Ansiedade e Depressão em Universitários a Área da Saúde: Uma Revisão Integrativa / Anxiety and Depression in University Students in the Health Area: An Integrative Review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Luana Gonçalves
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Nubia Alves da, Oliveira, Saphira Sampaio Barbosa de, Marques, Matheus Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3344
Resumo: O presente trabalho concerne em uma revisão integrativa de literatura, de caráter qualitativo e quantitativo, que culminou em resultados que demonstra as causas e o predomínio de ansiedade e depressão em universitários dos cursos da área da saúde. Realizou- se uma busca dos artigos na base de dados: Scientific Electronic Library Online (SCIELO), e google scholar, disponíveis no idioma português no período de 2016 a 2021. O resultado da pesquisa bibliográfica, após aplicar rigorosamente os fundamentos de inclusão e exclusão, foi a seleção de 9 artigos. A bibliografia demonstrou que acadêmicos tendem a ter até 20% mais viabilidade de desenvolver o dado problema se comparado a população geral. O aumento de demandas, associados à pressão, estresse, saída da residência dos familiares, são fatores que colabora para essa problemática. A psicologia alinhada com terapia pode suavizar a pressão para que a vivência na universidade não seja negativa, pois, por meio do autognosia (conhecimento de si próprio), o aluno distende habilidades que podem amparar no manuseio dos seus próprios conflitos.---The present study concerns an integrative literature review, qualitative and quantitative, which culminated in results that demonstrate as causes and the predominance of anxiety and depression in university students in health care courses. The following articles were searched in the database: Scientific Electronic Library Online (SCIELO), and academic google, available in Portuguese from 2016 to 2021. The result of the bibliographic search, after rigorously applying the inclusion and exclusion fundamentals, was the selection of 9 articles. The bibliography indexes that academics tend to have up to 20% more feasibility of developing the given problem compared to the general population. The increase in demands, associated with pressure and stress when family members leave their homes, are factors that contribute to this problem. Psychology aligned with therapy can alleviate the pressure so that the university experience is not negative, because, through self-knowledge (knowledge of oneself), the student has skills that can support the handling of their own conflicts. 
id IPES_441176cd4c803ddf1eb568f84a29e3c9
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/3344
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling Ansiedade e Depressão em Universitários a Área da Saúde: Uma Revisão Integrativa / Anxiety and Depression in University Students in the Health Area: An Integrative ReviewÁrea da saúde; Ansiedade. Depressão; Fatores de Riscos; Universitários.O presente trabalho concerne em uma revisão integrativa de literatura, de caráter qualitativo e quantitativo, que culminou em resultados que demonstra as causas e o predomínio de ansiedade e depressão em universitários dos cursos da área da saúde. Realizou- se uma busca dos artigos na base de dados: Scientific Electronic Library Online (SCIELO), e google scholar, disponíveis no idioma português no período de 2016 a 2021. O resultado da pesquisa bibliográfica, após aplicar rigorosamente os fundamentos de inclusão e exclusão, foi a seleção de 9 artigos. A bibliografia demonstrou que acadêmicos tendem a ter até 20% mais viabilidade de desenvolver o dado problema se comparado a população geral. O aumento de demandas, associados à pressão, estresse, saída da residência dos familiares, são fatores que colabora para essa problemática. A psicologia alinhada com terapia pode suavizar a pressão para que a vivência na universidade não seja negativa, pois, por meio do autognosia (conhecimento de si próprio), o aluno distende habilidades que podem amparar no manuseio dos seus próprios conflitos.---The present study concerns an integrative literature review, qualitative and quantitative, which culminated in results that demonstrate as causes and the predominance of anxiety and depression in university students in health care courses. The following articles were searched in the database: Scientific Electronic Library Online (SCIELO), and academic google, available in Portuguese from 2016 to 2021. The result of the bibliographic search, after rigorously applying the inclusion and exclusion fundamentals, was the selection of 9 articles. The bibliography indexes that academics tend to have up to 20% more feasibility of developing the given problem compared to the general population. The increase in demands, associated with pressure and stress when family members leave their homes, are factors that contribute to this problem. Psychology aligned with therapy can alleviate the pressure so that the university experience is not negative, because, through self-knowledge (knowledge of oneself), the student has skills that can support the handling of their own conflicts. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORDias, Luana GonçalvesSilva, Nubia Alves daOliveira, Saphira Sampaio Barbosa deMarques, Matheus Santos2021-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/334410.14295/idonline.v15i58.3344ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 58 (2021); 565-5751981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3344/5268Direitos autorais 2021 Luana Gonçalves Dias, Nubia Alves da Silva, Saphira Sampaio Barbosa de Oliveira, Matheus Santos Marqueshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-30T23:34:30Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Ansiedade e Depressão em Universitários a Área da Saúde: Uma Revisão Integrativa / Anxiety and Depression in University Students in the Health Area: An Integrative Review
title Ansiedade e Depressão em Universitários a Área da Saúde: Uma Revisão Integrativa / Anxiety and Depression in University Students in the Health Area: An Integrative Review
spellingShingle Ansiedade e Depressão em Universitários a Área da Saúde: Uma Revisão Integrativa / Anxiety and Depression in University Students in the Health Area: An Integrative Review
Dias, Luana Gonçalves
Área da saúde; Ansiedade. Depressão; Fatores de Riscos; Universitários.
