A Leitura no Contexto do Ensino-Aprendizagem nos anos finais do Ensino Fundamental no Município de Mirandiba - PE / Reading in the Teaching-Learning Context on the final years of Elementary Education in the Municipality of Mirandiba - PE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Klébia Maria dos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Sousa, Maria do Socorro Cordeiro de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2917
Resumo: Resumo: A presente pesquisa tem como temática a importância da leitura para o ensino-aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental, colocando a leitura como um dos principais fatores para o desenvolvimento do senso cognitivo e crítico do aluno. A finalidade da pesquisa é analisar qual o processo de prática de leitura desenvolvido para estimular os discentes ao mundo da leitura e relatar como os professores lidam com as dificuldades dos alunos. Como aporte teórico utilizamos Cruz e Silva (2017), Freire (1989), Giraldi (2012), Kleiman (1989) e (2002), Krug (2015), PCNs (2001), Rauen 2010), Sabino (2008), Silva (2020), Silva e Almeida (2014). A metodologia aplicada é de cunho qualitativo, com procedimento técnico estudo de caso e método científico indutivo, para obter resultados mais globais. Para coleta de dados aplicamos um questionário direcionado via Whatsapp e E-mail a três professoras do ensino fundamental 2 do município de Mirandiba-PE, e quanto à identificação das docentes na análise utilizamos códigos (P1, P2, P3). Desse modo, percebemos a forma e o método como trabalham prática de leitura em sala de aula, com intuito de estimular os alunos a serem leitores. Os resultados apontam que os meios mais utilizados de prática de leitura, são por meio de debate, textos virtuais e resumos, porém, é mostrado que o principal desafio para os professores é superar ou juntar-se aos meios tecnológicos. Sendo que, os alunos não se interessam pela leitura, e com essa atitude resta apenas interligar a leitura ao dia a dia de todos. Pois, a prática de leitura não se realiza apenas com um livro impresso. Contudo, entende-se que a leitura é um dos processos mais importantes para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e argumentativo dos estudantes. 
id IPES_73137f4e5dfbf2e11cc181855bac6b33
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2917
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling A Leitura no Contexto do Ensino-Aprendizagem nos anos finais do Ensino Fundamental no Município de Mirandiba - PE / Reading in the Teaching-Learning Context on the final years of Elementary Education in the Municipality of Mirandiba - PEAprendizagem. Prática de Leitura. Senso críticoResumo: A presente pesquisa tem como temática a importância da leitura para o ensino-aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental, colocando a leitura como um dos principais fatores para o desenvolvimento do senso cognitivo e crítico do aluno. A finalidade da pesquisa é analisar qual o processo de prática de leitura desenvolvido para estimular os discentes ao mundo da leitura e relatar como os professores lidam com as dificuldades dos alunos. Como aporte teórico utilizamos Cruz e Silva (2017), Freire (1989), Giraldi (2012), Kleiman (1989) e (2002), Krug (2015), PCNs (2001), Rauen 2010), Sabino (2008), Silva (2020), Silva e Almeida (2014). A metodologia aplicada é de cunho qualitativo, com procedimento técnico estudo de caso e método científico indutivo, para obter resultados mais globais. Para coleta de dados aplicamos um questionário direcionado via Whatsapp e E-mail a três professoras do ensino fundamental 2 do município de Mirandiba-PE, e quanto à identificação das docentes na análise utilizamos códigos (P1, P2, P3). Desse modo, percebemos a forma e o método como trabalham prática de leitura em sala de aula, com intuito de estimular os alunos a serem leitores. Os resultados apontam que os meios mais utilizados de prática de leitura, são por meio de debate, textos virtuais e resumos, porém, é mostrado que o principal desafio para os professores é superar ou juntar-se aos meios tecnológicos. Sendo que, os alunos não se interessam pela leitura, e com essa atitude resta apenas interligar a leitura ao dia a dia de todos. Pois, a prática de leitura não se realiza apenas com um livro impresso. Contudo, entende-se que a leitura é um dos processos mais importantes para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e argumentativo dos estudantes. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSantos, Klébia Maria dosSousa, Maria do Socorro Cordeiro de2020-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/291710.14295/idonline.v14i53.2917ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 53 (2020); 846-8571981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2917/4523Direitos autorais 2021 Klébia Maria dos Santos, Maria do Socorro Cordeiro de Sousahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-13T00:31:12Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv A Leitura no Contexto do Ensino-Aprendizagem nos anos finais do Ensino Fundamental no Município de Mirandiba - PE / Reading in the Teaching-Learning Context on the final years of Elementary Education in the Municipality of Mirandiba - PE
title A Leitura no Contexto do Ensino-Aprendizagem nos anos finais do Ensino Fundamental no Município de Mirandiba - PE / Reading in the Teaching-Learning Context on the final years of Elementary Education in the Municipality of Mirandiba - PE
spellingShingle A Leitura no Contexto do Ensino-Aprendizagem nos anos finais do Ensino Fundamental no Município de Mirandiba - PE / Reading in the Teaching-Learning Context on the final years of Elementary Education in the Municipality of Mirandiba - PE
Santos, Klébia Maria dos
Aprendizagem. Prática de Leitura. Senso crítico
