Desafios de propostas interventivas de letramentos na Amazônia paraense: a escola brasileira em contextos de hibridização cultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3361 |
Resumo: | Este artigo apresenta um recorte do projeto A Formação do Professor em Contextos de Hibridização Cultural: Propostas Interventivas de Letramentos na Amazônia Paraense (2015-2016) sobre as práticas de trabalho colaborativas na escola, com o objetivo de contribuir com as reflexões sobre o letramento como uma prática social situada. Para tanto, centra-se em eventos de letramentos na Escola de Ensino Fundamental de Aicaraú –Barcarena, Pará, com o objetivo de focalizar que é possível ensinar e aprender nesse espaço. A metodologia de pesquisa empregada é a etnografia aliada à elaboração de projetos de letramento, ou seja, tomando-se as práticas de escrita voltadas para a as necessidades da cultura local. O arcabouço teórico se fundamenta nas contribuições das áreas de Educação, Linguística Aplicada e dos Estudos de Letramentos na formação do professor, assumindo a palavra como um signo social ideológico. Ao focalizar a compreensão da cultura ribeirinha local mostramos os encaminhamentos instanciados numa escola multisseriada do campo no espaço amazônico, evidenciando a necessidade de atendimento de objetivos imediatos das escolas inseridas nas áreas de impacto dos grandes projetos governamentais providos da década de 1970 no Brasil. |
id |
INEP-2_9da2f7aab53c0ad998ef176e96f48fb0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.inep:article/3361 |
network_acronym_str |
INEP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desafios de propostas interventivas de letramentos na Amazônia paraense: a escola brasileira em contextos de hibridização culturalEste artigo apresenta um recorte do projeto A Formação do Professor em Contextos de Hibridização Cultural: Propostas Interventivas de Letramentos na Amazônia Paraense (2015-2016) sobre as práticas de trabalho colaborativas na escola, com o objetivo de contribuir com as reflexões sobre o letramento como uma prática social situada. Para tanto, centra-se em eventos de letramentos na Escola de Ensino Fundamental de Aicaraú –Barcarena, Pará, com o objetivo de focalizar que é possível ensinar e aprender nesse espaço. A metodologia de pesquisa empregada é a etnografia aliada à elaboração de projetos de letramento, ou seja, tomando-se as práticas de escrita voltadas para a as necessidades da cultura local. O arcabouço teórico se fundamenta nas contribuições das áreas de Educação, Linguística Aplicada e dos Estudos de Letramentos na formação do professor, assumindo a palavra como um signo social ideológico. Ao focalizar a compreensão da cultura ribeirinha local mostramos os encaminhamentos instanciados numa escola multisseriada do campo no espaço amazônico, evidenciando a necessidade de atendimento de objetivos imediatos das escolas inseridas nas áreas de impacto dos grandes projetos governamentais providos da década de 1970 no Brasil.INEP2017-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/336110.24109/2176-6681.rbep.98i248.2533Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 98 n. 248 (2017)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 98 Núm. 248 (2017)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 98 No 248 (2017)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.98i248reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3361/309610.24109/2176-6681.rbep.98i248.3096Maués, JúliaGuedes-Pinto, Ana Lúciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-27T17:17:21Zoai:ojs3.inep:article/3361Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-02-27T17:17:21Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios de propostas interventivas de letramentos na Amazônia paraense: a escola brasileira em contextos de hibridização cultural |
title |
Desafios de propostas interventivas de letramentos na Amazônia paraense: a escola brasileira em contextos de hibridização cultural |
spellingShingle |
Desafios de propostas interventivas de letramentos na Amazônia paraense: a escola brasileira em contextos de hibridização cultural Maués, Júlia |
title_short |
Desafios de propostas interventivas de letramentos na Amazônia paraense: a escola brasileira em contextos de hibridização cultural |
title_full |
Desafios de propostas interventivas de letramentos na Amazônia paraense: a escola brasileira em contextos de hibridização cultural |
title_fullStr |
Desafios de propostas interventivas de letramentos na Amazônia paraense: a escola brasileira em contextos de hibridização cultural |
title_full_unstemmed |
Desafios de propostas interventivas de letramentos na Amazônia paraense: a escola brasileira em contextos de hibridização cultural |
title_sort |
Desafios de propostas interventivas de letramentos na Amazônia paraense: a escola brasileira em contextos de hibridização cultural |
author |
Maués, Júlia |
author_facet |
Maués, Júlia Guedes-Pinto, Ana Lúcia |
author_role |
author |
author2 |
Guedes-Pinto, Ana Lúcia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maués, Júlia Guedes-Pinto, Ana Lúcia |
description |
Este artigo apresenta um recorte do projeto A Formação do Professor em Contextos de Hibridização Cultural: Propostas Interventivas de Letramentos na Amazônia Paraense (2015-2016) sobre as práticas de trabalho colaborativas na escola, com o objetivo de contribuir com as reflexões sobre o letramento como uma prática social situada. Para tanto, centra-se em eventos de letramentos na Escola de Ensino Fundamental de Aicaraú –Barcarena, Pará, com o objetivo de focalizar que é possível ensinar e aprender nesse espaço. A metodologia de pesquisa empregada é a etnografia aliada à elaboração de projetos de letramento, ou seja, tomando-se as práticas de escrita voltadas para a as necessidades da cultura local. O arcabouço teórico se fundamenta nas contribuições das áreas de Educação, Linguística Aplicada e dos Estudos de Letramentos na formação do professor, assumindo a palavra como um signo social ideológico. Ao focalizar a compreensão da cultura ribeirinha local mostramos os encaminhamentos instanciados numa escola multisseriada do campo no espaço amazônico, evidenciando a necessidade de atendimento de objetivos imediatos das escolas inseridas nas áreas de impacto dos grandes projetos governamentais providos da década de 1970 no Brasil. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3361 10.24109/2176-6681.rbep.98i248.2533 |
url |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3361 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.98i248.2533 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3361/3096 10.24109/2176-6681.rbep.98i248.3096 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 98 n. 248 (2017) Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 98 Núm. 248 (2017) Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 98 No 248 (2017) 2176-6681 0034-7183 10.24109/2176-6681.rbep.98i248 reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) instacron:INEP |
instname_str |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tania.castro@inep.gov.br |
_version_ |
1798951702370451456 |