Avaliação Pós-Ocupação de Edificação Escolar: Proposta de Diretrizes para a Requalificação do Pátio Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dallastra, Mauricio
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Fernandes, Morgana Alves de Jesus, Brescovit, Luiz Eduardo, Costa, Bruna Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1019
Resumo: O presente trabalho apresenta a Avaliação Pós-Ocupação de Edificação Escolar: Proposta de Diretrizes para a Requalificação do Pátio Escolar. A desarticulação das duas áreas do conhecimento – a arquitetura e a educação – mostram a necessidade de uma análise sobre a problemática resultante do caminho de oposição traçado até então. É possível fazer do pátio escolar um local de efetivação de sua função. A Avaliação Pós-Ocupação é uma ferramenta imprescindível para este trabalho, tendo em vista seu contato direto com o usuário a fim de compreender melhor a rotina e a psicologia do local. É possível estabelecer diretrizes para que o pátio escolar possa ser adequado ao ensino e aprendizagem nas escolas, sendo este, em subsistema de espaços livres de utilização cotidiana e coletiva, e de importância referencial na concepção das escolas públicas. Deste modo, o objetivo geral da pesquisa é desenvolver diretrizes para a requalificação de pátios escolares por meio de análise das áreas externas do Centro Municipal de Ensino Fundamental Gentila Susin Muraro, localizado na zona urbana da cidade de Tangará da Serra – MT. Como estratégia metodológica, pesquisas bibliográficas, estudo de campo, sequenciados de APO, foram utilizados para a construção da pesquisa.  
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