Modelo conceitual para avaliação da infraestrutura escolar no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves,Maria Teresa Gonzaga
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Xavier,Flavia Pereira, Paula,Túlio Silva de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812019000200297
Resumo: Resumo: Apresenta um modelo conceitual para avaliar a infraestrutura escolar no ensino fundamental, tendo como referência os marcos legais e baseando-se na literatura nacional e internacional sobre o tema. A garantia da infraestrutura escolar com padrões mínimos de qualidade está presente no ordenamento legal do País, mas permanece como um desafio para as políticas educacionais. A revisão da literatura resultou em um volume significativo de trabalhos, entre os quais não há um consenso sobre como definir, avaliar e mensurar a infraestrutura escolar. O modelo conceitual proposto adota uma perspectiva multidimensional, com vários indicadores para avaliar o construto. O artigo finaliza com a análise de dados públicos sobre o tema. Há muitas informações relacionadas à infraestrutura escolar nas pesquisas oficiais, sobretudo a respeito de instalações e espaços do prédio da escola. O modelo conceitual criado identificou que os aspectos relacionados ao bem-estar e à equidade apresentam menos cobertura de informações. Reformulações nos instrumentos de coleta de dados públicos permitiriam um alinhamento entre pesquisas nacionais e produção científica internacional.
id INEP-2_66d5b5a242f50c7090212774eaeb6f56
oai_identifier_str oai:scielo:S2176-66812019000200297
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Modelo conceitual para avaliação da infraestrutura escolar no ensino fundamentalinfraestrutura escolarensino fundamentalavaliação da educação básicaCenso EscolarResumo: Apresenta um modelo conceitual para avaliar a infraestrutura escolar no ensino fundamental, tendo como referência os marcos legais e baseando-se na literatura nacional e internacional sobre o tema. A garantia da infraestrutura escolar com padrões mínimos de qualidade está presente no ordenamento legal do País, mas permanece como um desafio para as políticas educacionais. A revisão da literatura resultou em um volume significativo de trabalhos, entre os quais não há um consenso sobre como definir, avaliar e mensurar a infraestrutura escolar. O modelo conceitual proposto adota uma perspectiva multidimensional, com vários indicadores para avaliar o construto. O artigo finaliza com a análise de dados públicos sobre o tema. Há muitas informações relacionadas à infraestrutura escolar nas pesquisas oficiais, sobretudo a respeito de instalações e espaços do prédio da escola. O modelo conceitual criado identificou que os aspectos relacionados ao bem-estar e à equidade apresentam menos cobertura de informações. Reformulações nos instrumentos de coleta de dados públicos permitiriam um alinhamento entre pesquisas nacionais e produção científica internacional.Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira2019-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812019000200297Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos v.100 n.255 2019reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEP10.24109/2176-6681.rbep.100i255.3866info:eu-repo/semantics/openAccessAlves,Maria Teresa GonzagaXavier,Flavia PereiraPaula,Túlio Silva depor2019-09-09T00:00:00Zoai:scielo:S2176-66812019000200297Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbephttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2019-09-09T00:00Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelo conceitual para avaliação da infraestrutura escolar no ensino fundamental
title Modelo conceitual para avaliação da infraestrutura escolar no ensino fundamental
spellingShingle Modelo conceitual para avaliação da infraestrutura escolar no ensino fundamental
Alves,Maria Teresa Gonzaga
infraestrutura escolar
ensino fundamental
avaliação da educação básica
Censo Escolar
title_short Modelo conceitual para avaliação da infraestrutura escolar no ensino fundamental
title_full Modelo conceitual para avaliação da infraestrutura escolar no ensino fundamental
title_fullStr Modelo conceitual para avaliação da infraestrutura escolar no ensino fundamental
title_full_unstemmed Modelo conceitual para avaliação da infraestrutura escolar no ensino fundamental
title_sort Modelo conceitual para avaliação da infraestrutura escolar no ensino fundamental
author Alves,Maria Teresa Gonzaga
author_facet Alves,Maria Teresa Gonzaga
Xavier,Flavia Pereira
Paula,Túlio Silva de
author_role author
author2 Xavier,Flavia Pereira
Paula,Túlio Silva de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves,Maria Teresa Gonzaga
Xavier,Flavia Pereira
Paula,Túlio Silva de
dc.subject.por.fl_str_mv infraestrutura escolar
ensino fundamental
avaliação da educação básica
Censo Escolar
topic infraestrutura escolar
ensino fundamental
avaliação da educação básica
Censo Escolar
description Resumo: Apresenta um modelo conceitual para avaliar a infraestrutura escolar no ensino fundamental, tendo como referência os marcos legais e baseando-se na literatura nacional e internacional sobre o tema. A garantia da infraestrutura escolar com padrões mínimos de qualidade está presente no ordenamento legal do País, mas permanece como um desafio para as políticas educacionais. A revisão da literatura resultou em um volume significativo de trabalhos, entre os quais não há um consenso sobre como definir, avaliar e mensurar a infraestrutura escolar. O modelo conceitual proposto adota uma perspectiva multidimensional, com vários indicadores para avaliar o construto. O artigo finaliza com a análise de dados públicos sobre o tema. Há muitas informações relacionadas à infraestrutura escolar nas pesquisas oficiais, sobretudo a respeito de instalações e espaços do prédio da escola. O modelo conceitual criado identificou que os aspectos relacionados ao bem-estar e à equidade apresentam menos cobertura de informações. Reformulações nos instrumentos de coleta de dados públicos permitiriam um alinhamento entre pesquisas nacionais e produção científica internacional.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812019000200297
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812019000200297
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.100i255.3866
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos v.100 n.255 2019
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1752129854211358720