Modelo conceitual para avaliação da infraestrutura escolar no ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812019000200297 |
Resumo: | Resumo: Apresenta um modelo conceitual para avaliar a infraestrutura escolar no ensino fundamental, tendo como referência os marcos legais e baseando-se na literatura nacional e internacional sobre o tema. A garantia da infraestrutura escolar com padrões mínimos de qualidade está presente no ordenamento legal do País, mas permanece como um desafio para as políticas educacionais. A revisão da literatura resultou em um volume significativo de trabalhos, entre os quais não há um consenso sobre como definir, avaliar e mensurar a infraestrutura escolar. O modelo conceitual proposto adota uma perspectiva multidimensional, com vários indicadores para avaliar o construto. O artigo finaliza com a análise de dados públicos sobre o tema. Há muitas informações relacionadas à infraestrutura escolar nas pesquisas oficiais, sobretudo a respeito de instalações e espaços do prédio da escola. O modelo conceitual criado identificou que os aspectos relacionados ao bem-estar e à equidade apresentam menos cobertura de informações. Reformulações nos instrumentos de coleta de dados públicos permitiriam um alinhamento entre pesquisas nacionais e produção científica internacional. |
id |
INEP-2_66d5b5a242f50c7090212774eaeb6f56 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2176-66812019000200297 |
network_acronym_str |
INEP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Modelo conceitual para avaliação da infraestrutura escolar no ensino fundamentalinfraestrutura escolarensino fundamentalavaliação da educação básicaCenso EscolarResumo: Apresenta um modelo conceitual para avaliar a infraestrutura escolar no ensino fundamental, tendo como referência os marcos legais e baseando-se na literatura nacional e internacional sobre o tema. A garantia da infraestrutura escolar com padrões mínimos de qualidade está presente no ordenamento legal do País, mas permanece como um desafio para as políticas educacionais. A revisão da literatura resultou em um volume significativo de trabalhos, entre os quais não há um consenso sobre como definir, avaliar e mensurar a infraestrutura escolar. O modelo conceitual proposto adota uma perspectiva multidimensional, com vários indicadores para avaliar o construto. O artigo finaliza com a análise de dados públicos sobre o tema. Há muitas informações relacionadas à infraestrutura escolar nas pesquisas oficiais, sobretudo a respeito de instalações e espaços do prédio da escola. O modelo conceitual criado identificou que os aspectos relacionados ao bem-estar e à equidade apresentam menos cobertura de informações. Reformulações nos instrumentos de coleta de dados públicos permitiriam um alinhamento entre pesquisas nacionais e produção científica internacional.Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira2019-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812019000200297Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos v.100 n.255 2019reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEP10.24109/2176-6681.rbep.100i255.3866info:eu-repo/semantics/openAccessAlves,Maria Teresa GonzagaXavier,Flavia PereiraPaula,Túlio Silva depor2019-09-09T00:00:00Zoai:scielo:S2176-66812019000200297Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbephttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2019-09-09T00:00Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelo conceitual para avaliação da infraestrutura escolar no ensino fundamental |
title |
Modelo conceitual para avaliação da infraestrutura escolar no ensino fundamental |
spellingShingle |
Modelo conceitual para avaliação da infraestrutura escolar no ensino fundamental Alves,Maria Teresa Gonzaga infraestrutura escolar ensino fundamental avaliação da educação básica Censo Escolar |
title_short |
Modelo conceitual para avaliação da infraestrutura escolar no ensino fundamental |
title_full |
Modelo conceitual para avaliação da infraestrutura escolar no ensino fundamental |
title_fullStr |
Modelo conceitual para avaliação da infraestrutura escolar no ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Modelo conceitual para avaliação da infraestrutura escolar no ensino fundamental |
title_sort |
Modelo conceitual para avaliação da infraestrutura escolar no ensino fundamental |
author |
Alves,Maria Teresa Gonzaga |
author_facet |
Alves,Maria Teresa Gonzaga Xavier,Flavia Pereira Paula,Túlio Silva de |
author_role |
author |
author2 |
Xavier,Flavia Pereira Paula,Túlio Silva de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves,Maria Teresa Gonzaga Xavier,Flavia Pereira Paula,Túlio Silva de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
infraestrutura escolar ensino fundamental avaliação da educação básica Censo Escolar |
topic |
infraestrutura escolar ensino fundamental avaliação da educação básica Censo Escolar |
description |
Resumo: Apresenta um modelo conceitual para avaliar a infraestrutura escolar no ensino fundamental, tendo como referência os marcos legais e baseando-se na literatura nacional e internacional sobre o tema. A garantia da infraestrutura escolar com padrões mínimos de qualidade está presente no ordenamento legal do País, mas permanece como um desafio para as políticas educacionais. A revisão da literatura resultou em um volume significativo de trabalhos, entre os quais não há um consenso sobre como definir, avaliar e mensurar a infraestrutura escolar. O modelo conceitual proposto adota uma perspectiva multidimensional, com vários indicadores para avaliar o construto. O artigo finaliza com a análise de dados públicos sobre o tema. Há muitas informações relacionadas à infraestrutura escolar nas pesquisas oficiais, sobretudo a respeito de instalações e espaços do prédio da escola. O modelo conceitual criado identificou que os aspectos relacionados ao bem-estar e à equidade apresentam menos cobertura de informações. Reformulações nos instrumentos de coleta de dados públicos permitiriam um alinhamento entre pesquisas nacionais e produção científica internacional. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812019000200297 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812019000200297 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.100i255.3866 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos v.100 n.255 2019 reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) instacron:INEP |
instname_str |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tania.castro@inep.gov.br |
_version_ |
1752129854211358720 |