Ampliação do período escolar nas aldeias: inovação ou valorização da pedagogia indígena?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Urquiza, Antônio H. Aguilera
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Nascimento, Adir C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Em Aberto
Texto Completo: http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2591
Resumo: Uma primeira aproximação teórica ao tema da ampliação do período escolar,política pública em processo de implantação no Brasil, é apresentada a partir darealidade das aldeias indígenas do Estado de Mato Grosso do Sul, em particular, ocaso da aldeia guarani-kaiowá do município de Caarapó. O texto propõe respondera algumas questões: como equacionar as inovações e modificações do tempopromovidas pela ampliação da jornada escolar em confronto com a pedagogiaindígena? O que esta ampliação, na direção de uma proposta de escola de tempointegral, poderá significar na sua relação com a cultura tradicional e as formaspróprias de socialização e aprendizagem da cultura guarani e kaiowá? Esses temassão cotejados a partir de autores da Antropologia e da Educação.
id INEP-1_13d34c8baebb77c4f158cf3711b2d4bc
oai_identifier_str oai:ojs.172.29.9.66:article/2591
network_acronym_str INEP-1
network_name_str Em Aberto
spelling Ampliação do período escolar nas aldeias: inovação ou valorização da pedagogia indígena?povos indígenas; educação integral; pedagogia indígena; Guarani-Kaiowá.Uma primeira aproximação teórica ao tema da ampliação do período escolar,política pública em processo de implantação no Brasil, é apresentada a partir darealidade das aldeias indígenas do Estado de Mato Grosso do Sul, em particular, ocaso da aldeia guarani-kaiowá do município de Caarapó. O texto propõe respondera algumas questões: como equacionar as inovações e modificações do tempopromovidas pela ampliação da jornada escolar em confronto com a pedagogiaindígena? O que esta ampliação, na direção de uma proposta de escola de tempointegral, poderá significar na sua relação com a cultura tradicional e as formaspróprias de socialização e aprendizagem da cultura guarani e kaiowá? Esses temassão cotejados a partir de autores da Antropologia e da Educação.Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas EducacionaisUrquiza, Antônio H. AguileraNascimento, Adir C.2016-03-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/259110.24109/2176-6673.emaberto.25i88.2591Em Aberto; v. 25, n. 88 (2012): Políticas de educação integral em jornada ampliada217666730104-103710.24109/2176-6673.emaberto.25i88reponame:Em Abertoinstname:INEPinstacron:INEPporhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2591/2501Direitos autorais 2016 Em Abertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-08T14:46:02Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Ampliação do período escolar nas aldeias: inovação ou valorização da pedagogia indígena?
title Ampliação do período escolar nas aldeias: inovação ou valorização da pedagogia indígena?
spellingShingle Ampliação do período escolar nas aldeias: inovação ou valorização da pedagogia indígena?
Urquiza, Antônio H. Aguilera
povos indígenas; educação integral; pedagogia indígena; Guarani-Kaiowá.
title_short Ampliação do período escolar nas aldeias: inovação ou valorização da pedagogia indígena?
title_full Ampliação do período escolar nas aldeias: inovação ou valorização da pedagogia indígena?
title_fullStr Ampliação do período escolar nas aldeias: inovação ou valorização da pedagogia indígena?
title_full_unstemmed Ampliação do período escolar nas aldeias: inovação ou valorização da pedagogia indígena?
title_sort Ampliação do período escolar nas aldeias: inovação ou valorização da pedagogia indígena?
author Urquiza, Antônio H. Aguilera
author_facet Urquiza, Antônio H. Aguilera
Nascimento, Adir C.
author_role author
author2 Nascimento, Adir C.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Urquiza, Antônio H. Aguilera
Nascimento, Adir C.
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv povos indígenas; educação integral; pedagogia indígena; Guarani-Kaiowá.
topic povos indígenas; educação integral; pedagogia indígena; Guarani-Kaiowá.
dc.description.none.fl_txt_mv Uma primeira aproximação teórica ao tema da ampliação do período escolar,política pública em processo de implantação no Brasil, é apresentada a partir darealidade das aldeias indígenas do Estado de Mato Grosso do Sul, em particular, ocaso da aldeia guarani-kaiowá do município de Caarapó. O texto propõe respondera algumas questões: como equacionar as inovações e modificações do tempopromovidas pela ampliação da jornada escolar em confronto com a pedagogiaindígena? O que esta ampliação, na direção de uma proposta de escola de tempointegral, poderá significar na sua relação com a cultura tradicional e as formaspróprias de socialização e aprendizagem da cultura guarani e kaiowá? Esses temassão cotejados a partir de autores da Antropologia e da Educação.
description Uma primeira aproximação teórica ao tema da ampliação do período escolar,política pública em processo de implantação no Brasil, é apresentada a partir darealidade das aldeias indígenas do Estado de Mato Grosso do Sul, em particular, ocaso da aldeia guarani-kaiowá do município de Caarapó. O texto propõe respondera algumas questões: como equacionar as inovações e modificações do tempopromovidas pela ampliação da jornada escolar em confronto com a pedagogiaindígena? O que esta ampliação, na direção de uma proposta de escola de tempointegral, poderá significar na sua relação com a cultura tradicional e as formaspróprias de socialização e aprendizagem da cultura guarani e kaiowá? Esses temassão cotejados a partir de autores da Antropologia e da Educação.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-07
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2591
10.24109/2176-6673.emaberto.25i88.2591
url http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2591
identifier_str_mv 10.24109/2176-6673.emaberto.25i88.2591
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2591/2501
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Em Aberto
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Em Aberto
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
dc.source.none.fl_str_mv Em Aberto; v. 25, n. 88 (2012): Políticas de educação integral em jornada ampliada
21766673
0104-1037
10.24109/2176-6673.emaberto.25i88
reponame:Em Aberto
instname:INEP
instacron:INEP
reponame_str Em Aberto
collection Em Aberto
instname_str INEP
instacron_str INEP
institution INEP
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1635981642943168512