Corporate strategy development: International distance model for the Brazilian market.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wisniewski, Bartosz Pawel
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
Texto Completo: https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/759
Resumo: Este estudo tem como objetivo entender e analisar os fatores de maior importância na entrada de empresas estrangeiras no mercado brasileiro através da exportação. Os fatores em causa podem se definir através do conceito de distancia entre o Brasil e o pais exportador, tendo sido explorado na literatura existente através do Modelo Internacional de Distancia. Assim, este modelo foi aplicado a uma empresa polonês exportadora para o mercado brasileiro de forma a explicitar melhor este conceito através de um caso real. Tendo por base uma análise de correlação dos valores das importações brasileiras por país, este estudo apresenta duas hipóteses que se relacionam com ambas as partes administrativa e geográfica do Modelo Internacional de Distancia. Concluiu-se que as empresas estrangeiras que entraram no mercado brasileiro através da exportação não devem encarar a falta de entendimento mutuo na dimensão administrativa, e a existência de uma grande distancia geográfica, como barreiras à exportação. O Modelo Internacional de Distancia é também suportado por um estudo de caso de uma empresa polonês exportadora para o mercado brasileiro, revelando que no caso de a distancia entre os dois países ser grande, a diferença entre eles pode desvendar oportunidades de negócio que não poderiam ser exploradas no mercado local.
id INSP_5c0d6153d7803d3032936e180080d5ca
oai_identifier_str oai:repositorio.insper.edu.br:11224/759
network_acronym_str INSP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository_id_str
spelling Wisniewski, Bartosz PawelBarros, Henrique MachadoMata, Maria EugêniaSantos, VascoClaro, Danny PimentelSão Paulo2021-09-13T03:11:28Z2015-09-25T21:42:26Z2021-09-13T03:11:28Z2015-09-25T21:42:26Z20132013https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/759Este estudo tem como objetivo entender e analisar os fatores de maior importância na entrada de empresas estrangeiras no mercado brasileiro através da exportação. Os fatores em causa podem se definir através do conceito de distancia entre o Brasil e o pais exportador, tendo sido explorado na literatura existente através do Modelo Internacional de Distancia. Assim, este modelo foi aplicado a uma empresa polonês exportadora para o mercado brasileiro de forma a explicitar melhor este conceito através de um caso real. Tendo por base uma análise de correlação dos valores das importações brasileiras por país, este estudo apresenta duas hipóteses que se relacionam com ambas as partes administrativa e geográfica do Modelo Internacional de Distancia. Concluiu-se que as empresas estrangeiras que entraram no mercado brasileiro através da exportação não devem encarar a falta de entendimento mutuo na dimensão administrativa, e a existência de uma grande distancia geográfica, como barreiras à exportação. O Modelo Internacional de Distancia é também suportado por um estudo de caso de uma empresa polonês exportadora para o mercado brasileiro, revelando que no caso de a distancia entre os dois países ser grande, a diferença entre eles pode desvendar oportunidades de negócio que não poderiam ser exploradas no mercado local.This paper aims to understand and examine the critical factors, which might help the companies willing to export to Brazil to enter that market. Those factors can be also defined as distances between Brazil and the other countries (companies) and have been analysed in the International Distance Model. In order to understand the findings of that model, it has been applied to one real world example of the Polish company exporting its product to Brazil. Based on the correlation analysis of the Brazilian import values (from each country), the study supports two hypothesis, which are related to the administrative and geographical parts of the International Distance Model. It concludes that the companies from the other countries should not treat the lack of the common ground in the administrative dimensions, as well as the existence of the large geographic distance, as the barrier to export its products to Brazil. The International Distance Model is supported by one case study of the Polish company exporting to Brazil, which reveals that in case of the distant countries, the difference between them might reveal certain opportunities that could have not been used in the local markets.53 p.TODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.info:eu-repo/semantics/openAccessExportaçãoImportaçãoEstratégia de internationalizaçãoBrasilEstratégia empresarialExportImportInternationalization strategyBrazilCorporate strategyCorporate strategy development: International distance model for the Brazilian market.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPERORIGINALBartosz Paweł Wiśniewski_Trabalho.pdfapplication/pdf769282https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/759/1/Bartosz%20Pawe%c5%82%20Wi%c5%9bniewski_Trabalho.pdf6440f8f157cf123d85ecf773a4512406MD51LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/759/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTBartosz Paweł Wiśniewski_Trabalho.pdf.txtExtracted texttext/plain108872https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/759/3/Bartosz%20Pawe%c5%82%20Wi%c5%9bniewski_Trabalho.pdf.txt4b2e260213c293b79b520d86098ad675MD53THUMBNAILBartosz Paweł Wiśniewski_Trabalho.pdf.jpgBartosz Paweł Wiśniewski_Trabalho.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1267https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/759/4/Bartosz%20Pawe%c5%82%20Wi%c5%9bniewski_Trabalho.pdf.jpg0433c13823037bce87eee09482065454MD5411224/7592022-12-02 12:47:33.133oai:repositorio.insper.edu.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2022-12-02T17:47:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Corporate strategy development: International distance model for the Brazilian market.
