Ler, interpretar e resolver problemas: análise do livro didático a conquista da matemática do 7º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Sirlene Candido
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
Texto Completo: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/264
Resumo: Artigo apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias de Rondônia, como requisito avaliativo para conclusão do curso de Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Rondônia.
id IFRO-1_45ea04db4672ebab8aa6cb6c3f98b072
oai_identifier_str oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/264
network_acronym_str IFRO-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
repository_id_str
spelling Ler, interpretar e resolver problemas: análise do livro didático a conquista da matemática do 7º anoResolução de problemasLivro didáticoLeituraInterpretaçãoTroubleshootingReadingTextbookInterpretationArtigo apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias de Rondônia, como requisito avaliativo para conclusão do curso de Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Rondônia.O presente artigo tem por objetivo investigar como a leitura, a interpretação e a resolução de problemas são propostas no livro didático A Conquista da Matemática, do 7º ano, de José Ruy Giovanni Júnior e Benedicto Castrucci. Por meio de uma metodologia que se fundamenta, prioritariamente, na pesquisa bibliográfica e compreende a metodologia relacionada à resolução de problemas como uma proposta que tem ganhado destaque na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no componente de matemática, pretendemos identificar como são elaborados os problemas e quais habilidades espera-se que sejam desenvolvidas nos alunos. No decorrer da investigação, vimos não só a importância que a resolução de problemas tem para o ensino da matemática, mas também como é necessária a formação de alunos aptos a ler e interpretar problemas, não só em livros didáticos, mas também em contextos da vida real. Como resultado, apontamos as habilidades e as competências destacadas e como a leitura, interpretação e resolução de problemas são propostas, nas 9 unidades do livro didático A Conquista da Matemática do 7º ano. A partir desta pesquisa, estamos certas de que ter a capacidade de ler, interpretar, resolver e construir problemas permitirá que os alunos consigam utilizar-se dessa ferramenta dentro e fora de sala de aula, nos exercícios propostos nas aulas de matemática ou em situações problemas que se deparam na vida. Por fim, destacamos que usamos o seguinte aporte teórico para nos orientar na investigação: Smole e Diniz (2001), Polya (1995) e Onuchic e Allevato (2011) que abordam a importância da resolução de problemas no ensino de matemática, entre outros.This article aims to investigate how reading, interpretation and problem solving are proposed in the 7th grade textbook The Conquest of Mathematics by José Ruy Giovanni Júnior and Benedicto Castrucci. Through a methodology that is based primarily on bibliographic research and comprises the methodology related to problem solving as a proposal that has gained prominence in the National Common Curriculum Base (BNCC)in the mathematics component, we intend to identify how problems are elaborated and what skills are expected to be developed in the students. In the course of the research, we have not only seen the importance that problem solving has for the teaching of mathematics, but also how it is necessary to train students able to read and interpret problems, not only in textbooks, but also in real-life contexts. As a result, we point out the skills and competencies highlighted and how reading, interpretation and problem solving are proposed in the 9 units of the textbook The Conquest of Mathematics of the 7th year.From this research, we are certain that having the ability to read, interpret, solve and build problems will allow students to be able to use this tool inside and outside the classroom, in the exercises proposed in mathematics classes or in problems situations that arise in life. Finally, we highlight that we use the following theoretical contribution to guide us in the investigation: Smole andDiniz (2001), Polya (1995) and Onuchic and Allevato (2011) that address the importance of problem solving in mathematics teaching, among othersCampus VilhenaLicenciatura em MatemáticaAlencar, José InildoVieira, Sirlene Candido2023-03-18T01:12:38Z2023-03-18T01:12:38Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfVIEIRA, Sirlene Candido. Ler, interpretar e resolver problemas: análise do livro didático a conquista da matemática. Orientador: José Inildo Alencar. 2022. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática), Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2022.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/264porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondôniainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondôniainstacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-21T14:37:04Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/264Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-02-21T14:37:04Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondôniafalse
dc.title.none.fl_str_mv Ler, interpretar e resolver problemas: análise do livro didático a conquista da matemática do 7º ano
title Ler, interpretar e resolver problemas: análise do livro didático a conquista da matemática do 7º ano
spellingShingle Ler, interpretar e resolver problemas: análise do livro didático a conquista da matemática do 7º ano
Vieira, Sirlene Candido
Resolução de problemas
Livro didático
Leitura
Interpretação
Troubleshooting
Reading
Textbook
Interpretation
title_short Ler, interpretar e resolver problemas: análise do livro didático a conquista da matemática do 7º ano
title_full Ler, interpretar e resolver problemas: análise do livro didático a conquista da matemática do 7º ano
title_fullStr Ler, interpretar e resolver problemas: análise do livro didático a conquista da matemática do 7º ano
title_full_unstemmed Ler, interpretar e resolver problemas: análise do livro didático a conquista da matemática do 7º ano
title_sort Ler, interpretar e resolver problemas: análise do livro didático a conquista da matemática do 7º ano
author Vieira, Sirlene Candido
author_facet Vieira, Sirlene Candido
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alencar, José Inildo
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Sirlene Candido
dc.subject.por.fl_str_mv Resolução de problemas
Livro didático
Leitura
Interpretação
Troubleshooting
Reading
Textbook
Interpretation
topic Resolução de problemas
Livro didático
Leitura
Interpretação
Troubleshooting
Reading
Textbook
Interpretation
description Artigo apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias de Rondônia, como requisito avaliativo para conclusão do curso de Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Rondônia.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-03-18T01:12:38Z
2023-03-18T01:12:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VIEIRA, Sirlene Candido. Ler, interpretar e resolver problemas: análise do livro didático a conquista da matemática. Orientador: José Inildo Alencar. 2022. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática), Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2022.
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/264
identifier_str_mv VIEIRA, Sirlene Candido. Ler, interpretar e resolver problemas: análise do livro didático a conquista da matemática. Orientador: José Inildo Alencar. 2022. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática), Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2022.
url http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/264
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Campus Vilhena
Licenciatura em Matemática
publisher.none.fl_str_mv Campus Vilhena
Licenciatura em Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
instacron:IFRO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
instacron_str IFRO
institution IFRO
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
repository.mail.fl_str_mv ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br
_version_ 1792625142515367936