A arquitetura como instrumento de ação socioeducativa na recuperação de adolescentes em conflito com a lei

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Camila Teixeira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
Texto Completo: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/587
Resumo: Trabalho de conclusão de curso apresentado ao curso de Arquitetura e Urbanismo, como requisito para obtenção do título de bacharel em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Campus Vilhena
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spelling A arquitetura como instrumento de ação socioeducativa na recuperação de adolescentes em conflito com a leiCentro socioeducativoNeuroarquiteturaRessocializaçãoTrabalho de conclusão de curso apresentado ao curso de Arquitetura e Urbanismo, como requisito para obtenção do título de bacharel em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Campus VilhenaA criação de unidades socioeducativas na recuperação de adolescentes em conflito com a lei são assuntos abordados e discutidos até os dias atuais, principalmente sob a ótica de inferir se os espaços oferecidos a esses menores são adequados, pois locais de internação quando bem projetados podem influenciar na recuperação desses jovens, sendo que o oposto também é verdadeiro. Para a realização deste trabalho foi primeiramente feita uma pesquisa da história dos centros socioeducativos no mundo e no Brasil e evolução das legislações dando enfoque no Estatuto da Criança e do Adolescente e ao Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo. A coleta de dados do trabalho ocorreu através de um embasamento teórico, de análise da legislação existente que ainda se encontra em vigência, a realização de estudos de caso em unidade de internação socioeducativa no estado de Rondônia e pela coleta de informações pertinentes sobre o sistema socioeducativo no município de Vilhena/RO, assim como a importância da aplicação da neuroarquitetura nos projetos que se tem uma longa permanência de tempo. Abordou-se na segunda etapa, sendo essa a proposta arquitetônica de um centro socioeducativo para a cidade de Vilhena/RO, questões como o conforto ambiental, neuroarquitetura, a biofilia, a teoria das cores, a utilização dos materiais e os parâmetros arquitetônicos necessários segundo estabelecido pelas normativas em vigência, a setorização e volumetria, tudo isso levando em conta toda a pesquisa e dados que foram coletados na primeira etapaCampus VilhenaBacharelado em Arquitetura e UrbanismoBack, Rodrigo BussSampaio, Camila Teixeira2023-11-30T18:33:00Z2023-11-30T18:33:00Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSAMPAIO, Camila Teixeira. A arquitetura como instrumento de ação socioeducativa na recuperação de adolescentes em conflito com a lei. Orientador: Rodrigo Buss Back. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2021.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/587porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondôniainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondôniainstacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-21T09:42:43Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/587Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-02-21T09:42:43Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondôniafalse
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