CHILDHOOD EDUCATION AND THE COMMON CURRICULAR NATIONAL BASE, UNVEILING LIMITS AND POSSIBILITIES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheco , Juliana Moreira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Neusa Esméria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Scientia Generalis
Texto Completo: https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/102
Resumo: Introdução: Durante as últimas décadas a Educação Infantil tem ocupado espaço no cenário político e educacional, passando a fazer parte de diversos  documentos oficiais que tratam dos aspectos  pedagógicos, dentre esses a Bncc, (2017). A aprovação da Base Nacional Comum Curricular bem como sua implementação nos estados e municípios brasileiros trouxe novos desafios para a educação nacional gerando a necessidade de discussões e debates sobre o tema. Levando-se em conta o percurso histórico, político e as especificidades da  educação infantil educacional consideramos ser importantes estudos e discussões sobre as implicações da BNCC para essa etapa educacional. Objetivos: Nesse trabalho temos por objetivo analisar  os desdobramentos da Base Nacional Comum Curricular- Bncc  para a Educação Infantil, buscando destacar   avanços  retrocessos em relação aos documentos oficiais que precederam  a Bncc, Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI- 1998),as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEIs-2009) e o P.N.E.2014. Metodologia: Conforme citado anteriormente esse trabalho limita-se à educação infantil, para consecução dos objetivos propostos utilizaremos a pesquisa bibliográfica com teóricos da área e a pesquisa documental. Inicialmente será apresentado um breve histórico da educação infantil de seus primórdios até a atualidade com base nos  estudos contemporâneos  sobre a infância. Considerações Finais: Sem a  pretensão de esgotar o tema, mas com o intuito de trazer à tona  elementos para a continuidade do debate, os estudos sinalizaram a ambiguidade do documento , uma vez que o mesmo  apresenta avanços para a Educação Infantil,  ao  trazer a organização curricular e reiterar a importância  do atendimento educacional nessa etapa, retrocede na questão da prática pedagógica ao assumir um caráter normativo e  prescritivo.
id INDEP-1_37f56fc70953414f0484182c4d849f24
oai_identifier_str oai:ojs2.scientiageneralis.com.br:article/102
network_acronym_str INDEP-1
network_name_str Scientia Generalis
repository_id_str
spelling CHILDHOOD EDUCATION AND THE COMMON CURRICULAR NATIONAL BASE, UNVEILING LIMITS AND POSSIBILITIESLA EDUCACIÓN INFANTIL Y LA BASE NACIONAL CURRICULAR COMÚN, DECLARANDO LÍMITES Y POSIBILIDADESEDUCAÇÃO INFANTIL E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, DESVENDANDO LIMITES E POSSIBILIDADESBase Nacional Comum Curricular (BNCC), educação infantil, currículo.Introdução: Durante as últimas décadas a Educação Infantil tem ocupado espaço no cenário político e educacional, passando a fazer parte de diversos  documentos oficiais que tratam dos aspectos  pedagógicos, dentre esses a Bncc, (2017). A aprovação da Base Nacional Comum Curricular bem como sua implementação nos estados e municípios brasileiros trouxe novos desafios para a educação nacional gerando a necessidade de discussões e debates sobre o tema. Levando-se em conta o percurso histórico, político e as especificidades da  educação infantil educacional consideramos ser importantes estudos e discussões sobre as implicações da BNCC para essa etapa educacional. Objetivos: Nesse trabalho temos por objetivo analisar  os desdobramentos da Base Nacional Comum Curricular- Bncc  para a Educação Infantil, buscando destacar   avanços  retrocessos em relação aos documentos oficiais que precederam  a Bncc, Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI- 1998),as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEIs-2009) e o P.N.E.2014. Metodologia: Conforme citado anteriormente esse trabalho limita-se à educação infantil, para consecução dos objetivos propostos utilizaremos a pesquisa bibliográfica com teóricos da área e a pesquisa documental. Inicialmente será apresentado um breve histórico da educação infantil de seus primórdios até a atualidade com base nos  estudos contemporâneos  sobre a infância. Considerações Finais: Sem a  pretensão de esgotar o tema, mas com o intuito de trazer à tona  elementos para a continuidade do debate, os estudos sinalizaram a ambiguidade do documento , uma vez que o mesmo  apresenta avanços para a Educação Infantil,  ao  trazer a organização curricular e reiterar a importância  do atendimento educacional nessa etapa, retrocede na questão da prática pedagógica ao assumir um caráter normativo e  prescritivo.Scientia GeneralisScientia GeneralisScientia Generalis2020-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/102Scientia Generalis; v. 1 n. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 44-44Scientia Generalis; Vol. 1 No. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 44-44Scientia Generalis; Vol. 1 Núm. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 44-442675-2999reponame:Scientia Generalisinstname:Publicação independenteinstacron:INDEPporhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/102/80Copyright (c) 2021 Juliana Moreira Pacheco , Neusa Esméria Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPacheco , Juliana Moreira Silva, Neusa Esméria 2023-08-01T03:32:02Zoai:ojs2.scientiageneralis.com.br:article/102Revistahttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SGPRIhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/oaieditor@scientiageneralis.com.br2675-29992675-2999opendoar:2023-08-01T03:32:02Scientia Generalis - Publicação independentefalse
dc.title.none.fl_str_mv CHILDHOOD EDUCATION AND THE COMMON CURRICULAR NATIONAL BASE, UNVEILING LIMITS AND POSSIBILITIES
LA EDUCACIÓN INFANTIL Y LA BASE NACIONAL CURRICULAR COMÚN, DECLARANDO LÍMITES Y POSIBILIDADES
EDUCAÇÃO INFANTIL E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, DESVENDANDO LIMITES E POSSIBILIDADES
title CHILDHOOD EDUCATION AND THE COMMON CURRICULAR NATIONAL BASE, UNVEILING LIMITS AND POSSIBILITIES
spellingShingle CHILDHOOD EDUCATION AND THE COMMON CURRICULAR NATIONAL BASE, UNVEILING LIMITS AND POSSIBILITIES
Pacheco , Juliana Moreira
Base Nacional Comum Curricular (BNCC), educação infantil, currículo.
