O sistema britânico de garantia de qualidade do ensino superior: lições para o Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Spagnolo, Fernando
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1311
Resumo: A avaliação do ensino superior, um dos principais compromissos da atual administração do Ministério da Educação, está, com ênfase crescente, na agenda dos governos do mundo inteiro. Em se tratando de uma problemática bastante nova e decididamente polêmica, é comum avançar nessa área a partir de um escrutínio da experiência de outros para adotar e adaptar o que parece de interesse. O sistema de avaliação britânico, proposto pela Quality Assurance Agency (QAA), criada em 1997, é um sistema que chama a atenção pela abrangência e sofisticação da sua concepção. Além de promover e integrar as avaliações internas das próprias instituições e as externas (avaliação de cursos e avaliação institucional), a agência aceitou o desafio de definir pontos de referência de qualidade. Por meio de programas, tais como "Estrutura das Titulações Acadêmicas", "Padrões de Referência de Qualidade de Área" e "Especificações de Programa", a QAA se propõe a definir de forma explícita e consensual padrões e exigências a serem cumpridas em diferentes cursos e níveis de ensino. Da análise dessa experiência, em fase de avançada implementação, são extraídas lições para melhor articular e fortalecer o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior no Brasil. Palavras-chave: sistemas de avaliação; ensino superior; Reino Unido. Abstract Quality assurance in higher education, a major commitment of the current administration of the Brazilian Ministry of Education, is increasingly being placed on the agenda in most of the countries of the world. As this is a relatively new and highly controversial issue, a common strategy is to scrutinize the experience of others and adapt and adopt what seems to be of interest. The British quality assurance system, formulated by the Quality Assurance Agency (the QAA, created in 1997), is often cited for its comprehensiveness and sophistication. Besides promoting internal evaluation by the institutions of higher education themselves and its integration with external evaluation by the agency "Subject Review" and "Institutional Review"), the QAA has taken up the challenge of defining "reference points for quality". Through programmes such as the "National Qualifications Framework", "Subject Benchmarking" and "Programme Specification", the QAA intends to define, in an explicit and consensual way, the standards and demands to e met by students and institutions in different subjects and at different levels. From assessment of this experience, which is already at an advanced stage of execution, lessons are being learned to better integrate and strengthen the Brazilian system of quality assurance in higher education. Keywords: quality assurance; higher education; United Kingdom.
id INEP-2_22c13ea96d7ff6f8710c1d2fe37fc640
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/1311
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling O sistema britânico de garantia de qualidade do ensino superior: lições para o BrasilA avaliação do ensino superior, um dos principais compromissos da atual administração do Ministério da Educação, está, com ênfase crescente, na agenda dos governos do mundo inteiro. Em se tratando de uma problemática bastante nova e decididamente polêmica, é comum avançar nessa área a partir de um escrutínio da experiência de outros para adotar e adaptar o que parece de interesse. O sistema de avaliação britânico, proposto pela Quality Assurance Agency (QAA), criada em 1997, é um sistema que chama a atenção pela abrangência e sofisticação da sua concepção. Além de promover e integrar as avaliações internas das próprias instituições e as externas (avaliação de cursos e avaliação institucional), a agência aceitou o desafio de definir pontos de referência de qualidade. Por meio de programas, tais como "Estrutura das Titulações Acadêmicas", "Padrões de Referência de Qualidade de Área" e "Especificações de Programa", a QAA se propõe a definir de forma explícita e consensual padrões e exigências a serem cumpridas em diferentes cursos e níveis de ensino. Da análise dessa experiência, em fase de avançada implementação, são extraídas lições para melhor articular e fortalecer o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior no Brasil. Palavras-chave: sistemas de avaliação; ensino superior; Reino Unido. Abstract Quality assurance in higher education, a major commitment of the current administration of the Brazilian Ministry of Education, is increasingly being placed on the agenda in most of the countries of the world. As this is a relatively new and highly controversial issue, a common strategy is to scrutinize the experience of others and adapt and adopt what seems to be of interest. The British quality assurance system, formulated by the Quality Assurance Agency (the QAA, created in 1997), is often cited for its comprehensiveness and sophistication. Besides promoting internal evaluation by the institutions of higher education themselves and its integration with external evaluation by the agency "Subject Review" and "Institutional Review"), the QAA has taken up the challenge of defining "reference points for quality". Through programmes such as the "National Qualifications Framework", "Subject Benchmarking" and "Programme Specification", the QAA