Metodologias Ativas e ensino de Língua Portuguesa: uma revisão de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gebing, Samuel Ânderson
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Citolin, Cristina Bohn
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: LínguaTec
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/6529
Resumo: Esta pesquisa focalizou a temática das metodologias ativas (MAs) e sua aplicação em aulas de Língua Portuguesa (LP). Teve por objetivo central identificar, a partir de uma revisão de literatura, com pesquisa em artigos de periódicos on-line, aspectos teóricos e práticos sobre as MAs, analisando suas possíveis contribuições ao ensino de LP. Quanto à metodologia deste estudo, desenvolveu-se uma pesquisa de revisão sistemática de literatura, consoante Galvão e Pereira (2014, p. 183), com um levantamento quali-quantitativo de publicações, que foram tabeladas, sintetizadas, analisadas entre si. Para isso, foram confrontados, entre outros, objetivos, contexto, metodologias e resultados de cada estudo. O corpus foi formado por textos selecionados em periódicos identificados com avaliação Qualis-Capes A1 até B3, do quadriênio 2013-2016, disponíveis na plataforma Sucupira, além da Revista LínguaTec, com avaliação B4. Esta pesquisa justifica-se principalmente porque a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), instrumento orientador da educação nacional, reconhece o aluno como protagonista do seu aprendizado, de forma crítica, reflexiva e autônoma. Embora não cite as MAs como prática pedagógica mais indicada a favorecer esse processo, as concepções da BNCC estão diretamente relacionadas a essa forma de ensinar. Pesquisas como as de Moran (2018), Valente (2018) e Pinheiro et al. (2021), conceituam e apresentam as MAs com diversas possibilidades de aplicação, análises e resultados em sala de aula. Contudo, conforme o último estudo, análises relacionando as MAs à LP são escassas. Portanto, ao analisar os 24 estudos selecionados, esta pesquisa busca amenizar uma lacuna existente, contribuindo para o ensino e a aprendizagem na área. Considerando o sucesso das MAs em todas as práticas e os aspectos positivos elencados nos estudos teóricos e bibliográficos, sem ignorar os desafios - como por exemplo a falta de infraestrutura nas escolas, urge a necessidade de tornar as MAs um tema recorrente em formações iniciais e continuadas de docentes.
id IFRS-3_b75b6facf256970e61b1cb4665007190
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/6529
network_acronym_str IFRS-3
network_name_str LínguaTec
repository_id_str
spelling Metodologias Ativas e ensino de Língua Portuguesa: uma revisão de literaturaEsta pesquisa focalizou a temática das metodologias ativas (MAs) e sua aplicação em aulas de Língua Portuguesa (LP). Teve por objetivo central identificar, a partir de uma revisão de literatura, com pesquisa em artigos de periódicos on-line, aspectos teóricos e práticos sobre as MAs, analisando suas possíveis contribuições ao ensino de LP. Quanto à metodologia deste estudo, desenvolveu-se uma pesquisa de revisão sistemática de literatura, consoante Galvão e Pereira (2014, p. 183), com um levantamento quali-quantitativo de publicações, que foram tabeladas, sintetizadas, analisadas entre si. Para isso, foram confrontados, entre outros, objetivos, contexto, metodologias e resultados de cada estudo. O corpus foi formado por textos selecionados em periódicos identificados com avaliação Qualis-Capes A1 até B3, do quadriênio 2013-2016, disponíveis na plataforma Sucupira, além da Revista LínguaTec, com avaliação B4. Esta pesquisa justifica-se principalmente porque a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), instrumento orientador da educação nacional, reconhece o aluno como protagonista do seu aprendizado, de forma crítica, reflexiva e autônoma. Embora não cite as MAs como prática pedagógica mais indicada a favorecer esse processo, as concepções da BNCC estão diretamente relacionadas a essa forma de ensinar. Pesquisas como as de Moran (2018), Valente (2018) e Pinheiro et al. (2021), conceituam e apresentam as MAs com diversas possibilidades de aplicação, análises e resultados em sala de aula. Contudo, conforme o último estudo, análises relacionando as MAs à LP são escassas. Portanto, ao analisar os 24 estudos selecionados, esta pesquisa busca amenizar uma lacuna existente, contribuindo para o ensino e a aprendizagem na área. Considerando o sucesso das MAs em todas as práticas e os aspectos positivos elencados nos estudos teóricos e bibliográficos, sem ignorar os desafios - como por exemplo a falta de infraestrutura nas escolas, urge a necessidade de tornar as MAs um tema recorrente em formações iniciais e continuadas de docentes.