Ensino de Inglês Instrumental na Amazônia Paraense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marinho da Silva, Mauro
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Rodrigues dos Santos, Dayse
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: LínguaTec
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/6235
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar nossa visão, na condição de docente, sobre o ensino de inglês instrumental na Amazônia Paraense, desenvolvido por meio de curso de curta duração no interior do estado do Pará, bem como a visão dos estudantes que concluíram o curso. Para tanto, parte-se dos princípios teórico-metodológicos em que o projeto inicial do curso foi concebido e da sua descrição para a discussão das ações realizadas. A demanda por cursos de leitura em língua inglesa é alta na região do Baixo Amazonas, uma vez que há poucas instituições disponíveis para ofertar esse tipo de curso gratuitamente à comunidade e as condições de frequência presencial são geograficamente complexas. Nesse sentido, propusemos, por meio do IFPA, um curso de inglês instrumental on-line com duração de 40 horas para a comunidade, considerando o contexto de distanciamento social causado pela pandemia de coronavírus. Para o desenvolvimento desta investigação, realizamos recorte teórico da literatura dos últimos cinco anos sobre inglês instrumental no Brasil, de modo que fosse possível traçar um alinhamento teórico tanto na concepção do curso como na escrita deste texto, além da contextualização da oferta do curso. Desse modo, decidimos utilizar a metodologia qualitativa, na modalidade de pesquisa bibliográfica. Os resultados obtidos revelaram que os conteúdos do curso são relevantes para os estudantes, mas a carga horária foi insuficiente para uma aprendizagem mais aprofundada. Ao final da pesquisa, foi evidenciado que o formato do curso atende eficazmente o público desejado, considerando os recursos, os conteúdos e os métodos.
id IFRS-3_6bd53e7ad9dacd9ffbb45149126a847f
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/6235
network_acronym_str IFRS-3
network_name_str LínguaTec
repository_id_str
spelling Ensino de Inglês Instrumental na Amazônia ParaenseEste artigo tem como objetivo apresentar nossa visão, na condição de docente, sobre o ensino de inglês instrumental na Amazônia Paraense, desenvolvido por meio de curso de curta duração no interior do estado do Pará, bem como a visão dos estudantes que concluíram o curso. Para tanto, parte-se dos princípios teórico-metodológicos em que o projeto inicial do curso foi concebido e da sua descrição para a discussão das ações realizadas. A demanda por cursos de leitura em língua inglesa é alta na região do Baixo Amazonas, uma vez que há poucas instituições disponíveis para ofertar esse tipo de curso gratuitamente à comunidade e as condições de frequência presencial são geograficamente complexas. Nesse sentido, propusemos, por meio do IFPA, um curso de inglês instrumental on-line com duração de 40 horas para a comunidade, considerando o contexto de distanciamento social causado pela pandemia de coronavírus. Para o desenvolvimento desta investigação, realizamos recorte teórico da literatura dos últimos cinco anos sobre inglês instrumental no Brasil, de modo que fosse possível traçar um alinhamento teórico tanto na concepção do curso como na escrita deste texto, além da contextualização da oferta do curso. Desse modo, decidimos utilizar a metodologia qualitativa, na modalidade de pesquisa bibliográfica. Os resultados obtidos revelaram que os conteúdos do curso são relevantes para os estudantes, mas a carga horária foi insuficiente para uma aprendizagem mais aprofundada. Ao final da pesquisa, foi evidenciado que o formato do curso atende eficazmente o público desejado, considerando os recursos, os conteúdos e os métodos.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2022-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/623510.35819/linguatec.v7.n2.6235LínguaTec; v. 7 n. 2 (2022); 56-702525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/6235/3242Copyright (c) 2022 Mauro Marinho da Silva, Dayse Rodrigues dos Santoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMarinho da Silva, MauroRodrigues dos Santos, Dayse2022-11-20T14:25:03Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/6235Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2022-11-20T14:25:03LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de Inglês Instrumental na Amazônia Paraense
title Ensino de Inglês Instrumental na Amazônia Paraense
spellingShingle Ensino de Inglês Instrumental na Amazônia Paraense
Marinho da Silva, Mauro
title_short Ensino de Inglês Instrumental na Amazônia Paraense
title_full Ensino de Inglês Instrumental na Amazônia Paraense
title_fullStr Ensino de Inglês Instrumental na Amazônia Paraense
title_full_unstemmed Ensino de Inglês Instrumental na Amazônia Paraense
title_sort Ensino de Inglês Instrumental na Amazônia Paraense
author Marinho da Silva, Mauro
author_facet Marinho da Silva, Mauro
Rodrigues dos Santos, Dayse
author_role author
author2 Rodrigues dos Santos, Dayse
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marinho da Silva, Mauro
Rodrigues dos Santos, Dayse
description Este artigo tem como objetivo apresentar nossa visão, na condição de docente, sobre o ensino de inglês instrumental na Amazônia Paraense, desenvolvido por meio de curso de curta duração no interior do estado do Pará, bem como a visão dos estudantes que concluíram o curso. Para tanto, parte-se dos princípios teórico-metodológicos em que o projeto inicial do curso foi concebido e da sua descrição para a discussão das ações realizadas. A demanda por cursos de leitura em língua inglesa é alta na região do Baixo Amazonas, uma vez que há poucas instituições disponíveis para ofertar esse tipo de curso gratuitamente à comunidade e as condições de frequência presencial são geograficamente complexas. Nesse sentido, propusemos, por meio do IFPA, um curso de inglês instrumental on-line com duração de 40 horas para a comunidade, considerando o contexto de distanciamento social causado pela pandemia de coronavírus. Para o desenvolvimento desta investigação, realizamos recorte teórico da literatura dos últimos cinco anos sobre inglês instrumental no Brasil, de modo que fosse possível traçar um alinhamento teórico tanto na concepção do curso como na escrita deste texto, além da contextualização da oferta do curso. Desse modo, decidimos utilizar a metodologia qualitativa, na modalidade de pesquisa bibliográfica. Os resultados obtidos revelaram que os conteúdos do curso são relevantes para os estudantes, mas a carga horária foi insuficiente para uma aprendizagem mais aprofundada. Ao final da pesquisa, foi evidenciado que o formato do curso atende eficazmente o público desejado, considerando os recursos, os conteúdos e os métodos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/6235
10.35819/linguatec.v7.n2.6235
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/6235
identifier_str_mv 10.35819/linguatec.v7.n2.6235
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/6235/3242
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Mauro Marinho da Silva, Dayse Rodrigues dos Santos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Mauro Marinho da Silva, Dayse Rodrigues dos Santos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
dc.source.none.fl_str_mv LínguaTec; v. 7 n. 2 (2022); 56-70
2525-3425
reponame:LínguaTec
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str LínguaTec
collection LínguaTec
repository.name.fl_str_mv LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||linguatec@ifrs.edu.br
_version_ 1798042322630344704