Persistência de hábitos de sucção não nutritiva: prevalência e fatores associados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Góes,Maíra Pê Soares de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Araújo,Cláudia Marina Tavares, Góes,Paulo Sávio Angeiras, Jamelli,Silvia Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-38292013000300006
Resumo: OBJETIVOS: identificar a prevalência de hábitos de sucção não nutritiva em pré-escolares e verificar fatores associados a sua persistência. MÉTODOS: estudo transversal e analítico realizado por meio de questionário com responsáveis de 524 crianças em 17 centros educacionais públicos de Recife/PE. Variáveis dependentes (sucção digital e de chupeta) e independentes, relacionadas à criança (sexo, idade, aleitamento materno, uso de mamadeira, enurese noturna, turnos na unidade educacional, cuidador, ordem de nascimento, visita ao dentista) e a sua mãe (escolaridade, idade, renda familiar, trabalho fora do domicilio, turnos de trabalho, coabitação, orientação sobre hábitos), foram associadas, usando os testes estatísticos qui-quadrado de Pearson, Exato de Fisher e regressão Poisson. RESULTADOS: prevalência de hábitos de sucção não nutritiva de 57%: 47,5% apenas sucção de chupeta. Após análise multivariada, as variáveis: tempo de aleitamento materno e uso de mamadeira continuaram associadas ao uso de chupeta, enquanto que as variáveis: escolaridade materna, uso de mamadeira, idade e sexo da criança encontraram-se fortemente associadas à sucção digital. CONCLUSÕES: alta prevalência de hábitos de sucção não nutritiva, sendo a chupeta mais frequente. Aspectos associados ao padrão de aleitamento foram apontados como principais fatores explicativos à persistência destes hábitos em pré-escolares e os aspectos psicossociais tiveram poder de associação relevante.
id IMIPFF-1_34f8d803e2fdde1dad50622a5d518a9d
oai_identifier_str oai:scielo:S1519-38292013000300006
network_acronym_str IMIPFF-1
network_name_str Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil (Online)
repository_id_str
spelling Persistência de hábitos de sucção não nutritiva: prevalência e fatores associadosChupetasSucção de dedoHábitosOBJETIVOS: identificar a prevalência de hábitos de sucção não nutritiva em pré-escolares e verificar fatores associados a sua persistência. MÉTODOS: estudo transversal e analítico realizado por meio de questionário com responsáveis de 524 crianças em 17 centros educacionais públicos de Recife/PE. Variáveis dependentes (sucção digital e de chupeta) e independentes, relacionadas à criança (sexo, idade, aleitamento materno, uso de mamadeira, enurese noturna, turnos na unidade educacional, cuidador, ordem de nascimento, visita ao dentista) e a sua mãe (escolaridade, idade, renda familiar, trabalho fora do domicilio, turnos de trabalho, coabitação, orientação sobre hábitos), foram associadas, usando os testes estatísticos qui-quadrado de Pearson, Exato de Fisher e regressão Poisson. RESULTADOS: prevalência de hábitos de sucção não nutritiva de 57%: 47,5% apenas sucção de chupeta. Após análise multivariada, as variáveis: tempo de aleitamento materno e uso de mamadeira continuaram associadas ao uso de chupeta, enquanto que as variáveis: escolaridade materna, uso de mamadeira, idade e sexo da criança encontraram-se fortemente associadas à sucção digital. CONCLUSÕES: alta prevalência de hábitos de sucção não nutritiva, sendo a chupeta mais frequente. Aspectos associados ao padrão de aleitamento foram apontados como principais fatores explicativos à persistência destes hábitos em pré-escolares e os aspectos psicossociais tiveram poder de associação relevante.Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira2013-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-38292013000300006Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil v.13 n.3 2013reponame:Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil (Online)instname:Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIPFF)instacron:IMIPFF10.1590/S1519-38292013000300006info:eu-repo/semantics/openAccessGóes,Maíra Pê Soares deAraújo,Cláudia Marina TavaresGóes,Paulo Sávio AngeirasJamelli,Silvia Reginapor2013-10-11T00:00:00Zoai:scielo:S1519-38292013000300006Revistahttp://www.scielo.br/rbsmihttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@imip.org.br1806-93041519-3829opendoar:2013-10-11T00:00Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil (Online) - Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIPFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Persistência de hábitos de sucção não nutritiva: prevalência e fatores associados
title Persistência de hábitos de sucção não nutritiva: prevalência e fatores associados
spellingShingle Persistência de hábitos de sucção não nutritiva: prevalência e fatores associados
Góes,Maíra Pê Soares de
Chupetas
Sucção de dedo
Hábitos
title_short Persistência de hábitos de sucção não nutritiva: prevalência e fatores associados
title_full Persistência de hábitos de sucção não nutritiva: prevalência e fatores associados
title_fullStr Persistência de hábitos de sucção não nutritiva: prevalência e fatores associados
title_full_unstemmed Persistência de hábitos de sucção não nutritiva: prevalência e fatores associados
title_sort Persistência de hábitos de sucção não nutritiva: prevalência e fatores associados
author Góes,Maíra Pê Soares de
author_facet Góes,Maíra Pê Soares de
Araújo,Cláudia Marina Tavares
Góes,Paulo Sávio Angeiras
Jamelli,Silvia Regina
author_role author
author2 Araújo,Cláudia Marina Tavares
Góes,Paulo Sávio Angeiras
Jamelli,Silvia Regina
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Góes,Maíra Pê Soares de
Araújo,Cláudia Marina Tavares
Góes,Paulo Sávio Angeiras
Jamelli,Silvia Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Chupetas
Sucção de dedo
Hábitos
topic Chupetas
Sucção de dedo
Hábitos
description OBJETIVOS: identificar a prevalência de hábitos de sucção não nutritiva em pré-escolares e verificar fatores associados a sua persistência. MÉTODOS: estudo transversal e analítico realizado por meio de questionário com responsáveis de 524 crianças em 17 centros educacionais públicos de Recife/PE. Variáveis dependentes (sucção digital e de chupeta) e independentes, relacionadas à criança (sexo, idade, aleitamento materno, uso de mamadeira, enurese noturna, turnos na unidade educacional, cuidador, ordem de nascimento, visita ao dentista) e a sua mãe (escolaridade, idade, renda familiar, trabalho fora do domicilio, turnos de trabalho, coabitação, orientação sobre hábitos), foram associadas, usando os testes estatísticos qui-quadrado de Pearson, Exato de Fisher e regressão Poisson. RESULTADOS: prevalência de hábitos de sucção não nutritiva de 57%: 47,5% apenas sucção de chupeta. Após análise multivariada, as variáveis: tempo de aleitamento materno e uso de mamadeira continuaram associadas ao uso de chupeta, enquanto que as variáveis: escolaridade materna, uso de mamadeira, idade e sexo da criança encontraram-se fortemente associadas à sucção digital. CONCLUSÕES: alta prevalência de hábitos de sucção não nutritiva, sendo a chupeta mais frequente. Aspectos associados ao padrão de aleitamento foram apontados como principais fatores explicativos à persistência destes hábitos em pré-escolares e os aspectos psicossociais tiveram poder de associação relevante.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-38292013000300006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-38292013000300006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1519-38292013000300006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil v.13 n.3 2013
reponame:Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil (Online)
instname:Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIPFF)
instacron:IMIPFF
instname_str Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIPFF)
instacron_str IMIPFF
institution IMIPFF
reponame_str Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil (Online)
collection Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil (Online) - Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIPFF)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@imip.org.br
_version_ 1752129929076539392