A Leitura no Contexto do Ensino-Aprendizagem nos anos finais do Ensino Fundamental no Município de Mirandiba - PE / Reading in the Teaching-Learning Context on the final years of Elementary Education in the Municipality of Mirandiba - PE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2917 |
Resumo: | Resumo: A presente pesquisa tem como temática a importância da leitura para o ensino-aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental, colocando a leitura como um dos principais fatores para o desenvolvimento do senso cognitivo e crítico do aluno. A finalidade da pesquisa é analisar qual o processo de prática de leitura desenvolvido para estimular os discentes ao mundo da leitura e relatar como os professores lidam com as dificuldades dos alunos. Como aporte teórico utilizamos Cruz e Silva (2017), Freire (1989), Giraldi (2012), Kleiman (1989) e (2002), Krug (2015), PCNs (2001), Rauen 2010), Sabino (2008), Silva (2020), Silva e Almeida (2014). A metodologia aplicada é de cunho qualitativo, com procedimento técnico estudo de caso e método científico indutivo, para obter resultados mais globais. Para coleta de dados aplicamos um questionário direcionado via Whatsapp e E-mail a três professoras do ensino fundamental 2 do município de Mirandiba-PE, e quanto à identificação das docentes na análise utilizamos códigos (P1, P2, P3). Desse modo, percebemos a forma e o método como trabalham prática de leitura em sala de aula, com intuito de estimular os alunos a serem leitores. Os resultados apontam que os meios mais utilizados de prática de leitura, são por meio de debate, textos virtuais e resumos, porém, é mostrado que o principal desafio para os professores é superar ou juntar-se aos meios tecnológicos. Sendo que, os alunos não se interessam pela leitura, e com essa atitude resta apenas interligar a leitura ao dia a dia de todos. Pois, a prática de leitura não se realiza apenas com um livro impresso. Contudo, entende-se que a leitura é um dos processos mais importantes para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e argumentativo dos estudantes. |
id |
IPES_73137f4e5dfbf2e11cc181855bac6b33 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2917 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
A Leitura no Contexto do Ensino-Aprendizagem nos anos finais do Ensino Fundamental no Município de Mirandiba - PE / Reading in the Teaching-Learning Context on the final years of Elementary Education in the Municipality of Mirandiba - PEAprendizagem. Prática de Leitura. Senso críticoResumo: A presente pesquisa tem como temática a importância da leitura para o ensino-aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental, colocando a leitura como um dos principais fatores para o desenvolvimento do senso cognitivo e crítico do aluno. A finalidade da pesquisa é analisar qual o processo de prática de leitura desenvolvido para estimular os discentes ao mundo da leitura e relatar como os professores lidam com as dificuldades dos alunos. Como aporte teórico utilizamos Cruz e Silva (2017), Freire (1989), Giraldi (2012), Kleiman (1989) e (2002), Krug (2015), PCNs (2001), Rauen 2010), Sabino (2008), Silva (2020), Silva e Almeida (2014). A metodologia aplicada é de cunho qualitativo, com procedimento técnico estudo de caso e método científico indutivo, para obter resultados mais globais. Para coleta de dados aplicamos um questionário direcionado via Whatsapp e E-mail a três professoras do ensino fundamental 2 do município de Mirandiba-PE, e quanto à identificação das docentes na análise utilizamos códigos (P1, P2, P3). Desse modo, percebemos a forma e o método como trabalham prática de leitura em sala de aula, com intuito de estimular os alunos a serem leitores. Os resultados apontam que os meios mais utilizados de prática de leitura, são por meio de debate, textos virtuais e resumos, porém, é mostrado que o principal desafio para os professores é superar ou juntar-se aos meios tecnológicos. Sendo que, os alunos não se interessam pela leitura, e com essa atitude resta apenas interligar a leitura ao dia a dia de todos. Pois, a prática de leitura não se realiza apenas com um livro impresso. Contudo, entende-se que a leitura é um dos processos mais importantes para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e argumentativo dos estudantes. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSantos, Klébia Maria dosSousa, Maria do Socorro Cordeiro de2020-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/291710.14295/idonline.v14i53.2917ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 53 (2020); 846-8571981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2917/4523Direitos autorais 2021 Klébia Maria dos Santos, Maria do Socorro Cordeiro de Sousahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-13T00:31:12Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Leitura no Contexto do Ensino-Aprendizagem nos anos finais do Ensino Fundamental no Município de Mirandiba - PE / Reading in the Teaching-Learning Context on the final years of Elementary Education in the Municipality of Mirandiba - PE |
title |
A Leitura no Contexto do Ensino-Aprendizagem nos anos finais do Ensino Fundamental no Município de Mirandiba - PE / Reading in the Teaching-Learning Context on the final years of Elementary Education in the Municipality of Mirandiba - PE |
spellingShingle |
A Leitura no Contexto do Ensino-Aprendizagem nos anos finais do Ensino Fundamental no Município de Mirandiba - PE / Reading in the Teaching-Learning Context on the final years of Elementary Education in the Municipality of Mirandiba - PE Santos, Klébia Maria dos Aprendizagem. Prática de Leitura. Senso crítico |
title_short |
A Leitura no Contexto do Ensino-Aprendizagem nos anos finais do Ensino Fundamental no Município de Mirandiba - PE / Reading in the Teaching-Learning Context on the final years of Elementary Education in the Municipality of Mirandiba - PE |
