Avaliação da aprendizagem e interações professor-aluno: estratégias aplicadas no aprimoramento do processo educacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia |
Texto Completo: | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/649 |
Resumo: | Apresenta-se neste trabalho uma análise da avaliação da aprendizagem em relação ao professor e ao aluno no processo educativo. No processo de ensino-aprendizagem, existem muitos fatores que influenciam nos resultados, sejam eles internos ou externos. Dentre os fatores internos, a forma como a avaliação é conduzida e a influência da relação professor-aluno desempenham papéis fundamentais nos resultados da aprendizagem. Com base nessa premissa, o objetivo foi analisar as concepções conceituais e práticas que os professores têm em relação às formas de avaliação da aprendizagem e à interação entre educadores e alunos. A pesquisa foi de caráter exploratório, descritivo e analítico, conduzida por meio de uma revisão sistemática da literatura baseada em livros, artigos, revistas especializadas, sites periódicos e bases de dados científicas, como Scopus, Web of Science, Google Scholar, utilizando palavras-chave relacionadas ao tema proposto. Os artigos selecionados foram avaliados quanto à sua confiabilidade técnica e metodológica. As informações extraídas foram organizadas em categorias e analisadas para avaliar e identificar as conexões existentes entre a relação professor-aluno e o processo de ensino-aprendizagem. Os resultados serão apresentados de forma descritiva e analítica, discutindo-os à luz da literatura existente. A partir da coleta e análise das leituras, observou-se que outras estratégias de avaliação podem servir de apoio para que os professores alcancem melhores resultados com seus alunos e os orientem em direção ao conhecimento. |
id |
IFRO-1_871f6f41479e95bc3b8411626ec2518d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/649 |
network_acronym_str |
IFRO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação da aprendizagem e interações professor-aluno: estratégias aplicadas no aprimoramento do processo educacionalAvaliação da aprendizagemProcesso educativoRelação professor-alunoEnsino-aprendizagemConcepções conceituais e práticasLearning assessmentEducational processTeacher-student relationshipTeaching-learningConceptual and practical conceptionsApresenta-se neste trabalho uma análise da avaliação da aprendizagem em relação ao professor e ao aluno no processo educativo. No processo de ensino-aprendizagem, existem muitos fatores que influenciam nos resultados, sejam eles internos ou externos. Dentre os fatores internos, a forma como a avaliação é conduzida e a influência da relação professor-aluno desempenham papéis fundamentais nos resultados da aprendizagem. Com base nessa premissa, o objetivo foi analisar as concepções conceituais e práticas que os professores têm em relação às formas de avaliação da aprendizagem e à interação entre educadores e alunos. A pesquisa foi de caráter exploratório, descritivo e analítico, conduzida por meio de uma revisão sistemática da literatura baseada em livros, artigos, revistas especializadas, sites periódicos e bases de dados científicas, como Scopus, Web of Science, Google Scholar, utilizando palavras-chave relacionadas ao tema proposto. Os artigos selecionados foram avaliados quanto à sua confiabilidade técnica e metodológica. As informações extraídas foram organizadas em categorias e analisadas para avaliar e identificar as conexões existentes entre a relação professor-aluno e o processo de ensino-aprendizagem. Os resultados serão apresentados de forma descritiva e analítica, discutindo-os à luz da literatura existente. A partir da coleta e análise das leituras, observou-se que outras estratégias de avaliação podem servir de apoio para que os professores alcancem melhores resultados com seus alunos e os orientem em direção ao conhecimento.Presented in this work is an analysis of learning assessment concerning the teacher and student relationship in the educational process. In the teaching-learning process, there are many factors that influence the outcomes, whether they are internal or external. Among the internal factors, the way assessment is conducted and the influence of the teacher-student relationship play fundamental roles in learning outcomes. Based on this premise, the aim was to analyze the conceptual and practical conceptions that teachers have regarding the forms of learning assessment and the interaction between educators and learners. The research was exploratory, descriptive, and analytical in nature, conducted through a systematic review of literature based on books, articles, specialized journals, periodic websites, and scientific databases such as Scopus, Web of Science, Google Scholar, using keywords related to the proposed topic. The selected articles were evaluated for their technical and methodological reliability. The extracted information was organized into categories and analyzed to evaluate and identify existing connections between the teacher-student relationship and the teaching-learning process. The results will be presented descriptively and analytically, discussing them in light of the existing literature. Through the collection and analysis of readings, it was observed that other assessment strategies can serve as support for teachers to achieve better results from their students and guide them towards Knowledge.Brazilian Journal of DevelopmentCampus Ji-ParanáLicenciatura em QuímicaZuquim, Andreia FernandaSantos, Joyce Pazitto dosSantos, Eduardo AquinoMoreira, Nilva GonçalvesZuquim, Andreia Fernanda2023-12-14T15:40:53Z2023-12-14T15:40:53Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSANTOS, J. P.; SANTOS, E. A.; MOREIRA, N. G.; ZUQUIM, A. F. Avaliação da aprendizagem e interações professor-aluno: estratégias aplicadas no aprimoramento do processo educacional. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 9, n. 10, p. 28666–28684, 2023. DOI: 10.34117/bjdv9n10-076. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/64053. Acesso em: 14 dec. 2023.2525-8761http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/649porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondôniainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondôniainstacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-17T19:29:06Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/649Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-03-17T19:29:06Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondôniafalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da aprendizagem e interações professor-aluno: estratégias aplicadas no aprimoramento do processo educacional |
