O Conselho de Classe numa perspectiva da Educação Inclusiva dentro do Instituto Federal de Rondônia - Campus Guajará-Mirim

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Wagner Tenório dos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
Texto Completo: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/687
Resumo: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica, ofertado pelo Campus Calama do Instituto Federal de Rondônia como parte dos requisitos para a obtenção do título de Mestre em Educação Profissional e Tecnológica.
id IFRO-1_8f89f9c9ada03cce7f23a6adaf4ae9ee
oai_identifier_str oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/687
network_acronym_str IFRO-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository_id_str
spelling O Conselho de Classe numa perspectiva da Educação Inclusiva dentro do Instituto Federal de Rondônia - Campus Guajará-MirimConselho de ClasseEducaçãoInclusãoGuia PedagógicoClass CouncilEducationInclusionPedagogical GuideDissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica, ofertado pelo Campus Calama do Instituto Federal de Rondônia como parte dos requisitos para a obtenção do título de Mestre em Educação Profissional e Tecnológica.Esta dissertação é resultado de uma pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT do Instituto Federal de Rondônia – IFRO. A pesquisa está inserida na linha pesquisa “Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos em Educação Profissional e Tecnológica”. A pesquisa tem como tema o Conselho de Classe numa perspectiva da educação inclusiva. Assim, foi realizado uma análise sobre o Conselho de Classe de uma turma do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Rondônia – IFRO Campus Guajará-mirim a fim de verificar os problemas e desafios quanto à abordagem da situação dos alunos com deficiência com o intuito de criar um produto educacional que traga propostas de ações que possam melhorar gestão do processo ensino-aprendizagem. O referencial teórico utilizado para dialogar com os dados obtidos na pesquisa e fundamentar as concepções e reflexões extraídas durante as análises leva em consideração autores que discutem sobre Gestão Pedagógica – CAMARGO, 1997; HORA, 2007; LÜCK, 2010, entre outros, Conselho de Classe – DALBEN, 2004; CRUZ, 2005; PARO, 1986 e Educação Inclusiva – GUSMÃO, 2011, MANTOAN, 2000; MARTÍN, 2006. Para isso, a pesquisa adotou uma abordagem metodológica qualitativa, utilizando como técnica de coleta de dados e de análise respectivamente a Pesquisa-Ação Participante e a Análise Textual Discursiva – ATD. Desse modo, com o apoio e colaboração das pessoas que participaram da pesquisa, foi possível entender as dinâmicas, desafios e problemas na realização do Conselho de Classe e em seguida a construção de um guia pedagógico, como produto educacional, para contribuir com o desenvolvimento do Conselho de Classe dentro da instituição. Conclui-se que o - Guia pedagógico para a realização de um Conselho de Classe inclusivo - apresentado e avaliado pelos participantes da pesquisa poderá contribuir para a prática do Conselho de Classe dentro da instituição, ao mesmo tempo, que contribuirá para a promoção da educação inclusiva dos alunos com deficiência e necessidades específicas dentro da instituição de ensino.This dissertation is the result of research carried out in the Professional Master's Degree in Professional and Technological Education – ProfEPT at the Federal Institute of Rondônia – IFRO. The research is part of the research line “Organization and Memories of Pedagogical Spaces in Professional and Technological Education”. The research theme is the Class Council from the perspective of inclusive education. Thus, an analysis was carried out on the Class Council of a class of the Computer Technician Course Integrated into High School at the Federal Institute of Rondônia – IFRO Campus Guajará-mirim in order to verify the problems and challenges regarding the approach to the situation of students with disability with the aim of creating an educational product that brings proposals for actions that can improve management of the teaching-learning process. The theoretical framework used to dialogue with the data obtained in the research and support the conceptions and reflections extracted during the analyzes takes into account authors who discuss Pedagogical Management – CAMARGO, 1997; HORA, 2007; LÜCK, 2010, among others, Class Council – DALBEN, 2004; CRUZ, 2005; PARO, 1986 and Inclusive Education – GUSMÃO, 2011, MANTOAN, 2000; MARTÍN, 2006. To this end, the research adopted a qualitative methodological approach, using Participant Action Research and Discursive Textual Analysis – ATD as data collection and analysis