Associação Entre o Nível de Atividade Física e o Desempenho Cognitivo em Crianças
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1023 |
Resumo: | O presente trabalho tem como proposta avaliar a relação do nível de atividade física sobre o desempenho cognitivo em crianças. A base deste estudo é descritiva, experimental de campo sob uma perspectiva quantitativa. A população do estudo foi composta por estudantes do 3º ano do ensino fundamental em uma escola do município de Juazeiro do Norte-CE, e amostra por 96 escolares, divididos em dois grupos, Grupo A controle e Grupo B experimental. Foram realizados o teste de trilha e o questionário internacional de atividade física para crianças e adolescentes, bem como um programa de atividade física com duração de 12 semanas, sendo uma aula por semana com duração de 50’ minutos com os estudantes do Grupo B. Os resultados para o nível de atividade física dos escolares no Grupo A, 22,73% foram classificados como Ativos, 68,18% Inadequadamente Ativos e 9,09% Inativos, para o Grupo B, 19,23% são Ativos, 69,23% Inadequadamente Ativos e 11,54% Inativos. Em ambas as partes do TMT e ambos os grupos, os sujeitos do sexo masculinos obtiveram média de tempo de conclusão dos testes maior em relação ao sexo feminino. Para analise entre os grupos podemos perceber que no TMT-A a média geral do GA em relação ao tempo de execução do teste foi de 91,69 segundos e o GB de 90,36 segundos; no TMT-B o grupo GA obteve média geral de 217,58 segundos e o GB de 208,50 segundos, não encontrando significância entre os grupos, onde no TMT-A com p=0,93 e TMT-B com p=0,74. Em relação a erro cometido durante o teste no TMT-A a média geral do GA foi de 2,12 e o GB de 2,68 erros e no TMT-B a média geral de erro do GA foi de 3,77 e GB de 4,36 erros. Também não foram encontrados valores de significância para essa variável onde p=0,42 no TMT-A e p=0,43 no TMT-B. Após análise dos dados pode-se perceber que faz-se necessário que além das práticas de atividade física no ambiente escolar, as crianças devem participar de outras atividades físicas em seus momentos de lazer para que tenham um desenvolvimento cognitivo melhorado, como também que seja realizado estimulado externo no convívio familiar e social da criança. |
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Associação Entre o Nível de Atividade Física e o Desempenho Cognitivo em CriançasAtividade física. Cognição. CriançasO presente trabalho tem como proposta avaliar a relação do nível de atividade física sobre o desempenho cognitivo em crianças. A base deste estudo é descritiva, experimental de campo sob uma perspectiva quantitativa. A população do estudo foi composta por estudantes do 3º ano do ensino fundamental em uma escola do município de Juazeiro do Norte-CE, e amostra por 96 escolares, divididos em dois grupos, Grupo A controle e Grupo B experimental. Foram realizados o teste de trilha e o questionário internacional de atividade física para crianças e adolescentes, bem como um programa de atividade física com duração de 12 semanas, sendo uma aula por semana com duração de 50’ minutos com os estudantes do Grupo B. Os resultados para o nível de atividade física dos escolares no Grupo A, 22,73% foram classificados como Ativos, 68,18% Inadequadamente Ativos e 9,09% Inativos, para o Grupo B, 19,23% são Ativos, 69,23% Inadequadamente Ativos e 11,54% Inativos. Em ambas as partes do TMT e ambos os grupos, os sujeitos do sexo masculinos obtiveram média de tempo de conclusão dos testes maior em relação ao sexo feminino. Para analise entre os grupos podemos perceber que no TMT-A a média geral do GA em relação ao tempo de execução do teste foi de 91,69 segundos e o GB de 90,36 segundos; no TMT-B o grupo GA obteve média geral de 217,58 segundos e o GB de 208,50 segundos, não encontrando significância entre os grupos, onde no TMT-A com p=0,93 e TMT-B com p=0,74. Em relação a erro cometido durante o teste no TMT-A a média geral do GA foi de 2,12 e o GB de 2,68 erros e no TMT-B a média geral de erro do GA foi de 3,77 e GB de 4,36 erros. Também não foram encontrados valores de significância para essa variável onde p=0,42 no TMT-A e p=0,43 no TMT-B. Após análise dos dados pode-se perceber que faz-se necessário que além das práticas de atividade física no ambiente escolar, as crianças devem participar de outras atividades físicas em seus momentos de lazer para que tenham um desenvolvimento cognitivo melhorado, como também que seja realizado estimulado externo no convívio familiar e social da criança. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSimões Neto, José de CaldasOliveira, Gislene Farias deRocha, Ariza MariaLopes, Raimundo Edilberto Moreira2018-01-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/102310.14295/idonline.v12i39.1023ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 39 (2018); 713-7351981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1023/1461Direitos autorais 2021 José de Caldas Simões Neto, Gislene Farias de Oliveira, Ariza Maria Rocha, Raimundo Edilberto Moreira Lopeshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-01T11:52:24Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