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2023-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/652910.35819/linguatec.v8.n2.6529LínguaTec; v. 8 n. 2 (2023): Número Especial - Letras IFRS; 56-782525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/6529/3376Copyright (c) 2023 Samuel Ânderson Gebing, Cristina Bohn Citolinhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGebing, Samuel ÂndersonCitolin, Cristina Bohn2023-08-10T12:39:16Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/6529Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2023-08-10T12:39:16LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologias Ativas e ensino de Língua Portuguesa: uma revisão de literatura
title Metodologias Ativas e ensino de Língua Portuguesa: uma revisão de literatura
spellingShingle Metodologias Ativas e ensino de Língua Portuguesa: uma revisão de literatura
Gebing, Samuel Ânderson
title_short Metodologias Ativas e ensino de Língua Portuguesa: uma revisão de literatura
title_full Metodologias Ativas e ensino de Língua Portuguesa: uma revisão de literatura
title_fullStr Metodologias Ativas e ensino de Língua Portuguesa: uma revisão de literatura
title_full_unstemmed Metodologias Ativas e ensino de Língua Portuguesa: uma revisão de literatura
title_sort Metodologias Ativas e ensino de Língua Portuguesa: uma revisão de literatura
author Gebing, Samuel Ânderson
author_facet Gebing, Samuel Ânderson
Citolin, Cristina Bohn
author_role author
author2 Citolin, Cristina Bohn
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gebing, Samuel Ânderson
Citolin, Cristina Bohn
description Esta pesquisa focalizou a temática das metodologias ativas (MAs) e sua aplicação em aulas de Língua Portuguesa (LP). Teve por objetivo central identificar, a partir de uma revisão de literatura, com pesquisa em artigos de periódicos on-line, aspectos teóricos e práticos sobre as MAs, analisando suas possíveis contribuições ao ensino de LP. Quanto à metodologia deste estudo, desenvolveu-se uma pesquisa de revisão sistemática de literatura, consoante Galvão e Pereira (2014, p. 183), com um levantamento quali-quantitativo de publicações, que foram tabeladas, sintetizadas, analisadas entre si. Para isso, foram confrontados, entre outros, objetivos, contexto, metodologias e resultados de cada estudo. O corpus foi formado por textos selecionados em periódicos identificados com avaliação Qualis-Capes A1 até B3, do quadriênio 2013-2016, disponíveis na plataforma Sucupira, além da Revista LínguaTec, com avaliação B4. Esta pesquisa justifica-se principalmente porque a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), instrumento orientador da educação nacional, reconhece o aluno como protagonista do seu aprendizado, de forma crítica, reflexiva e autônoma. Embora não cite as MAs como prática pedagógica mais indicada a favorecer esse processo, as concepções da BNCC estão diretamente relacionadas a essa forma de ensinar. Pesquisas como as de Moran (2018), Valente (2018) e Pinheiro et al. (2021), conceituam e apresentam as MAs com diversas possibilidades de aplicação, análises e resultados em sala de aula. Contudo, conforme o último estudo, análises relacionando as MAs à LP são escassas. Portanto, ao analisar os 24 estudos selecionados, esta pesquisa busca amenizar uma lacuna existente, contribuindo para o ensino e a aprendizagem na área. Considerando o sucesso das MAs em todas as práticas e os aspectos positivos elencados nos estudos teóricos e bibliográficos, sem ignorar os desafios - como por exemplo a falta de infraestrutura nas escolas, urge a necessidade de tornar as MAs um tema recorrente em formações iniciais e continuadas de docentes.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/6529
10.35819/linguatec.v8.n2.6529
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/6529
identifier_str_mv 10.35819/linguatec.v8.n2.6529
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/6529/3376
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Samuel Ânderson Gebing, Cristina Bohn Citolin
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Samuel Ânderson Gebing, Cristina Bohn Citolin
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
dc.source.none.fl_str_mv LínguaTec; v. 8 n. 2 (2023): Número Especial - Letras IFRS; 56-78
2525-3425
reponame:LínguaTec
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str LínguaTec
collection LínguaTec
repository.name.fl_str_mv LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||linguatec@ifrs.edu.br
_version_ 1798042321891098624