Os Desafios do Professor no Século XXI: A Tecnologia como uma Aliada no Processo Ensino e Aprendizagem /

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Felipe Ribeiro da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Lucena, Fabiana Alves de, Sousa, Maria do Socorro Cordeiro de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3250
Resumo: Resumo: O papel do professor no processo ensino e aprendizagem é muito importante, sendo sua a missão de transmitir os conteúdos e de contribuir de forma significativa com o desenvolvimento do estudante, exercendo assim múltiplos papéis em sala de aula. Nesse contexto, merece destaque a metodologia de ensino dos professores, a qual vem sofrendo mudanças ao longo do tempo, por isso estes precisam estar constantemente adequando seus planejamentos as necessidades do alunado, tanto em conjunto como de modo individual. Essas mudanças tiveram mais um atenuante ao abordar a questão da pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2) que, em meados de março de 2019, ocasionou o fechamento das escolas e o distanciamento das aulas presenciais, tornando obrigatório a busca por novos métodos para continuar com o processo de ensino e aprendizagem mesmo fora do seu espaço habitual. Destarte, o professor precisou de imediato adequar-se a nova realidade, introduzindo em suas aulas o uso da tecnologia, fomentando, com isso, o ensino remoto. Partindo desse cenário, o presente trabalho tem por objetivos analisar quais os desafios que o professor vem enfrentando em relação às novas formas de ensino durante a pandemia e verificar como a tecnologia tem auxiliado a docência. A justificativa para a escolha desse tema pauta-se na relevância de discutir as novas formas de ensino trazidas pela realidade vivenciada devido ao coronavírus, sendo uma temática importante para discussões como discente de Pedagogia. Para tanto, os principais autores que embasaram o trabalho foram: Moren e Santos (2011); Novoa (2017); Aguiar (2020); Calejon e Brito (2020); Cordeiro (2020); Melo (2020); Oliveira (2020); e Peres (2020). Já a metodologia utilizada foi a análise de arquivos publicados por autores que trataram do tema, logo, se constituindo de fontes atuais e se qualificando como uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo. Deste modo, as contribuições ofertadas pelo artigo constituíram-se como fundamentais para compreender os reflexos ocasionados pela pandemia no contexto educacional, enaltecendo o papel do professor e os desafios enfrentados por ele com o intuito de manter o interesse dos estudantes e a aqualidade do ensino mesmo em face do distanciamento das escolas.Palavras-Chave: Educação. Ensino Remoto. Professor. Pandemia. 
id IPES_3a39966fd4db9cd439e09e805186bdd2
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/3250
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling Os Desafios do Professor no Século XXI: A Tecnologia como uma Aliada no Processo Ensino e Aprendizagem /Educação; Ensino Remoto; Professor; Pandemia.Resumo: O papel do professor no processo ensino e aprendizagem é muito importante, sendo sua a missão de transmitir os conteúdos e de contribuir de forma significativa com o desenvolvimento do estudante, exercendo assim múltiplos papéis em sala de aula. Nesse contexto, merece destaque a metodologia de ensino dos professores, a qual vem sofrendo mudanças ao longo do tempo, por isso estes precisam estar constantemente adequando seus planejamentos as necessidades do alunado, tanto em conjunto como de modo individual. Essas mudanças tiveram mais um atenuante ao abordar a questão da pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2) que, em meados de março de 2019, ocasionou o fechamento das escolas e o distanciamento das aulas presenciais, tornando obrigatório a busca por novos métodos para continuar com o processo de ensino e aprendizagem mesmo fora do seu espaço habitual. Destarte, o professor precisou de imediato adequar-se a nova realidade, introduzindo em suas aulas o uso da tecnologia, fomentando, com isso, o ensino remoto. Partindo desse cenário, o presente trabalho tem por objetivos analisar quais os desafios que o professor vem enfrentando em relação às novas formas de ensino durante a pandemia e verificar como a tecnologia tem auxiliado a docência. A justificativa para a escolha desse tema pauta-se na relevância de discutir as novas formas de ensino trazidas pela realidade vivenciada devido ao coronavírus, sendo uma temática importante para discussões como discente de Pedagogia. Para tanto, os principais autores que embasaram o trabalho foram: Moren e Santos (2011); Novoa (2017); Aguiar (2020); Calejon e Brito (2020); Cordeiro (2020); Melo (2020); Oliveira (2020); e Peres (2020). Já a metodologia utilizada foi a análise de arquivos publicados por autores que trataram do tema, logo, se constituindo de fontes atuais e se qualificando como uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo. Deste modo, as contribuições ofertadas pelo artigo constituíram-se como fundamentais para compreender os reflexos ocasionados pela pandemia no contexto educacional, enaltecendo o papel do professor e os desafios enfrentados por ele com o intuito de manter o interesse dos estudantes e a aqualidade do ensino mesmo em face do distanciamento das escolas.Palavras-Chave: Educação. Ensino Remoto. Professor. Pandemia. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSilva, Felipe Ribeiro daLucena, Fabiana Alves deSousa, Maria do Socorro Cordeiro de2021-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/325010.14295/idonline.v15i57.3250ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 57 (2021); 769-7781981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3250/5104Direitos autorais 2021 Felipe Ribeiro da Silva, Fabiana Alves de Lucena, Maria do Socorro Cordeiro de Sousahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-19T01:48:44Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Os Desafios do Professor no Século XXI: A Tecnologia como uma Aliada no Processo Ensino e Aprendizagem /
title Os Desafios do Professor no Século XXI: A Tecnologia como uma Aliada no Processo Ensino e Aprendizagem /
spellingShingle Os Desafios do Professor no Século XXI: A Tecnologia como uma Aliada no Processo Ensino e Aprendizagem /
Silva, Felipe Ribeiro da
Educação; Ensino Remoto; Professor; Pandemia.
