THE ROLE OF THE PROFESSIONAL SUPPORTING THE INCLUSION OF A STUDENT WITH A DISABILITY IN THE REGULAR SCHOOL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caetano , Renata Alves
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva , Neusa Esméria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Scientia Generalis
Texto Completo: https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/126
Resumo: Introdução: Ao longo das últimas décadas inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais e até mesmo com deficiência  na rede regular de ensino vem se configurando como um direito constitucional e ao mesmo tempo como um desafio no campo educacional. Nesse cenário, destacam-se algumas ações das políticas públicas que objetivam ampliar a inclusão educacional, a exemplo do Atendimento Educacional. Objetivos: Este trabalho  tem por objetivo  descrever a trajetória de intervenção  os desafios e as dificuldades enfrentadas  durante a experiência de um estágio remunerado ocorrido durante o ano de 2019, em uma escola da rede pública de um município do interior de Minas Gerais, e compreender o papel e a importância do profissional apoio na inclusão de alunos com deficiência na escola regular. Especializado (AEE) e a inserção do Profissional Apoio nas escolas e nas salas de aula.  Metodologia: Consiste em um relato de experiência, a metodologia utilizada  pode ser definida  como uma pesquisa mista, pois  relacionaremos a revisão bibliográfica com pesquisa  descritiva. Como referência legal nos apoiaremos na  Constituição Federal de 1988, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996(LDBEN 9.394/1996), na Declaração de Salamanca, 1994 e na  Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência).Considerações Finais: Em fase final, a pesquisa sinaliza que embora o profissional apoio esteja garantido legalmente ainda falta clareza por parte dos sistemas de ensino, quanto ao seu papel e atribuições, muito embora sua importância seja reconhecida e considerada importante para a inclusão dos alunos (as) com deficiência na escola regular.
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