O Desafio da Leitura e da Escrita em Crianças com Perturbação do Espectro do Autismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Caroline Maria Tavares de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Oliveira, Gislene Farias de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/796
Resumo: O Transtorno do Espectro Autista é uma desordem do desenvolvimento do cérebro, antes, durante ou logo após o nascimento, que afeta a capacidade de comunicação social. O presente estudo bibliográfico, objetiva discutir as características comuns em crianças autistas, identificando as suas potencialidades e as suas necessidades especiais, no que tange à leitura e escrita. Os resultados demonstraram que as crianças autistas precisam muito do afeto e da atenção constante dos pais, para se desenvolverem de maneira saudável, vencendo os obstáculos necessários para o seu progresso cognitivo, social e intelectual. Verificou-se também a grande importância de que o diagnóstico seja dado o mais rapidamente possível, para que todas as necessidades especiais do aluno possam ser supridas no tempo adequado, com a ajuda dos profissionais indicados. Concluiu-se que, nem todas as crianças autistas conseguirão as condições necessárias para o domínio da leitura e da escrita, visto que existem graus muito severos da síndrome. Porém, em muitos casos, se bem amparadas, as crianças autistas poderão desenvolver estas habilidades linguísticas. O que se faz necessário é que elas sejam devidamente estimuladas, para que possam aprender o que lhes for possível destas competências linguísticas fundamentais para o desenvolvimento pleno do ser humano.
id IPES_0fa091e2b13c5c53a77e9ad2c4a15869
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/796
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling O Desafio da Leitura e da Escrita em Crianças com Perturbação do Espectro do AutismoAutismo; Desenvolvimento infantil; Leitura e EscritaO Transtorno do Espectro Autista é uma desordem do desenvolvimento do cérebro, antes, durante ou logo após o nascimento, que afeta a capacidade de comunicação social. O presente estudo bibliográfico, objetiva discutir as características comuns em crianças autistas, identificando as suas potencialidades e as suas necessidades especiais, no que tange à leitura e escrita. Os resultados demonstraram que as crianças autistas precisam muito do afeto e da atenção constante dos pais, para se desenvolverem de maneira saudável, vencendo os obstáculos necessários para o seu progresso cognitivo, social e intelectual. Verificou-se também a grande importância de que o diagnóstico seja dado o mais rapidamente possível, para que todas as necessidades especiais do aluno possam ser supridas no tempo adequado, com a ajuda dos profissionais indicados. Concluiu-se que, nem todas as crianças autistas conseguirão as condições necessárias para o domínio da leitura e da escrita, visto que existem graus muito severos da síndrome. Porém, em muitos casos, se bem amparadas, as crianças autistas poderão desenvolver estas habilidades linguísticas. O que se faz necessário é que elas sejam devidamente estimuladas, para que possam aprender o que lhes for possível destas competências linguísticas fundamentais para o desenvolvimento pleno do ser humano.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSampaio, Caroline Maria Tavares deOliveira, Gislene Farias de2017-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/79610.14295/idonline.v11i36.796ID on line. Revista de psicologia; v. 11, n. 36 (2017); 343-3621981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/796/1141Direitos autorais 2021 Caroline Maria Tavares de Sampaio, Gislene Farias de Oliveirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-31T02:34:38Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv O Desafio da Leitura e da Escrita em Crianças com Perturbação do Espectro do Autismo
title O Desafio da Leitura e da Escrita em Crianças com Perturbação do Espectro do Autismo
spellingShingle O Desafio da Leitura e da Escrita em Crianças com Perturbação do Espectro do Autismo
Sampaio, Caroline Maria Tavares de
Autismo; Desenvolvimento infantil; Leitura e Escrita
title_short O Desafio da Leitura e da Escrita em Crianças com Perturbação do Espectro do Autismo
title_full O Desafio da Leitura e da Escrita em Crianças com Perturbação do Espectro do Autismo
title_fullStr O Desafio da Leitura e da Escrita em Crianças com Perturbação do Espectro do Autismo
title_full_unstemmed O Desafio da Leitura e da Escrita em Crianças com Perturbação do Espectro do Autismo
title_sort O Desafio da Leitura e da Escrita em Crianças com Perturbação do Espectro do Autismo
author Sampaio, Caroline Maria Tavares de
author_facet Sampaio, Caroline Maria Tavares de
Oliveira, Gislene Farias de
author_role author
author2 Oliveira, Gislene Farias de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Sampaio, Caroline Maria Tavares de
Oliveira, Gislene Farias de
dc.subject.por.fl_str_mv Autismo; Desenvolvimento infantil; Leitura e Escrita
topic Autismo; Desenvolvimento infantil; Leitura e Escrita
description O Transtorno do Espectro Autista é uma desordem do desenvolvimento do cérebro, antes, durante ou logo após o nascimento, que afeta a capacidade de comunicação social. O presente estudo bibliográfico, objetiva discutir as características comuns em crianças autistas, identificando as suas potencialidades e as suas necessidades especiais, no que tange à leitura e escrita. Os resultados demonstraram que as crianças autistas precisam muito do afeto e da atenção constante dos pais, para se desenvolverem de maneira saudável, vencendo os obstáculos necessários para o seu progresso cognitivo, social e intelectual. Verificou-se também a grande importância de que o diagnóstico seja dado o mais rapidamente possível, para que todas as necessidades especiais do aluno possam ser supridas no tempo adequado, com a ajuda dos profissionais indicados. Concluiu-se que, nem todas as crianças autistas conseguirão as condições necessárias para o domínio da leitura e da escrita, visto que existem graus muito severos da síndrome. Porém, em muitos casos, se bem amparadas, as crianças autistas poderão desenvolver estas habilidades linguísticas. O que se faz necessário é que elas sejam devidamente estimuladas, para que possam aprender o que lhes for possível destas competências linguísticas fundamentais para o desenvolvimento pleno do ser humano.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/796
10.14295/idonline.v11i36.796
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/796
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v11i36.796
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/796/1141
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Caroline Maria Tavares de Sampaio, Gislene Farias de Oliveira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Caroline Maria Tavares de Sampaio, Gislene Farias de Oliveira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 11, n. 36 (2017); 343-362
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053953962147840