techniques, respectively. In this way, with the support and collaboration of the people who participated in the research, it was possible to understand the dynamics, challenges and problems in carrying out the Class Council and then the construction of a pedagogical guide, as an educational product, to contribute to the development of the Council. Class within the institution. It is concluded that the - Pedagogical guide for carrying out an inclusive Class Council - presented and evaluated by the research participants may contribute to the practice of the Class Council within the institution, at the same time, it will contribute to the promotion of inclusive education of students with disabilities within the institution.Campus Porto Velho CalamaMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT)Batista, Josélia FonteneleSantos, Wagner Tenório dos2023-12-22T14:18:17Z2023-12-22T14:18:17Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Wagner Tenório dos. O Conselho de classe numa perspectiva da educação inclusiva dentro do Instituto Federal de Rondônia - Campus Guajará-Mirim. 2023. 41 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica-ProfEPT), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho-RO, 2023.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/687porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-09T06:32:59Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/687Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-04-09T06:32:59Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false
dc.title.none.fl_str_mv O Conselho de Classe numa perspectiva da Educação Inclusiva dentro do Instituto Federal de Rondônia - Campus Guajará-Mirim
title O Conselho de Classe numa perspectiva da Educação Inclusiva dentro do Instituto Federal de Rondônia - Campus Guajará-Mirim
spellingShingle O Conselho de Classe numa perspectiva da Educação Inclusiva dentro do Instituto Federal de Rondônia - Campus Guajará-Mirim
Santos, Wagner Tenório dos
Conselho de Classe
Educação
Inclusão
Guia Pedagógico
Class Council
Education
Inclusion
Pedagogical Guide
title_short O Conselho de Classe numa perspectiva da Educação Inclusiva dentro do Instituto Federal de Rondônia - Campus Guajará-Mirim
title_full O Conselho de Classe numa perspectiva da Educação Inclusiva dentro do Instituto Federal de Rondônia - Campus Guajará-Mirim
title_fullStr O Conselho de Classe numa perspectiva da Educação Inclusiva dentro do Instituto Federal de Rondônia - Campus Guajará-Mirim
title_full_unstemmed O Conselho de Classe numa perspectiva da Educação Inclusiva dentro do Instituto Federal de Rondônia - Campus Guajará-Mirim
title_sort O Conselho de Classe numa perspectiva da Educação Inclusiva dentro do Instituto Federal de Rondônia - Campus Guajará-Mirim
author Santos, Wagner Tenório dos
author_facet Santos, Wagner Tenório dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Batista, Josélia Fontenele
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Wagner Tenório dos
dc.subject.por.fl_str_mv Conselho de Classe
Educação
Inclusão
Guia Pedagógico
Class Council
Education
Inclusion
Pedagogical Guide
topic Conselho de Classe
Educação
Inclusão
Guia Pedagógico
Class Council
Education
Inclusion
Pedagogical Guide
description Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica, ofertado pelo Campus Calama do Instituto Federal de Rondônia como parte dos requisitos para a obtenção do título de Mestre em Educação Profissional e Tecnológica.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-22T14:18:17Z
2023-12-22T14:18:17Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Wagner Tenório dos. O Conselho de classe numa perspectiva da educação inclusiva dentro do Instituto Federal de Rondônia - Campus Guajará-Mirim. 2023. 41 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica-ProfEPT), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho-RO, 2023.
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/687
identifier_str_mv SANTOS, Wagner Tenório dos. O Conselho de classe numa perspectiva da educação inclusiva dentro do Instituto Federal de Rondônia - Campus Guajará-Mirim. 2023. 41 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica-ProfEPT), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho-RO, 2023.
url http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/687
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Campus Porto Velho Calama
Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT)
publisher.none.fl_str_mv Campus Porto Velho Calama
Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron:IFRO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron_str IFRO
institution IFRO
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br
_version_ 1809275585815379968