A demanda por meios de transporte na região metropolitana de São Paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
Texto Completo: | https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/854 |
Resumo: | O presente trabalho estima a probabilidade de demanda de três diferentes meios de transporte da Região Metropolitana de São Paulo – quais sejam: carros, ônibus e metrô – mediante um modelo logit multinomial adaptado para dados agregados, objetivando concluir se determinadas alterações sobre os usuários, as vias e as rotas existentes influenciam a escolha por meio de transporte dos indivíduos. Os resultados confirmam a existência de espaço para atuação dos gestores públicos, indicando que infraestruturas tidas, atualmente, como importantes para combater o problema do trânsito, no caso os corredores de ônibus e as estações de metrô, de fato impactam na decisão dos usuários e refletem em um uso menor dos automóveis particulares. Além disso, características dos próprios indivíduos e das regiões pelas quais transitam também influenciam a demanda pelos diferentes meios, em especial o custo do meio de transporte, estabelecendo-se como meios de ação indireta para o poder público. Finalmente, o modelo de estimação utilizado permite realizar análises variadas, seja observando as probabilidades de escolha entre cada meio, seja comparando tais probabilidades entre eles. |
id |
INSP_923d2ac6462717a6571188613a0abe2d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.insper.edu.br:11224/854 |
network_acronym_str |
INSP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
repository_id_str |
|
spelling |
Lopes, Carlos Eduardo MorottiMadalozzo, Regina CarlaMatos, Enlinson Henrique Carvalho DeMoita, Rodrigo Menon SimõesSão Paulo2021-09-13T03:15:03Z2015-10-06T13:29:53Z2021-09-13T03:15:03Z20122015-10-06T13:29:53Z20122012https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/854O presente trabalho estima a probabilidade de demanda de três diferentes meios de transporte da Região Metropolitana de São Paulo – quais sejam: carros, ônibus e metrô – mediante um modelo logit multinomial adaptado para dados agregados, objetivando concluir se determinadas alterações sobre os usuários, as vias e as rotas existentes influenciam a escolha por meio de transporte dos indivíduos. Os resultados confirmam a existência de espaço para atuação dos gestores públicos, indicando que infraestruturas tidas, atualmente, como importantes para combater o problema do trânsito, no caso os corredores de ônibus e as estações de metrô, de fato impactam na decisão dos usuários e refletem em um uso menor dos automóveis particulares. Além disso, características dos próprios indivíduos e das regiões pelas quais transitam também influenciam a demanda pelos diferentes meios, em especial o custo do meio de transporte, estabelecendo-se como meios de ação indireta para o poder público. Finalmente, o modelo de estimação utilizado permite realizar análises variadas, seja observando as probabilidades de escolha entre cada meio, seja comparando tais probabilidades entre eles.This paper estimates the demand probability of three different transportation models in the metropolitan region of São Paulo - cars, buses and subways - by a multinomial logit model adapted to aggregate data, in order to determine which change in user, path and route influence the individual choice for transportation. The results confirm the existence of efficient government actions, indicating that infrastructure nowadays taken as important to fight the traffic problem - bus lanes and subway stations - in fact impact user’s decision and reflect on a decreasing use of private cars. In addition, characteristics of the individuals and the regions they go through also influence the demand for different means of transportation, especially the cost of transportation, establishing themselves as indirect means of action to the government. Finally, the estimation model used allows perform various tests whetherobserving each transportation model choice or comparing probabilities of choice among them.60 p.TODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessTransporteDemandaInfraestruturasTransportationDemandInfrastructureA demanda por meios de transporte na região metropolitana de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPERORIGINALCARLOS EDUARDO MOROTTI LOPES inserido.pdfTEXTO COMPLETOapplication/pdf3969851https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/854/1/CARLOS%20EDUARDO%20MOROTTI%20LOPES%20inserido.pdffb0342884e74dbf24bb58622e3559cf7MD51LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/854/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTCARLOS EDUARDO MOROTTI LOPES inserido.pdf.txtExtracted texttext/plain136131https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/854/3/CARLOS%20EDUARDO%20MOROTTI%20LOPES%20inserido.pdf.txtf5daa870b18674eb391b67090263ca78MD53THUMBNAILCARLOS EDUARDO MOROTTI LOPES inserido.pdf.jpgCARLOS EDUARDO MOROTTI LOPES inserido.