IFRN-3_ffab9b3fb27614acf8d6945d5da4e056
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/11049
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling EFEITOS DOS COMUNICADOS GOVERNAMENTAIS SOBRE SAÚDE EM TEMPOS DE PANDEMIA POR COVID-19 NOS ALUNOS DE 3oS ANOS DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DE JUIZ DE FORAcomunicados governamentaispandemiasaúde dos formandos do Ensino MédioApós meses de desafios para enfrentar a pandemia pelo vírus COVID-19, os alunos formandos do Ensino Médio de escolas públicas e privadas de Juiz de Fora vêm adoecendo com a nova rotina do ensino remoto emergencial. Frente a este cenário, de que forma os comunicados governamentais dos Ministérios de Saúde e de Educação têm impactado a constituição do corpo juvenil, enquanto fato social total, em tempos de pandemia? Pretende-se, então, por meio deste artigo, estimar: (i) como os estudantes interpretam as informações divulgadas nas redes sociais; (ii) como reagem à proposta de estudo com base nas condições de vida; e (iii) como ressignificam as angústias e os sonhos durante o distanciamento social. A partir de um levantamento exploratório em quatro grupos de formandos, com análise simples e cruzada de conteúdo de respostas de um questionário aberto aplicado por WhatsApp, 66 estudantes se manifestaram sobre os efeitos do momento nas suas vidas, dando indícios de que há um projeto governamental para expor a juventude aos ambientes de risco, fato que causará diferentes transtornos físicos e psicológicos e, consequentemente, gerará segregações em um futuro próximo.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2020-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1104910.15628/holos.2020.11049HOLOS; v. 5 (2020); 1-151807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11049/pdfCopyright (c) 2020 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira Duarte, Catia2022-05-01T19:16:13Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/11049Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:16:13Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv EFEITOS DOS COMUNICADOS GOVERNAMENTAIS SOBRE SAÚDE EM TEMPOS DE PANDEMIA POR COVID-19 NOS ALUNOS DE 3oS ANOS DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DE JUIZ DE FORA
title EFEITOS DOS COMUNICADOS GOVERNAMENTAIS SOBRE SAÚDE EM TEMPOS DE PANDEMIA POR COVID-19 NOS ALUNOS DE 3oS ANOS DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DE JUIZ DE FORA
spellingShingle EFEITOS DOS COMUNICADOS GOVERNAMENTAIS SOBRE SAÚDE EM TEMPOS DE PANDEMIA POR COVID-19 NOS ALUNOS DE 3oS ANOS DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DE JUIZ DE FORA
Pereira Duarte, Catia
comunicados governamentais
pandemia
saúde dos formandos do Ensino Médio
title_short EFEITOS DOS COMUNICADOS GOVERNAMENTAIS SOBRE SAÚDE EM TEMPOS DE PANDEMIA POR COVID-19 NOS ALUNOS DE 3oS ANOS DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DE JUIZ DE FORA
title_full EFEITOS DOS COMUNICADOS GOVERNAMENTAIS SOBRE SAÚDE EM TEMPOS DE PANDEMIA POR COVID-19 NOS ALUNOS DE 3oS ANOS DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DE JUIZ DE FORA
title_fullStr EFEITOS DOS COMUNICADOS GOVERNAMENTAIS SOBRE SAÚDE EM TEMPOS DE PANDEMIA POR COVID-19 NOS ALUNOS DE 3oS ANOS DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DE JUIZ DE FORA
title_full_unstemmed EFEITOS DOS COMUNICADOS GOVERNAMENTAIS SOBRE SAÚDE EM TEMPOS DE PANDEMIA POR COVID-19 NOS ALUNOS DE 3oS ANOS DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DE JUIZ DE FORA
title_sort EFEITOS DOS COMUNICADOS GOVERNAMENTAIS SOBRE SAÚDE EM TEMPOS DE PANDEMIA POR COVID-19 NOS ALUNOS DE 3oS ANOS DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DE JUIZ DE FORA
author Pereira Duarte, Catia
author_facet Pereira Duarte, Catia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira Duarte, Catia
dc.subject.por.fl_str_mv comunicados governamentais
pandemia
saúde dos formandos do Ensino Médio
topic comunicados governamentais
pandemia
saúde dos formandos do Ensino Médio
description Após meses de desafios para enfrentar a pandemia pelo vírus COVID-19, os alunos formandos do Ensino Médio de escolas públicas e privadas de Juiz de Fora vêm adoecendo com a nova rotina do ensino remoto emergencial. Frente a este cenário, de que forma os comunicados governamentais dos Ministérios de Saúde e de Educação têm impactado a constituição do corpo juvenil, enquanto fato social total, em tempos de pandemia? Pretende-se, então, por meio deste artigo, estimar: (i) como os estudantes interpretam as informações divulgadas nas redes sociais; (ii) como reagem à proposta de estudo com base nas condições de vida; e (iii) como ressignificam as angústias e os sonhos durante o distanciamento social. A partir de um levantamento exploratório em quatro grupos de formandos, com análise simples e cruzada de conteúdo de respostas de um questionário aberto aplicado por WhatsApp, 66 estudantes se manifestaram sobre os efeitos do momento nas suas vidas, dando indícios de que há um projeto governamental para expor a juventude aos ambientes de risco, fato que causará diferentes transtornos físicos e psicológicos e, consequentemente, gerará segregações em um futuro próximo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11049
10.15628/holos.2020.11049
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11049
identifier_str_mv 10.15628/holos.2020.11049
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11049/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 5 (2020); 1-15
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951625672359936