O desempenho do programa Ciência Sem Fronteiras na Austrália sob o ponto de vista de especialistas australianos e latino-americanos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Dileine Amaral da
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Rocha Neto, Ivan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2001
Resumo: Resumo: O presente texto teve o objetivo de analisar o desempenho do Programa Ciência sem Fronteiras na Austrália, de forma a testar a hipótese de que o programa foi importante para a formação de estudantes brasileiros de graduação egressos, no sentido de ter proporcionado experiências educacionais relevantes, tanto no plano acadêmico, quanto em termos de perspectivas para o futuro. A Austrália foi o terceiro maior receptor de estudantes brasileiros contemplados com bolsas de estudo na modalidade graduação sanduíche. Para tanto, foram entrevistados onze especialistas australianos e latino-americanos, com diferentes experiências profissionais sobre o processo de internacionalização da educação superior. A metodologia adotada envolveu pesquisa de natureza qualitativa, exploratória, com entrevistas semiestruturadas para a coleta de dados. A interpretação dos dados foi realizada, sobretudo, com base na análise de conteúdo proposta por Lawrence Bardin. Os resultados mostraram que o programa possibilitou mudanças importantes na vida pessoal e acadêmica dos egressos, tendo viabilizado o contato com a pesquisa e as redes de conhecimento. Entretanto, diante dos resultados e das discussões em torno de sua continuidade, torna-se necessário fazer mudanças que permitam o avanço continuado do processo de internacionalização da educação superior já iniciado. Palavras-chave: Educação Superior. Internacionalização. Programa Ciência sem Fronteiras.   THE CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS PERFORMANCE IN AUSTRALIA IN THE LIGHT OF AUSTRALIAN AND LATIN-AMERICAN EXPERTS Abstract: This paper aims to analyze the Ciência sem Fronteiras Program performance in Australia to test the hypothesis according to which the program was important to the nurturing of the Brazilian graduated university students, because it provided relevant educational experiences both in the academic arena and in terms of perspectives of future. Australia was ranked third in the list of countries receiving Brazilian students holding scholarships in the sandwich undergraduate modality. To that, eleven Australian and Latin American experts of different professional backgrounds were interviewed about the higher education internationalization process. The methodology adopted involved qualitative and exploratory research with semi-structured interviews to collect data. Data were construed mainly based on the content analysis proposed by Lawrence Bardin. Results showed that the program confered important changes on personal and academic lives of graduated students, allowing contact with research and knowledge networks. However, in face of the results and discussions about the continuity of the program, changes are required to allow advancing the existing process of higher education internationalization. Keywords: Higher Education. Internationalization. Ciência sem Fronteiras Program. 
id IFRS-1_459110addf5abef84c09dee18fe442f9
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2001
network_acronym_str IFRS-1
network_name_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling O desempenho do programa Ciência Sem Fronteiras na Austrália sob o ponto de vista de especialistas australianos e latino-americanosResumo: O presente texto teve o objetivo de analisar o desempenho do Programa Ciência sem Fronteiras na Austrália, de forma a testar a hipótese de que o programa foi importante para a formação de estudantes brasileiros de graduação egressos, no sentido de ter proporcionado experiências educacionais relevantes, tanto no plano acadêmico, quanto em termos de perspectivas para o futuro. A Austrália foi o terceiro maior receptor de estudantes brasileiros contemplados com bolsas de estudo na modalidade graduação sanduíche. Para tanto, foram entrevistados onze especialistas australianos e latino-americanos, com diferentes experiências profissionais sobre o processo de internacionalização da educação superior. A metodologia adotada envolveu pesquisa de natureza qualitativa, exploratória, com entrevistas semiestruturadas para a coleta de dados. A interpretação dos dados foi realizada, sobretudo, com base na análise de conteúdo proposta por Lawrence Bardin. Os resultados mostraram que o programa possibilitou mudanças importantes na vida pessoal e acadêmica dos egressos, tendo viabilizado o contato com a pesquisa e as redes de conhecimento. Entretanto, diante dos resultados e das discussões em torno de sua continuidade, torna-se necessário fazer mudanças que permitam o avanço continuado do processo de internacionalização da educação superior já iniciado. Palavras-chave: Educação Superior. Internacionalização. Programa Ciência sem Fronteiras.   THE CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS PERFORMANCE IN AUSTRALIA IN THE LIGHT OF AUSTRALIAN AND LATIN-AMERICAN EXPERTS Abstract: This paper aims to analyze the Ciência sem Fronteiras Program performance in Australia to test the hypothesis according to which the program was important to the nurturing of the Brazilian graduated university students, because it provided relevant educational experiences both in the academic arena and in terms of perspectives of future. Australia was ranked third in the list of countries receiving Brazilian students holding scholarships in the sandwich undergraduate modality. To that, eleven Australian and Latin American experts of different professional backgrounds were interviewed about the higher education internationalization process. The methodology adopted involved qualitative and exploratory research with semi-structured interviews to collect data. Data were construed mainly based on the content analysis proposed by Lawrence Bardin. Results showed that the program confered important changes on personal and academic lives of graduated students, allowing contact with research and knowledge networks. However, in face of the results and discussions about the continuity of the program, changes are required to allow advancing the existing process of higher education internationalization. Keywords: Higher Education. Internationalization. Ciência sem Fronteiras Program. