Um estudo comparativo e descritivo sobre o emprego do software GeoGebra em Geometria Analítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tenório, André
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Martins, Rosana da Preza, Tenório, Thaís
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remat (Bento Gonçalves)
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1607
Resumo: Tecnologias digitais são empregadas pelos jovens corriqueiramente, por isso, mantê-las afastadas do âmbito escolar pode ocasionar desânimo, desinteresse e desmotivação. Logo, propostas de ensino-aprendizagem com o uso de tecnologias devem ser testadas e divulgadas. Neste trabalho, foi analisada a aplicabilidade do software GeoGebra no estudo de distância entre dois pontos e de equações da reta. O objetivo foi conhecer os efeitos do GeoGebra na aprendizagem desses conteúdos. Alunos de duas turmas da 3º ano do Ensino Médio regular de uma escola pública estadual do Rio de Janeiro participaram da pesquisa. Para fins de comparação, o software GeoGebra foi manipulado por apenas uma das turmas. Os instrumentos de coleta de dados foram pré-teste, pós-teste, registro das atividades discentes e questionários. O uso do recurso tecnológico promoveu um ambiente de aprendizagem interativo e dinâmico. A possibilidade de visualização e experimentação facilitou o entendimento. Aproveitar software demanda do educador mais planejamento e flexibilidade do que em aulas sem recursos tecnológicos, mas torna a escola mais próxima do cotidiano do aluno.
id IFRS-2_55c0305c17ca87a9783828ac11b33fbc
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1607
network_acronym_str IFRS-2
network_name_str Remat (Bento Gonçalves)
repository_id_str
spelling Um estudo comparativo e descritivo sobre o emprego do software GeoGebra em Geometria AnalíticaTecnologias DigitaisGeometria AnalíticaGeoGebraTecnologias digitais são empregadas pelos jovens corriqueiramente, por isso, mantê-las afastadas do âmbito escolar pode ocasionar desânimo, desinteresse e desmotivação. Logo, propostas de ensino-aprendizagem com o uso de tecnologias devem ser testadas e divulgadas. Neste trabalho, foi analisada a aplicabilidade do software GeoGebra no estudo de distância entre dois pontos e de equações da reta. O objetivo foi conhecer os efeitos do GeoGebra na aprendizagem desses conteúdos. Alunos de duas turmas da 3º ano do Ensino Médio regular de uma escola pública estadual do Rio de Janeiro participaram da pesquisa. Para fins de comparação, o software GeoGebra foi manipulado por apenas uma das turmas. Os instrumentos de coleta de dados foram pré-teste, pós-teste, registro das atividades discentes e questionários. O uso do recurso tecnológico promoveu um ambiente de aprendizagem interativo e dinâmico. A possibilidade de visualização e experimentação facilitou o entendimento. Aproveitar software demanda do educador mais planejamento e flexibilidade do que em aulas sem recursos tecnológicos, mas torna a escola mais próxima do cotidiano do aluno.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2017-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos; Avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/160710.35819/remat2017v3i1id1607REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 3 No. 1 (2017); 38-53REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 3 Núm. 1 (2017); 38-53REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 3 n. 1 (2017); 38-532447-2689reponame:Remat (Bento Gonçalves)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1607/1598Copyright (c) 2017 REMAT: Revista Eletrônica da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessTenório, AndréMartins, Rosana da PrezaTenório, Thaís2022-12-28T15:55:45Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1607Revistahttp://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMATPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/oai||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br2447-26892447-2689opendoar:2022-12-28T15:55:45Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo comparativo e descritivo sobre o emprego do software GeoGebra em Geometria Analítica
title Um estudo comparativo e descritivo sobre o emprego do software GeoGebra em Geometria Analítica
spellingShingle Um estudo comparativo e descritivo sobre o emprego do software GeoGebra em Geometria Analítica
Tenório, André
Tecnologias Digitais
Geometria Analítica
GeoGebra
title_short Um estudo comparativo e descritivo sobre o emprego do software GeoGebra em Geometria Analítica
title_full Um estudo comparativo e descritivo sobre o emprego do software GeoGebra em Geometria Analítica
title_fullStr Um estudo comparativo e descritivo sobre o emprego do software GeoGebra em Geometria Analítica
title_full_unstemmed Um estudo comparativo e descritivo sobre o emprego do software GeoGebra em Geometria Analítica
title_sort Um estudo comparativo e descritivo sobre o emprego do software GeoGebra em Geometria Analítica
author Tenório, André
author_facet Tenório, André
Martins, Rosana da Preza
Tenório, Thaís
author_role author
author2 Martins, Rosana da Preza
Tenório, Thaís
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tenório, André
Martins, Rosana da Preza
Tenório, Thaís
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias Digitais
Geometria Analítica
GeoGebra
topic Tecnologias Digitais
Geometria Analítica
GeoGebra
description Tecnologias digitais são empregadas pelos jovens corriqueiramente, por isso, mantê-las afastadas do âmbito escolar pode ocasionar desânimo, desinteresse e desmotivação. Logo, propostas de ensino-aprendizagem com o uso de tecnologias devem ser testadas e divulgadas. Neste trabalho, foi analisada a aplicabilidade do software GeoGebra no estudo de distância entre dois pontos e de equações da reta. O objetivo foi conhecer os efeitos do GeoGebra na aprendizagem desses conteúdos. Alunos de duas turmas da 3º ano do Ensino Médio regular de uma escola pública estadual do Rio de Janeiro participaram da pesquisa. Para fins de comparação, o software GeoGebra foi manipulado por apenas uma das turmas. Os instrumentos de coleta de dados foram pré-teste, pós-teste, registro das atividades discentes e questionários. O uso do recurso tecnológico promoveu um ambiente de aprendizagem interativo e dinâmico. A possibilidade de visualização e experimentação facilitou o entendimento. Aproveitar software demanda do educador mais planejamento e flexibilidade do que em aulas sem recursos tecnológicos, mas torna a escola mais próxima do cotidiano do aluno.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos; Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1607
10.35819/remat2017v3i1id1607
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1607
identifier_str_mv 10.35819/remat2017v3i1id1607
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1607/1598
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 3 No. 1 (2017); 38-53
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 3 Núm. 1 (2017); 38-53
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 3 n. 1 (2017); 38-53
2447-2689
reponame:Remat (Bento Gonçalves)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Remat (Bento Gonçalves)
collection Remat (Bento Gonçalves)
repository.name.fl_str_mv Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br
_version_ 1798329705186721792