Avaliação da aprendizagem e interações professor-aluno: estratégias aplicadas no aprimoramento do processo educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Joyce Pazitto dos
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Santos, Eduardo Aquino, Moreira, Nilva Gonçalves, Zuquim, Andreia Fernanda
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
Texto Completo: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/649
Resumo: Apresenta-se neste trabalho uma análise da avaliação da aprendizagem em relação ao professor e ao aluno no processo educativo. No processo de ensino-aprendizagem, existem muitos fatores que influenciam nos resultados, sejam eles internos ou externos. Dentre os fatores internos, a forma como a avaliação é conduzida e a influência da relação professor-aluno desempenham papéis fundamentais nos resultados da aprendizagem. Com base nessa premissa, o objetivo foi analisar as concepções conceituais e práticas que os professores têm em relação às formas de avaliação da aprendizagem e à interação entre educadores e alunos. A pesquisa foi de caráter exploratório, descritivo e analítico, conduzida por meio de uma revisão sistemática da literatura baseada em livros, artigos, revistas especializadas, sites periódicos e bases de dados científicas, como Scopus, Web of Science, Google Scholar, utilizando palavras-chave relacionadas ao tema proposto. Os artigos selecionados foram avaliados quanto à sua confiabilidade técnica e metodológica. As informações extraídas foram organizadas em categorias e analisadas para avaliar e identificar as conexões existentes entre a relação professor-aluno e o processo de ensino-aprendizagem. Os resultados serão apresentados de forma descritiva e analítica, discutindo-os à luz da literatura existente. A partir da coleta e análise das leituras, observou-se que outras estratégias de avaliação podem servir de apoio para que os professores alcancem melhores resultados com seus alunos e os orientem em direção ao conhecimento.
id IFRO-1_871f6f41479e95bc3b8411626ec2518d
oai_identifier_str oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/649
network_acronym_str IFRO-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
repository_id_str
spelling Avaliação da aprendizagem e interações professor-aluno: estratégias aplicadas no aprimoramento do processo educacionalAvaliação da aprendizagemProcesso educativoRelação professor-alunoEnsino-aprendizagemConcepções conceituais e práticasLearning assessmentEducational processTeacher-student relationshipTeaching-learningConceptual and practical conceptionsApresenta-se neste trabalho uma análise da avaliação da aprendizagem em relação ao professor e ao aluno no processo educativo. No processo de ensino-aprendizagem, existem muitos fatores que influenciam nos resultados, sejam eles internos ou externos. Dentre os fatores internos, a forma como a avaliação é conduzida e a influência da relação professor-aluno desempenham papéis fundamentais nos resultados da aprendizagem. Com base nessa premissa, o objetivo foi analisar as concepções conceituais e práticas que os professores têm em relação às formas de avaliação da aprendizagem e à interação entre educadores e alunos. A pesquisa foi de caráter exploratório, descritivo e analítico, conduzida por meio de uma revisão sistemática da literatura baseada em livros, artigos, revistas especializadas, sites periódicos e bases de dados científicas, como Scopus, Web of Science, Google Scholar, utilizando palavras-chave relacionadas ao tema proposto. Os artigos selecionados foram avaliados quanto à sua confiabilidade técnica e metodológica. As informações extraídas foram organizadas em categorias e analisadas para avaliar e identificar as conexões existentes entre a relação professor-aluno e o processo de ensino-aprendizagem. Os resultados serão apresentados de forma descritiva e analítica, discutindo-os à luz da literatura existente. A partir da coleta e análise das leituras, observou-se que outras estratégias de avaliação podem servir de apoio para que os professores alcancem melhores resultados com seus alunos e os orientem em direção ao conhecimento.Presented in this work is an analysis of learning assessment concerning the teacher and student relationship in the educational process. In the teaching-learning process, there are many factors that influence the outcomes, whether they are internal or external. Among the internal factors, the way assessment is conducted and the influence of the teacher-student relationship play fundamental roles in learning outcomes. Based on this premise, the aim was to analyze the conceptual and practical conceptions that teachers have regarding the forms of learning assessment and the interaction between educators and learners. The research was exploratory, descriptive, and analytical in nature, conducted through a systematic review of literature based on books, articles, specialized journals, periodic websites, and scientific databases such as Scopus, Web of Science, Google Scholar, using keywords related to the proposed topic. The selected articles were evaluated for their technical and methodological reliability. The extracted information was organized into categories and analyzed to evaluate and identify existing connections between the teacher-student relationship and the teaching-learning process. The results will be presented descriptively and analytically, discussing them in light of the existing literature. Through the collection and analysis of readings, it was observed that other assessment strategies can serve as support for teachers to achieve better results from their students and guide them towards Knowledge.Brazilian Journal of DevelopmentCampus Ji-ParanáLicenciatura em QuímicaZuquim, Andreia FernandaSantos, Joyce Pazitto dosSantos, Eduardo AquinoMoreira, Nilva GonçalvesZuquim, Andreia Fernanda2023-12-14T15:40:53Z2023-12-14T15:40:53Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSANTOS, J. P.; SANTOS, E. A.; MOREIRA, N. G.; ZUQUIM, A. F. Avaliação da aprendizagem e interações professor-aluno: estratégias aplicadas no aprimoramento do processo educacional. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 9, n. 10, p. 28666–28684, 2023. DOI: 10.34117/bjdv9n10-076. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/64053. Acesso em: 14 dec. 2023.2525-8761http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/649porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondôniainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondôniainstacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-17T19:29:06Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/649Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-03-17T19:29:06Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondôniafalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da aprendizagem e interações professor-aluno: estratégias aplicadas no aprimoramento do processo educacional
