Ampliação do período escolar nas aldeias: inovação ou valorização da pedagogia indígena?
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Em Aberto |
Texto Completo: | http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2591 |
Resumo: | Uma primeira aproximação teórica ao tema da ampliação do período escolar,política pública em processo de implantação no Brasil, é apresentada a partir darealidade das aldeias indígenas do Estado de Mato Grosso do Sul, em particular, ocaso da aldeia guarani-kaiowá do município de Caarapó. O texto propõe respondera algumas questões: como equacionar as inovações e modificações do tempopromovidas pela ampliação da jornada escolar em confronto com a pedagogiaindígena? O que esta ampliação, na direção de uma proposta de escola de tempointegral, poderá significar na sua relação com a cultura tradicional e as formaspróprias de socialização e aprendizagem da cultura guarani e kaiowá? Esses temassão cotejados a partir de autores da Antropologia e da Educação. |
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Ampliação do período escolar nas aldeias: inovação ou valorização da pedagogia indígena?povos indígenas; educação integral; pedagogia indígena; Guarani-Kaiowá.Uma primeira aproximação teórica ao tema da ampliação do período escolar,política pública em processo de implantação no Brasil, é apresentada a partir darealidade das aldeias indígenas do Estado de Mato Grosso do Sul, em particular, ocaso da aldeia guarani-kaiowá do município de Caarapó. O texto propõe respondera algumas questões: como equacionar as inovações e modificações do tempopromovidas pela ampliação da jornada escolar em confronto com a pedagogiaindígena? O que esta ampliação, na direção de uma proposta de escola de tempointegral, poderá significar na sua relação com a cultura tradicional e as formaspróprias de socialização e aprendizagem da cultura guarani e kaiowá? Esses temassão cotejados a partir de autores da Antropologia e da Educação.Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas EducacionaisUrquiza, Antônio H. AguileraNascimento, Adir C.2016-03-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/259110.24109/2176-6673.emaberto.25i88.2591Em Aberto; v. 25, n. 88 (2012): Políticas de educação integral em jornada ampliada217666730104-103710.24109/2176-6673.emaberto.25i88reponame:Em Abertoinstname:INEPinstacron:INEPporhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2591/2501Direitos autorais 2016 Em Abertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-08T14:46:02Zmail@mail.com - |
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