Fatores que interferem na adesão terapêutica medicamentosa em hipertensos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Daniel,Ana Carolina Queiroz Godoy
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Veiga,Eugenia Velludo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Einstein (São Paulo)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-45082013000300012
Resumo: OBJETIVO: Caracterizar os fatores que interferem na adesão terapêutica medicamentosa de portadores de hipertensão arterial. MÉTODOS: Estudo de caráter descritivo, de natureza não experimental, que analisou uma amostra de 80 pacientes com diagnóstico de hipertensão arterial submetidos a tratamento medicamentoso e internados em um hospital universitário, no período de março a maio de 2009. Para a obtenção dos dados, foi aplicado o Instrumento para Avaliar Atitudes Frente à Tomada dos Remédios. RESULTADOS: Dentre a população estudada, 45,1% apresentaram suficiente grau de adesão à terapêutica medicamentosa. Indivíduos com pressão arterial controlada, gênero feminino, brancos, solteiros, casados ou viúvos, aposentados, de faixa etária entre 40 e 59 anos e aqueles com idade igual ou superior a 80 anos foram os entrevistados que responderam de maneira positiva ao cumprimento e seguimento da terapêutica medicamentosa. CONCLUSÃO: Apesar do número de fatores facilitadores ao processo de adesão à terapêutica medicamentosa ser maior do que o número de fatores dificultadores, observou-se que mais da metade dos pacientes entrevistados apresentou insuficiente grau de adesão à tomada de medicamentos para a hipertensão arterial. Isso demonstra a necessidade de desenvolvimento de estudos voltados à identificação desses fatores, bem como sua contribuição para a promoção de autonomia, aceitação, conhecimento e adaptação do paciente em relação à sua própria doença.
id IIEPAE-1_3df90eeb0d5eabe4423f9d9d63f9cf26
oai_identifier_str oai:scielo:S1679-45082013000300012
network_acronym_str IIEPAE-1
network_name_str Einstein (São Paulo)
repository_id_str
spelling Fatores que interferem na adesão terapêutica medicamentosa em hipertensosCooperação do pacienteHipertensão/terapiaHipertensão/farmacologiaRecusa do paciente ao tratamentoOBJETIVO: Caracterizar os fatores que interferem na adesão terapêutica medicamentosa de portadores de hipertensão arterial. MÉTODOS: Estudo de caráter descritivo, de natureza não experimental, que analisou uma amostra de 80 pacientes com diagnóstico de hipertensão arterial submetidos a tratamento medicamentoso e internados em um hospital universitário, no período de março a maio de 2009. Para a obtenção dos dados, foi aplicado o Instrumento para Avaliar Atitudes Frente à Tomada dos Remédios. RESULTADOS: Dentre a população estudada, 45,1% apresentaram suficiente grau de adesão à terapêutica medicamentosa. Indivíduos com pressão arterial controlada, gênero feminino, brancos, solteiros, casados ou viúvos, aposentados, de faixa etária entre 40 e 59 anos e aqueles com idade igual ou superior a 80 anos foram os entrevistados que responderam de maneira positiva ao cumprimento e seguimento da terapêutica medicamentosa. CONCLUSÃO: Apesar do número de fatores facilitadores ao processo de adesão à terapêutica medicamentosa ser maior do que o número de fatores dificultadores, observou-se que mais da metade dos pacientes entrevistados apresentou insuficiente grau de adesão à tomada de medicamentos para a hipertensão arterial. Isso demonstra a necessidade de desenvolvimento de estudos voltados à identificação desses fatores, bem como sua contribuição para a promoção de autonomia, aceitação, conhecimento e adaptação do paciente em relação à sua própria doença.Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein2013-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-45082013000300012einstein (São Paulo) v.11 n.3 2013reponame:Einstein (São Paulo)instname:Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEPAE)instacron:IIEPAE10.1590/S1679-45082013000300012info:eu-repo/semantics/openAccessDaniel,Ana Carolina Queiroz GodoyVeiga,Eugenia Velludopor2013-10-15T00:00:00Zoai:scielo:S1679-45082013000300012Revistahttps://journal.einstein.br/pt-br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@einstein.br2317-63851679-4508opendoar:2013-10-15T00:00Einstein (São Paulo) - Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEPAE)false
