Os espaços experimentais das escolas públicas de Arquitetura do Brasil: realidade ou utopia?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Laverde,Albenise
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Oliveira,Cláudia Terezinha de Andrade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812020000200436
Resumo: Resumo: Este trabalho está inserido no debate sobre a utilização da experimentação construtiva ao longo da concepção projetual e seu o papel como recurso pedagógico. Trata, mais especificamente, dos espaços e práticas experimentais no contexto acadêmico nacional, objetivando compreender o processo de configuração dos espaços da área técnico-construtiva instituídos nas escolas públicas de Arquitetura e Urbanismo, de acordo com as particularidades advindas de diferentes contextos do País, das políticas educacionais e das ações dos atores envolvidos, com a identificação das condições essenciais para que essas práticas sejam implantadas e potencializadas no contexto acadêmico. O trabalho foi desenvolvido com base em pesquisas documentais e por meio de visitas técnicas realizadas em 21 escolas públicas de Arquitetura localizadas em diferentes regiões do País, com entrevistas direcionadas aos principais atores que, atualmente, estão à frente da área estudada. Os dados obtidos possibilitaram contextualizar os desafios enfrentados no ensino da Tecnologia da Construção, que não se resumem ao arranjo físico laboratorial, mas a uma dimensão mais ampla, abrangendo aspectos político-educacionais, estruturais e socioeconômicos, além de questões de fundo, como as relações interpessoais e burocráticas.
id INEP-2_a4d51e54f833bf50e301fe774c261c6b
oai_identifier_str oai:scielo:S2176-66812020000200436
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Os espaços experimentais das escolas públicas de Arquitetura do Brasil: realidade ou utopia?ensino da tecnologiaespaços experimentaisexperimentação construtivaResumo: Este trabalho está inserido no debate sobre a utilização da experimentação construtiva ao longo da concepção projetual e seu o papel como recurso pedagógico. Trata, mais especificamente, dos espaços e práticas experimentais no contexto acadêmico nacional, objetivando compreender o processo de configuração dos espaços da área técnico-construtiva instituídos nas escolas públicas de Arquitetura e Urbanismo, de acordo com as particularidades advindas de diferentes contextos do País, das políticas educacionais e das ações dos atores envolvidos, com a identificação das condições essenciais para que essas práticas sejam implantadas e potencializadas no contexto acadêmico. O trabalho foi desenvolvido com base em pesquisas documentais e por meio de visitas técnicas realizadas em 21 escolas públicas de Arquitetura localizadas em diferentes regiões do País, com entrevistas direcionadas aos principais atores que, atualmente, estão à frente da área estudada. Os dados obtidos possibilitaram contextualizar os desafios enfrentados no ensino da Tecnologia da Construção, que não se resumem ao arranjo físico laboratorial, mas a uma dimensão mais ampla, abrangendo aspectos político-educacionais, estruturais e socioeconômicos, além de questões de fundo, como as relações interpessoais e burocráticas.Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira2020-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812020000200436Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos v.101 n.258 2020reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEP10.24109/2176-6681.rbep.101i258.4357info:eu-repo/semantics/openAccessLaverde,AlbeniseOliveira,Cláudia Terezinha de Andradepor2020-10-14T00:00:00Zoai:scielo:S2176-66812020000200436Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbephttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2020-10-14T00:00Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os espaços experimentais das escolas públicas de Arquitetura do Brasil: realidade ou utopia?
title Os espaços experimentais das escolas públicas de Arquitetura do Brasil: realidade ou utopia?
spellingShingle Os espaços experimentais das escolas públicas de Arquitetura do Brasil: realidade ou utopia?
Laverde,Albenise
ensino da tecnologia
espaços experimentais
experimentação construtiva
title_short Os espaços experimentais das escolas públicas de Arquitetura do Brasil: realidade ou utopia?
title_full Os espaços experimentais das escolas públicas de Arquitetura do Brasil: realidade ou utopia?
title_fullStr Os espaços experimentais das escolas públicas de Arquitetura do Brasil: realidade ou utopia?
title_full_unstemmed Os espaços experimentais das escolas públicas de Arquitetura do Brasil: realidade ou utopia?
title_sort Os espaços experimentais das escolas públicas de Arquitetura do Brasil: realidade ou utopia?
author Laverde,Albenise
author_facet Laverde,Albenise
Oliveira,Cláudia Terezinha de Andrade
author_role author
author2 Oliveira,Cláudia Terezinha de Andrade
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Laverde,Albenise
Oliveira,Cláudia Terezinha de Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv ensino da tecnologia
espaços experimentais
experimentação construtiva
topic ensino da tecnologia
espaços experimentais
experimentação construtiva
description Resumo: Este trabalho está inserido no debate sobre a utilização da experimentação construtiva ao longo da concepção projetual e seu o papel como recurso pedagógico. Trata, mais especificamente, dos espaços e práticas experimentais no contexto acadêmico nacional, objetivando compreender o processo de configuração dos espaços da área técnico-construtiva instituídos nas escolas públicas de Arquitetura e Urbanismo, de acordo com as particularidades advindas de diferentes contextos do País, das políticas educacionais e das ações dos atores envolvidos, com a identificação das condições essenciais para que essas práticas sejam implantadas e potencializadas no contexto acadêmico. O trabalho foi desenvolvido com base em pesquisas documentais e por meio de visitas técnicas realizadas em 21 escolas públicas de Arquitetura localizadas em diferentes regiões do País, com entrevistas direcionadas aos principais atores que, atualmente, estão à frente da área estudada. Os dados obtidos possibilitaram contextualizar os desafios enfrentados no ensino da Tecnologia da Construção, que não se resumem ao arranjo físico laboratorial, mas a uma dimensão mais ampla, abrangendo aspectos político-educacionais, estruturais e socioeconômicos, além de questões de fundo, como as relações interpessoais e burocráticas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812020000200436
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812020000200436
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.101i258.4357
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos v.101 n.258 2020
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1752129854470356992