title_short Ansiedade e Depressão em Universitários a Área da Saúde: Uma Revisão Integrativa / Anxiety and Depression in University Students in the Health Area: An Integrative Review
title_full Ansiedade e Depressão em Universitários a Área da Saúde: Uma Revisão Integrativa / Anxiety and Depression in University Students in the Health Area: An Integrative Review
title_fullStr Ansiedade e Depressão em Universitários a Área da Saúde: Uma Revisão Integrativa / Anxiety and Depression in University Students in the Health Area: An Integrative Review
title_full_unstemmed Ansiedade e Depressão em Universitários a Área da Saúde: Uma Revisão Integrativa / Anxiety and Depression in University Students in the Health Area: An Integrative Review
title_sort Ansiedade e Depressão em Universitários a Área da Saúde: Uma Revisão Integrativa / Anxiety and Depression in University Students in the Health Area: An Integrative Review
author Dias, Luana Gonçalves
author_facet Dias, Luana Gonçalves
Silva, Nubia Alves da
Oliveira, Saphira Sampaio Barbosa de
Marques, Matheus Santos
author_role author
author2 Silva, Nubia Alves da
Oliveira, Saphira Sampaio Barbosa de
Marques, Matheus Santos
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Luana Gonçalves
Silva, Nubia Alves da
Oliveira, Saphira Sampaio Barbosa de
Marques, Matheus Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Área da saúde; Ansiedade. Depressão; Fatores de Riscos; Universitários.
topic Área da saúde; Ansiedade. Depressão; Fatores de Riscos; Universitários.
dc.description.none.fl_txt_mv O presente trabalho concerne em uma revisão integrativa de literatura, de caráter qualitativo e quantitativo, que culminou em resultados que demonstra as causas e o predomínio de ansiedade e depressão em universitários dos cursos da área da saúde. Realizou- se uma busca dos artigos na base de dados: Scientific Electronic Library Online (SCIELO), e google scholar, disponíveis no idioma português no período de 2016 a 2021. O resultado da pesquisa bibliográfica, após aplicar rigorosamente os fundamentos de inclusão e exclusão, foi a seleção de 9 artigos. A bibliografia demonstrou que acadêmicos tendem a ter até 20% mais viabilidade de desenvolver o dado problema se comparado a população geral. O aumento de demandas, associados à pressão, estresse, saída da residência dos familiares, são fatores que colabora para essa problemática. A psicologia alinhada com terapia pode suavizar a pressão para que a vivência na universidade não seja negativa, pois, por meio do autognosia (conhecimento de si próprio), o aluno distende habilidades que podem amparar no manuseio dos seus próprios conflitos.---The present study concerns an integrative literature review, qualitative and quantitative, which culminated in results that demonstrate as causes and the predominance of anxiety and depression in university students in health care courses. The following articles were searched in the database: Scientific Electronic Library Online (SCIELO), and academic google, available in Portuguese from 2016 to 2021. The result of the bibliographic search, after rigorously applying the inclusion and exclusion fundamentals, was the selection of 9 articles. The bibliography indexes that academics tend to have up to 20% more feasibility of developing the given problem compared to the general population. The increase in demands, associated with pressure and stress when family members leave their homes, are factors that contribute to this problem. Psychology aligned with therapy can alleviate the pressure so that the university experience is not negative, because, through self-knowledge (knowledge of oneself), the student has skills that can support the handling of their own conflicts. 
description O presente trabalho concerne em uma revisão integrativa de literatura, de caráter qualitativo e quantitativo, que culminou em resultados que demonstra as causas e o predomínio de ansiedade e depressão em universitários dos cursos da área da saúde. Realizou- se uma busca dos artigos na base de dados: Scientific Electronic Library Online (SCIELO), e google scholar, disponíveis no idioma português no período de 2016 a 2021. O resultado da pesquisa bibliográfica, após aplicar rigorosamente os fundamentos de inclusão e exclusão, foi a seleção de 9 artigos. A bibliografia demonstrou que acadêmicos tendem a ter até 20% mais viabilidade de desenvolver o dado problema se comparado a população geral. O aumento de demandas, associados à pressão, estresse, saída da residência dos familiares, são fatores que colabora para essa problemática. A psicologia alinhada com terapia pode suavizar a pressão para que a vivência na universidade não seja negativa, pois, por meio do autognosia (conhecimento de si próprio), o aluno distende habilidades que podem amparar no manuseio dos seus próprios conflitos.---The present study concerns an integrative literature review, qualitative and quantitative, which culminated in results that demonstrate as causes and the predominance of anxiety and depression in university students in health care courses. The following articles were searched in the database: Scientific Electronic Library Online (SCIELO), and academic google, available in Portuguese from 2016 to 2021. The result of the bibliographic search, after rigorously applying the inclusion and exclusion fundamentals, was the selection of 9 articles. The bibliography indexes that academics tend to have up to 20% more feasibility of developing the given problem compared to the general population. The increase in demands, associated with pressure and stress when family members leave their homes, are factors that contribute to this problem. Psychology aligned with therapy can alleviate the pressure so that the university experience is not negative, because, through self-knowledge (knowledge of oneself), the student has skills that can support the handling of their own conflicts. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3344
10.14295/idonline.v15i58.3344
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3344
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v15i58.3344
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3344/5268
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Luana Gonçalves Dias, Nubia Alves da Silva, Saphira Sampaio Barbosa de Oliveira, Matheus Santos Marques
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Luana Gonçalves Dias, Nubia Alves da Silva, Saphira Sampaio Barbosa de Oliveira, Matheus Santos Marques
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 58 (2021); 565-575
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037430705029120