dc.title.none.fl_str_mv Fatores que interferem na adesão terapêutica medicamentosa em hipertensos
title Fatores que interferem na adesão terapêutica medicamentosa em hipertensos
spellingShingle Fatores que interferem na adesão terapêutica medicamentosa em hipertensos
Daniel,Ana Carolina Queiroz Godoy
Cooperação do paciente
Hipertensão/terapia
Hipertensão/farmacologia
Recusa do paciente ao tratamento
title_short Fatores que interferem na adesão terapêutica medicamentosa em hipertensos
title_full Fatores que interferem na adesão terapêutica medicamentosa em hipertensos
title_fullStr Fatores que interferem na adesão terapêutica medicamentosa em hipertensos
title_full_unstemmed Fatores que interferem na adesão terapêutica medicamentosa em hipertensos
title_sort Fatores que interferem na adesão terapêutica medicamentosa em hipertensos
author Daniel,Ana Carolina Queiroz Godoy
author_facet Daniel,Ana Carolina Queiroz Godoy
Veiga,Eugenia Velludo
author_role author
author2 Veiga,Eugenia Velludo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Daniel,Ana Carolina Queiroz Godoy
Veiga,Eugenia Velludo
dc.subject.por.fl_str_mv Cooperação do paciente
Hipertensão/terapia
Hipertensão/farmacologia
Recusa do paciente ao tratamento
topic Cooperação do paciente
Hipertensão/terapia
Hipertensão/farmacologia
Recusa do paciente ao tratamento
description OBJETIVO: Caracterizar os fatores que interferem na adesão terapêutica medicamentosa de portadores de hipertensão arterial. MÉTODOS: Estudo de caráter descritivo, de natureza não experimental, que analisou uma amostra de 80 pacientes com diagnóstico de hipertensão arterial submetidos a tratamento medicamentoso e internados em um hospital universitário, no período de março a maio de 2009. Para a obtenção dos dados, foi aplicado o Instrumento para Avaliar Atitudes Frente à Tomada dos Remédios. RESULTADOS: Dentre a população estudada, 45,1% apresentaram suficiente grau de adesão à terapêutica medicamentosa. Indivíduos com pressão arterial controlada, gênero feminino, brancos, solteiros, casados ou viúvos, aposentados, de faixa etária entre 40 e 59 anos e aqueles com idade igual ou superior a 80 anos foram os entrevistados que responderam de maneira positiva ao cumprimento e seguimento da terapêutica medicamentosa. CONCLUSÃO: Apesar do número de fatores facilitadores ao processo de adesão à terapêutica medicamentosa ser maior do que o número de fatores dificultadores, observou-se que mais da metade dos pacientes entrevistados apresentou insuficiente grau de adesão à tomada de medicamentos para a hipertensão arterial. Isso demonstra a necessidade de desenvolvimento de estudos voltados à identificação desses fatores, bem como sua contribuição para a promoção de autonomia, aceitação, conhecimento e adaptação do paciente em relação à sua própria doença.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-45082013000300012
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-45082013000300012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1679-45082013000300012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein
publisher.none.fl_str_mv Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein
dc.source.none.fl_str_mv einstein (São Paulo) v.11 n.3 2013
reponame:Einstein (São Paulo)
instname:Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEPAE)
instacron:IIEPAE
instname_str Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEPAE)
instacron_str IIEPAE
institution IIEPAE
reponame_str Einstein (São Paulo)
collection Einstein (São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Einstein (São Paulo) - Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEPAE)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@einstein.br
_version_ 1752129907060637696