intends to define, in an explicit and consensual way, the standards and demands to e met by students and institutions in different subjects and at different levels. From assessment of this experience, which is already at an advanced stage of execution, lessons are being learned to better integrate and strengthen the Brazilian system of quality assurance in higher education. Keywords: quality assurance; higher education; United Kingdom.INEP1999-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/131110.24109/2176-6681.rbep.80i196.991Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 80 n. 196 (1999)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 80 Núm. 196 (1999)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 80 No 196 (1999)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.80i196reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1311/105010.24109/2176-6681.rbep.80i196.1050Spagnolo, Fernandoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-03T13:09:42Zoai:ojs3.inep:article/1311Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2019-10-03T13:09:42Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv O sistema britânico de garantia de qualidade do ensino superior: lições para o Brasil
title O sistema britânico de garantia de qualidade do ensino superior: lições para o Brasil
spellingShingle O sistema britânico de garantia de qualidade do ensino superior: lições para o Brasil
Spagnolo, Fernando
title_short O sistema britânico de garantia de qualidade do ensino superior: lições para o Brasil
title_full O sistema britânico de garantia de qualidade do ensino superior: lições para o Brasil
title_fullStr O sistema britânico de garantia de qualidade do ensino superior: lições para o Brasil
title_full_unstemmed O sistema britânico de garantia de qualidade do ensino superior: lições para o Brasil
title_sort O sistema britânico de garantia de qualidade do ensino superior: lições para o Brasil
author Spagnolo, Fernando
author_facet Spagnolo, Fernando
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Spagnolo, Fernando
description A avaliação do ensino superior, um dos principais compromissos da atual administração do Ministério da Educação, está, com ênfase crescente, na agenda dos governos do mundo inteiro. Em se tratando de uma problemática bastante nova e decididamente polêmica, é comum avançar nessa área a partir de um escrutínio da experiência de outros para adotar e adaptar o que parece de interesse. O sistema de avaliação britânico, proposto pela Quality Assurance Agency (QAA), criada em 1997, é um sistema que chama a atenção pela abrangência e sofisticação da sua concepção. Além de promover e integrar as avaliações internas das próprias instituições e as externas (avaliação de cursos e avaliação institucional), a agência aceitou o desafio de definir pontos de referência de qualidade. Por meio de programas, tais como "Estrutura das Titulações Acadêmicas", "Padrões de Referência de Qualidade de Área" e "Especificações de Programa", a QAA se propõe a definir de forma explícita e consensual padrões e exigências a serem cumpridas em diferentes cursos e níveis de ensino. Da análise dessa experiência, em fase de avançada implementação, são extraídas lições para melhor articular e fortalecer o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior no Brasil. Palavras-chave: sistemas de avaliação; ensino superior; Reino Unido. Abstract Quality assurance in higher education, a major commitment of the current administration of the Brazilian Ministry of Education, is increasingly being placed on the agenda in most of the countries of the world. As this is a relatively new and highly controversial issue, a common strategy is to scrutinize the experience of others and adapt and adopt what seems to be of interest. The British quality assurance system, formulated by the Quality Assurance Agency (the QAA, created in 1997), is often cited for its comprehensiveness and sophistication. Besides promoting internal evaluation by the institutions of higher education themselves and its integration with external evaluation by the agency "Subject Review" and "Institutional Review"), the QAA has taken up the challenge of defining "reference points for quality". Through programmes such as the "National Qualifications Framework", "Subject Benchmarking" and "Programme Specification", the QAA intends to define, in an explicit and consensual way, the standards and demands to e met by students and institutions in different subjects and at different levels. From assessment of this experience, which is already at an advanced stage of execution, lessons are being learned to better integrate and strengthen the Brazilian system of quality assurance in higher education. Keywords: quality assurance; higher education; United Kingdom.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1311
10.24109/2176-6681.rbep.80i196.991
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1311
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.80i196.991
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1311/1050
10.24109/2176-6681.rbep.80i196.1050
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 80 n. 196 (1999)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 80 Núm. 196 (1999)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 80 No 196 (1999)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.80i196
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951700730478592