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1246https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/854/4/CARLOS%20EDUARDO%20MOROTTI%20LOPES%20inserido.pdf.jpg376bcd6dc3db71866446d352514e3279MD5411224/8542022-12-02 12:56:09.881oai:repositorio.insper.edu.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2022-12-02T17:56:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A demanda por meios de transporte na região metropolitana de São Paulo |
title |
A demanda por meios de transporte na região metropolitana de São Paulo |
spellingShingle |
A demanda por meios de transporte na região metropolitana de São Paulo Lopes, Carlos Eduardo Morotti Transporte Demanda Infraestruturas Transportation Demand Infrastructure |
title_short |
A demanda por meios de transporte na região metropolitana de São Paulo |
title_full |
A demanda por meios de transporte na região metropolitana de São Paulo |
title_fullStr |
A demanda por meios de transporte na região metropolitana de São Paulo |
title_full_unstemmed |
A demanda por meios de transporte na região metropolitana de São Paulo |
title_sort |
A demanda por meios de transporte na região metropolitana de São Paulo |
author |
Lopes, Carlos Eduardo Morotti |
author_facet |
Lopes, Carlos Eduardo Morotti |
author_role |
author |
dc.contributor.defensecommittee.none.fl_str_mv |
Madalozzo, Regina Carla Matos, Enlinson Henrique Carvalho De |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Carlos Eduardo Morotti |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moita, Rodrigo Menon Simões |
contributor_str_mv |
Moita, Rodrigo Menon Simões |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transporte Demanda Infraestruturas Transportation Demand Infrastructure |
topic |
Transporte Demanda Infraestruturas Transportation Demand Infrastructure |
description |
O presente trabalho estima a probabilidade de demanda de três diferentes meios de transporte da Região Metropolitana de São Paulo – quais sejam: carros, ônibus e metrô – mediante um modelo logit multinomial adaptado para dados agregados, objetivando concluir se determinadas alterações sobre os usuários, as vias e as rotas existentes influenciam a escolha por meio de transporte dos indivíduos. Os resultados confirmam a existência de espaço para atuação dos gestores públicos, indicando que infraestruturas tidas, atualmente, como importantes para combater o problema do trânsito, no caso os corredores de ônibus e as estações de metrô, de fato impactam na decisão dos usuários e refletem em um uso menor dos automóveis particulares. Além disso, características dos próprios indivíduos e das regiões pelas quais transitam também influenciam a demanda pelos diferentes meios, em especial o custo do meio de transporte, estabelecendo-se como meios de ação indireta para o poder público. Finalmente, o modelo de estimação utilizado permite realizar análises variadas, seja observando as probabilidades de escolha entre cada meio, seja comparando tais probabilidades entre eles. |
publishDate |
2012 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012 2015-10-06T13:29:53Z 2021-09-13T03:15:03Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-10-06T13:29:53Z 2021-09-13T03:15:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/854 |
url |
https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/854 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
60 p. |
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv |
São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) instacron:INSPER |
instname_str |
Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) |
instacron_str |
INSPER |
institution |
INSPER |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/854/1/CARLOS%20EDUARDO%20MOROTTI%20LOPES%20inserido.pdf https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/854/2/license.txt https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/854/3/CARLOS%20EDUARDO%20MOROTTI%20LOPES%20inserido.pdf.txt https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/854/4/CARLOS%20EDUARDO%20MOROTTI%20LOPES%20inserido.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fb0342884e74dbf24bb58622e3559cf7 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 f5daa870b18674eb391b67090263ca78 376bcd6dc3db71866446d352514e3279 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@insper.edu.br || |
_version_ |
1791085963880955904 |