title Avaliação da aprendizagem e interações professor-aluno: estratégias aplicadas no aprimoramento do processo educacional
spellingShingle Avaliação da aprendizagem e interações professor-aluno: estratégias aplicadas no aprimoramento do processo educacional
Santos, Joyce Pazitto dos
Avaliação da aprendizagem
Processo educativo
Relação professor-aluno
Ensino-aprendizagem
Concepções conceituais e práticas
Learning assessment
Educational process
Teacher-student relationship
Teaching-learning
Conceptual and practical conceptions
title_short Avaliação da aprendizagem e interações professor-aluno: estratégias aplicadas no aprimoramento do processo educacional
title_full Avaliação da aprendizagem e interações professor-aluno: estratégias aplicadas no aprimoramento do processo educacional
title_fullStr Avaliação da aprendizagem e interações professor-aluno: estratégias aplicadas no aprimoramento do processo educacional
title_full_unstemmed Avaliação da aprendizagem e interações professor-aluno: estratégias aplicadas no aprimoramento do processo educacional
title_sort Avaliação da aprendizagem e interações professor-aluno: estratégias aplicadas no aprimoramento do processo educacional
author Santos, Joyce Pazitto dos
author_facet Santos, Joyce Pazitto dos
Santos, Eduardo Aquino
Moreira, Nilva Gonçalves
Zuquim, Andreia Fernanda
author_role author
author2 Santos, Eduardo Aquino
Moreira, Nilva Gonçalves
Zuquim, Andreia Fernanda
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zuquim, Andreia Fernanda
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Joyce Pazitto dos
Santos, Eduardo Aquino
Moreira, Nilva Gonçalves
Zuquim, Andreia Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação da aprendizagem
Processo educativo
Relação professor-aluno
Ensino-aprendizagem
Concepções conceituais e práticas
Learning assessment
Educational process
Teacher-student relationship
Teaching-learning
Conceptual and practical conceptions
topic Avaliação da aprendizagem
Processo educativo
Relação professor-aluno
Ensino-aprendizagem
Concepções conceituais e práticas
Learning assessment
Educational process
Teacher-student relationship
Teaching-learning
Conceptual and practical conceptions
description Apresenta-se neste trabalho uma análise da avaliação da aprendizagem em relação ao professor e ao aluno no processo educativo. No processo de ensino-aprendizagem, existem muitos fatores que influenciam nos resultados, sejam eles internos ou externos. Dentre os fatores internos, a forma como a avaliação é conduzida e a influência da relação professor-aluno desempenham papéis fundamentais nos resultados da aprendizagem. Com base nessa premissa, o objetivo foi analisar as concepções conceituais e práticas que os professores têm em relação às formas de avaliação da aprendizagem e à interação entre educadores e alunos. A pesquisa foi de caráter exploratório, descritivo e analítico, conduzida por meio de uma revisão sistemática da literatura baseada em livros, artigos, revistas especializadas, sites periódicos e bases de dados científicas, como Scopus, Web of Science, Google Scholar, utilizando palavras-chave relacionadas ao tema proposto. Os artigos selecionados foram avaliados quanto à sua confiabilidade técnica e metodológica. As informações extraídas foram organizadas em categorias e analisadas para avaliar e identificar as conexões existentes entre a relação professor-aluno e o processo de ensino-aprendizagem. Os resultados serão apresentados de forma descritiva e analítica, discutindo-os à luz da literatura existente. A partir da coleta e análise das leituras, observou-se que outras estratégias de avaliação podem servir de apoio para que os professores alcancem melhores resultados com seus alunos e os orientem em direção ao conhecimento.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-14T15:40:53Z
2023-12-14T15:40:53Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, J. P.; SANTOS, E. A.; MOREIRA, N. G.; ZUQUIM, A. F. Avaliação da aprendizagem e interações professor-aluno: estratégias aplicadas no aprimoramento do processo educacional. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 9, n. 10, p. 28666–28684, 2023. DOI: 10.34117/bjdv9n10-076. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/64053. Acesso em: 14 dec. 2023.
2525-8761
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/649
identifier_str_mv SANTOS, J. P.; SANTOS, E. A.; MOREIRA, N. G.; ZUQUIM, A. F. Avaliação da aprendizagem e interações professor-aluno: estratégias aplicadas no aprimoramento do processo educacional. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 9, n. 10, p. 28666–28684, 2023. DOI: 10.34117/bjdv9n10-076. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/64053. Acesso em: 14 dec. 2023.
2525-8761
url http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/649
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development
Campus Ji-Paraná
Licenciatura em Química
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development
Campus Ji-Paraná
Licenciatura em Química
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
instacron:IFRO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
instacron_str IFRO
institution IFRO
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
repository.mail.fl_str_mv ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br
_version_ 1798415012412260352