Motivando a construção da aprendizagem na disciplina matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Patrícia de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Bonzanini, Taitiâny Kárita
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Iniciação Científica
Texto Completo: https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/414
Resumo: Considerando a rejeição diante do ensino tradicional da matemática, torna-se fundamental a inserção de novas estratégias visando a motivação nas aulas. Neste artigo são apresentados resultados de atividades junto a uma turma de alunos do 8º ano, os quais apresentavam deficiência de conhecimentos matemáticos e comportamento indisciplinado, buscando estabelecer uma reflexão sobre a relação existente entre a motivação em sala de aula, a indisciplina e a aprendizagem de conceitos matemáticos. Os resultados indicaram que a utilização de recursos e estratégias de ensino mais dinâmicas são fatores que motivam a aprendizagem e favorecem a diminuição da indisciplina.
id IFSP-2_f114f5ed1e79f1435da834e2dd7ad4aa
oai_identifier_str oai:periodicos.itp.ifsp.edu.br:article/414
network_acronym_str IFSP-2
network_name_str Revista Brasileira de Iniciação Científica
repository_id_str
spelling Motivando a construção da aprendizagem na disciplina matemáticaConsiderando a rejeição diante do ensino tradicional da matemática, torna-se fundamental a inserção de novas estratégias visando a motivação nas aulas. Neste artigo são apresentados resultados de atividades junto a uma turma de alunos do 8º ano, os quais apresentavam deficiência de conhecimentos matemáticos e comportamento indisciplinado, buscando estabelecer uma reflexão sobre a relação existente entre a motivação em sala de aula, a indisciplina e a aprendizagem de conceitos matemáticos. Os resultados indicaram que a utilização de recursos e estratégias de ensino mais dinâmicas são fatores que motivam a aprendizagem e favorecem a diminuição da indisciplina.Revista Brasileira de Iniciação CientíficaUniversidade de São Paulo - Bolsa de Estudos InstitucionalMoura, Patrícia deBonzanini, Taitiâny Kárita2016-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/414Revista Brasileira de Iniciação Científica; v. 4 n. 2 (2017): v.4, n.2, abr./jun. (2017)2359-232Xreponame:Revista Brasileira de Iniciação Científicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)instacron:IFSPporhttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/414/624info:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-16T16:29:19Zoai:periodicos.itp.ifsp.edu.br:article/414Revistahttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/PUBhttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/oaishigunov.ifsp.edu@gmail.com||revista.hipotese@gmail.com2359-232X2359-232Xopendoar:2018-07-16T16:29:19Revista Brasileira de Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)false
dc.title.none.fl_str_mv Motivando a construção da aprendizagem na disciplina matemática
title Motivando a construção da aprendizagem na disciplina matemática
spellingShingle Motivando a construção da aprendizagem na disciplina matemática
Moura, Patrícia de
title_short Motivando a construção da aprendizagem na disciplina matemática
title_full Motivando a construção da aprendizagem na disciplina matemática
title_fullStr Motivando a construção da aprendizagem na disciplina matemática
title_full_unstemmed Motivando a construção da aprendizagem na disciplina matemática
title_sort Motivando a construção da aprendizagem na disciplina matemática
author Moura, Patrícia de
author_facet Moura, Patrícia de
Bonzanini, Taitiâny Kárita
author_role author
author2 Bonzanini, Taitiâny Kárita
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo - Bolsa de Estudos Institucional
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Patrícia de
Bonzanini, Taitiâny Kárita
description Considerando a rejeição diante do ensino tradicional da matemática, torna-se fundamental a inserção de novas estratégias visando a motivação nas aulas. Neste artigo são apresentados resultados de atividades junto a uma turma de alunos do 8º ano, os quais apresentavam deficiência de conhecimentos matemáticos e comportamento indisciplinado, buscando estabelecer uma reflexão sobre a relação existente entre a motivação em sala de aula, a indisciplina e a aprendizagem de conceitos matemáticos. Os resultados indicaram que a utilização de recursos e estratégias de ensino mais dinâmicas são fatores que motivam a aprendizagem e favorecem a diminuição da indisciplina.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/414
url https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/414
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/414/624
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Iniciação Científica
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Iniciação Científica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Iniciação Científica; v. 4 n. 2 (2017): v.4, n.2, abr./jun. (2017)
2359-232X
reponame:Revista Brasileira de Iniciação Científica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
instacron:IFSP
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
instacron_str IFSP
institution IFSP
reponame_str Revista Brasileira de Iniciação Científica
collection Revista Brasileira de Iniciação Científica
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
repository.mail.fl_str_mv shigunov.ifsp.edu@gmail.com||revista.hipotese@gmail.com
_version_ 1752129780382171136