Metodologias Ativas no Contexto do Ensino Médico no Brasil / Active Methodologies in the Context of Medical Education in Brazil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Kévia Katiúcia Santos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Machado Filho, João Ananias, Azevedo, Lívia Maria Costa, Sousa, Eduardo Sérgio Soares, Bezerra, Anne Milane Formiga, Leite, Eliane de Sousa, Batista, Hermes Melo Teixeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2601
Resumo: O crescente avanço do conhecimento científico e tecnológico vem transformado rapidamente o mundo, as formas como a aprendizagem é transmitida ao aluno vem se aperfeiçoando e diversas metodologias ativas de ensino foram acrescentadas ao arsenal do professor/tutor. Objetivo: averiguar e sintetizar o conhecimento das publicações científicas acerca do uso de metodologias ativas no curso de graduação de medicina no Brasil. Métodos: trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva, realizada por meio de revisão integrativa (RI), desenvolvida em etapas sequenciais. Resultados: a região sudeste (n=6; 55,6%) apresenta a maior concentração de produção sobre a temática, representada pelo estado de São Paulo (n=4; 36,3%). Prevaleceram os estudos de cunho quantitativo (n=4; 44,6%), publicados no ano de 2013 (n=4; 36,3%). A ideia abordada foi agrupada em três composições: produções que retratavam aspectos concernentes à implantação/promoção da metodologia ativa, enquanto estratégia de gerenciamento da educação em cursos ou disciplinas específicas da medicina; publicações sobre a perspectiva de comparação entre a metodologia ativa e outras formas de metodologia do ensino; e estudos focados na paridade entre a metodologia ativa e as demandas da nova grade curricular estabelecida pelo Ministério da Educação para os cursos de medicina no Brasil. Conclusão: o modelo construtivista tem ganhado espaço na contemporaneidade e as metodologias ativas da aprendizagem, embora se apresentem de forma pontual em algumas escolas, é tendência para as escolas médicas brasileiras, exigência do Ministério da Educação e Cultura para todas as instituições de ensino médico no país. 
id IPES_7b90c99ded0d2a03010060930a34783d
oai_identifier_str oai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/2601
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling Metodologias Ativas no Contexto do Ensino Médico no Brasil / Active Methodologies in the Context of Medical Education in BrazilAprendizagem baseada em problemasEducação de graduação em medicinaEducação em saúdeO crescente avanço do conhecimento científico e tecnológico vem transformado rapidamente o mundo, as formas como a aprendizagem é transmitida ao aluno vem se aperfeiçoando e diversas metodologias ativas de ensino foram acrescentadas ao arsenal do professor/tutor. Objetivo: averiguar e sintetizar o conhecimento das publicações científicas acerca do uso de metodologias ativas no curso de graduação de medicina no Brasil. Métodos: trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva, realizada por meio de revisão integrativa (RI), desenvolvida em etapas sequenciais. Resultados: a região sudeste (n=6; 55,6%) apresenta a maior concentração de produção sobre a temática, representada pelo estado de São Paulo (n=4; 36,3%). Prevaleceram os estudos de cunho quantitativo (n=4; 44,6%), publicados no ano de 2013 (n=4; 36,3%). A ideia abordada foi agrupada em três composições: produções que retratavam aspectos concernentes à implantação/promoção da metodologia ativa, enquanto estratégia de gerenciamento da educação em cursos ou disciplinas específicas da medicina; publicações sobre a perspectiva de comparação entre a metodologia ativa e outras formas de metodologia do ensino; e estudos focados na paridade entre a metodologia ativa e as demandas da nova grade curricular estabelecida pelo Ministério da Educação para os cursos de medicina no Brasil. Conclusão: o modelo construtivista tem ganhado espaço na contemporaneidade e as metodologias ativas da aprendizagem, embora se apresentem de forma pontual em algumas escolas, é tendência para as escolas médicas brasileiras, exigência do Ministério da Educação e Cultura para todas as instituições de ensino médico no país. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR2020-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/260110.14295/idonline.v14i51.2601ID on line. Revista de psicologia; v. 14 n. 51 (2020); 393-4071981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2601/4070Copyright (c) 2021 Kévia Katiúcia Santos Bezerra, João Ananias Machado Filho, Lívia Maria Costa Azevedo, Eduardo Sérgio Soares Sousa, Anne Milane Formiga Bezerra, Eliane de Sousa Leite, Hermes Melo Teixeira Batistainfo:eu-repo/semantics/openAccessBezerra, Kévia Katiúcia SantosMachado Filho, João AnaniasAzevedo, Lívia Maria CostaSousa, Eduardo Sérgio SoaresBezerra, Anne Milane FormigaLeite, Eliane de SousaBatista, Hermes Melo Teixeira2022-08-11T17:41:45Zoai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/2601Revistahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONGhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/oaiipdeeducacao@gmail.com1981-11791981-1179opendoar:2022-08-11T17:41:45ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superiorfalse
