EFEITOS DOS COMUNICADOS GOVERNAMENTAIS SOBRE SAÚDE EM TEMPOS DE PANDEMIA POR COVID-19 NOS ALUNOS DE 3oS ANOS DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DE JUIZ DE FORA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11049 |
Resumo: | Após meses de desafios para enfrentar a pandemia pelo vírus COVID-19, os alunos formandos do Ensino Médio de escolas públicas e privadas de Juiz de Fora vêm adoecendo com a nova rotina do ensino remoto emergencial. Frente a este cenário, de que forma os comunicados governamentais dos Ministérios de Saúde e de Educação têm impactado a constituição do corpo juvenil, enquanto fato social total, em tempos de pandemia? Pretende-se, então, por meio deste artigo, estimar: (i) como os estudantes interpretam as informações divulgadas nas redes sociais; (ii) como reagem à proposta de estudo com base nas condições de vida; e (iii) como ressignificam as angústias e os sonhos durante o distanciamento social. A partir de um levantamento exploratório em quatro grupos de formandos, com análise simples e cruzada de conteúdo de respostas de um questionário aberto aplicado por WhatsApp, 66 estudantes se manifestaram sobre os efeitos do momento nas suas vidas, dando indícios de que há um projeto governamental para expor a juventude aos ambientes de risco, fato que causará diferentes transtornos físicos e psicológicos e, consequentemente, gerará segregações em um futuro próximo. |
id |
IFRN-3_ffab9b3fb27614acf8d6945d5da4e056 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/11049 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
EFEITOS DOS COMUNICADOS GOVERNAMENTAIS SOBRE SAÚDE EM TEMPOS DE PANDEMIA POR COVID-19 NOS ALUNOS DE 3oS ANOS DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DE JUIZ DE FORAcomunicados governamentaispandemiasaúde dos formandos do Ensino MédioApós meses de desafios para enfrentar a pandemia pelo vírus COVID-19, os alunos formandos do Ensino Médio de escolas públicas e privadas de Juiz de Fora vêm adoecendo com a nova rotina do ensino remoto emergencial. Frente a este cenário, de que forma os comunicados governamentais dos Ministérios de Saúde e de Educação têm impactado a constituição do corpo juvenil, enquanto fato social total, em tempos de pandemia? Pretende-se, então, por meio deste artigo, estimar: (i) como os estudantes interpretam as informações divulgadas nas redes sociais; (ii) como reagem à proposta de estudo com base nas condições de vida; e (iii) como ressignificam as angústias e os sonhos durante o distanciamento social. A partir de um levantamento exploratório em quatro grupos de formandos, com análise simples e cruzada de conteúdo de respostas de um questionário aberto aplicado por WhatsApp, 66 estudantes se manifestaram sobre os efeitos do momento nas suas vidas, dando indícios de que há um projeto governamental para expor a juventude aos ambientes de risco, fato que causará diferentes transtornos físicos e psicológicos e, consequentemente, gerará segregações em um futuro próximo.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2020-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1104910.15628/holos.2020.11049HOLOS; v. 5 (2020); 1-151807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11049/pdfCopyright (c) 2020 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira Duarte, Catia2022-05-01T19:16:13Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/11049Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:16:13Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EFEITOS DOS COMUNICADOS GOVERNAMENTAIS SOBRE SAÚDE EM TEMPOS DE PANDEMIA POR COVID-19 NOS ALUNOS DE 3oS ANOS DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DE JUIZ DE FORA |
title |
EFEITOS DOS COMUNICADOS GOVERNAMENTAIS SOBRE SAÚDE EM TEMPOS DE PANDEMIA POR COVID-19 NOS ALUNOS DE 3oS ANOS DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DE JUIZ DE FORA |
spellingShingle |
EFEITOS DOS COMUNICADOS GOVERNAMENTAIS SOBRE SAÚDE EM TEMPOS DE PANDEMIA POR COVID-19 NOS ALUNOS DE 3oS ANOS DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DE JUIZ DE FORA Pereira Duarte, Catia comunicados governamentais pandemia saúde dos formandos do Ensino Médio |
title_short |
EFEITOS DOS COMUNICADOS GOVERNAMENTAIS SOBRE SAÚDE EM TEMPOS DE PANDEMIA POR COVID-19 NOS ALUNOS DE 3oS ANOS DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DE JUIZ DE FORA |
title_full |
EFEITOS DOS COMUNICADOS GOVERNAMENTAIS SOBRE SAÚDE EM TEMPOS DE PANDEMIA POR COVID-19 NOS ALUNOS DE 3oS ANOS DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DE JUIZ DE FORA |
title_fullStr |
EFEITOS DOS COMUNICADOS GOVERNAMENTAIS SOBRE SAÚDE EM TEMPOS DE PANDEMIA POR COVID-19 NOS ALUNOS DE 3oS ANOS DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DE JUIZ DE FORA |
title_full_unstemmed |
EFEITOS DOS COMUNICADOS GOVERNAMENTAIS SOBRE SAÚDE EM TEMPOS DE PANDEMIA POR COVID-19 NOS ALUNOS DE 3oS ANOS DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DE JUIZ DE FORA |
title_sort |
EFEITOS DOS COMUNICADOS GOVERNAMENTAIS SOBRE SAÚDE EM TEMPOS DE PANDEMIA POR COVID-19 NOS ALUNOS DE 3oS ANOS DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DE JUIZ DE FORA |
author |
Pereira Duarte, Catia |
author_facet |
Pereira Duarte, Catia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira Duarte, Catia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
comunicados governamentais pandemia saúde dos formandos do Ensino Médio |
topic |
comunicados governamentais pandemia saúde dos formandos do Ensino Médio |
description |
Após meses de desafios para enfrentar a pandemia pelo vírus COVID-19, os alunos formandos do Ensino Médio de escolas públicas e privadas de Juiz de Fora vêm adoecendo com a nova rotina do ensino remoto emergencial. Frente a este cenário, de que forma os comunicados governamentais dos Ministérios de Saúde e de Educação têm impactado a constituição do corpo juvenil, enquanto fato social total, em tempos de pandemia? Pretende-se, então, por meio deste artigo, estimar: (i) como os estudantes interpretam as informações divulgadas nas redes sociais; (ii) como reagem à proposta de estudo com base nas condições de vida; e (iii) como ressignificam as angústias e os sonhos durante o distanciamento social. A partir de um levantamento exploratório em quatro grupos de formandos, com análise simples e cruzada de conteúdo de respostas de um questionário aberto aplicado por WhatsApp, 66 estudantes se manifestaram sobre os efeitos do momento nas suas vidas, dando indícios de que há um projeto governamental para expor a juventude aos ambientes de risco, fato que causará diferentes transtornos físicos e psicológicos e, consequentemente, gerará segregações em um futuro próximo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11049 10.15628/holos.2020.11049 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11049 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2020.11049 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11049/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 5 (2020); 1-15 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951625672359936 |