Os espaços experimentais das escolas públicas de Arquitetura do Brasil: realidade ou utopia?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812020000200436 |
Resumo: | Resumo: Este trabalho está inserido no debate sobre a utilização da experimentação construtiva ao longo da concepção projetual e seu o papel como recurso pedagógico. Trata, mais especificamente, dos espaços e práticas experimentais no contexto acadêmico nacional, objetivando compreender o processo de configuração dos espaços da área técnico-construtiva instituídos nas escolas públicas de Arquitetura e Urbanismo, de acordo com as particularidades advindas de diferentes contextos do País, das políticas educacionais e das ações dos atores envolvidos, com a identificação das condições essenciais para que essas práticas sejam implantadas e potencializadas no contexto acadêmico. O trabalho foi desenvolvido com base em pesquisas documentais e por meio de visitas técnicas realizadas em 21 escolas públicas de Arquitetura localizadas em diferentes regiões do País, com entrevistas direcionadas aos principais atores que, atualmente, estão à frente da área estudada. Os dados obtidos possibilitaram contextualizar os desafios enfrentados no ensino da Tecnologia da Construção, que não se resumem ao arranjo físico laboratorial, mas a uma dimensão mais ampla, abrangendo aspectos político-educacionais, estruturais e socioeconômicos, além de questões de fundo, como as relações interpessoais e burocráticas. |
id |
INEP-2_a4d51e54f833bf50e301fe774c261c6b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2176-66812020000200436 |
network_acronym_str |
INEP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os espaços experimentais das escolas públicas de Arquitetura do Brasil: realidade ou utopia?ensino da tecnologiaespaços experimentaisexperimentação construtivaResumo: Este trabalho está inserido no debate sobre a utilização da experimentação construtiva ao longo da concepção projetual e seu o papel como recurso pedagógico. Trata, mais especificamente, dos espaços e práticas experimentais no contexto acadêmico nacional, objetivando compreender o processo de configuração dos espaços da área técnico-construtiva instituídos nas escolas públicas de Arquitetura e Urbanismo, de acordo com as particularidades advindas de diferentes contextos do País, das políticas educacionais e das ações dos atores envolvidos, com a identificação das condições essenciais para que essas práticas sejam implantadas e potencializadas no contexto acadêmico. O trabalho foi desenvolvido com base em pesquisas documentais e por meio de visitas técnicas realizadas em 21 escolas públicas de Arquitetura localizadas em diferentes regiões do País, com entrevistas direcionadas aos principais atores que, atualmente, estão à frente da área estudada. Os dados obtidos possibilitaram contextualizar os desafios enfrentados no ensino da Tecnologia da Construção, que não se resumem ao arranjo físico laboratorial, mas a uma dimensão mais ampla, abrangendo aspectos político-educacionais, estruturais e socioeconômicos, além de questões de fundo, como as relações interpessoais e burocráticas.Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira2020-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812020000200436Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos v.101 n.258 2020reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEP10.24109/2176-6681.rbep.101i258.4357info:eu-repo/semantics/openAccessLaverde,AlbeniseOliveira,Cláudia Terezinha de Andradepor2020-10-14T00:00:00Zoai:scielo:S2176-66812020000200436Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbephttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2020-10-14T00:00Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os espaços experimentais das escolas públicas de Arquitetura do Brasil: realidade ou utopia? |
title |
Os espaços experimentais das escolas públicas de Arquitetura do Brasil: realidade ou utopia? |
spellingShingle |
Os espaços experimentais das escolas públicas de Arquitetura do Brasil: realidade ou utopia? Laverde,Albenise ensino da tecnologia espaços experimentais experimentação construtiva |
title_short |
Os espaços experimentais das escolas públicas de Arquitetura do Brasil: realidade ou utopia? |
title_full |
Os espaços experimentais das escolas públicas de Arquitetura do Brasil: realidade ou utopia? |
title_fullStr |
Os espaços experimentais das escolas públicas de Arquitetura do Brasil: realidade ou utopia? |
title_full_unstemmed |
Os espaços experimentais das escolas públicas de Arquitetura do Brasil: realidade ou utopia? |
title_sort |
Os espaços experimentais das escolas públicas de Arquitetura do Brasil: realidade ou utopia? |
author |
Laverde,Albenise |
author_facet |
Laverde,Albenise Oliveira,Cláudia Terezinha de Andrade |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira,Cláudia Terezinha de Andrade |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Laverde,Albenise Oliveira,Cláudia Terezinha de Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino da tecnologia espaços experimentais experimentação construtiva |
topic |
ensino da tecnologia espaços experimentais experimentação construtiva |
description |
Resumo: Este trabalho está inserido no debate sobre a utilização da experimentação construtiva ao longo da concepção projetual e seu o papel como recurso pedagógico. Trata, mais especificamente, dos espaços e práticas experimentais no contexto acadêmico nacional, objetivando compreender o processo de configuração dos espaços da área técnico-construtiva instituídos nas escolas públicas de Arquitetura e Urbanismo, de acordo com as particularidades advindas de diferentes contextos do País, das políticas educacionais e das ações dos atores envolvidos, com a identificação das condições essenciais para que essas práticas sejam implantadas e potencializadas no contexto acadêmico. O trabalho foi desenvolvido com base em pesquisas documentais e por meio de visitas técnicas realizadas em 21 escolas públicas de Arquitetura localizadas em diferentes regiões do País, com entrevistas direcionadas aos principais atores que, atualmente, estão à frente da área estudada. Os dados obtidos possibilitaram contextualizar os desafios enfrentados no ensino da Tecnologia da Construção, que não se resumem ao arranjo físico laboratorial, mas a uma dimensão mais ampla, abrangendo aspectos político-educacionais, estruturais e socioeconômicos, além de questões de fundo, como as relações interpessoais e burocráticas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812020000200436 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812020000200436 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.101i258.4357 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos v.101 n.258 2020 reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) instacron:INEP |
instname_str |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tania.castro@inep.gov.br |
_version_ |
1752129854470356992 |