Desenvolvimento profissional docente e intensificação do trabalho: viver ou sobreviver?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quixadá Viana, Cleide Maria Quevedo
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Machado, Liliane Campos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Em Aberto
Texto Completo: http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2948
Resumo: RESUMOO presente artigo tem como objetivo analisar o Desenvolvimento Profissional Docente como processo humano concreto, nos marcos da totalidade do modo de produção capitalista. O tema justifica-se pela constatação de que, na atualidade, a política educacional para o Ensino Superior contempla os ajustes da agenda neoliberal impostos por organismos financeiros internacionais, que se traduzem em exigências de um novo perfil docente, afetando o fazer e o ser professor. O estudo sinaliza que as exigências impostas ao docente do Ensino Superior resultam na intensificação insustentável de atividades e tarefas que restringem as possibilidades do docente usufruir normalmente da convivência familiar e social, pois o trabalho se torna uma questão de sobrevivência.
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description RESUMOO presente artigo tem como objetivo analisar o Desenvolvimento Profissional Docente como processo humano concreto, nos marcos da totalidade do modo de produção capitalista. O tema justifica-se pela constatação de que, na atualidade, a política educacional para o Ensino Superior contempla os ajustes da agenda neoliberal impostos por organismos financeiros internacionais, que se traduzem em exigências de um novo perfil docente, afetando o fazer e o ser professor. O estudo sinaliza que as exigências impostas ao docente do Ensino Superior resultam na intensificação insustentável de atividades e tarefas que restringem as possibilidades do docente usufruir normalmente da convivência familiar e social, pois o trabalho se torna uma questão de sobrevivência.
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