title_full |
A Leitura no Contexto do Ensino-Aprendizagem nos anos finais do Ensino Fundamental no Município de Mirandiba - PE / Reading in the Teaching-Learning Context on the final years of Elementary Education in the Municipality of Mirandiba - PE |
title_fullStr |
A Leitura no Contexto do Ensino-Aprendizagem nos anos finais do Ensino Fundamental no Município de Mirandiba - PE / Reading in the Teaching-Learning Context on the final years of Elementary Education in the Municipality of Mirandiba - PE |
title_full_unstemmed |
A Leitura no Contexto do Ensino-Aprendizagem nos anos finais do Ensino Fundamental no Município de Mirandiba - PE / Reading in the Teaching-Learning Context on the final years of Elementary Education in the Municipality of Mirandiba - PE |
title_sort |
A Leitura no Contexto do Ensino-Aprendizagem nos anos finais do Ensino Fundamental no Município de Mirandiba - PE / Reading in the Teaching-Learning Context on the final years of Elementary Education in the Municipality of Mirandiba - PE |
author |
Santos, Klébia Maria dos |
author_facet |
Santos, Klébia Maria dos Sousa, Maria do Socorro Cordeiro de |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Maria do Socorro Cordeiro de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Klébia Maria dos Sousa, Maria do Socorro Cordeiro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem. Prática de Leitura. Senso crítico |
topic |
Aprendizagem. Prática de Leitura. Senso crítico |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Resumo: A presente pesquisa tem como temática a importância da leitura para o ensino-aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental, colocando a leitura como um dos principais fatores para o desenvolvimento do senso cognitivo e crítico do aluno. A finalidade da pesquisa é analisar qual o processo de prática de leitura desenvolvido para estimular os discentes ao mundo da leitura e relatar como os professores lidam com as dificuldades dos alunos. Como aporte teórico utilizamos Cruz e Silva (2017), Freire (1989), Giraldi (2012), Kleiman (1989) e (2002), Krug (2015), PCNs (2001), Rauen 2010), Sabino (2008), Silva (2020), Silva e Almeida (2014). A metodologia aplicada é de cunho qualitativo, com procedimento técnico estudo de caso e método científico indutivo, para obter resultados mais globais. Para coleta de dados aplicamos um questionário direcionado via Whatsapp e E-mail a três professoras do ensino fundamental 2 do município de Mirandiba-PE, e quanto à identificação das docentes na análise utilizamos códigos (P1, P2, P3). Desse modo, percebemos a forma e o método como trabalham prática de leitura em sala de aula, com intuito de estimular os alunos a serem leitores. Os resultados apontam que os meios mais utilizados de prática de leitura, são por meio de debate, textos virtuais e resumos, porém, é mostrado que o principal desafio para os professores é superar ou juntar-se aos meios tecnológicos. Sendo que, os alunos não se interessam pela leitura, e com essa atitude resta apenas interligar a leitura ao dia a dia de todos. Pois, a prática de leitura não se realiza apenas com um livro impresso. Contudo, entende-se que a leitura é um dos processos mais importantes para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e argumentativo dos estudantes. |
description |
Resumo: A presente pesquisa tem como temática a importância da leitura para o ensino-aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental, colocando a leitura como um dos principais fatores para o desenvolvimento do senso cognitivo e crítico do aluno. A finalidade da pesquisa é analisar qual o processo de prática de leitura desenvolvido para estimular os discentes ao mundo da leitura e relatar como os professores lidam com as dificuldades dos alunos. Como aporte teórico utilizamos Cruz e Silva (2017), Freire (1989), Giraldi (2012), Kleiman (1989) e (2002), Krug (2015), PCNs (2001), Rauen 2010), Sabino (2008), Silva (2020), Silva e Almeida (2014). A metodologia aplicada é de cunho qualitativo, com procedimento técnico estudo de caso e método científico indutivo, para obter resultados mais globais. Para coleta de dados aplicamos um questionário direcionado via Whatsapp e E-mail a três professoras do ensino fundamental 2 do município de Mirandiba-PE, e quanto à identificação das docentes na análise utilizamos códigos (P1, P2, P3). Desse modo, percebemos a forma e o método como trabalham prática de leitura em sala de aula, com intuito de estimular os alunos a serem leitores. Os resultados apontam que os meios mais utilizados de prática de leitura, são por meio de debate, textos virtuais e resumos, porém, é mostrado que o principal desafio para os professores é superar ou juntar-se aos meios tecnológicos. Sendo que, os alunos não se interessam pela leitura, e com essa atitude resta apenas interligar a leitura ao dia a dia de todos. Pois, a prática de leitura não se realiza apenas com um livro impresso. Contudo, entende-se que a leitura é um dos processos mais importantes para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e argumentativo dos estudantes. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2917 10.14295/idonline.v14i53.2917 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2917 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v14i53.2917 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2917/4523 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Klébia Maria dos Santos, Maria do Socorro Cordeiro de Sousa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Klébia Maria dos Santos, Maria do Socorro Cordeiro de Sousa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 53 (2020); 846-857 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1723037426375458816 |