O estágio de docência como instrumento formativo do pós-graduando: um relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima,José Ossian Gadelha de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Leite,Luciana Rodrigues
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812019000300753
Resumo: Resumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados da análise da experiência vivenciada por uma mestranda durante atividades desenvolvidas em seu estágio de docência, decorrido no segundo semestre de 2015, nas disciplinas de Estágio Supervisionado I, II e III no Ensino Médio do curso de licenciatura em Química de uma universidade cearense. Serão relatadas as etapas da experiência e algumas reflexões a respeito de aprendizados, anseios e perspectivas formativas da pós-graduanda, embasadas na literatura disponível sobre esse campo de conhecimento. Os resultados obtidos indicam que as contribuições dessa experiência foram importantes para o desenvolvimento profissional da mestranda, todavia são insuficientes, mostrando-se premente, no contexto da pós-graduação stricto sensu, a necessidade de inserção de componentes curriculares que possibilitem o desenvolvimento de um diálogo mais aprofundado entre a parte teórica do curso e o preparo para o magistério no ensino superior.
id INEP-2_446bf0daaaa7d3dc6ab8a3a62535e931
oai_identifier_str oai:scielo:S2176-66812019000300753
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling O estágio de docência como instrumento formativo do pós-graduando: um relato de experiênciaestágio profissionalestudante de pós-graduaçãoformação de professoresResumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados da análise da experiência vivenciada por uma mestranda durante atividades desenvolvidas em seu estágio de docência, decorrido no segundo semestre de 2015, nas disciplinas de Estágio Supervisionado I, II e III no Ensino Médio do curso de licenciatura em Química de uma universidade cearense. Serão relatadas as etapas da experiência e algumas reflexões a respeito de aprendizados, anseios e perspectivas formativas da pós-graduanda, embasadas na literatura disponível sobre esse campo de conhecimento. Os resultados obtidos indicam que as contribuições dessa experiência foram importantes para o desenvolvimento profissional da mestranda, todavia são insuficientes, mostrando-se premente, no contexto da pós-graduação stricto sensu, a necessidade de inserção de componentes curriculares que possibilitem o desenvolvimento de um diálogo mais aprofundado entre a parte teórica do curso e o preparo para o magistério no ensino superior.Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira2019-12-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812019000300753Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos v.100 n.256 2019reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEP10.24109/2176-6681.rbep.100i256.3986info:eu-repo/semantics/openAccessLima,José Ossian Gadelha deLeite,Luciana Rodriguespor2020-01-13T00:00:00Zoai:scielo:S2176-66812019000300753Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbephttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2020-01-13T00:00Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv O estágio de docência como instrumento formativo do pós-graduando: um relato de experiência
title O estágio de docência como instrumento formativo do pós-graduando: um relato de experiência
spellingShingle O estágio de docência como instrumento formativo do pós-graduando: um relato de experiência
Lima,José Ossian Gadelha de
estágio profissional
estudante de pós-graduação
formação de professores
title_short O estágio de docência como instrumento formativo do pós-graduando: um relato de experiência
title_full O estágio de docência como instrumento formativo do pós-graduando: um relato de experiência
title_fullStr O estágio de docência como instrumento formativo do pós-graduando: um relato de experiência
title_full_unstemmed O estágio de docência como instrumento formativo do pós-graduando: um relato de experiência
title_sort O estágio de docência como instrumento formativo do pós-graduando: um relato de experiência
author Lima,José Ossian Gadelha de
author_facet Lima,José Ossian Gadelha de
Leite,Luciana Rodrigues
author_role author
author2 Leite,Luciana Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima,José Ossian Gadelha de
Leite,Luciana Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv estágio profissional
estudante de pós-graduação
formação de professores
topic estágio profissional
estudante de pós-graduação
formação de professores
description Resumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados da análise da experiência vivenciada por uma mestranda durante atividades desenvolvidas em seu estágio de docência, decorrido no segundo semestre de 2015, nas disciplinas de Estágio Supervisionado I, II e III no Ensino Médio do curso de licenciatura em Química de uma universidade cearense. Serão relatadas as etapas da experiência e algumas reflexões a respeito de aprendizados, anseios e perspectivas formativas da pós-graduanda, embasadas na literatura disponível sobre esse campo de conhecimento. Os resultados obtidos indicam que as contribuições dessa experiência foram importantes para o desenvolvimento profissional da mestranda, todavia são insuficientes, mostrando-se premente, no contexto da pós-graduação stricto sensu, a necessidade de inserção de componentes curriculares que possibilitem o desenvolvimento de um diálogo mais aprofundado entre a parte teórica do curso e o preparo para o magistério no ensino superior.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812019000300753
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812019000300753
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.100i256.3986
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos v.100 n.256 2019
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1752129854248058880