Mudanças Curriculares e a Noção de Corpo no Curso de Fisioterapia da Universidade Estadual de Londrina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sumiya, Alberto
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/924
Resumo: A mudança no modelo de atenção ocorrida nos últimos anos, onde se assume uma concepção ampliada de saúde, trouxe como conseqüência, além da reforma dos serviços, a necessidade de se criar mecanismos que visem formar profissionais comprometidos com a realidade social. O objetivo principal desse artigo é analisar a construção histórico-antropológica do conhecimento sobre o corpo em relação ao modelo biomédico no âmbito da formação do fisioterapeuta da Universidade Estadual de Londrina. O foco de análise são tanto os currículos de 1992 e o de 2006, assim como os discursos dos professores envolvidos nessa reforma curricular.
id INEP-2_6910e8b5488d1d24e20c8491ba24f168
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/924
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Mudanças Curriculares e a Noção de Corpo no Curso de Fisioterapia da Universidade Estadual de LondrinaA mudança no modelo de atenção ocorrida nos últimos anos, onde se assume uma concepção ampliada de saúde, trouxe como conseqüência, além da reforma dos serviços, a necessidade de se criar mecanismos que visem formar profissionais comprometidos com a realidade social. O objetivo principal desse artigo é analisar a construção histórico-antropológica do conhecimento sobre o corpo em relação ao modelo biomédico no âmbito da formação do fisioterapeuta da Universidade Estadual de Londrina. O foco de análise são tanto os currículos de 1992 e o de 2006, assim como os discursos dos professores envolvidos nessa reforma curricular.INEP2009-04-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/92410.24109/2176-6681.rbep.90i224.503Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 90 n. 224 (2009)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 90 Núm. 224 (2009)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 90 No 224 (2009)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.90i224reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/924/67110.24109/2176-6681.rbep.90i224.671Sumiya, Albertoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-27T17:35:05Zoai:ojs3.inep:article/924Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-02-27T17:35:05Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Mudanças Curriculares e a Noção de Corpo no Curso de Fisioterapia da Universidade Estadual de Londrina
title Mudanças Curriculares e a Noção de Corpo no Curso de Fisioterapia da Universidade Estadual de Londrina
spellingShingle Mudanças Curriculares e a Noção de Corpo no Curso de Fisioterapia da Universidade Estadual de Londrina
Sumiya, Alberto
title_short Mudanças Curriculares e a Noção de Corpo no Curso de Fisioterapia da Universidade Estadual de Londrina
title_full Mudanças Curriculares e a Noção de Corpo no Curso de Fisioterapia da Universidade Estadual de Londrina
title_fullStr Mudanças Curriculares e a Noção de Corpo no Curso de Fisioterapia da Universidade Estadual de Londrina
title_full_unstemmed Mudanças Curriculares e a Noção de Corpo no Curso de Fisioterapia da Universidade Estadual de Londrina
title_sort Mudanças Curriculares e a Noção de Corpo no Curso de Fisioterapia da Universidade Estadual de Londrina
author Sumiya, Alberto
author_facet Sumiya, Alberto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sumiya, Alberto
description A mudança no modelo de atenção ocorrida nos últimos anos, onde se assume uma concepção ampliada de saúde, trouxe como conseqüência, além da reforma dos serviços, a necessidade de se criar mecanismos que visem formar profissionais comprometidos com a realidade social. O objetivo principal desse artigo é analisar a construção histórico-antropológica do conhecimento sobre o corpo em relação ao modelo biomédico no âmbito da formação do fisioterapeuta da Universidade Estadual de Londrina. O foco de análise são tanto os currículos de 1992 e o de 2006, assim como os discursos dos professores envolvidos nessa reforma curricular.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-04-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/924
10.24109/2176-6681.rbep.90i224.503
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/924
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.90i224.503
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/924/671
10.24109/2176-6681.rbep.90i224.671
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 90 n. 224 (2009)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 90 Núm. 224 (2009)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 90 No 224 (2009)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.90i224
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951699560267776