dc.title.none.fl_str_mv Metodologias Ativas no Contexto do Ensino Médico no Brasil / Active Methodologies in the Context of Medical Education in Brazil
title Metodologias Ativas no Contexto do Ensino Médico no Brasil / Active Methodologies in the Context of Medical Education in Brazil
spellingShingle Metodologias Ativas no Contexto do Ensino Médico no Brasil / Active Methodologies in the Context of Medical Education in Brazil
Bezerra, Kévia Katiúcia Santos
Aprendizagem baseada em problemas
Educação de graduação em medicina
Educação em saúde
title_short Metodologias Ativas no Contexto do Ensino Médico no Brasil / Active Methodologies in the Context of Medical Education in Brazil
title_full Metodologias Ativas no Contexto do Ensino Médico no Brasil / Active Methodologies in the Context of Medical Education in Brazil
title_fullStr Metodologias Ativas no Contexto do Ensino Médico no Brasil / Active Methodologies in the Context of Medical Education in Brazil
title_full_unstemmed Metodologias Ativas no Contexto do Ensino Médico no Brasil / Active Methodologies in the Context of Medical Education in Brazil
title_sort Metodologias Ativas no Contexto do Ensino Médico no Brasil / Active Methodologies in the Context of Medical Education in Brazil
author Bezerra, Kévia Katiúcia Santos
author_facet Bezerra, Kévia Katiúcia Santos
Machado Filho, João Ananias
Azevedo, Lívia Maria Costa
Sousa, Eduardo Sérgio Soares
Bezerra, Anne Milane Formiga
Leite, Eliane de Sousa
Batista, Hermes Melo Teixeira
author_role author
author2 Machado Filho, João Ananias
Azevedo, Lívia Maria Costa
Sousa, Eduardo Sérgio Soares
Bezerra, Anne Milane Formiga
Leite, Eliane de Sousa
Batista, Hermes Melo Teixeira
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra, Kévia Katiúcia Santos
Machado Filho, João Ananias
Azevedo, Lívia Maria Costa
Sousa, Eduardo Sérgio Soares
Bezerra, Anne Milane Formiga
Leite, Eliane de Sousa
Batista, Hermes Melo Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem baseada em problemas
Educação de graduação em medicina
Educação em saúde
topic Aprendizagem baseada em problemas
Educação de graduação em medicina
Educação em saúde
description O crescente avanço do conhecimento científico e tecnológico vem transformado rapidamente o mundo, as formas como a aprendizagem é transmitida ao aluno vem se aperfeiçoando e diversas metodologias ativas de ensino foram acrescentadas ao arsenal do professor/tutor. Objetivo: averiguar e sintetizar o conhecimento das publicações científicas acerca do uso de metodologias ativas no curso de graduação de medicina no Brasil. Métodos: trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva, realizada por meio de revisão integrativa (RI), desenvolvida em etapas sequenciais. Resultados: a região sudeste (n=6; 55,6%) apresenta a maior concentração de produção sobre a temática, representada pelo estado de São Paulo (n=4; 36,3%). Prevaleceram os estudos de cunho quantitativo (n=4; 44,6%), publicados no ano de 2013 (n=4; 36,3%). A ideia abordada foi agrupada em três composições: produções que retratavam aspectos concernentes à implantação/promoção da metodologia ativa, enquanto estratégia de gerenciamento da educação em cursos ou disciplinas específicas da medicina; publicações sobre a perspectiva de comparação entre a metodologia ativa e outras formas de metodologia do ensino; e estudos focados na paridade entre a metodologia ativa e as demandas da nova grade curricular estabelecida pelo Ministério da Educação para os cursos de medicina no Brasil. Conclusão: o modelo construtivista tem ganhado espaço na contemporaneidade e as metodologias ativas da aprendizagem, embora se apresentem de forma pontual em algumas escolas, é tendência para as escolas médicas brasileiras, exigência do Ministério da Educação e Cultura para todas as instituições de ensino médico no país. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2601
10.14295/idonline.v14i51.2601
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2601
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v14i51.2601
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2601/4070
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 14 n. 51 (2020); 393-407
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superior
repository.mail.fl_str_mv ipdeeducacao@gmail.com
_version_ 1797053944800739328