Ensino de hidrostática voltada para irrigação de frutos e hortaliças, através da aprendizagem significativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Luiz Paulo Fernandes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional Memoria (IFRN)
Texto Completo: http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/923
Resumo: O ensino de Física vem passando por transformações ao longo dos anos. Documentos oficiais mostram que há necessidades de buscar novas metodologias para o ensino. O método tradicional não é o mais adequado para a realidade que nossa sociedade atravessa. Diante deste quadro, esta pesquisa buscou observar a mudança de hábitos dos alunos do curso técnico integrado em Alimentos do IFRN, em Pau dos Ferros, no que se refere ao ensino/aprendizado de Física, com a utilização da Teoria de Aprendizagem Significativa de Ausubel. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, quando se compreende que houve estudo de caso, contendo também aspectos de pesquisa-ação. A proposta alternativa foi explorar situações de um ambiente de cultivo de frutos e hortaliças, expondo os alunos a experiências reais que, posteriormente, facilitasse o aprendizado de outros conceitos da hidrostática em aulas teóricas e práticas. Os resultados da pesquisa mostram que na maioria dos alunos evidenciou-se Aprendizagem Significativa e que houve participação total nas atividades práticas. Esta pesquisa gerou outros resultados como apresentação em eventos estaduais e nacionais, produção de materiais de irrigação de baixo custo e oficinas ofertadas em cidades do Rio Grande do Norte e do Ceará.
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Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, quando se compreende que houve estudo de caso, contendo também aspectos de pesquisa-ação. A proposta alternativa foi explorar situações de um ambiente de cultivo de frutos e hortaliças, expondo os alunos a experiências reais que, posteriormente, facilitasse o aprendizado de outros conceitos da hidrostática em aulas teóricas e práticas. Os resultados da pesquisa mostram que na maioria dos alunos evidenciou-se Aprendizagem Significativa e que houve participação total nas atividades práticas. Esta pesquisa gerou outros resultados como apresentação em eventos estaduais e nacionais, produção de materiais de irrigação de baixo custo e oficinas ofertadas em cidades do Rio Grande do Norte e do Ceará.Physics education has been changing over the years. Many official reports show that there are some needs to seek new teaching methods. Traditional method is not the most suitable to describe our reality. Keeping that in mind, the present study proposes observations about behavior changes of the students enrroled in physics classes in a Food Technology High School course at Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia located in state of Rio Grande do Norte, Brazil, after the adoption of the Ausubel's Meaningful Learning Theory as alternative method. This case report shows a qualitative investigation exploring the contextualization of the physics teaching on the crops such as vegetable gardens and orchards. Students were exposed to real experiences provided a facilated learning of the concepts of hydrostatics in both theoretical and practical classes. Our results reveals the majority of students presented meaningful learning and attended in practical activities. This search yielded other results as presented in state and national events, production of low-cost irrigation materials and workshops offered in the cities of Rio Grande do Norte and Ceará.Submitted by Luiz Paulo Fernandes Lima (luiz.lima@ifrn.edu.br) on 2017-02-14T17:38:21Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO ATUALIZADA.pdf: 2606853 bytes, checksum: 1269047823627ee9c1fc4bc85720ddad (MD5)Approved for entry into archive by Vanessa Oliveira de Macedo Cavalcanti (vanessa.cavalcanti@ifrn.edu.br) on 2017-02-17T13:51:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO ATUALIZADA.pdf: 2606853 bytes, checksum: 1269047823627ee9c1fc4bc85720ddad (MD5)Made available in DSpace on 2017-02-17T13:51:13Z (GMT). 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