title Corporate strategy development: International distance model for the Brazilian market.
spellingShingle Corporate strategy development: International distance model for the Brazilian market.
Wisniewski, Bartosz Pawel
Exportação
Importação
Estratégia de internationalização
Brasil
Estratégia empresarial
Export
Import
Internationalization strategy
Brazil
Corporate strategy
title_short Corporate strategy development: International distance model for the Brazilian market.
title_full Corporate strategy development: International distance model for the Brazilian market.
title_fullStr Corporate strategy development: International distance model for the Brazilian market.
title_full_unstemmed Corporate strategy development: International distance model for the Brazilian market.
title_sort Corporate strategy development: International distance model for the Brazilian market.
author Wisniewski, Bartosz Pawel
author_facet Wisniewski, Bartosz Pawel
author_role author
dc.contributor.defensecommittee.none.fl_str_mv Barros, Henrique Machado
Mata, Maria Eugênia
Santos, Vasco
dc.contributor.author.fl_str_mv Wisniewski, Bartosz Pawel
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Claro, Danny Pimentel
contributor_str_mv Claro, Danny Pimentel
dc.subject.por.fl_str_mv Exportação
Importação
Estratégia de internationalização
Brasil
Estratégia empresarial
Export
Import
Internationalization strategy
Brazil
Corporate strategy
topic Exportação
Importação
Estratégia de internationalização
Brasil
Estratégia empresarial
Export
Import
Internationalization strategy
Brazil
Corporate strategy
description Este estudo tem como objetivo entender e analisar os fatores de maior importância na entrada de empresas estrangeiras no mercado brasileiro através da exportação. Os fatores em causa podem se definir através do conceito de distancia entre o Brasil e o pais exportador, tendo sido explorado na literatura existente através do Modelo Internacional de Distancia. Assim, este modelo foi aplicado a uma empresa polonês exportadora para o mercado brasileiro de forma a explicitar melhor este conceito através de um caso real. Tendo por base uma análise de correlação dos valores das importações brasileiras por país, este estudo apresenta duas hipóteses que se relacionam com ambas as partes administrativa e geográfica do Modelo Internacional de Distancia. Concluiu-se que as empresas estrangeiras que entraram no mercado brasileiro através da exportação não devem encarar a falta de entendimento mutuo na dimensão administrativa, e a existência de uma grande distancia geográfica, como barreiras à exportação. O Modelo Internacional de Distancia é também suportado por um estudo de caso de uma empresa polonês exportadora para o mercado brasileiro, revelando que no caso de a distancia entre os dois países ser grande, a diferença entre eles pode desvendar oportunidades de negócio que não poderiam ser exploradas no mercado local.
publishDate 2013
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-09-25T21:42:26Z
2021-09-13T03:11:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-09-25T21:42:26Z
2021-09-13T03:11:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/759
url https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/759
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 53 p.
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron:INSPER
instname_str Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron_str INSPER
institution INSPER
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/759/1/Bartosz%20Pawe%c5%82%20Wi%c5%9bniewski_Trabalho.pdf
https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/759/2/license.txt
https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/759/3/Bartosz%20Pawe%c5%82%20Wi%c5%9bniewski_Trabalho.pdf.txt
https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/759/4/Bartosz%20Pawe%c5%82%20Wi%c5%9bniewski_Trabalho.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6440f8f157cf123d85ecf773a4512406
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
4b2e260213c293b79b520d86098ad675
0433c13823037bce87eee09482065454
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@insper.edu.br ||
_version_ 1791085960932360192