title_short Os Desafios do Professor no Século XXI: A Tecnologia como uma Aliada no Processo Ensino e Aprendizagem /
title_full Os Desafios do Professor no Século XXI: A Tecnologia como uma Aliada no Processo Ensino e Aprendizagem /
title_fullStr Os Desafios do Professor no Século XXI: A Tecnologia como uma Aliada no Processo Ensino e Aprendizagem /
title_full_unstemmed Os Desafios do Professor no Século XXI: A Tecnologia como uma Aliada no Processo Ensino e Aprendizagem /
title_sort Os Desafios do Professor no Século XXI: A Tecnologia como uma Aliada no Processo Ensino e Aprendizagem /
author Silva, Felipe Ribeiro da
author_facet Silva, Felipe Ribeiro da
Lucena, Fabiana Alves de
Sousa, Maria do Socorro Cordeiro de
author_role author
author2 Lucena, Fabiana Alves de
Sousa, Maria do Socorro Cordeiro de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Felipe Ribeiro da
Lucena, Fabiana Alves de
Sousa, Maria do Socorro Cordeiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Ensino Remoto; Professor; Pandemia.
topic Educação; Ensino Remoto; Professor; Pandemia.
description Resumo: O papel do professor no processo ensino e aprendizagem é muito importante, sendo sua a missão de transmitir os conteúdos e de contribuir de forma significativa com o desenvolvimento do estudante, exercendo assim múltiplos papéis em sala de aula. Nesse contexto, merece destaque a metodologia de ensino dos professores, a qual vem sofrendo mudanças ao longo do tempo, por isso estes precisam estar constantemente adequando seus planejamentos as necessidades do alunado, tanto em conjunto como de modo individual. Essas mudanças tiveram mais um atenuante ao abordar a questão da pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2) que, em meados de março de 2019, ocasionou o fechamento das escolas e o distanciamento das aulas presenciais, tornando obrigatório a busca por novos métodos para continuar com o processo de ensino e aprendizagem mesmo fora do seu espaço habitual. Destarte, o professor precisou de imediato adequar-se a nova realidade, introduzindo em suas aulas o uso da tecnologia, fomentando, com isso, o ensino remoto. Partindo desse cenário, o presente trabalho tem por objetivos analisar quais os desafios que o professor vem enfrentando em relação às novas formas de ensino durante a pandemia e verificar como a tecnologia tem auxiliado a docência. A justificativa para a escolha desse tema pauta-se na relevância de discutir as novas formas de ensino trazidas pela realidade vivenciada devido ao coronavírus, sendo uma temática importante para discussões como discente de Pedagogia. Para tanto, os principais autores que embasaram o trabalho foram: Moren e Santos (2011); Novoa (2017); Aguiar (2020); Calejon e Brito (2020); Cordeiro (2020); Melo (2020); Oliveira (2020); e Peres (2020). Já a metodologia utilizada foi a análise de arquivos publicados por autores que trataram do tema, logo, se constituindo de fontes atuais e se qualificando como uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo. Deste modo, as contribuições ofertadas pelo artigo constituíram-se como fundamentais para compreender os reflexos ocasionados pela pandemia no contexto educacional, enaltecendo o papel do professor e os desafios enfrentados por ele com o intuito de manter o interesse dos estudantes e a aqualidade do ensino mesmo em face do distanciamento das escolas.Palavras-Chave: Educação. Ensino Remoto. Professor. Pandemia. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3250
10.14295/idonline.v15i57.3250
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3250
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v15i57.3250
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3250/5104
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 57 (2021); 769-778
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053956111728640