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O presente trabalho tem como proposta avaliar a relação do nível de atividade física sobre o desempenho cognitivo em crianças. A base deste estudo é descritiva, experimental de campo sob uma perspectiva quantitativa. A população do estudo foi composta por estudantes do 3º ano do ensino fundamental em uma escola do município de Juazeiro do Norte-CE, e amostra por 96 escolares, divididos em dois grupos, Grupo A controle e Grupo B experimental. Foram realizados o teste de trilha e o questionário internacional de atividade física para crianças e adolescentes, bem como um programa de atividade física com duração de 12 semanas, sendo uma aula por semana com duração de 50’ minutos com os estudantes do Grupo B. Os resultados para o nível de atividade física dos escolares no Grupo A, 22,73% foram classificados como Ativos, 68,18% Inadequadamente Ativos e 9,09% Inativos, para o Grupo B, 19,23% são Ativos, 69,23% Inadequadamente Ativos e 11,54% Inativos. Em ambas as partes do TMT e ambos os grupos, os sujeitos do sexo masculinos obtiveram média de tempo de conclusão dos testes maior em relação ao sexo feminino. Para analise entre os grupos podemos perceber que no TMT-A a média geral do GA em relação ao tempo de execução do teste foi de 91,69 segundos e o GB de 90,36 segundos; no TMT-B o grupo GA obteve média geral de 217,58 segundos e o GB de 208,50 segundos, não encontrando significância entre os grupos, onde no TMT-A com p=0,93 e TMT-B com p=0,74. Em relação a erro cometido durante o teste no TMT-A a média geral do GA foi de 2,12 e o GB de 2,68 erros e no TMT-B a média geral de erro do GA foi de 3,77 e GB de 4,36 erros. Também não foram encontrados valores de significância para essa variável onde p=0,42 no TMT-A e p=0,43 no TMT-B. Após análise dos dados pode-se perceber que faz-se necessário que além das práticas de atividade física no ambiente escolar, as crianças devem participar de outras atividades físicas em seus momentos de lazer para que tenham um desenvolvimento cognitivo melhorado, como também que seja realizado estimulado externo no convívio familiar e social da criança. |
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O presente trabalho tem como proposta avaliar a relação do nível de atividade física sobre o desempenho cognitivo em crianças. A base deste estudo é descritiva, experimental de campo sob uma perspectiva quantitativa. A população do estudo foi composta por estudantes do 3º ano do ensino fundamental em uma escola do município de Juazeiro do Norte-CE, e amostra por 96 escolares, divididos em dois grupos, Grupo A controle e Grupo B experimental. Foram realizados o teste de trilha e o questionário internacional de atividade física para crianças e adolescentes, bem como um programa de atividade física com duração de 12 semanas, sendo uma aula por semana com duração de 50’ minutos com os estudantes do Grupo B. Os resultados para o nível de atividade física dos escolares no Grupo A, 22,73% foram classificados como Ativos, 68,18% Inadequadamente Ativos e 9,09% Inativos, para o Grupo B, 19,23% são Ativos, 69,23% Inadequadamente Ativos e 11,54% Inativos. Em ambas as partes do TMT e ambos os grupos, os sujeitos do sexo masculinos obtiveram média de tempo de conclusão dos testes maior em relação ao sexo feminino. Para analise entre os grupos podemos perceber que no TMT-A a média geral do GA em relação ao tempo de execução do teste foi de 91,69 segundos e o GB de 90,36 segundos; no TMT-B o grupo GA obteve média geral de 217,58 segundos e o GB de 208,50 segundos, não encontrando significância entre os grupos, onde no TMT-A com p=0,93 e TMT-B com p=0,74. Em relação a erro cometido durante o teste no TMT-A a média geral do GA foi de 2,12 e o GB de 2,68 erros e no TMT-B a média geral de erro do GA foi de 3,77 e GB de 4,36 erros. Também não foram encontrados valores de significância para essa variável onde p=0,42 no TMT-A e p=0,43 no TMT-B. Após análise dos dados pode-se perceber que faz-se necessário que além das práticas de atividade física no ambiente escolar, as crianças devem participar de outras atividades físicas em seus momentos de lazer para que tenham um desenvolvimento cognitivo melhorado, como também que seja realizado estimulado externo no convívio familiar e social da criança. |
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