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2016-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/200110.35819/tear.v5.n2.a2001#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 5 No. 2 (2016): ARTE E EDUCAÇÃO#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 5 Núm. 2 (2016): ARTE E EDUCAÇÃO#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 5 n. 2 (2016): ARTE E EDUCAÇÃO2238-807910.35819/tear.v5.n2reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2001/1501Cunha, Dileine Amaral daRocha Neto, Ivaninfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-25T00:34:17Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2001Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-08-25T00:34:17Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv O desempenho do programa Ciência Sem Fronteiras na Austrália sob o ponto de vista de especialistas australianos e latino-americanos
title O desempenho do programa Ciência Sem Fronteiras na Austrália sob o ponto de vista de especialistas australianos e latino-americanos
spellingShingle O desempenho do programa Ciência Sem Fronteiras na Austrália sob o ponto de vista de especialistas australianos e latino-americanos
Cunha, Dileine Amaral da
title_short O desempenho do programa Ciência Sem Fronteiras na Austrália sob o ponto de vista de especialistas australianos e latino-americanos
title_full O desempenho do programa Ciência Sem Fronteiras na Austrália sob o ponto de vista de especialistas australianos e latino-americanos
title_fullStr O desempenho do programa Ciência Sem Fronteiras na Austrália sob o ponto de vista de especialistas australianos e latino-americanos
title_full_unstemmed O desempenho do programa Ciência Sem Fronteiras na Austrália sob o ponto de vista de especialistas australianos e latino-americanos
title_sort O desempenho do programa Ciência Sem Fronteiras na Austrália sob o ponto de vista de especialistas australianos e latino-americanos
author Cunha, Dileine Amaral da
author_facet Cunha, Dileine Amaral da
Rocha Neto, Ivan
author_role author
author2 Rocha Neto, Ivan
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Dileine Amaral da
Rocha Neto, Ivan
description Resumo: O presente texto teve o objetivo de analisar o desempenho do Programa Ciência sem Fronteiras na Austrália, de forma a testar a hipótese de que o programa foi importante para a formação de estudantes brasileiros de graduação egressos, no sentido de ter proporcionado experiências educacionais relevantes, tanto no plano acadêmico, quanto em termos de perspectivas para o futuro. A Austrália foi o terceiro maior receptor de estudantes brasileiros contemplados com bolsas de estudo na modalidade graduação sanduíche. Para tanto, foram entrevistados onze especialistas australianos e latino-americanos, com diferentes experiências profissionais sobre o processo de internacionalização da educação superior. A metodologia adotada envolveu pesquisa de natureza qualitativa, exploratória, com entrevistas semiestruturadas para a coleta de dados. A interpretação dos dados foi realizada, sobretudo, com base na análise de conteúdo proposta por Lawrence Bardin. Os resultados mostraram que o programa possibilitou mudanças importantes na vida pessoal e acadêmica dos egressos, tendo viabilizado o contato com a pesquisa e as redes de conhecimento. Entretanto, diante dos resultados e das discussões em torno de sua continuidade, torna-se necessário fazer mudanças que permitam o avanço continuado do processo de internacionalização da educação superior já iniciado. Palavras-chave: Educação Superior. Internacionalização. Programa Ciência sem Fronteiras.   THE CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS PERFORMANCE IN AUSTRALIA IN THE LIGHT OF AUSTRALIAN AND LATIN-AMERICAN EXPERTS Abstract: This paper aims to analyze the Ciência sem Fronteiras Program performance in Australia to test the hypothesis according to which the program was important to the nurturing of the Brazilian graduated university students, because it provided relevant educational experiences both in the academic arena and in terms of perspectives of future. Australia was ranked third in the list of countries receiving Brazilian students holding scholarships in the sandwich undergraduate modality. To that, eleven Australian and Latin American experts of different professional backgrounds were interviewed about the higher education internationalization process. The methodology adopted involved qualitative and exploratory research with semi-structured interviews to collect data. Data were construed mainly based on the content analysis proposed by Lawrence Bardin. Results showed that the program confered important changes on personal and academic lives of graduated students, allowing contact with research and knowledge networks. However, in face of the results and discussions about the continuity of the program, changes are required to allow advancing the existing process of higher education internationalization. Keywords: Higher Education. Internationalization. Ciência sem Fronteiras Program. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2001
10.35819/tear.v5.n2.a2001
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2001
identifier_str_mv 10.35819/tear.v5.n2.a2001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2001/1501
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv #Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 5 No. 2 (2016): ARTE E EDUCAÇÃO
#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 5 Núm. 2 (2016): ARTE E EDUCAÇÃO
#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 5 n. 2 (2016): ARTE E EDUCAÇÃO
2238-8079
10.35819/tear.v5.n2
reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
collection Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||tear@canoas.ifrs.edu.br
_version_ 1752129770028531712