title_short A Leitura no Contexto do Ensino-Aprendizagem nos anos finais do Ensino Fundamental no Município de Mirandiba - PE / Reading in the Teaching-Learning Context on the final years of Elementary Education in the Municipality of Mirandiba - PE
title_full A Leitura no Contexto do Ensino-Aprendizagem nos anos finais do Ensino Fundamental no Município de Mirandiba - PE / Reading in the Teaching-Learning Context on the final years of Elementary Education in the Municipality of Mirandiba - PE
title_fullStr A Leitura no Contexto do Ensino-Aprendizagem nos anos finais do Ensino Fundamental no Município de Mirandiba - PE / Reading in the Teaching-Learning Context on the final years of Elementary Education in the Municipality of Mirandiba - PE
title_full_unstemmed A Leitura no Contexto do Ensino-Aprendizagem nos anos finais do Ensino Fundamental no Município de Mirandiba - PE / Reading in the Teaching-Learning Context on the final years of Elementary Education in the Municipality of Mirandiba - PE
title_sort A Leitura no Contexto do Ensino-Aprendizagem nos anos finais do Ensino Fundamental no Município de Mirandiba - PE / Reading in the Teaching-Learning Context on the final years of Elementary Education in the Municipality of Mirandiba - PE
author Santos, Klébia Maria dos
author_facet Santos, Klébia Maria dos
Sousa, Maria do Socorro Cordeiro de
author_role author
author2 Sousa, Maria do Socorro Cordeiro de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Klébia Maria dos
Sousa, Maria do Socorro Cordeiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem. Prática de Leitura. Senso crítico
topic Aprendizagem. Prática de Leitura. Senso crítico
dc.description.none.fl_txt_mv Resumo: A presente pesquisa tem como temática a importância da leitura para o ensino-aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental, colocando a leitura como um dos principais fatores para o desenvolvimento do senso cognitivo e crítico do aluno. A finalidade da pesquisa é analisar qual o processo de prática de leitura desenvolvido para estimular os discentes ao mundo da leitura e relatar como os professores lidam com as dificuldades dos alunos. Como aporte teórico utilizamos Cruz e Silva (2017), Freire (1989), Giraldi (2012), Kleiman (1989) e (2002), Krug (2015), PCNs (2001), Rauen 2010), Sabino (2008), Silva (2020), Silva e Almeida (2014). A metodologia aplicada é de cunho qualitativo, com procedimento técnico estudo de caso e método científico indutivo, para obter resultados mais globais. Para coleta de dados aplicamos um questionário direcionado via Whatsapp e E-mail a três professoras do ensino fundamental 2 do município de Mirandiba-PE, e quanto à identificação das docentes na análise utilizamos códigos (P1, P2, P3). Desse modo, percebemos a forma e o método como trabalham prática de leitura em sala de aula, com intuito de estimular os alunos a serem leitores. Os resultados apontam que os meios mais utilizados de prática de leitura, são por meio de debate, textos virtuais e resumos, porém, é mostrado que o principal desafio para os professores é superar ou juntar-se aos meios tecnológicos. Sendo que, os alunos não se interessam pela leitura, e com essa atitude resta apenas interligar a leitura ao dia a dia de todos. Pois, a prática de leitura não se realiza apenas com um livro impresso. Contudo, entende-se que a leitura é um dos processos mais importantes para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e argumentativo dos estudantes. 
description Resumo: A presente pesquisa tem como temática a importância da leitura para o ensino-aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental, colocando a leitura como um dos principais fatores para o desenvolvimento do senso cognitivo e crítico do aluno. A finalidade da pesquisa é analisar qual o processo de prática de leitura desenvolvido para estimular os discentes ao mundo da leitura e relatar como os professores lidam com as dificuldades dos alunos. Como aporte teórico utilizamos Cruz e Silva (2017), Freire (1989), Giraldi (2012), Kleiman (1989) e (2002), Krug (2015), PCNs (2001), Rauen 2010), Sabino (2008), Silva (2020), Silva e Almeida (2014). A metodologia aplicada é de cunho qualitativo, com procedimento técnico estudo de caso e método científico indutivo, para obter resultados mais globais. Para coleta de dados aplicamos um questionário direcionado via Whatsapp e E-mail a três professoras do ensino fundamental 2 do município de Mirandiba-PE, e quanto à identificação das docentes na análise utilizamos códigos (P1, P2, P3). Desse modo, percebemos a forma e o método como trabalham prática de leitura em sala de aula, com intuito de estimular os alunos a serem leitores. Os resultados apontam que os meios mais utilizados de prática de leitura, são por meio de debate, textos virtuais e resumos, porém, é mostrado que o principal desafio para os professores é superar ou juntar-se aos meios tecnológicos. Sendo que, os alunos não se interessam pela leitura, e com essa atitude resta apenas interligar a leitura ao dia a dia de todos. Pois, a prática de leitura não se realiza apenas com um livro impresso. Contudo, entende-se que a leitura é um dos processos mais importantes para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e argumentativo dos estudantes. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2917
10.14295/idonline.v14i53.2917
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2917
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v14i53.2917
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2917/4523
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Klébia Maria dos Santos, Maria do Socorro Cordeiro de Sousa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Klébia Maria dos Santos, Maria do Socorro Cordeiro de Sousa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 53 (2020); 846-857
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037426375458816