title_short CHILDHOOD EDUCATION AND THE COMMON CURRICULAR NATIONAL BASE, UNVEILING LIMITS AND POSSIBILITIES
title_full CHILDHOOD EDUCATION AND THE COMMON CURRICULAR NATIONAL BASE, UNVEILING LIMITS AND POSSIBILITIES
title_fullStr CHILDHOOD EDUCATION AND THE COMMON CURRICULAR NATIONAL BASE, UNVEILING LIMITS AND POSSIBILITIES
title_full_unstemmed CHILDHOOD EDUCATION AND THE COMMON CURRICULAR NATIONAL BASE, UNVEILING LIMITS AND POSSIBILITIES
title_sort CHILDHOOD EDUCATION AND THE COMMON CURRICULAR NATIONAL BASE, UNVEILING LIMITS AND POSSIBILITIES
author Pacheco , Juliana Moreira
author_facet Pacheco , Juliana Moreira
Silva, Neusa Esméria
author_role author
author2 Silva, Neusa Esméria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pacheco , Juliana Moreira
Silva, Neusa Esméria
dc.subject.por.fl_str_mv Base Nacional Comum Curricular (BNCC), educação infantil, currículo.
topic Base Nacional Comum Curricular (BNCC), educação infantil, currículo.
description Introdução: Durante as últimas décadas a Educação Infantil tem ocupado espaço no cenário político e educacional, passando a fazer parte de diversos  documentos oficiais que tratam dos aspectos  pedagógicos, dentre esses a Bncc, (2017). A aprovação da Base Nacional Comum Curricular bem como sua implementação nos estados e municípios brasileiros trouxe novos desafios para a educação nacional gerando a necessidade de discussões e debates sobre o tema. Levando-se em conta o percurso histórico, político e as especificidades da  educação infantil educacional consideramos ser importantes estudos e discussões sobre as implicações da BNCC para essa etapa educacional. Objetivos: Nesse trabalho temos por objetivo analisar  os desdobramentos da Base Nacional Comum Curricular- Bncc  para a Educação Infantil, buscando destacar   avanços  retrocessos em relação aos documentos oficiais que precederam  a Bncc, Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI- 1998),as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEIs-2009) e o P.N.E.2014. Metodologia: Conforme citado anteriormente esse trabalho limita-se à educação infantil, para consecução dos objetivos propostos utilizaremos a pesquisa bibliográfica com teóricos da área e a pesquisa documental. Inicialmente será apresentado um breve histórico da educação infantil de seus primórdios até a atualidade com base nos  estudos contemporâneos  sobre a infância. Considerações Finais: Sem a  pretensão de esgotar o tema, mas com o intuito de trazer à tona  elementos para a continuidade do debate, os estudos sinalizaram a ambiguidade do documento , uma vez que o mesmo  apresenta avanços para a Educação Infantil,  ao  trazer a organização curricular e reiterar a importância  do atendimento educacional nessa etapa, retrocede na questão da prática pedagógica ao assumir um caráter normativo e  prescritivo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/102
url https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/102
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/102/80
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Juliana Moreira Pacheco , Neusa Esméria Silva
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Juliana Moreira Pacheco , Neusa Esméria Silva
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Scientia Generalis
Scientia Generalis
Scientia Generalis
publisher.none.fl_str_mv Scientia Generalis
Scientia Generalis
Scientia Generalis
dc.source.none.fl_str_mv Scientia Generalis; v. 1 n. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 44-44
Scientia Generalis; Vol. 1 No. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 44-44
Scientia Generalis; Vol. 1 Núm. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 44-44
2675-2999
reponame:Scientia Generalis
instname:Publicação independente
instacron:INDEP
instname_str Publicação independente
instacron_str INDEP
institution INDEP
reponame_str Scientia Generalis
collection Scientia Generalis
repository.name.fl_str_mv Scientia Generalis - Publicação independente
repository.mail.fl_str_mv editor@scientiageneralis.com.br
_version_ 1797042483933216768