Implantação de equipamentos inclusivos para o Parque Ecológico de Vilhena-RO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia |
Texto Completo: | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/770 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso entregue ao Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia – Campus Vilhena, para obtenção do título de Arquiteta e Urbanista |
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Implantação de equipamentos inclusivos para o Parque Ecológico de Vilhena-ROAcessibilidadeDesenho universalParque infantilTrabalho de Conclusão de Curso entregue ao Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia – Campus Vilhena, para obtenção do título de Arquiteta e UrbanistaA implantação de acessibilidade nos espaços públicos é a principal ferramenta de inclusão, pois permite o acesso de todos aos ambientes construídos. Ao se tratar de espaços infantis, como praças e parques urbanos, uma vez que estes proporcionam lazer, qualidade de vida e interações sociais e, para que as crianças com deficiências desfrutem destas atividades, é necessário a criação de espaços lúdicos, mas, principalmente, inclusivos. O objeto de estudo deste trabalho trata de avaliar duas praças que receberam a implantação de um equipamento acessível e um parque urbano da cidade de Vilhena- RO, através do método de Avaliação Pós-Ocupação, por meio de de pesquisas bibliográficas acerca dos conceitos, normas de acessibilidade e de parques infantis, contando também com um estudo de caso de um parque infantil acessível no Brasil, denominado Anna Laura Parques Para Todos (ALPAPATO). Este estudo de caso tem o objetivo de coletar dados de um projeto já construído, proporcionando embasamento para a análise das praças e parques e construção do produto final desta pesquisa. Verifica-se que os conceitos de acessibilidade já são bem estruturados e debatidos, mas apurou-se que no município de Vilhena ainda carece de adequação. Ademais, ao trazer visibilidade ao tema, pode-se impactar outros lugares para o estudo da infância e lazer das crianças deficientes, que infelizmente têm sido tão negligenciadas.Campus VilhenaBacharelado em Arquitetura e UrbanismoMorão, Regina Célia GonçalvesSchultz, Larissa Dias2024-02-21T18:52:06Z2024-02-21T18:52:06Z2024info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSCHULTZ, Larissa Dias. Implantação de equipamentos inclusivos para o Parque Ecológico de Vilhena-RO. Orientador(a): Regina Célia Gonçalves Mourão. 2024. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2024.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/770porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondôniainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondôniainstacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-05T14:11:46Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/770Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-03-05T14:11:46Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondôniafalse |
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