Ensinar e aprender práticas corporais na escola: indícios de momentos miméticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida Junior, Admir Soares de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Em Aberto
Texto Completo: http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3615
Resumo: A centralidade do corpo é tomada como referência nos processos pedagógicos relacionados ao ensino de práticas corporais na escola, notadamente nas aulas de educação física. Nesse sentido, são apresentadas reflexões que dialogam com as contribuições de Walter Benjamin sobre a infância e a educação, tendo o conceitode mímesis como elemento relevante de análise. A seguir, analisam-se alguns trechos de narrativas elaboradas por professores e estudantes no contexto de ensino e aprendizagem de práticas corporais, buscando apresentar indícios de momentos miméticos que rompem uma suposta linearidade do cotidiano escolar. Por fim, a partir desses momentos explicitados nas narrativas, reflete-se sobre os desdobramentos que eles têm no processo de formação (inicial e continuada) deprofessores de educação física, no que se refere à possibilidade de assumir um "corpo expressivo e experiencial".
id INEP-1_4134399b5b5ffaeebf8dee1cd1c9cdaf
oai_identifier_str oai:ojs.172.29.9.66:article/3615
network_acronym_str INEP-1
network_name_str Em Aberto
spelling Ensinar e aprender práticas corporais na escola: indícios de momentos miméticosMímesis; Ensino; Aprendizagem; Práticas corporais; Educação Física Escolarpráticas corporaisA centralidade do corpo é tomada como referência nos processos pedagógicos relacionados ao ensino de práticas corporais na escola, notadamente nas aulas de educação física. Nesse sentido, são apresentadas reflexões que dialogam com as contribuições de Walter Benjamin sobre a infância e a educação, tendo o conceitode mímesis como elemento relevante de análise. A seguir, analisam-se alguns trechos de narrativas elaboradas por professores e estudantes no contexto de ensino e aprendizagem de práticas corporais, buscando apresentar indícios de momentos miméticos que rompem uma suposta linearidade do cotidiano escolar. Por fim, a partir desses momentos explicitados nas narrativas, reflete-se sobre os desdobramentos que eles têm no processo de formação (inicial e continuada) deprofessores de educação física, no que se refere à possibilidade de assumir um "corpo expressivo e experiencial".Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas EducacionaisAlmeida Junior, Admir Soares de2018-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/361510.24109/2176-6673.emaberto.31i102.3615Em Aberto; v. 31, n. 102 (2018): Ludicidade, conhecimento e corpo217666730104-103710.24109/2176-6673.emaberto.31i102reponame:Em Abertoinstname:INEPinstacron:INEPporhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3615/pdf_1http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/downloadSuppFile/3615/322Direitos autorais 2018 Em Abertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-08T14:46:12Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Ensinar e aprender práticas corporais na escola: indícios de momentos miméticos
title Ensinar e aprender práticas corporais na escola: indícios de momentos miméticos
spellingShingle Ensinar e aprender práticas corporais na escola: indícios de momentos miméticos
Almeida Junior, Admir Soares de
Mímesis; Ensino; Aprendizagem; Práticas corporais; Educação Física Escolar
práticas corporais
title_short Ensinar e aprender práticas corporais na escola: indícios de momentos miméticos
title_full Ensinar e aprender práticas corporais na escola: indícios de momentos miméticos
title_fullStr Ensinar e aprender práticas corporais na escola: indícios de momentos miméticos
title_full_unstemmed Ensinar e aprender práticas corporais na escola: indícios de momentos miméticos
title_sort Ensinar e aprender práticas corporais na escola: indícios de momentos miméticos
author Almeida Junior, Admir Soares de
author_facet Almeida Junior, Admir Soares de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida Junior, Admir Soares de
dc.subject.por.fl_str_mv Mímesis; Ensino; Aprendizagem; Práticas corporais; Educação Física Escolar
práticas corporais
topic Mímesis; Ensino; Aprendizagem; Práticas corporais; Educação Física Escolar
práticas corporais
dc.description.none.fl_txt_mv A centralidade do corpo é tomada como referência nos processos pedagógicos relacionados ao ensino de práticas corporais na escola, notadamente nas aulas de educação física. Nesse sentido, são apresentadas reflexões que dialogam com as contribuições de Walter Benjamin sobre a infância e a educação, tendo o conceitode mímesis como elemento relevante de análise. A seguir, analisam-se alguns trechos de narrativas elaboradas por professores e estudantes no contexto de ensino e aprendizagem de práticas corporais, buscando apresentar indícios de momentos miméticos que rompem uma suposta linearidade do cotidiano escolar. Por fim, a partir desses momentos explicitados nas narrativas, reflete-se sobre os desdobramentos que eles têm no processo de formação (inicial e continuada) deprofessores de educação física, no que se refere à possibilidade de assumir um "corpo expressivo e experiencial".
description A centralidade do corpo é tomada como referência nos processos pedagógicos relacionados ao ensino de práticas corporais na escola, notadamente nas aulas de educação física. Nesse sentido, são apresentadas reflexões que dialogam com as contribuições de Walter Benjamin sobre a infância e a educação, tendo o conceitode mímesis como elemento relevante de análise. A seguir, analisam-se alguns trechos de narrativas elaboradas por professores e estudantes no contexto de ensino e aprendizagem de práticas corporais, buscando apresentar indícios de momentos miméticos que rompem uma suposta linearidade do cotidiano escolar. Por fim, a partir desses momentos explicitados nas narrativas, reflete-se sobre os desdobramentos que eles têm no processo de formação (inicial e continuada) deprofessores de educação física, no que se refere à possibilidade de assumir um "corpo expressivo e experiencial".
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-17
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3615
10.24109/2176-6673.emaberto.31i102.3615
url http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3615
identifier_str_mv 10.24109/2176-6673.emaberto.31i102.3615
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3615/pdf_1
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/downloadSuppFile/3615/322
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Em Aberto
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Em Aberto
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
dc.source.none.fl_str_mv Em Aberto; v. 31, n. 102 (2018): Ludicidade, conhecimento e corpo
21766673
0104-1037
10.24109/2176-6673.emaberto.31i102
reponame:Em Aberto
instname:INEP
instacron:INEP
reponame_str Em Aberto
collection Em Aberto
instname_str INEP
instacron_str INEP
institution INEP
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1635981643433902080