A extensão universitária na perspectiva da universidade do encontro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Rubya Mara Munhóz de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Morosini, Marília Costa, Lopes, Daniela Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Em Aberto
Texto Completo: http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4470
Resumo: O artigo apresenta e discute o conceito de universidade do encontro, que tem por base uma proposta de trabalho colaborativo partilhado entre docentes, discentes e comunidade extensionista, para ampliar os espaços integradores na universidade, fortalecer a relação entre ensino, pesquisa e extensão e viabilizar práticas pedagógicas renovadas na educação superior. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, e a coleta dos dados foi realizada mediante questionário com perguntas abertas a quatro servidoras de uma universidade pública do sul do Brasil, visando identificar traços da universidade do encontro, seus desafios e relevância na articulação entre ensino, pesquisa e extensão. Na interpretação dos dados, aplicou-se a análise de conteúdo. Constatou-se que a extensão nos cursos de graduação possibilita a universidade do encontro, a qual favorece o surgimento do aluno e do professor reflexivo e pesquisador, que integram conhecimentos científicos e experiência.
id INEP-1_3caa94b2523fc018aa908b22c5ec8139
oai_identifier_str oai:ojs.172.29.9.66:article/4470
network_acronym_str INEP-1
network_name_str Em Aberto
spelling A extensão universitária na perspectiva da universidade do encontroeducação superior; estudo de caso; extensão universitária; integração ensino-pesquisa-extensão; universidade do encontroA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA PERSPECTIVA DA UNIVERSIDADE DO ENCONTROO artigo apresenta e discute o conceito de universidade do encontro, que tem por base uma proposta de trabalho colaborativo partilhado entre docentes, discentes e comunidade extensionista, para ampliar os espaços integradores na universidade, fortalecer a relação entre ensino, pesquisa e extensão e viabilizar práticas pedagógicas renovadas na educação superior. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, e a coleta dos dados foi realizada mediante questionário com perguntas abertas a quatro servidoras de uma universidade pública do sul do Brasil, visando identificar traços da universidade do encontro, seus desafios e relevância na articulação entre ensino, pesquisa e extensão. Na interpretação dos dados, aplicou-se a análise de conteúdo. Constatou-se que a extensão nos cursos de graduação possibilita a universidade do encontro, a qual favorece o surgimento do aluno e do professor reflexivo e pesquisador, que integram conhecimentos científicos e experiência.Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas EducacionaisAndrade, Rubya Mara Munhóz deMorosini, Marília CostaLopes, Daniela Oliveira2019-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/447010.24109/2176-6673.emaberto.32i106.4470Em Aberto; v. 32, n. 106 (2019): Inovação pedagógica no ensino superior217666730104-103710.24109/2176-6673.emaberto.32i106reponame:Em Abertoinstname:INEPinstacron:INEPporhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4470/pdfDireitos autorais 2019 Em Abertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-11T14:16:30Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv A extensão universitária na perspectiva da universidade do encontro
title A extensão universitária na perspectiva da universidade do encontro
spellingShingle A extensão universitária na perspectiva da universidade do encontro
Andrade, Rubya Mara Munhóz de
educação superior; estudo de caso; extensão universitária; integração ensino-pesquisa-extensão; universidade do encontro
A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA PERSPECTIVA DA UNIVERSIDADE DO ENCONTRO
title_short A extensão universitária na perspectiva da universidade do encontro
title_full A extensão universitária na perspectiva da universidade do encontro
title_fullStr A extensão universitária na perspectiva da universidade do encontro
title_full_unstemmed A extensão universitária na perspectiva da universidade do encontro
title_sort A extensão universitária na perspectiva da universidade do encontro
author Andrade, Rubya Mara Munhóz de
author_facet Andrade, Rubya Mara Munhóz de
Morosini, Marília Costa
Lopes, Daniela Oliveira
author_role author
author2 Morosini, Marília Costa
Lopes, Daniela Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Rubya Mara Munhóz de
Morosini, Marília Costa
Lopes, Daniela Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv educação superior; estudo de caso; extensão universitária; integração ensino-pesquisa-extensão; universidade do encontro
A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA PERSPECTIVA DA UNIVERSIDADE DO ENCONTRO
topic educação superior; estudo de caso; extensão universitária; integração ensino-pesquisa-extensão; universidade do encontro
A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA PERSPECTIVA DA UNIVERSIDADE DO ENCONTRO
dc.description.none.fl_txt_mv O artigo apresenta e discute o conceito de universidade do encontro, que tem por base uma proposta de trabalho colaborativo partilhado entre docentes, discentes e comunidade extensionista, para ampliar os espaços integradores na universidade, fortalecer a relação entre ensino, pesquisa e extensão e viabilizar práticas pedagógicas renovadas na educação superior. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, e a coleta dos dados foi realizada mediante questionário com perguntas abertas a quatro servidoras de uma universidade pública do sul do Brasil, visando identificar traços da universidade do encontro, seus desafios e relevância na articulação entre ensino, pesquisa e extensão. Na interpretação dos dados, aplicou-se a análise de conteúdo. Constatou-se que a extensão nos cursos de graduação possibilita a universidade do encontro, a qual favorece o surgimento do aluno e do professor reflexivo e pesquisador, que integram conhecimentos científicos e experiência.
description O artigo apresenta e discute o conceito de universidade do encontro, que tem por base uma proposta de trabalho colaborativo partilhado entre docentes, discentes e comunidade extensionista, para ampliar os espaços integradores na universidade, fortalecer a relação entre ensino, pesquisa e extensão e viabilizar práticas pedagógicas renovadas na educação superior. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, e a coleta dos dados foi realizada mediante questionário com perguntas abertas a quatro servidoras de uma universidade pública do sul do Brasil, visando identificar traços da universidade do encontro, seus desafios e relevância na articulação entre ensino, pesquisa e extensão. Na interpretação dos dados, aplicou-se a análise de conteúdo. Constatou-se que a extensão nos cursos de graduação possibilita a universidade do encontro, a qual favorece o surgimento do aluno e do professor reflexivo e pesquisador, que integram conhecimentos científicos e experiência.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-27
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4470
10.24109/2176-6673.emaberto.32i106.4470
url http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4470
identifier_str_mv 10.24109/2176-6673.emaberto.32i106.4470
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4470/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Em Aberto
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Em Aberto
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
dc.source.none.fl_str_mv Em Aberto; v. 32, n. 106 (2019): Inovação pedagógica no ensino superior
21766673
0104-1037
10.24109/2176-6673.emaberto.32i106
reponame:Em Aberto
instname:INEP
instacron:INEP
reponame_str Em Aberto
collection Em Aberto
instname_str INEP
instacron_str INEP
institution INEP
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1656026642392285184