Ensinar e aprender práticas corporais na escola: indícios de momentos miméticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Em Aberto |
Texto Completo: | http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3615 |
Resumo: | A centralidade do corpo é tomada como referência nos processos pedagógicos relacionados ao ensino de práticas corporais na escola, notadamente nas aulas de educação física. Nesse sentido, são apresentadas reflexões que dialogam com as contribuições de Walter Benjamin sobre a infância e a educação, tendo o conceitode mímesis como elemento relevante de análise. A seguir, analisam-se alguns trechos de narrativas elaboradas por professores e estudantes no contexto de ensino e aprendizagem de práticas corporais, buscando apresentar indícios de momentos miméticos que rompem uma suposta linearidade do cotidiano escolar. Por fim, a partir desses momentos explicitados nas narrativas, reflete-se sobre os desdobramentos que eles têm no processo de formação (inicial e continuada) deprofessores de educação física, no que se refere à possibilidade de assumir um "corpo expressivo e experiencial". |
id |
INEP-1_4134399b5b5ffaeebf8dee1cd1c9cdaf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.172.29.9.66:article/3615 |
network_acronym_str |
INEP-1 |
network_name_str |
Em Aberto |
spelling |
Ensinar e aprender práticas corporais na escola: indícios de momentos miméticosMímesis; Ensino; Aprendizagem; Práticas corporais; Educação Física Escolarpráticas corporaisA centralidade do corpo é tomada como referência nos processos pedagógicos relacionados ao ensino de práticas corporais na escola, notadamente nas aulas de educação física. Nesse sentido, são apresentadas reflexões que dialogam com as contribuições de Walter Benjamin sobre a infância e a educação, tendo o conceitode mímesis como elemento relevante de análise. A seguir, analisam-se alguns trechos de narrativas elaboradas por professores e estudantes no contexto de ensino e aprendizagem de práticas corporais, buscando apresentar indícios de momentos miméticos que rompem uma suposta linearidade do cotidiano escolar. Por fim, a partir desses momentos explicitados nas narrativas, reflete-se sobre os desdobramentos que eles têm no processo de formação (inicial e continuada) deprofessores de educação física, no que se refere à possibilidade de assumir um "corpo expressivo e experiencial".Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas EducacionaisAlmeida Junior, Admir Soares de2018-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/361510.24109/2176-6673.emaberto.31i102.3615Em Aberto; v. 31, n. 102 (2018): Ludicidade, conhecimento e corpo217666730104-103710.24109/2176-6673.emaberto.31i102reponame:Em Abertoinstname:INEPinstacron:INEPporhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3615/pdf_1http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/downloadSuppFile/3615/322Direitos autorais 2018 Em Abertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-08T14:46:12Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensinar e aprender práticas corporais na escola: indícios de momentos miméticos |
title |
Ensinar e aprender práticas corporais na escola: indícios de momentos miméticos |
spellingShingle |
Ensinar e aprender práticas corporais na escola: indícios de momentos miméticos Almeida Junior, Admir Soares de Mímesis; Ensino; Aprendizagem; Práticas corporais; Educação Física Escolar práticas corporais |
title_short |
Ensinar e aprender práticas corporais na escola: indícios de momentos miméticos |
title_full |
Ensinar e aprender práticas corporais na escola: indícios de momentos miméticos |
title_fullStr |
Ensinar e aprender práticas corporais na escola: indícios de momentos miméticos |
title_full_unstemmed |
Ensinar e aprender práticas corporais na escola: indícios de momentos miméticos |
title_sort |
Ensinar e aprender práticas corporais na escola: indícios de momentos miméticos |
author |
Almeida Junior, Admir Soares de |
author_facet |
Almeida Junior, Admir Soares de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida Junior, Admir Soares de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mímesis; Ensino; Aprendizagem; Práticas corporais; Educação Física Escolar práticas corporais |
topic |
Mímesis; Ensino; Aprendizagem; Práticas corporais; Educação Física Escolar práticas corporais |
dc.description.none.fl_txt_mv |
A centralidade do corpo é tomada como referência nos processos pedagógicos relacionados ao ensino de práticas corporais na escola, notadamente nas aulas de educação física. Nesse sentido, são apresentadas reflexões que dialogam com as contribuições de Walter Benjamin sobre a infância e a educação, tendo o conceitode mímesis como elemento relevante de análise. A seguir, analisam-se alguns trechos de narrativas elaboradas por professores e estudantes no contexto de ensino e aprendizagem de práticas corporais, buscando apresentar indícios de momentos miméticos que rompem uma suposta linearidade do cotidiano escolar. Por fim, a partir desses momentos explicitados nas narrativas, reflete-se sobre os desdobramentos que eles têm no processo de formação (inicial e continuada) deprofessores de educação física, no que se refere à possibilidade de assumir um "corpo expressivo e experiencial". |
description |
A centralidade do corpo é tomada como referência nos processos pedagógicos relacionados ao ensino de práticas corporais na escola, notadamente nas aulas de educação física. Nesse sentido, são apresentadas reflexões que dialogam com as contribuições de Walter Benjamin sobre a infância e a educação, tendo o conceitode mímesis como elemento relevante de análise. A seguir, analisam-se alguns trechos de narrativas elaboradas por professores e estudantes no contexto de ensino e aprendizagem de práticas corporais, buscando apresentar indícios de momentos miméticos que rompem uma suposta linearidade do cotidiano escolar. Por fim, a partir desses momentos explicitados nas narrativas, reflete-se sobre os desdobramentos que eles têm no processo de formação (inicial e continuada) deprofessores de educação física, no que se refere à possibilidade de assumir um "corpo expressivo e experiencial". |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-17 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3615 10.24109/2176-6673.emaberto.31i102.3615 |
url |
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3615 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6673.emaberto.31i102.3615 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3615/pdf_1 http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/downloadSuppFile/3615/322 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Em Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Em Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Em Aberto; v. 31, n. 102 (2018): Ludicidade, conhecimento e corpo 21766673 0104-1037 10.24109/2176-6673.emaberto.31i102 reponame:Em Aberto instname:INEP instacron:INEP |
reponame_str |
Em Aberto |
collection |
Em Aberto |
instname_str |
INEP |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1635981643433902080 |