title |
Avaliação da aprendizagem e interações professor-aluno: estratégias aplicadas no aprimoramento do processo educacional |
spellingShingle |
Avaliação da aprendizagem e interações professor-aluno: estratégias aplicadas no aprimoramento do processo educacional Santos, Joyce Pazitto dos Avaliação da aprendizagem Processo educativo Relação professor-aluno Ensino-aprendizagem Concepções conceituais e práticas Learning assessment Educational process Teacher-student relationship Teaching-learning Conceptual and practical conceptions |
title_short |
Avaliação da aprendizagem e interações professor-aluno: estratégias aplicadas no aprimoramento do processo educacional |
title_full |
Avaliação da aprendizagem e interações professor-aluno: estratégias aplicadas no aprimoramento do processo educacional |
title_fullStr |
Avaliação da aprendizagem e interações professor-aluno: estratégias aplicadas no aprimoramento do processo educacional |
title_full_unstemmed |
Avaliação da aprendizagem e interações professor-aluno: estratégias aplicadas no aprimoramento do processo educacional |
title_sort |
Avaliação da aprendizagem e interações professor-aluno: estratégias aplicadas no aprimoramento do processo educacional |
author |
Santos, Joyce Pazitto dos |
author_facet |
Santos, Joyce Pazitto dos Santos, Eduardo Aquino Moreira, Nilva Gonçalves Zuquim, Andreia Fernanda |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Eduardo Aquino Moreira, Nilva Gonçalves Zuquim, Andreia Fernanda |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Zuquim, Andreia Fernanda |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Joyce Pazitto dos Santos, Eduardo Aquino Moreira, Nilva Gonçalves Zuquim, Andreia Fernanda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação da aprendizagem Processo educativo Relação professor-aluno Ensino-aprendizagem Concepções conceituais e práticas Learning assessment Educational process Teacher-student relationship Teaching-learning Conceptual and practical conceptions |
topic |
Avaliação da aprendizagem Processo educativo Relação professor-aluno Ensino-aprendizagem Concepções conceituais e práticas Learning assessment Educational process Teacher-student relationship Teaching-learning Conceptual and practical conceptions |
description |
Apresenta-se neste trabalho uma análise da avaliação da aprendizagem em relação ao professor e ao aluno no processo educativo. No processo de ensino-aprendizagem, existem muitos fatores que influenciam nos resultados, sejam eles internos ou externos. Dentre os fatores internos, a forma como a avaliação é conduzida e a influência da relação professor-aluno desempenham papéis fundamentais nos resultados da aprendizagem. Com base nessa premissa, o objetivo foi analisar as concepções conceituais e práticas que os professores têm em relação às formas de avaliação da aprendizagem e à interação entre educadores e alunos. A pesquisa foi de caráter exploratório, descritivo e analítico, conduzida por meio de uma revisão sistemática da literatura baseada em livros, artigos, revistas especializadas, sites periódicos e bases de dados científicas, como Scopus, Web of Science, Google Scholar, utilizando palavras-chave relacionadas ao tema proposto. Os artigos selecionados foram avaliados quanto à sua confiabilidade técnica e metodológica. As informações extraídas foram organizadas em categorias e analisadas para avaliar e identificar as conexões existentes entre a relação professor-aluno e o processo de ensino-aprendizagem. Os resultados serão apresentados de forma descritiva e analítica, discutindo-os à luz da literatura existente. A partir da coleta e análise das leituras, observou-se que outras estratégias de avaliação podem servir de apoio para que os professores alcancem melhores resultados com seus alunos e os orientem em direção ao conhecimento. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-14T15:40:53Z 2023-12-14T15:40:53Z 2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, J. P.; SANTOS, E. A.; MOREIRA, N. G.; ZUQUIM, A. F. Avaliação da aprendizagem e interações professor-aluno: estratégias aplicadas no aprimoramento do processo educacional. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 9, n. 10, p. 28666–28684, 2023. DOI: 10.34117/bjdv9n10-076. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/64053. Acesso em: 14 dec. 2023. 2525-8761 http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/649 |
identifier_str_mv |
SANTOS, J. P.; SANTOS, E. A.; MOREIRA, N. G.; ZUQUIM, A. F. Avaliação da aprendizagem e interações professor-aluno: estratégias aplicadas no aprimoramento do processo educacional. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 9, n. 10, p. 28666–28684, 2023. DOI: 10.34117/bjdv9n10-076. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/64053. Acesso em: 14 dec. 2023. 2525-8761 |
url |
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/649 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development Campus Ji-Paraná Licenciatura em Química |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development Campus Ji-Paraná Licenciatura em Química |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia instacron:IFRO |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia |
instacron_str |
IFRO |
institution |
IFRO |
reponame_str |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia |
collection |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia |
repository.mail.fl_str_mv |
ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br |
_version_ |
1798415012412260352 |